Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

POTÊNCIA E COEFICIENTE BALÍSTICO


Macedo

Posts Recomendados

Já dissemos exaustivamente que o CB é responsável pelo desempenho dos projéteis e por isso deve ser sempre considerado, se o objetivo for atirar a alcances superiores a 30 metros.

Mas, é difícil conhecer o CB do chumbinho para cada arma, visto que ele varia conforme a velocidade, e nas indicações dos fabricantes (quando indicam) não informam a velocidade que o CB foi obtido.

Por isso, após décadas estudando balística, cheguei aos cálculos que determinam com a maior aproximação possível o CB dos chumbinhos de cabeça redonda (dome head) e de ponta arredondada (round nose), a partir de suas dimensões e suas variações com as velocidades.

Os cálculos e experimentos práticos demonstram que o CB mais alto para os chumbinhos estudados é obtido com velocidade em torno de 305 m/s.

A partir dessa velocidade o CB cai drasticamente e podemos prever que isso ocorre devido ao aumento significativo do arrasto aerodinâmico e também porque o chumbinho adentra a faixa acima de 90% da velocidade do som, onde começa a zona de turbulência.

Até então sabíamos que devido à turbulência, a precisão era prejudicada, mas agora podemos também concluir que a turbulência é um dos fatores, sendo o outro fator, a queda brusca do CB, que resulta em queda também brusca da velocidade e da energia e aumenta também o desvio devido ao vento.

Mas, muitos gostam de armas de pressão mais potentes, que realmente tem suas vantagens, principalmente se forem PCP, porém, é importante usar chumbinhos pesados que não ultrapassem 305 m/s.

Outro ponto importante a ser considerado é que armas PCP ganham energia com chumbinhos mais pesados, enquanto que as Springers perdem, embora esse ganho ou perda varie entre 8% e 15%, na maioria dos casos.

Como a energia é resultado do peso e da velocidade do projétil e o CB varia conforme a velocidade, a escolha do chumbinho mais adequado para tiros de precisão a longo alcance, como na prática de Field Target, por exemplo, deve considerar esses fatores.

É óbvio que os atiradores de Field Target experimentam vários chumbinhos e adotam o que apresenta melhor desempenho quanto à precisão, mas é sempre bom conhecer o porquê de certos chumbos serem melhores ou piores.

O título deste texto é 'Potência e Coeficiente Balístico', então vamos procurar entender o que acontece.

Nos experimentos e cálculos, verificamos que o CB varia em torno de 5% para a variação da velocidade em 10 m/s.

Isso significa que um chumbinho disparado a 220 m/s apresenta CB 10% mais alto do que um chumbinho idêntico disparado a 200 m/s. Isso favorece a eficiência das armas mais potentes.

No entanto, na maioria dos casos, o CB mais alto é conseguido com chumbinho mais pesado para o mesmo calibre e formato, e como dissemos, as armas PCP se beneficiam de chumbinhos mais pesados e assim acrescentam o ganho do CB, se tornando mais eficientes nos alcances mais longos.

As armas de pressão Springers perdem velocidade inicial com chumbinhos mais pesados, também considerando o mesmo calibre e formato, ou seja, de modo geral (sempre há exceções) o chumbinho mais pesado, com CB mais alto, tende a deixar o cano da arma com velocidade mais baixa e menos energia do que o chumbinho mais leve, com CB mais baixo.

Como exemplo hipotético, uma carabina springer que dispara um chumbo mais leve de CB mais baixo com energia de 20 Joules pode disparar um chumbinho mais pesado de CB mais alto, com 18 Joules.

A primeira impressão, é que nesse caso, se tem vantagem em utilizar chumbinho mais leve, afinal a energia inicial é mais alta e com isso, também a velocidade inicial é mais alta.

Contudo, o arrasto aerodinâmico também aumenta com o aumento da velocidade, ou seja, o chumbinho mais rápido enfrenta maior resistência do ar.

Como o arrasto aerodinâmico aumenta de forma exponencial em relação à velocidade, para 10% de aumento da velocidade se tem 33% de aumento do arrasto.

Então, no exemplo dado, o chumbinho mais pesado de CB mais alto enfrenta menor resistência do ar ao ter a velocidade mais baixa e se beneficia do CB mais alto, retendo mais energia durante o percurso e atingindo o alvo com mais força. Ou seja, não devemos considerar apenas a velocidade inicial.

Porém, a faixa de energia da arma de pressão limita o peso do chumbinho a ser utilizado, ou seja, se o peso do chumbinho for excessivo para a energia da arma, ela acaba sendo ineficiente. Assim, é preciso considerar o peso máximo do chumbinho admissível para a a arma, conforme a sua faixa de potência.

É nesse ponto que as armas mais potentes apresentam melhor desempenho, pois permitem a utilização dos chumbinhos mais pesados para o seu calibre e assim se beneficiam mais do CB, ao dispararem chumbinhos mais pesados com velocidades mais altas.

Concluindo, o mito de que armas potentes não tem precisão é derrubado ao considerarmos o uso do chumbinho adequado à energia produzida pela arma.

De modo geral, dizemos para usar chumbinhos mais pesados em armas mais potentes. Os motivos estão expostos neste texto.

Quanto à escolha das armas mais potentes, se tratando de springers, é preciso considerar os seus pontos negativos, que são o maior esforço para engatilhar e o recuo também maior, que exige mais habilidade do atirador nos tiros de precisão, além de lunetas mais resistentes e, portanto, mais caras, para quem as utiliza. 
PCP é outro universo e se tratando de energia acima de 30 Joules, o calibre 5,5 mm é sempre melhor.

OBS.:
Apesar dos preços abusivamente altos das armas de pressão e acessórios no Brasil, ainda temos um ponto positivo que é a não limitação da energia, que nos permite um campo mais amplo de estudos.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria

image.png

  • +1 2

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante