Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

SPA B1400 CAMO BIPOD 5.5


Giovanni J. L.

Posts Recomendados

Olá membros do fórum C.A.

Vou tentar trazer para vocês um review dessa arma que acabei pegando em uma promoção na internet. Foi mais pela curiosidade que pela boa fama já que não encontro quase nada sobre dela na internet.

Ao que me parece, ela é conhecida como FOX 1400 em alguns países de língua espanhola e como Winchester 1400 nos Estados Unidos, onde é comercializada apenas no calibre 4.5 (.177). No meu entendimento, pra uma carabina que pelo manual de fábrica acusa velocidades de 1400fps (daí o nome) com munição PBA e 1250fps quando de chumbo, problemático. Essa informação, presente no manual, é a mesma tanto para o 4.5 quanto para o 5.5.

Mesmo não possuindo cronógrafo, suponho que as velocidades no 5.5, que é o caso da que adquiri, sejam bem menores. Creio que tanta velocidade não auxilia em nada na precisão, porém, os reviews em lojas americanas são geralmente 80% bons, mesmo no 4.5 (Fonte: meu tempo ocioso nesses sites)

É uma carabina de mola e veio bem seca no exterior ao contrário do costumeiro banho de óleo. Ainda não tive tempo de realizar disparos para auferir tranco e efeito diesel. A caixa de gatilho me pareceu bem complexa e chata de desmontar portanto ainda não me arrisquei. Gatilho esse que não possui qualquer regulagem e parece ter um curso muito longo, envolto em polímero.

A coronha é de polímero, thumbhole e camuflada . Possui duas conexões laterais para um bipé extensível que acompanha a carabina, 90% de metal. Com essa peça fixada, são 2 parafusos segurando a caixa do gatilho, 2 parafusos na diagonal que prendem a coronha e mais 2 que prendem o suporte na coronha e também na própria carabina. Cada lado do bipé é preso com 4 parafusos menores. A soleira é de plástico duro e no total tem 82 centímetros.

Já vem também com bandoleira instalada (na empunhadura e não no fim da coronha, como de costume), com zarelhos de metal, mas o tecido é bem "rústico", para ser otimista, acabei retirando já que não terá utilidade para meu uso.

É bem pesada, diria que tem 3.5kg com o bipé. Também é muito grande, com 130 centímetros e passa bem minha CFX. Pela fama que vi de arrebentar lunetas, instalei um reddot por enquanto. Vem com um stopmount bem pequeno e fajuto de metal, não sei durará.

O bloco é de metal e o cano revestido em polímero, sem mira aberta e com um pequeno silenciador/muzzle. Da ponta do último até o fim do primeiro, são 58 centímetros. Trilho de 11mm tipo andorinha. Possui trava de segurança automática, estilo um cão, como em algumas hatsan. 

No geral ela pesa bastante para a frente, acredito que também por isso tenha o bipé. Deve ser uma arma melhor de atirar em repouso. O trinco que segura o cano em posição é incrivelmente duro, acredito que seja uma mola muito forte ou má lubrificação. 

Com certeza não é uma arma para crianças. Abaixo imagens da mesma, vou tentar expandir o tópico conforme o trabalho permitir. 

 

 

9d3d2bb4-629b-4291-827f-0d3159a69882.jpg

d38ea614-0123-44f3-a84e-8913f31b9d80.jpg

a277a06c-4c99-480f-84a1-743b04887e1a.jpg

ce271bb8-e307-47f6-a90d-92cc76b16a70.jpg

7558553a-6224-4eca-b4d7-965ec3e9aa31.jpg

Editado por Giovanni Junqueira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONTINUAÇÃO DO TÓPICO: GATILHO

Dando prosseguimento, informações interessantes e/ou importantes sobre esse equipamento.

O gatilho não é regulável. Diferente de outros sistemas, a lamina do gatilho não fica dentro da caixa, acionando 3 peças que soltam o embolo armado. Acredito que a maneira de diminuir o curso é pegar uma das três peças e adicionar calços (reproduzindo-as com um torneiro) e polir os contatos. Somente uma das molas apresentou resistência excessiva ao meu ver, que é a que vai direto no gatilho. Ele realmente é uma peça em metal dobrado envolto em polímero no contato com o dedo.

 

funcionamento do gatilho.jpg

gatilho desmontado.jpg

gatilho montado.jpg

ideia para diminuir o curso.jpg

Gatilho montado na carabina.jpg

Gatilho montado na carabina2.jpg

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONTINUAÇÃO DO TÓPICO: CORPO DA CARABINA, MOLA, EMBOLO, ETC

A mola dessa carabina possui 33cm e uma espessura creio que de 3mm (estou sem o paquímetro, valor bem aproximado).

O embolo possui 19cm no total, com espaço interno de 16cm.

A câmara possui 36cm medidos externamente e 35 cm internamente. Possui 2 guias de mola, um de metal, outro de metal com uma guia de plástico em volta. A trava de segurança é presa por um pino (traseiro) enquanto o conjunto todo é preso pelo pino maior posterior. Gostaria de ideias para um possível gasram, não sei por onde começar.

O cano é preso estilo rossi dione, um parafuso grande com um contra parafuso que impede seu movimento. (muito bem preso por sinal).

Carabina muito suja de graxa, ao contrário do comum óleo. 

Para retirar o embolo é preciso tirar o cano (vide as b12). A câmara possui 2 furos em cada lado para prender o bipé e a coronha.

comparacao embolo gamo.jpg

comprimento externo da camara 36cm.jpg

comprimento interno da camara 35cm.jpg

emboço espaço interno 16cm.jpg

embolo 19cm.jpg

Embolo, guias e trava.jpg

espessura da mora.jpg

guia traseiro junto.jpg

guia traseiro separado.jpg

mola 33cm.jpg

 

cano2.jpg

Editado por Giovanni Junqueira
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Dei polimento nos contatos do gatilho com pasta jacaré verde, até ficarem todos espelhados. Está muito melhor que original, porém preferi retirar a trava de segurança automática pois percebi que ela é o que mata o sistema. 

O gatilho possui 2 estágios verdadeiros e puxar o primeiro era o que movimentava o pino da trava. Mantive o sistema de segurança para o cano não voltar enquanto bascula.

A mola foi encamisada com raio X, usando 12 cm de comprimento a fim de não atrapalhar o engate do embolo. Após dar a limpeza na câmara em 10 disparos ja não se percebia qualquer sinal de efeito diesel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante