Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Troca de técnicas para trabalhar o ponto de fusão do chumbo


Pincipi

Posts Recomendados

Para situações de querer derreter chumbo, seja para fabricar sua própria munição ou para desentupir um cano, abro este post para a troca de ideias e técnicas para trabalhar o ponto de fusão do chumbo.

A primeira vez que fiz isso eu tinha 13 anos e usei uma espiriteira elétrica (minha mãe usava para derreter cera de depilação), uma coisa com resistência elétrica e uma latinha, consegui derreter chumbinhos usados e fiz um bloco de chumbo.

Depois de 40 anos resolvi brincar de novo e usei um ferro de solda regulado em 480 graus:

1.jpg.24a260e8db9f7bdae03a856ab0d5fc6b.jpg

Depois usei o soprador térmico também ajustado em 480 graus:

2.jpg.6284e13449ed5f2ef69e05d18f3ec351.jpg

Achei interessante discutir o assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sabia que é possível derreter o chumbo usando um soprador térmico.

No caso do projéteis amassados pelo tiro, as vezes ficam com resíduos do material impactado (papel, reboco, lasca de madeira, etc).

Na fusão, esses materiais se separam naturalmente do chumbo (boiam/queimam), ou se incorporam na material fundido?

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O soprador térmico que usei é daqueles de estação de retrabalho (eletrônica) mas, acho que também dá com o soprador térmico de boca mais larga, daqueles usados para descamar tinta ou moldar canos.

Na primeira experiência que tive, notei que as impurezas ficam na parte de cima da sopa de chumbo, as partes oxidadas e o carvão preto dos restos de papel ficam boiando com uma cor mais escura e o fundo fica bem brilhante com cara de chumbo novo. Depois de esfriar esse resíduo de cima vira um pó ou fuligem que se desmancha na mão.

Eu acredito que alguma impureza acaba incorporando.

Se observar nos detalhes das fotos acima, onde derreti o chumbo já encravado na madeira, vai notar que é meio parcial o derretimento, acho que para derreter bem precisa de mais calor.

Tem uns vídeos divertidos na internet:

Dá para ver que a parte de cima fica feia e na parte de baixo sai ele bunitinho e brilhante.

Até pensei em projetar uma metralhadora que dispara o chumbo derretido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rs rs rs ... vídeo bem interessante! Parece ser uma boa maneira de produzir bagos para recarga de cartuchos...

Metralhadora que dispara chumbo derretido? Isso sim que é mandar "chumbo quente" no alvo. rs rs rs

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Revendo conceitos, acima eu usei um chumbo encravado na madeira, removi ele e coloquei num cadinho:

cadinho.jpg.bad0fcd5b2184e296c9d3b81ecef7459.jpg

Usei a ponta mais fina do soprador térmico, regulado no máximo em 480 Graus, depois tentei com o ferro de solda também em 480 Graus:

cadinho2.jpg.4a922fca55b4d90e9e82fad66b1961a8.jpg

Nada, sem chance, foram dez minutos em cada e o máximo que consegui foi esquentar o cadinho, não consegui nenhuma deformação no chumbo.

Com o chumbo encravado na madeira eu consegui deformar, já ele solto no cadinho de derreter ouro não deu certo.

Conclusões lógicas que posso chegar; ferro de solda e soprador térmico podem ajudar de alguma forma na remoção de chumbo encravado na entrada ou na saída de um cano entretanto, não servem na prática para derreter e trabalhar o chumbo a ponto de fazer um lingote ou um projétil.

Mito ou verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando com a nova tentativa agora com uma lente de aumento no sol forte, entre 10 e 14 horas sem nuvens no céu de Pinhalzinho/SP aonde não tem poluição e nem prédios para fazer sombra:

3.jpg.c74c0a81c0e398863570c97f36ba5878.jpg

Usei como base uma fritadeira pequena de ferro fundido da fundição alfa que custou R$ 13,90 na (editado), pré-aquecida no sol e uma lente de aumento da China que já tinha.

Principio da convergência:

sol.jpg.c06ee137b7a95dc57683d337c2c2090a.jpg

Consegui fazer um fio de fumaça e aquecer o resto do chumbinho Tupy já utilizado a ponto de queimar os dedos ao toque:

tupysol.jpg.d6fcb99e5d8cc4570693a348352cf54d.jpg

Foram minutos de tentativas para achar o foco perfeito e segurar o máximo possível, no detalhe o resultado nas partes amareladas, furos minúsculos.

Conclusões:

1- A fritadeira de ferro fundido aquecida pelo sol consegue fritar um ovo, demora um pouco mas, consegue chegar no ponto.

2- A lente de aumento convergente no sol não consegue derreter uma quantidade suficiente de chumbo. Talvez com uma lente maior ou um furo na camada de ozônio dê certo.

Observação: O chumbo sem sujeira ou na aparência metálica de espelho reflete a luz sem fazer o furo entretanto, aquece bastante.

 

Editado por Pincipi
Remover link de loja não parceira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Repeti a experiência do soprador da estação de retrabalho em solda, no cadinho adaptado, desta vez usando um termômetro digital, daqueles que se aponta um laser e ele dá a temperatura, a medida máxima que consegui foi 214 graus centigrados na boca de saída e 119 graus no chumbo. Inclusive tentei com uma fina lâmina de chumbo amassado na esperança de assim derreter mais fácil e nada feito. Também variei velocidades de fluxo do ar e tamanhos diferentes de bocais. Troquei o chumbo por um pedaço de solda e também não derreteu. Tem alguma coisa que estou fazendo errado e não sei o que é. Por enquanto, a conclusão é de que esta técnica não atinge a temperatura de fusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitória! Aprovado o cadinho elétrico, é perfeito para derreter chumbo:

cadinho.jpg.70ef7528a0a2d39283001a31cb3723dc.jpg

Em questão de dois ou três minutos faz a fumaça e derrete. Fiz várias barras, no começo foi difícil porque não sabia como o chumbo derretido se comportava, depois, peguei o jeito e as barras saíram quase perfeitas. Lembrando que deve ser em local arejado por causa da emissão de gases tóxicos.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante