Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Cometa 220 5,5mm – Review – 2000 disparos


andersongarciabr

Posts Recomendados

Minha Cometa 220 finalmente chegou aos 2000 disparos. Raramente faço algum comentário ou analise de qualquer equipamento meu antes dessa faixa de uso, já que as coisas podem mudar durante o processo de amaciamento, e também, estamos “empolgados” com a arma nova e podemos não ser imparciais como deveríamos nessa fase. Hoje minha “Cometinha” não é mais a carabina “nova”, mas confesso que gosto cada vez mais dela, treino a treino, dia a dia.

1)      Desempenho: vou começar pelo que importa: a arma entrega!!!! Minha Cometa 220 esnobou os tradicionais JSB e casou com os H&N Sniper Light. A 10 metros agrupa um furo de mais ou menos 8 mm ctc. A 25 metros agrupa 12 mm ctc. Meia polegada com bastante tranquilidade. Esse desempenho inclusive é equivalente a minha outra arma, uma PCP Coyote da GAMO, que com o Baracuda 4,50 e 4,51 tem feito os mesmos 12mm ctc. Se temos uma carabina gas ram entregando o mesmo que PCP podemos afirmar que o desempenho é excelente.  A 50 metros nunca medi grupos. Essa cabina uso com mira aberta, os grupos foram medidos com luneta apenas para escolha do melhor chumbo. Acerta latas sem maiores dificuldades aos 50, alias, tem um vídeo do Charles Dias dessa carabina mostrando que o desempenho ao atirar em latas de 10 a 50 metros é muito bom. A minha carabina desempenha igualmente a testada no vídeo.

2)      Velocidade e potencia: Quando efetuei o string dessa carabina, ficou abaixo de 10 fps de spread, com potencia na casa de 12,5 joules. Julguei o resultado excelente, acredito que seja isso o responsável pelos ótimos grupos a 25 metros.

3)      Acabamento: o acabamento das Cometas é aquilo que já falei: Padrão China! Essas espanholas atiram como alemãs mas se vestem de chinesas!!!! Coronha plástica básica, muzzle horroroso, parafusos de qualidade equivalente a qualquer BAM. Por outro lado a tecla de gatilho/trava são de metal, cano e câmara bem acabados. Oxidação é nota 7. Não é um primor, mas se bem cuidada, limpa a cada uso, não deve dar problema. Alias, o muzzle horroroso tem uma vantagem: você não encosta no cano para nada, reduz chance de problemas. A oxidação da minha esta como nova, mas limpo a cada sessão de tiro.

4)      Miras: eu gosto das miras da Cometa. São de “prastico” mas são boas!!! A massa é de fibra ótica vermelha, acho bem fina e fácil de enxergar. Num dia ensolarado parece que acende!!! A alça tem fibra verde e igualmente boa, porem, não tem um clique muito definido para regulagem vertical. Confesso que confiro a regulagem a cada sessão de tiro. Nunca esta diferente, mas não confio.

5)      Gatilho: nunca medi o peso do meu gatilho, mas por experiência, diria que esta por volta de 4 libras, ou 1,8 quilos. Peso de gatilho é uma coisa estranha, alguns gostam muito leves, outros nem tanto. Eu não atiro apoiado, sempre em pé, então gatilho “cabelinho” não é minha preferencia. Para mim, de 2 a 4 libras, ou de 800 gramas a 2 quilos é meu peso favorito. Alem disso, o primeiro estagio tem tamanho ideal e nenhum arrasto. O Segundo estagio dispara sempre igual, no mesmo lugar. Eu gosto do gatilho dessa arma!

6)      Elefante na sala: Gas ram Rossi!!! Quando comprei essa arma, não sabia da fama do gas ram Rossi. Honestamente, só fui saber dela la pelo milésimo disparo. Felizmente para os brasucas, carne de primeira para churrasco, mulher bonita e gas ram de qualidade tem de sobra por aqui!!!!! Nunca deu problema. Pode nunca dar problema. Pode dar problema semana que vem. Compro uma peça de reposição da Elite ou equivalente e a vida segue. Não achei, nem acho isso um grande problema. Se der pau dentro da garantia, só acionar a fabrica. Se der pau fora da garantia, só comprar um gas ram por “merreca” em qualquer parceiro do fórum. Até aqui, o desempenho é excelente. Consigo entender porque a mola esta caindo em desuso. Arma da muito menos tranco, é muito menos “hold sensitive” e agrupa demais sem judiar das lunetas para quem usa.

Resumo: é uma arma excelente que vale o investimento. É uma pena que praticamente não exista nova para venda nas lojas. Suspeito que os donos sabem bem o que tem em mãos, porque não vejo anuncio dessas armas usadas quase nunca!!!!

Não tem os polêmicos blocos de polímero da Gamo, não precisa de nada para funcionar bem, além da escolha adequada de chumbos e regulagem da mira.  

Excelente aquisição!!!!

  • Like 2
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa

É o primeiro review que leio sem fotos.

E ficou muito bom.

Objetivo e conciso com a peculiar característica de versar sobre uma carabina usada.

Sugestão: na próxima carabina faça o "antes e o depois" dos dois mil disparos e, posta ai umas fotos destes agrupamentos (para matar nossa curiosidade). :thumbup:

Abs

Editado por Aurélio

_________

Aurélio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo review! Muito bem detalhado! Não é atoa que tenho  duas 220. ? Abraço.

Editado por Diegors

Cometa 220 4,5mm + Gamo 4x32 WR

Cometa 220 4,5mm gás ram Rossi 50kg

Weihrauch HW30S 4,5mm 

CBC Jade Mais Nitro 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante