Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Parasol de rosca 40 mm em luneta chinesa sem rosca


Posts Recomendados

Agora que pelo 9493 dá a entender que liberou luneta para quem não tem CR, estou cogitando comprar uma usada porém, quando desrosquei o parasol vi que na luneta não tem a rosca e que estava precariamente preso:

parasol.thumb.jpg.14915f680136ef1fca5e62d29d0609bf.jpg

Acima a rosca do parasol e abaixo a parte interna da frente da lente da luneta, sem rosca:

luneta.thumb.jpg.ad11b639c3e4043439e8634710c75f70.jpg

Alguém sabe de uma solução fácil? tenho a impressão de que o parasol vai se soltar quando atirar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só colocando a luneta no torno e fazendo rosca mesmo, se eu não me engano essas rosca de para-sol são passo 0,75, mas se o para-sol já estava encaixando sem ter rosca na luneta significa que o diâmetro da rosca dele esta menor do que deveria também ai seria preciso fazer uma rosca nove nele também.

Editado por ricardo165
complemento de informacão
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A luneta não tem rosca mesmo, só o parasol tem. Pela marca no alumínio, deduzo que foi forçado no sentido da rosca até ficar precariamente preso. Imagino que não vale a pena levar no torneiro, se fosse uma luneta mais cara ainda vai mas, pelo preço dela nem compensa investir. Estou pensando em usar cola ou trava rosca com um anel de borracha em cima da junção para disfarçar:

1.thumb.jpg.529b5bbce0ee3dbfb3d937d462006696.jpg

2.thumb.jpg.3d59a77e953ca0aa4e613757b5eabab3.jpg

Já que não tenho planos de fazer alguma manutenção futura nela, tipo desmontar para consertar.

Outra alternativa barata poderia ser um pedaço de cano que servisse como uma luva ou até mesmo uma fita adesiva quebraria o galho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em mais uma solução, do tipo usar adaptadores de máquinas fotográficas:

1.jpg.8d262bd54c145c919f1630dcf2cf0ab8.jpg

Tipo este acima, a rosca de fora é de 42 mm, coloco ele no lugar da peça que trava a lente, a mostrada mais acima com um cavado e rosqueio este outro adaptador:

2.jpg.752129ea39e16d7d4699e5bf03cb806b.jpg

Que se encaixa na rosca de dentro, de 39 mm, ai vem o parasol rosqueado nele. Parece que assim pode dar certo gastando apenas U$ 3,50 nos dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!

A minha luneta tem rosca externa.

Tem um anel que é desrosqueado para ser rosqueado o para-sol, o anel é rosqueado na frente do para sol.

Em relação a adaptadores o bom seria testar, pois encomendar é tiro no escuro.

Se acaso não desse certo o adaptador eu  colocaria um cano por dentro e não por fora mas só por questão de estética mesmo.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo ja tentou isso  tira ve se consegue girar essa parte da luneta antes dessa marca de cor de aluminio então ve se consegue girar no sentido anti horario essa parte da frente dessa sua luneta se conseguir vera uma rosca ai fica mais facil conguir um parasol para enroscar nessa parte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2019 em 19:20, cebo de grilo disse:

Ola!

A minha luneta tem rosca externa.

Tem um anel que é desrosqueado para ser rosqueado o para-sol, o anel é rosqueado na frente do para sol.

Em relação a adaptadores o bom seria testar, pois encomendar é tiro no escuro.

Se acaso não desse certo o adaptador eu  colocaria um cano por dentro e não por fora mas só por questão de estética mesmo.

Cano por dentro, excelente idéia!

 

21 horas atrás, caçador disse:

amigo ja tentou isso  tira ve se consegue girar essa parte da luneta antes dessa marca de cor de aluminio então ve se consegue girar no sentido anti horario essa parte da frente dessa sua luneta se conseguir vera uma rosca ai fica mais facil conguir um parasol para enroscar nessa parte 

A parte de alumínio é um cavado, não tem rosca. Parece ser um enfeite ou para diminuir o peso.

O esquema da situação é o seguinte:

ESQUEMA.thumb.jpg.95a8de980eeaf242779521d55cdaa21f.jpg

A rosca da trava é só por dentro, depois dela é liso, sem rosca. Também pensei em desbastar uma parte da trava mas, parece que a rosca do parasol não alcança a rosca da luneta.

Forçando o parasol na trava da lente, seguindo o sentido da rosca, fica encaixado precariamente e um pouco inclinado ou torto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E agora? qual seria a medida do parasol novo?

43.jpg.dfad5083b98c0779613119629655099c.jpg45.jpg.2cd4537b43d65a66c7ce78abe78f763e.jpg

Ficaram as opções:

1- Parasol novo; (Melhor opção, mantém originalidade)

2- Levar num torneiro; (Serviço de porco?)

3- Colar ou emendar com fita; (Gambiarra brava!)

4- Comprar adaptadores; (Muito incerto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto não me decido, dei três voltas com fita crepe na base da rosca do parasol, pensei em usar fita veda rosca mas, achei que a crepe daria mais firmeza:

1.jpg.521f23dafbf20b7330001c83e48bab1e.jpg

Depois forcei o encaixe com a peça que foi desrosqueada da luneta e rosqueei o conjunto até dar aperto:

2.thumb.jpg.7a1f5935e5495ffae7198e326a9ec5ab.jpg

Parece que ficou bastante firme, forcei lateralmente e não soltou. Num esquema ficaria mais ou menos assim:

esquema2.jpg.4fe9a46efc5477e08719762ff9eb6e3d.jpg

De alguma forma a fita crepe criou uma pressão ou vedação deixando o conjunto firme ou bem preso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pincipi, eu desmontei minha luneta com um martelo de borracha, parece piada mas dá certo, é aquele que se usa para acertar piso, testar pneus, você usa a parte plana da cabeça em contato com a peça que vai desenroscar, a luneta apoiada em uma superfície firme, você força o lado oposto da cabeça (arredondado) contra a luneta e gira o conjunto no sentido de desenroscar ( horário ou anti-horário). Como a borracha ajusta perfeitamente ao metal isso não causa dano algum a peça. Fica ai a dica, abraços.

  • Like 1

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Orlando disse:

Bom dia Pincipi, eu desmontei minha luneta com um martelo de borracha, parece piada mas dá certo, é aquele que se usa para acertar piso, testar pneus, você usa a parte plana da cabeça em contato com a peça que vai desenroscar, a luneta apoiada em uma superfície firme, você força o lado oposto da cabeça (arredondado) contra a luneta e gira o conjunto no sentido de desenroscar ( horário ou anti-horário). Como a borracha ajusta perfeitamente ao metal isso não causa dano algum a peça. Fica ai a dica, abraços.

Realmente excelente! Também tenho um martelo de borracha, prendi ele entre as pernas e segui a dica, deu certo perfeitamente. Depois disso testei uma variante, um pedaço de borracha de pneu apoiado na mesa também surtiu efeito. Valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante