Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Aprendendo a prensar Chumbinho 5,5mm com a forma do (editado)


Pincipi

Posts Recomendados

Fiz o meu protótipo de prensa caseira:

prensa.jpg.0d874c1afcfc284a459564c8f0fd51b2.jpg

Utilizei uma parte de uma batente de porta, cortando três pedaços de 11 cm e dois de 44 cm, na serrinha de metal (haja braço), armação presa por 14 parafusos grandes com arruelas, furos com brocas de dois tamanhos, mais fio para a parte da rosca, o macaco hidráulico de 2 toneladas foi preso por 4 parafusos pequenos com arruelas, adaptei uma chave de fenda no lugar do pino da válvula, (pensei em usar uma maçaneta de porta mas, parece que não tem espaço para ela girar) para abrir e fechar mais fácil do que ter que ficar encaixando e girando a haste, também usei uma luva de pvc de 3/4 para evitar que a base da forma se desalinhe com a ponta do macaco.

Custo total R$ 0,00 aproveitei coisas que já tinha, material sobrado de reforma, com exceção do macaco que foi um presente de um amigo, alguém tinha comprado para usar num Gol e viu que não dava a altura suficiente, ai deu para meu amigo que o deixou encostado na oficina até eu aparecer com a ideia de fazer uma prensa.

A espátula é usada e ainda falta afiar para ver se corta bem o excesso de chumbo da forma.

Pelo fato de ainda não ter fixado a uma base firme, ao fazer a força na alavanca, o conjunto se projeta para frente, coisa que pretendo resolver fixando numa parede ou em alguma mesa firme.

Também falta colocar uma chapa de metal na parte superior porque a cabeça da forma está afundando a madeira.

Em um rápido teste vi que realmente a prensagem desta forma é muito melhor em acabamento do que por marteladas, como o conjunto fica bem preso após prensar, bati o martelo no pino da cabeça do chumbo para soltá-lo, ocorre que ao fazer isso, amassei o pino de modo que ele não sai mais da forma, típico erro de amador que ainda não sabe direito o que está fazendo:

pino.thumb.jpg.ee3ad105371358b802a195fac9829f87.jpg

À esquerda o pino da saia e à direita o pino da cabeça. Abaixo o detalhe de lado:

detalhe.jpg.a93287c8e5cf49d9206daaca7c7dca6d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Pincipi. Dei uma olhada no seu tópico, confesso que nem li tudo, mas me lembrei de um vídeo que eu vi e fui atrás dele.



Avança pra 6:20 e da uma olhada em como esse cara faz os chumbos dele, talvez te dê mais ideias para você aperfeiçoar.

Esse vídeo é do Cláudio da Patagônia, ele atira muito, já ganhou na Extreme Benchrest ano passado, se não me engano.


Sent from my iPhone using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, deu muitas boas ideias, no vídeo parece ser tão fácil! A primeira coisa que tenho a fazer é parar de ficar batendo a cabeça tentando moldar com peças de chumbo que não estão no padrão de 5 mm. No vídeo deu a entender que usa fio de chumbo extrusado de 5 mm:

5.jpg.a15b1abf58a6332520065a66fd43dfb4.jpg

Tudo ali é diferente; guilhotina, forma de várias unidades com uso de torquimetro, prensa manual, lâmina de plaina de marceneiro. Só faltou mostrar uma seleção por peso, por tamanho e algum tipo de teste como rolar em superfície plana para ver se está balanceado.

Olhando assim, o acabamento parece ser melhor do que o fabricado industrialmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a qualidade parece ser melhor mesmo, no vídeo ele fala que o Cláudio não estava satisfeito com a qualidade dos chumbos comprados, pois vinham danificados e sem qualidade suficiente. Então da pra imaginar que devem ter muita qualidade e equilíbrio.

Se você estiver interessado, você pode tentar entrar em contato com ele para ver onde ele comprou ou mandou fazer aquele molde e encomendar um. Se foi produzido por algum torneiro por lá, as vezes ele até encomenda lá e te envia. Patagônia é até perto pra enviar.


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa ideia, estou tentando traduzir os comentários para ver se alguém já perguntou sobre a forma e a prensa mas, não tem jeito, só dá página em branco. Se bem que individualmente, resposta por resposta traduzida, dá a entender que é feito pelo Jonny Lee, a forma ou pellet die por U$ 800,00 e a prensa por U$ 600,00 sem as taxas de frete. Em reais contando as taxas de importação e frete sairia por uns 10K, fora da minha realidade.

Parece muito com este aqui:

 

 

Editado por Pincipi
Adicionar vídeo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Dediquei algum tempo pensando em como deveria fazer minha linha de montagem, quero aproveitar as barras de 6mm que já tenho e tentei formas de reduzir aproveitando a plasticidade do chumbo de pesca, batendo no martelo é muito trabalhoso e barulhento, raspando na faca demora muito, colocando a furadeira e passando numa tarracha de parafuso afina bem, depois faz o acabamento raspando com a faca, mas ainda assim, o chumbo esquenta e quebra fácil. A mais fácil e prática forma que encontrei foi apertar numa morsa:

1.jpg.f7c9b82a3c1e6fb847fc1cba2c49e3d0.jpg

Até que fique mais ou menos entre 4 e 5 mm:

2.jpg.8e563b7d011bcf361e0691499ba3d168.jpg

Depois aperta do outro lado, formando um quadrado:

3.jpg.bbf22519ae0e5f2e4184e5c8da00b80f.jpg

Desculpe a falta de nitidez nas fotos, eu não enxergo direito e confio no foco automático ao acionar o botão da máquina. Na continuação, com a barra apoiada em madeira, vou dando umas marteladas, tentando moldar circularmente:

4.thumb.jpg.fa6ed77289ffd52bf7b00e179c5f65ce.jpg

Na ponta eu amasso um pouco mais à fim de facilitar a moldagem da ponta ogival na forma. Em seguida, coloco a ponta na forma e bato bem forte com um martelo na outra ponta da barra, para entrar bem na forma, se não bater com vontade a cabeça do projétil não fica redonda perfeita. Hora de cortar o excesso:

5.jpg.288ab8476b4f36c989476b056c8e35a2.jpg

Tem que deixar uma folga de uns dois milímetros para fora:

6.jpg.a501864838fbbd6877988deff8049e9d.jpg

Se não deixar a folga, o molde não fica bom, não preenche por completo a forma, ficam visíveis as marcas de amassado do processo de afinamento da barra.

Então já posso colocar a forma montada na prensa:

7.jpg.d96e7b9a21c8f336d56126ab2a6cb50b.jpg

Vou até fechar por completo ou faltar um pouco. A madeira da base da prensa fica estalando. Depois de soltar a forma da prensa, em algumas vezes, as peças ficaram presas firmemente, tipo uma fina camada de chumbo entrou entre as paredes e travou, para soltar, pequenas marteladas na cabeça resolvem e destravam.

Na parte de cortar a rebarba, o formão foi a melhor ferramenta, com a forma apoiada na madeira, basta posicionar e com o peso do corpo forçar o corte que sai reto e preciso:

8.jpg.ec29638fa6b41d8307246b452f36ab80.jpg

Não gostei da espátula, ela amassa muito a saia. O estilete marca a forma. Uma faca também resolve mas, não dá muito apoio. O formão pequeno ou fino tem que ficar mirando no centro da forma, já o formão maior tem uma boa pega e é fácil de alinhar. Ainda estou pensando num modo de firmar a forma e usar as duas mão para fazer o corte, por enquanto uso uma para segurar a forma e outra para o corte.

9.jpg.0628e8d049f1be19f8cb3efbd6c688bf.jpg

Para acabamento da saia, monta a forma de novo e bate duas vezes com o martelo na cabeça:

10.jpg.6b8f0c4e536865de29c44742b15f71c1.jpg

Sem usar muita força, é só para nivelar e sumir as marcas do corte:

11.jpg.0b8f23d5e0b44be853c644d6611974ae.jpg

Nesta etapa, o conjunto fica travado com o chumbo moldado dentro, retiro da forma a cabeça e a base, que não estão travadas, coloco na prensa de forma invertida:

12.jpg.639b9f82a33163b759774ec86ecc3281.jpg

Para destravar o pino e liberar o chumbinho pronto:

13.jpg.5fd6e49959076e7ae449613120a087f7.jpg

Ainda não marquei o tempo de trabalho nem o rendimento das barras de chumbo mas, é muito divertido, durante a manufatura sinto a sensação de que o tempo deixa de existir, parece que tenho todo o tempo do mundo.

No final, de um lado os chumbinhos prontos e do outro lado as rebarbas ou sobras que pretendo derreter e fazer novas barras:

14.thumb.jpg.9747106977dd64fbe4fde0eca1794c28.jpg

Numa rápida análise, os chumbinhos parecem ser do mesmo tamanho, ainda não tenho balança para pesar e comparar. Já observando a qualidade, muitas peças saem com as marcas de imperfeição, destacadas em vermelho, acredito que se utilizar barra de 5mm estas marcas vão desaparecer:

15.thumb.jpg.23705a78459fa09f27bc9344f864345d.jpg

No último de baixo à direita, destacado em vermelho a saia que não foi recortada pelo formão, na hora de fazer eu achei que não precisava, parecia não ter a rebarba de sobra.

Deixei o parafuso de regulagem de tamanho no máximo, só mais tarde pretendo testar outros tamanhos, eu imagino que a parte da rosca da forma não vai suportar a pressão e as marteladas.

 

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comparativo visual, enquanto aguardo a chance de testar na prática:

4.thumb.jpg.8d12f36a431b21bb3f669c51c3a9c168.jpg

Da esquerda para a direita; Rifre Diabolo STR 6.0mm, "bitela" caseira, desconhecido 5,5mm, Bullet 5,5mm e o "mini" caseiro.

Desculpem por não ter outros, é só o que tenho para comparar. Também só tenho uma arma no calibre 5,5mm, a PR900W que a propósito, o chumbinho caseiro bitela não cabe no magazine, parece que por um décimo de milímetro:

1.jpg.56a1a32b739aa6e12632734c40fe8ed3.jpg

No olhômetro até que dá mas, o acrílico não gira, prende na saia, mesmo invertendo, prende na ponta da cabeça. Porém no monoshot cabe tranquilo:

2.thumb.jpg.4ea2fc1562d4ffc78117ad0204a2ab9d.jpg

O problema é que o cano é virgem, sem modificações com o característico enrosco da munição ao ser encaixada dentro:

3.jpg.c1212b238c882477110eebf0f954cc13.jpg

Trava aqui e não forcei a entrada agora, não sei ainda qual o nível de resistência, calculo pelo tamanho que sobra para entrar, deve ser de 3 a 5 vezes mais difícil do que o chumbo normal aonde o contato é forçado apenas  no anel da cabeça. Neste chumbo caseiro a superfície de contato com as raias é bem maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei uma nova linha de produção, com base em chumbinhos usados 5,5mm, coletados através de painel de aramida suspenso:

1.thumb.jpg.73ee751830ffd19cbc7f2bf04b913cc2.jpg

Os da esquerda são os antes da reciclagem e os da direita são os depois da reciclagem, para se chegar nisso eu usei o parafuso de regulagem, partindo do máximo dei três voltas, depois usei um alicate para amassar parcialmente os chumbos coletados:

2.jpg.afa883ebacbcf0e620345cb1206e23cf.jpg

De modo que consigam entrar no buraco da forma, em seguida bato com a base de madeira do formão:

4.jpg.2477f722fa6cb5eab84ba5cff7ed604a.jpg

Dai pra frente vai na prensa:

6.jpg.32b05b3ea9ed79a2b906d6e715d0abce.jpg

Então no recorte:

7.jpg.11aaef61629c0ee37f79252e53928a2a.jpg

E finalmente, remonto a forma batendo com a madeira do formão para obter o acabamento final:

8.jpg.880d2a6057a6b6625137669cb93d381a.jpg

O diferencial neste processo é que o chumbo mini fica preso no pino:

10.jpg.64ff250f59acfc52673cccda410f1c0a.jpg

Bato com o formão de um lado para expor o pino e do outro lado forço com o formão lateralmente o chumbo até ele se soltar, todo o processo dura de 30 segundos a um minuto para cada unidade:

chumbos.jpg.8789c193f1dd5dcb54fee8a75ba3e738.jpg

33 unidades saíram em 20 minutos, na maioria com falhas ou as marcas do alicate:

detalhe.jpg.e43f3442eed293fa066828afc0ab94ef.jpg

detalhe2.jpg.e9faafbb6afca62559f2807bf34471aa.jpg

Porém, um ou outro saiu quase perfeito:

detalhe3.jpg.759db8acaef5056896354f81b798df0d.jpg

O que me deu a ideia de fazer um furo de 5mm exatamente entre as garras do alicate, acredito que desta forma o molde sairia sem as marcas. Outro diferencial é que não foi preciso derreter os chumbos ou comprar o fio já pronto. Também imagino que alternativamente posso comprar chumbadas de pesca pequenas e moldar facilmente no alicate.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma série com chumbinhos usados 4,5mm, recolhidos do para-balas, três unidades formam um chumbinho mini, o que mudou na técnica agora foi que tirei a base na hora de bater os chumbos, de modo que o pino vá até o máximo e caibam três chumbinhos, depois, monto a forma completa e levo a prensa, os chumbos vão do jeito que estão:

45.thumb.jpg.f0e8107040ef66bec2d80fcf7953d914.jpg

Fica interessante ver as diferentes tonalidades de cor dos diferentes tipos de chumbos usados. As rebarbas também são reaproveitadas neste esquema, na hora de prensar a plasticidade do chumbo fica como uma solda. Acho que com a pressão maior o chumbo muda de cor, de escuro, azinabrado para brilhante e limpo e com menos pressão na forma, ele mantém a cor velha. Acredito que a pressão na prensa seja constante, a diferenciação deve estar na quantidade de chumbo que entra na forma.

No momento do corte da rebarba estava ocorrendo das partes se soltarem ou então o recorte ficava irregular com uma metade mais grossa e outra mais fina, mudei de tática e passei a posicionar a ponta da lâmina do formão na metade do chumbo, cortando uma metade, no sentido da borda, girando a forma e cortando a outra metade, desta forma as paredes da saia ficaram iguais. Antes, com um único corte, uma das bordas estava sendo empurrada para o meio do chumbo e na hora de bater para o molde final, esta parte da parede ficava mais fina.

Outra coisa que mudei foi deixar o martelo de ferro de lado e usar apenas o martelo de borracha, daqueles usados por pedreiros para assentar azulejos. Não sei explicar o porquê nem como mas, o resultado parece ser melhor, sem contar que a cabeça da forma não se deforma com a pancada.

À medida que se vai trabalhando com a forma, vai-se ganhando experiência, no começo parecia ser difícil e chegou até parecer impossível fazer um chumbo de qualidade, agora, nesta altura do campeonato, tudo está ficando mais fácil e os resultados estão melhorando aos poucos, já consigo fazer vários de mesmo tamanho e inclusive quando um sai muito ruim, com marcas ou disforme, dá para recolocar na forma acrescentando um pedaço de rebarba e batendo por cima levando a prensa, o chumbinho é reprensado, cobrindo os espaços vazios e ficando com um aspecto bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei alguns chumbos de pesca, o primeiro, de formato circular, tinha a indicação de número 2:

numero2a.jpg.1ba07698930d0bb871abb21d33a6c029.jpg

Tem bem a medida mas, para o caso de usar a forma com três voltas, fica faltando um pouco de chumbo:

numero2.jpg.d87b00bf81bb60dff2824225e2ef0395.jpg

Parece que se completar com uma apara de chumbo um pouco maior do que o tamanho da cava, vai dar tudo certo, ou então, dar mais um quarto ou meia volta na forma.

Um outro modelo encaixou muito bem na forma:

ideal1.jpg.615db2c3fb9b7919702af2c502ef78a8.jpg

ideal2.jpg.aee269e101c4b222d9e2abe2ebf8c5da.jpg

Mas, deixou rebarba grande:

ideal.thumb.jpg.c2f0023e81c76cf3eb1a9bf010139398.jpg

O que também pode ser facilmente resolvido ou cortando um pedaço para manter o padrão de três voltas ou ajustando as voltas da forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a forma do Jr, pelo jeito não venderá mais quem teve chance de comprar e um sortudo, estou usando fio de chumbo de 5mm, os chumbos saem perfeitos, encomendei uma mini guilhotina da china ótima precisão de corte rente, achei uma bancada de furadeira pequena portátil depois posto fotos, irei adaptar para usar a forma para prensar, o fio de chumbo comprei pelo ml mesmo, vou esperar ficar tudo pronto e demorar aqui, só sei q melhorei a qualidade vou tirar as medidas da forma do Jr, e irei replicar, mandar fazer mais ponteiras

20190725_132716.jpg

20190726_133934.jpg

Screenshot_20190726-133802_AliExpress.jpg

Screenshot_20190726-133824_AliExpress.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por compartilhar aqui, já estava me sentindo meio sozinho nesta empreitada.

Eu também pensei em usar uma bancada de furadeira mas, não sei ainda qual é a pressão necessária e se suportaria.

A mini guilhotina parece ser própria, no detalhe da foto, o corte não está tão reto embora, acho que na hora de prensar não faz diferença. Será que o vendedor da guilhotina também não vende formas?

É uma pena que o (editado, não parceiro) não responde mais, também estou interessado em outras ponteiras diferentes, tipo canto vivo, igual a da saia, com um ângulo mais aerodinâmico ou semi canto vivo. Quando replicar passe o valor, se não for muito caro pretendo comprar também.

Eu pensei bem e resolvi não comprar o fio de chumbo próprio, vou me dedicar a reciclar todos os chumbos que já tenho à medida que for usando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro detalhe, quando for replicar a forma, veja se é possível fazer também uma extrusadora de chumbo, vi um vídeo em que o chumbo ao ser prensado sai por um furo na medida e em forma de fio. Com uma forma extrusadora poderíamos fazer o próprio fio de chumbo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, o custo do fio de 5mm compensar, evito muito contato com chumbo por ser extremamente contaminante ao nosso corpo, e a última coisa quero e um câncer devido a manipulação do chumbo, o que tenho feito e usar luva preta descartáveis sempre, parece besteira mas sou médico, chumbo não se brinca heheh, agora, as ponteiras vou desenvolver algumas diferentes mesmo e disponibilizar o projeto para ser levado qualquer torneiro, outra talvez modifique a forma para ser usada igual a do CO2 Brasil em uma prensa de botão de roupa, vou mantendo atualizado aqui, estou esperando a guilhotina chegar, e realmente quem conseguiu a forma conseguiu ele não fornecerá mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, com certeza o chumbo de 5mm na forma de fio deve ser a melhor opção.

Foi bom mencionar o uso de luvas, também estou usando mas, tenho muitas dificuldades, as luvas que tenho aqui são de vinil transparente, elas ficam rasgadas e bem escuras depois de uma rodada de utilização:

luvas.jpg.cd2503af05444f7d0e1c62127547c3b1.jpg

Ainda encontro dificuldades com as pontas dos dedos, elas ficam sobrando, por mais que ajuste, ao usar elas vão afrouxando. Já a luva de raspa resiste bem mas, é difícil de trabalhar, não consigo pegar o chumbo, tenho que usar pinça. Eu imagino que a contaminação do chumbo na luva de raspa vai acabar atravessando o couro e chegar nos dedos, penso em utilizar ela sobre as luvas de vinil, acho que desta forma as de vinil não vão rasgar.

Andei trabalhando com as bolinhas de chumbo de pesca mencionadas acima, achei a maneira ideal de trabalhar elas, primeiro põe uma rebarba e bate a bolinha por cima, para entrar toda no compartimento, sem usar a base:

novo.thumb.jpg.38121ca62ed3475cd92a885ca6a209c4.jpg

Depois monta tudo e leva na prensa, tem sido até agora meus melhores resultados visuais de acabamento:

1a.jpg.12ffce38757bd5d1519b1089cf8c7d67.jpg

O único porém, está na oxidação do chumbo, ela marca um pouco a forma, só se percebe a olho nu, com o flash da máquina não dá para ver.

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...
  • 2 weeks later...

Ola amigo

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que gostaria de entender o proposito,desse seu trabalho.Apenas um passatempo,ou tendando descobrir outros

 horizontes.Após aguardar suas considerações vou entrar no assunto apenas como alguem que dar alguma opinão

                                                                                                   grande abraço  Borracha

Editado por Borracha
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Borracha disse:

Ola amigo

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que gostaria de entender o proposito,desse seu trabalho.Apenas um passatempo,ou tendando descobrir outros

 horizontes.Após aguardar suas considerações vou entrar no assunto apenas como alguem que dar alguma opinão

                                                                                                   grande abraço  Borracha

Meu objetivo é financeiro, imagino que investindo na arma, no para balas, na forma e nos quilos de chumbo, vou poder indefinidamente reciclar as munições sem mais despesas.

Em contrapartida ao esquema atual em que vou tendo despesas de aquisição de munições ao longo do tempo.

Não acredito que consiga obter uma qualidade tão boa como algum renomado fabricante.

Ao mesmo tempo posso descobrir por minha conta parte dos segredos da fabricação de chumbinhos.

Enfim, também pode resultar em uma grande decepção, como por exemplo, as munições que fabriquei não entram no cano da PR900W e ainda estou estudando como trabalhar o cano para receber as munições.

Toda opinião é bem vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Bom vamos la meu amigo

                                      Estou nesse meio desde 1994,principalmente em armas de fogo.Não acredito em nenhum resultado bom

                                    na fabricação de chumbos caseiros.Ferramentas para fabricar um chumbo de boa qualidade,ou de otima

                                   qualidade são complexas e de alta precisão.Até pouco tempo os unicos chumbos que se podia confiar eram

                                     os importados,tendo sempre a frente os JSB.Atualmente o pessoal que fabrica os chumbos rifle,conseguiram

                                    aprimorar a qualidade de modo muito exelente,mas para isso importaram maquinas tremendamente modernas

                                   de produção altissima,e de padrão elevado.Até em então o unico chumbo que tinhamos com razoavel qualidade

                                 eram os antigos da CBC.Nas armas de fogo de varios calibres temos varios fabricantes,porem todos de fabricação

                                com conquilhas o que nem sempre se póde esperar padrões de precisão.Se vc pega um chumbo estampado até

                               pela propia CBC ja é outro mundo.Sem querer desistimular,mas fabricar chumbo sem o minimo de tecnologia aplicada

                                é impossivel..Estampar requer velocidade e forças na ferramenta,e fazer isso com um macaco hidraulico e sem os

                             lubricantes especificos náo da resultados..Desculpe a minha colocação,se vc tem vontade de fazer va em frente,afinal

                              nossa vida é feita de objetivos.

                                                                                           abraço  Borracha

de

 

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Borracha disse:

Estampar requer velocidade e forças na ferramenta,e fazer isso com um macaco hidraulico e sem os

                             lubricantes especificos náo da resultados

A maior prova de que chumbos caseiros não tem qualidade é o próprio comércio em torno, se realmente a qualidade fosse superior aos chumbos comerciais, haveria à venda no comércio e muitos atiradores iriam preferir fazer a comprar pronto.

Agradeço as dicas de velocidade, força e lubrificante, vou estudar e tentar trabalhar nelas.

De qualquer modo, no final, um post mostrando a realidade da fabricação caseira vai ajudar numa tomada de decisão dos interessados no assunto e até quem sabe, de alguma forma positiva influencie na concorrência e qualidade dos atualmente produzidos no Brasil.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pincipi disse:

A maior prova de que chumbos caseiros não tem qualidade é o próprio comércio em torno, se realmente a qualidade fosse superior aos chumbos comerciais, haveria à venda no comércio e muitos atiradores iriam preferir fazer a comprar pronto.

Agradeço as dicas de velocidade, força e lubrificante, vou estudar e tentar trabalhar nelas.

De qualquer modo, no final, um post mostrando a realidade da fabricação caseira vai ajudar numa tomada de decisão dos interessados no assunto e até quem sabe, de alguma forma positiva influencie na concorrência e qualidade dos atualmente produzidos no Brasil.

Ola Pincipi

Estou acompanhando seu tópico desde o inicio, confesso que admiro muito o conhecimento que vc vem partilhando conosco gostaria de complementar que nos Estados Unidos é muito comum os prorpios atiradores desenvolverem suas proprias munições após o advento dos Slugs munição de manufatura bem mais simples que os convencionais chumbinhos diabolo.

Abaixo disponibilizo um video de um atirador que desenvolveu os proprios slugs e conseguiu resultados muito bons  com o rifle ati nova liberty à 100 metros. Os slugs são o futuro do tiro com carabinas de ar apresentam trejetórias mais lineares e com menos efeitos em espiral quando comparados com os atuais diabolos...para quem disponibiliza de um espaço para disparos superior a 50 metros os slugs tem se mostrado mais estaveis.

As ferramentas para manufatura destes slugs são bem simples...uma prensa e moldes para os mesmos...nos videos vc pode ver ele manufaturando os slugs...lá vc podera perceber ele tomando os cuidados para aplicação de pressão na prensa e os mesmos saindo com quase pesos identicos...fiquei surpreendido pela simplicidade na produção e o mais importante com excelentes resultados no campo.

Os videos estão em inglês porem lá vc poderá ter uma noção do trabalho dele...no video abaixo ele começa a mostrar a manufatura dos mesmos por volta de 22:52

Ps: No universo das armas de fogo o tiro com rifles de precisão as munições são manufaturadas pelos proprios atiradores para assim conseguirem extrair a precisão máxima de seus rifles...vc está na trilha certa

 

Editado por TargetShooter
  • Like 1
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falta no final passar a produção por um padronizador de calibre...para uniformizar o calibre certinho.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi deixar aqui um vídeo com uma nova ideia de prensa:

Parece ser mais fácil de usar porque tem apenas um movimento de alavanca mas, é complicado ter que ficar ajustando as pastilhas de metal. Eu não entendo porque o chumbo não gruda no molde, gruda apenas no bastão e porque ele passa a traseira do chumbo no pano? Será acabamento?

E ainda tem esse outro, quero copiar o projeto da forma de extrusão, o ruim é achar quem a faça:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já consegui adaptar o cano da PR900:

Os resultados são muito parecidos com os diabolô que tenho e parece que o investimento está valendo a pena, estou adaptando meu para balas porque a aramida não está aguentando os slugs caseiros, está se deformando e estufando, estou refazendo as costuras e espero que dê certo.

Também aguardo a entrega de uma forma de chumbos de pesca adaptada para o calibre 4,5 mm, vou deixar de fazer as barras de chumbo e começar a trabalhar com a forma esperando que os tamanhos sejam mais uniformes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante