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Mini Review - CBC B19 Montenegro 5,5mm


Posts Recomendados

Pessoal, segue o review desta carabina da CBC família B19 no calibre 5,5mm. 

Este review, embora seja de uma "figurinha carimbada", foi motivado pelo interesse de um amigo (Romário, não é o camisa 11 mas este é 10). em adquirir uma carabina no calibre 5,5mm. Como a totalidade de meus reviews são de carabinas calibre 4,5mm, resolvi elaborar este review.

Trata-se de uma carabina com visual da CBC B19-14 Classic porém esta carabina foi montada por mim utilizando-se peças que eu tinha disponíveis. A maioria das peças eu já possuía, a coronha eu já havia comprado para usar em uma CBC B19S, então comprei o cano e o cilindro.

- êmbolo e retentor original de uma CBC B19S

- contra peso (Top Hat) e guia de mola traseiro de uma CBC B19S

- mola helicoidal de uma CBC B19S

Peças de reposição da linha B19

- CONJUNTO DO GATILHO B18-05-00 (Código CBC 10006385)

- TRAVA DA ALAVANCA B18-00-5 (Código CBC 10006372) -> Trava de segurança da biela

- MOLA DA TRAVA DE SEGURANCA B18-00-12A (Código CBC 10006374)

- ANEL ELASTICO GB896-86 3 (Código CBC 10006373)

- PINO FIX. GUIA DA MOLA DE ACAO B18-00-7 (Código CBC 10006366)

- PARAF FIXAÇÃO DO CJ. DO GATILHO B18-00-9 (Código CBC 10006376)

- CONJUNTO DO CANO F22-5,5 (B19-19S - 17)  (Código CBC 10006394)

- TRINCO DO CANO B18-01-2A (Código CBC 10006363)

- MOLA DO TRINCO DO CANO B18-01-3A (Código CBC 10006362)

- BUCHA B18-01-1C (Código CBC 10006369)

- 2 ARRUELAS DE AJUSTE B22-00-1(Código CBC 10006379)

- ANEL DE VEDACAO B12-00-14 (Código CBC 10006412) -> Vedante do Cano

- PARAFUSO DE FIXAÇÃO DO CANO B19-2-00-2 (Código CBC 0006368)

- CONJUNTO DA ALAVANCA B18-07-00 (Código CBC 10006370) -> Biela completa

- PINO DA ALAVANCA B12-00-1B (Código CBC 10006367) -> Pino trava da biela

- SUBCONJ CILINDRO CLASIC PLUS F22B19-17 (Código CBC 10006400)

- TAMPA DO CILINDRO B19-8-00-1 (Código CBC 10006360)

- CONJUNTO DA CORONHA B19-06-00  CBC B19 -14 Classic (Código CBC 10006381)

- 2 ARRUELAS PLANA GB/T97.1-2002 5 (Código CBC 10006434) -> arruelas dos parafusos laterais da coronha

- CALCO DO PARAF TRAS CORONHA B19-2-00-1 (Código CBC 10006371)

- GUARDA-MATO B18-00-11A (Código CBC 10006382)

- PARAF DIANT DA CORONHA GB847-85 ST3.5×16 (Código CBC 10006383) -> Parafuso dianteiro do guarda mato

Peças de reposição da linha B12 / B19

- ALCA DE MIRA 

- MASSA DE MIRA COM TÚNEL 

- 2 parafusos allen M5 x 16 (parafusos laterais da coronha)

- 1 parafuso allen M6 X 20 (parafuso traseiro do guarda mato)

 

 Resultado Final

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Peso da Carabina - 3134 gramas

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Logomarca no cilindro 

389873308_03-CilindrocomLogoCBCClassicPlusB19B1755mm.JPG.217898114dd5232064c6223794335ed2.JPG

Zarelho, Alça de Mira 

344295104_04-CBCB19-14ZarelhoeParafusosAllenM5naslateraisdatelha.JPG.d62e953b00b8e51870b1feb506b28935.JPG

Guarda Mato

1929143680_05-CBCB19-14ParafusoAllenM6noguardamato.JPG.6a4e61ef9fdc74e3860d012cf42751da.JPG

Zarelho e Soleira Emborrachada

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Massa de Mira com Túnel

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Raiamento do Cano 5,5mm e Vedante do Cano

639700022_08-CBCB19-14RaiamentodoCano55mm.JPG.9824c46dd05ccedfed761e9439186f10.JPG

Fechamento do Cano através de Trinco e Travessão

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Chumbos Rifle Premium Series Round e Flat Head

184822599_10-ChumbosRiflePremiumSeriesRoundeFlathead.JPG.e0c38e680dea7fcfc228631d3af1f5e3.JPG

Rifle Premium Series Round - 19,16 grains

632689551_10b-RiflePremiumSeriesFlathead1693grains.JPG.a70c89e1f3cab891da0a3df49955e9a6.JPG

Rifle Premium Series Flat Head - 16,93 grains

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Resultado do Chrony Test com a Mola Helicoidal

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Aferição da Balança com peso padrão de 10 gramas

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Fator de correção 0,9982

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Chrony Test corrigido considerando o fator de correção para o peso do chumbo

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Após retirar a coronha, procedemos uma verificação na mecânica

Calço do Parafuso Traseiro da Coronha

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Rolete e Inserto anti raspagem da Alavanca de Armar (Biela)

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Funcionamento das Travas de Segurança

Mola da Trava de Segurança da Alavanca de Armar

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Trava de Segurança Automática da Alavanca de Armar com o Cano Fechado 

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Trava de Segurança Automática da Alavanca de Armar com o Cano Basculado

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Trava Manual da Tecla do Gatilho na Posição SAFE (Cano Fechado)

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Travas de Segurança Liberadas 

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Medição do Deslocamento do Êmbolo

Carabina Desengatilhada

454642126_16c-MolaHelicoidalcomCarabinaDesengatilhada.JPG.899ded83ca37161ac20be384a432e0fa.JPG

1684667792_16-MediodoDeslocamentodombolo.JPG.40c32bce3f34666424428639ca287e32.JPG

Carabina Engatilhada

922159413_16d-MolaHelicoidalcomCarabinaEngatilhada.JPG.73a90a57eda82d65f79d5062d3d30b36.JPG

Deslocamento do Êmbolo - 98mm

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Abertura do Cilindro com uso de Compressor de Mola

Para evitar danos, retiramos a Alça de Mira

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Mecânica no Compressor de Mola

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Travamento do Cilindro no Compressor de Mola

798956726_17b-TravamentodoCilindronoCompressordeMola.JPG.1977fdaeecc4e80e3150051f71b3793f.JPG

Retirada do Parafuso de Fixação do Conjunto de Gatilho

795033333_17c-Retiradadoparafusodefixaodoconjuntogatilho.JPG.7b041feee1469ed857417bc610f9f50d.JPG

Parafuso de Fixação do Conjunto de Gatilho Retirado

867592674_17d-Parafusodefixaodoconjuntogatilhoretirado.JPG.25c1bceee8cd6379b33c8bf33d1e77de.JPG

Aplicando Força sobre a Tampa do Cilindro, com Dispositivo Apropriado

139175023_17f-Comprimindoamola.JPG.576063e3c56d3bcd86791e0fdd134cb3.JPG

Retirando o Pino Trava com uso de Saca Pinos

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Pino Trava retirado, basta liberar a força gradativamente

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Aproveitamos e efetuamos a medida da Pré Compressão da Mola Helicoidal - 38mm

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Contra Peso, Mola Helicoidal, Guia de Mola, Centralizador e Tampa do Cilindro

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Dimensões da Mola Helicoidal

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Número de Espiras (N) = 34 espiras

Número de Espiras Úteis (N - 2) = 42

Comprimento = 250mm

Diâmetro Externo = 18,6mm

Diâmetro Interno = 12,2mm

Diâmetro do Arame = 3 mm

 

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1302051117_19c-MHDimetroExterno186mm.JPG.7bed6b92b5bf266ef4f93cc9535611cb.JPG

1045144905_19d-MHDimetroInterno122mm.JPG.d9ab0d3cc57504510258e8ef2318ef3d.JPG

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Extremidades Retificadas

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Peso do Contra Peso (Top Hat) - 31 gramas

1118615749_20-ContraPeso(TopHat)31gramas.JPG.7e7eeebececc8951e40b6fc22d89e49c.JPG

Retirada do Conjunto de Gatilho

Para retirar o Conjunto de Gatilho, temos que bascular o cano 

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385705883_21-RetiradadaTravadeSeguranadoEncaixenaBiela.JPG.c3331eeddf5a9519b1c03a6c74e6af2b.JPG

Conjunto de Gatilho e Trava de Segurança da Biela 

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Liberação da Sapata da Alavanca de Armar

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Cuidado para não perder o Inserto Anti Raspagem pois ele pode cair ao se articular a Alavanca de Armar (Biela)

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Retirada do Êmbolo

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Diâmetro Interno do Cilindro - 25mm

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Volume da câmara de compressão 

V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo
D = 2,5 cm
deslocamento do êmbolo = 9,8cm
V = 48,1 cm3

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Peso Total do Êmbolo - 191 gramas

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Nota do autor: o peso médio dos Retentores (bucha) é algo em torno de 2 gramas

Instalação de Mola a Gás

As molas a gás (Gás RAM) utilizadas nas carabinas da família B19 são as de 270mm.  Nota do autor: com alguns ajustes, pode-se utilizar as de 260mm

Utilizaremos Molas a Gás QUICKshot MG270, estas molas são disponíveis em  35, 40, 45, 50, 55 e 60 kgf

Meus agradecimentos ao Juliano Sanches da QUICKshot pelo envio das molas a gás MG270

Kit Gás Ram Basic B19

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http://quickshot.com.br/produto/conj-acao-por-mola-a-gas-basic-para-cbc-b19/

MG270 50 kgf

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Comprimento da Câmara - 149mm

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Comprimento Nominal - 270 mm

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Centralizador QUICKshot  - Câmara da Mola a Gás 

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Arruela Centralizadora da Haste da Mola a Gás

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Arruela Centralizadora da Haste dentro do Êmbolo. Nota do autor: na foto, utilizamos um êmbolo original Gamo, compatível com a linha B19

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Comentário: é de conhecimento dos atiradores que tem o hábito de customizar as suas carabinas que a grande maioria dos êmbolos originais necessitam utilizar a arruela centralizadora da haste pois não há furo no êmbolo para tal.

Êmbolo Original Linha Gamo 

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Com ferramentas específicas (torno mecânico, furadeira de bancada, broca de centro, máquina de solda), é possível efetuar tal furo.

É de meu conhecimento 3 técnicas 

1) - efetuar um furo  final de 8mm (com auxilio de broca de centro) passante, da extremidade onde encaixa o retentor. Tamponar parcialmente este furo com  tarugo cônico de diâmetro ligeiramente superior a 8mm e solda e efetuar o faceamento em torno mecânico.

2) - efetuar um furo passante de 4,5mm / 5,5mm (com auxílio de broca de centro), utilizando-se um macho e 5mm / 6mm  e um escariador abrir rosca para rosquear um parafuso cabeça cônica M5 / M6 com aplicação de trava rosca alto torque

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Com auxílio de um broca aço rápido longa 8mm / 8,1mm longa abrir o furo pelo lado interno

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Resultado obtido com furadeira de bancada (quando executada em torno mecânico, o resultado é melhor).

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A profundidade do furo deve ultrapassar a ponta cônica da broca em torno de 5mm para que a ponta da haste da mola a gás fique bem encaixada.

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3 - Vamos agora ao "Pulo do Gato"

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Uso de "JIG" para efetuar um único furo pelo lado interno, utilizando-se uma broca de aço rápido 8mm / 8,1mm longa

Esta ferramenta "JIG" foi confeccionada em torno mecânico utilizando-se o eixo do mecanismo de lavadora Brastemp / Consul que tive que substituir na lavadora da minha filha (haste preta)  o eixo cromado das fotos abaixo são da lavadora Brastemp aqui de casa que também teve o mecanismo trocado.

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Furo passante de 8mm / 8,1mm

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Teste de passagem da haste da mola a gás na JIG

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O diâmetro exteno da JIG é 20mm, a folga dentro do êmbolo é retirada utilizando fita isolante 

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Êmbolo com a JIG e Broca Aço Rápido 8,1mm

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O furo final do êmbolo pode ser feito utilizando-se furadeira de bancada ou torno mecânico

Utilizamos torno mecânico (novo brinquedo ...)

A própria broca faz o papel do contra ponto e facilita a centralização do êmbolo para o aperto final na placa do torno

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Segurança em primeiro lugar. Uso de óculos de segurança

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Resultado Final

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Haste da Mola a Gás encaixada no furo 

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Instalação da Mola a Gás MG270 

Pré compressão - 8mm

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Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG270 50 kgf Êmbolo e Retentor Originais

1859118380_26a-MolaaGsQUICKshotMG27050kgf.JPG.8025fc902db1acf74b78e8bf19eeaf31.JPG

268661897_40-ChronyTestCBCB1955mmMG27050kgf.jpg.0950299d43c8d63cf57a30e655631896.jpg

Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG270 55 kgf Êmbolo e Retentor Originais

84664297_41a-MolaaGsMG27055kgf.JPG.9c2e77c483344c3ce18f69d993dccd09.JPG

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Chrony Test Mola a Gás QUICKshot MG270 60 kgf Êmbolo e Retentor Originais

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Quadro Comparativo Mola Helicoidal versus Molas a Gás QUICKshot MG270 com Êmbolo e Retentor Originais

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O teste com a Mola a Gás MG260 60kgf acarretou o desgaste do inserto anti raspagem e a consequentemente ocorreu raspagem da alavanca de armar contra o cilindro.

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Teste do novo retentor QUICKshot

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Chrony Test Mola Helicoidal com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot

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Chrony Test Mola a Gás MG270 50kgf  com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot

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Chrony Test Mola a Gás MG270 55kgf  com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot

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Quadro Comparativo Mola Helicoidal versus Molas a Gás QUICKshot MG270 com Êmbolo Original e Retentor QUICKshot

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Retentor Original versus Retentor QUICKshot

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:scooter::sword:

Editado por Alberto José
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Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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  • 11 months later...
Em 07/06/2019 em 23:17, Alberto José disse:

Tópico concluído - Retentor Original versus Retentor QUICKshot (nova linha e novo lubrificante)

Boa Tarde Sr. Alberto José

Muito Obrigado pela orientação e a boa vontade do Sr., foi muito proveitoso assistir as imagens e videos postados, e  por quem tem experiencia no assunto, isso evita muito erro e contratempo, e porque não dizer gastos  de dinheiro que podem ser evitado, meu muito Obrigado. 

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