Alberto José Postado Setembro 4, 2019 Share Postado Setembro 4, 2019 (editado) Pessoal, segue um breve review do Êmbolo Aliviado do Kit Elite B12 para uso com a Carabina CBC B12 e assemelhadas Este êmbolo foi adquirido através do loja virtual da ELITE Airguns Conteúdo do Kit Elite B12 - êmbolo aliviado rotativo com retentor de PU - lubrificante a base de bissulfeto de molibdênio - gás ram Elite FNA 35 kgf - centralizador do gás ram - conjunto gatilho B19 com lâmina Elite, preparada para uso na carabina B12 Neste review utilizaremos apenas o êmbolo aliviado rotativo com retentor de PU, o lubrificante a base de bissulfeto de molibdênio e o gás ram Elite FNA 35 kgf Peso do êmbolo aliviado (com retentor) - 93 gramas Êmbolo Aliviado Elite Airguns versu Êmbolo Gamo Big Cat Diâmetro Externo do Tubo do Êmbolo Aliviado Elite B12 - 20,3mm Diâmetro Interno do Êmbolo - 18,6mm O Êmbolo é confeccionado em aço, sendo a cabeça onde se encaixa o retentor confeccionada em alumínio. Na foto abaixo, os imãs de neodímio "grudam" no corpo do êmbolo Cada êmbolo é identificado através do seu número de série e lote, sendo que o número de série é replicado no gás ram que acompanha o Kit A cabeça de alumínio é fixada ao êmbolo através de dois parafusos allen posicionados diametralmente Diâmetro menor do encaixe do retentor - 12,6mm (esta medida não é padrão do embolos originais da B12 e B19) Nota do autor: a medida do diâmetro maior é de 15mm (padrão da B12 e B19) Medida da Profundidade do Êmbolo Profundidade do Êmbolo - 131mm Comprimento da Seção de Engatilhamento do Êmbolo - 4,9mm Comprimento da Janela de Engatilhamento - 5,5mm Centralizado do Gás RAM Fundo da Câmara do Gás RAM Elite FNA Centralizador e Gás RAM Comprimento do Gás RAM Elite FNA 103739 35 kgf Comprimento - 257mm Comprimento da Câmara do Gás RAM Elite FNA - 142mm Mola a Gás QUICKshot MG260 versus Gás RAM Elite FNA 103739 Neste Mini Review utilizaremos o venerável Centralizador QUICKshot B19 STS (descontinuado) adaptado para uso com o conjunto de gatilho B19 na carabina B19. Mais detalhes podem ser vistos no tópico abaixo Tutorial – Instalação de Mola a Gás na carabina CBC B12 - Gatilho B19 Centralizador QUICKShot B19 STS modificado O anel de bronze centraliza o fundo do Gás RAM FNA Pré compressão Gás RAM Elite FNA FNA 103739 - 41mm Medida do Deslocamento do Êmbolo Aliviado Elite Kit B12 Deslocamento do Êmbolo Aliviado Elite Kit B12 - 60mm Volume da câmara de compressão da CBC B12 com êmbolo aliviado Kit Elite B12 V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,5 cm deslocamento do êmbolo = 6cm V = 29,4 cm3 111% do volume original Volume da câmara de compressão da CBC B12 com êmbolo Original V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,5 cm deslocamento do êmbolo = 5,4cm V = 26,5 cm3 Chumbos utilizados no Chrony Test Fator de correção da balança Fc = 9,989/10 = 0,9989 Chumbo Rifle Premium Series Round Lote 04000002117 Pela aparência, sem brilho, dá impressão de "chumbo velho oxidado", armazenamento incorreto Peso de 10 unidades - 82,14 grains Peso unitário corrigido = (82,14 x 0,9989 / 10 = 8,20 grains (diminuiu o peso neste lote) Chumbo Rifle Premium Series Flat Head Lote 05030201218H Este estão com aspecto bom, com brilho Peso de 10 unidades - 82,36 grains Peso unitário corrigido = (82,36 x 0,9989) / 10 = 8,23 grains Chrony Test Gás RAM Elite FNA 35kg Pré compressão Mola a Gás QUICKshot MG260 - 45mm Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG260 35 kgf Tópico Concluído Editado Setembro 4, 2019 por Alberto José Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Postado Setembro 4, 2019 Share Postado Setembro 4, 2019 Opa. Mais um excelente review com a costumeira riqueza de detalhes. Chama atenção o registro de série e lote dos produtos Elite o que lhes confere rastreabilidade. Abs Citar _________ Aurélio Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Setembro 4, 2019 Autor Share Postado Setembro 4, 2019 34 minutos atrás, Aurélio disse: Opa. Mais um excelente review com a costumeira riqueza de detalhes. Chama atenção o registro de série e lote dos produtos Elite o que lhes confere rastreabilidade. Abs Realmente o êmbolo é Top de Linha, mas parece que este Kit B12 não está mais à venda na loja virtual do site da Elite Airguns. 1 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Abril 29, 2020 Autor Share Postado Abril 29, 2020 Kit disponível agora em duas versões: 1) sem o conjunto de gatilho https://eliteairguns.lojavirtual.com.br/kit-advanced-bam-b-12-s-gatilho/prod-7121085/ 2) com o conjunto de gatilho https://eliteairguns.lojavirtual.com.br/kit-advanced-bam-b-12-com-bloco-de-gatilho-bam-b-19/prod-7536897/ Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Francisco Luiz Viana Neto Postado Maio 2, 2020 Share Postado Maio 2, 2020 (editado) Observei que o gatilho é da b19, porém o GR é da gamo ATS, mais opções de peso do gr, vai ter testes de velocidade com gr de 40kg e 45kg? É plug play esse kit? Editado Maio 2, 2020 por Francisco Luiz Viana Neto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo Sanches Postado Maio 2, 2020 Share Postado Maio 2, 2020 53 minutos atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse: Observei que o gatilho é da b19, porém o GR é da gamo ATS, mais opções de peso do gr, vai ter testes de velocidade com gr de 40kg e 45kg? É plug play esse kit? Para instalar este kit é necessário soldar o parafuso traseiro que fixa a coronha no corpo do cilindro da carabina e alargar o vão do cilindro para conseguir instalar a caixa de gatilho da b19 que e mais largo do que o vão original do corpo do cilindro da b12..... está instalação requer bem mais trabalho e um grande conhecimento em manutenção de carabinas por parte do tunador. Obs: a carabina muda da água pro vinho com a caixa de gatilho da b19... ainda não instalei um Gr na minha mas isto é apenas questão de tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Maio 2, 2020 Autor Share Postado Maio 2, 2020 (editado) 2 horas atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse: Observei que o gatilho é da b19, porém o GR é da gamo ATS, mais opções de peso do gr, vai ter testes de velocidade com gr de 40kg e 45kg? É plug play esse kit? Não é plug & play, tá mais para plug & pray. Não houve e nem haverá testes de velocidade com a instalação original do Kit Elite pois teria que efetuar serviço de solda no cilindro e creio que estes testes devem estar disponíveis no site do fabricante. - Instalação original do Kit exige recorte do cilindro da carabina e serviço de solda do parafuso da coronha para fixar a coronha original. Para ficar um serviço impecável, o ideal seria usar solda TIG, nem sempre acessível a todos. Acredito que solda com vareta de latão (solda amarela) também teria bom resultado tendo em vista que em algumas Rossinhas anos 70 que necessitavam reparos (suporte dos parafusos da coronha) era comum o emprego de solda amarela. Sob o ponto de vista prático, sem uso de solda no cilindro, tem três opções Frank No link abaixo, é utilizado um êmbolo Frank derivado da Gamo Big Cat 1000 com gatilho Gamo ATS, mas pode ser usado o êmbolo deste Kit da Elite com pequenos ajustes No link abaixo é utilizado um êmbolo Frank derivado da Gamo Big Cat 1000, com gatilho B19 , mas pode ser usado o êmbolo deste Kit da Elite com pequenos ajustes E a terceira opção, não mostrada em tópico pois exige retifica em torno mecânico do bloco de gatilho e uso de um êmbolo Frank confeccionado a partir do êmbolo da Gamo Big Cat 1000, é a instalação de mola a gás na carabina CBC B12 usando Gatilho da Cometa 220, neste caso não é possível usar o êmbolo do Kit Elite Visual atual Editado Maio 2, 2020 por Alberto José Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Francisco Luiz Viana Neto Postado Maio 3, 2020 Share Postado Maio 3, 2020 Por que tudo que é bom é difícil ? Pelo andar da carruagem, vou ter que engolir o orgulho e voltar pra gamo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.