Alberto José Postado Fevereiro 11, 2019 Share Postado Fevereiro 11, 2019 (editado) Pessoal, após assistir alguns vídeos no Youtube sobre como instalar mola a gás na carabina CBC B12 e assemelhadas, decidi elaborar este tópico. Em linhas gerais, a instalação de mola a gás na carabina B12, exige as seguintes modificações: - substituição do êmbolo original, por um êmbolo retificado da B19 ou um da linha Gamo (Big Cat, CFR, CFX); - substituição da caixa de gatilho original por caixa de gatilho da B19 ou caixa de gatilho Gamo ATS/SAT de modo que permita o engatilhamento do êmbolo da linha B19 / Gamo; - retificação (recorte) no cilindro da carabina para compatibilizar o cilindro com uma das caixas de gatilho acima citadas. Algumas instalações exigem trabalho de solda do parafuso da coronha (peça B12-00-8 código CBC 10006428) no cilindro da carabina; - modificação na coronha original para que o conjunto caixa de gatilho / cilindro possa ser encaixada e aparafusada adequadamente ou substituição da coronha por uma existente no mercado de reposição e os ajustes para necessários. O ideal seria confeccionar uma nova coronha customizada . De antemão, descartei a opção que exige qualquer trabalho de solda, pois não tenho equipamento adequado para tal. Neste tutorial, utilizamos as seguintes peças e ferramentas de fácil acesso. Peças utilizadas - conjunto mecânico da carabina CBC B12-6 4,5mm (na realidade comprei um novo cilindro para elaborar este tutorial); - detente do cano CBC B12 (Código CBC 10006415) - item necessário pois utilizei um cilindro de reposição - êmbolo da Gamo Big Cat; - retentor Quickshot para Gamo - molas a gás Quickshot MG182, MG230 ou MG260; - caixa de gatilho Gamo SAT (lâmina cinza) ou Gamo ATS (lâmina preta); - lâmina de gatilho Quickshot para Gamo ATS MK2 dois estágios; - coronha de madeira da carabina Fiora; - porca garra M6 - guarda mato da carabina CBC GII (Código CBC 10000025); - parafuso dianteiro do guarda mato CBC GII (Código CBC 10000045); - parafuso traseiro da coronha CBC GII (Código CBC 10000165). Ferramentas utilizadas - torno de bancada (morsa); - Dremel SAW-MAX com disco de corte DSM510; - óculos de segurança; - lima chata mursa; - lima quadrada bastarda 6’; - arco de serra e serra para metal (Starret bimetal unique BS1232); - lixa d’água 400 e 1200; - furadeira manual elétrica; - broca chata 19mm ou ¾’; - brocas diversas para madeira 2 a 6,5mm; - formão ¼’ ‘e ½’; - grosa meia cana; - lixa para madeira 120 e 180; - rolo de fita crepe ou de fita isolante para demarcação das linhas de corte no êmbolo e no cilindro; - durepoxi Êmbolo Gamo utilizado Peso original - 142 gramas Medidas da Janela de Engatilhamento Original Usei a opção de recortar o êmbolo original no lado oposto da janela de engatilhamento. Para tal, efetuei marcação com a fita crepe, a partir da Linha de Centro (LC), 4,5mm para cada lado, assim a diferença pode ser ajustada através do uso de lima. Lado Original (oposto às marcações) O mesmo procedimento de marcação com fita crepe foi utilizado para o recorte da janela de engatilhamento, aqui usei o arco de serra manual (corte ortogonal e corte a 45 graus) e depois ajuste final com o uso da borda da lima mursa. Medidas finais do êmbolo retificado Abertura guia da sapata da alavanca de armar - 54,5mm Janela de engatilhamento Peso do êmbolo retificado – 132 gramas (o êmbolo original da CBC B12 pesa mais de 200 gramas devido a existência do pino central de engatilhamento) Nota do autor: após a retífica, o êmbolo foi polido com lixa d'água 2000 Peso do retentor Quickshot (aproximadamente 2 gramas) Peso do Êmbolo Original da CBC B12 sem retentor - 203 gramas Cilindro CBC B12 para instalação de caxia de gatilho Gamo SAT/ATS Medidas do recorte do cilindro O mesmo procedimento de marcação com fita crepe foi utilizado para o recorte do cilindro com o disco de corte e ajuste final com o uso da borda da lima bastarda e da lima mursa. Cilindro retificado Caixa de gatilho SAT com Lâmina Quickshot MK2 (dois estágios) Cilindro B12 retificado e com caixa de gatilho SAT Nota do autor: optei por não aumentar o diâmetro do furo de passagem do pino trava da caixa de gatilho, para manter a opção do uso do êmbolo e a caixa de gatilho originais (engatilhamento através do guia de mola do êmbolo original) Cilindro B12 retificado e com caixa de gatilho original Diâmetro do pino trava Cilindro B12 (5mm) versus diâmetro do furo da Caixa de Gatilho SAT Pino da Caixa de Gatilho SAT com furo para o pino trava original da B12 confeccionado com pedaço de guia de mola (polímero) Caixa de Gatilho SAT com pino trava original da B12 Molas a gás MG230 (45 kgf) e MG260 (30kgf) Pré compressão MG230 – 39mm Pré compressão MG 260 – 69mm Deslocamento do êmbolo da Gamo na carabina B12 Deslocamento do êmbolo - 48mm Volume da câmara de compressão da CBC B12 com êmbolo Gamo (alongado) V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,5 cm deslocamento do êmbolo = 4,8cm V = 23,6 cm3 89% do volume original Volume da câmara de compressão da CBC B12 com êmbolo Original V = [(Pi x D2) /4] x deslocamento do êmbolo D = 2,5 cm deslocamento do êmbolo = 5,4cm V = 26,5 cm3 Mais detalhes podem ser vistos no tópico abaixo: Ajuste da coronha Fiora Considero esta a parte mais complicada, pois não tenho prática no uso de formão, mas o resultado foi digamos satisfatório. Aqui não tem medidas, é desbastar, testar o encaixe e assim sucessivamente até conseguir o resultado desejado. Resultado Final Peso da carabina - 2756 gramas Vista lateral do guarda mato Nota do autor: com a lâmina original SAT, não é possível disparar a carabina pois a lâmina SAT/ATS devido a sua curvatura mais acentuada, encosta no guarda mato e não atinge o curso necessário ao disparo. Vista inferior do guarda mato Vista inferior da coronha Parafuso lateral de fixação da coronha (os furos originais foram fechados com durepóxi) Nota do autor: os furos para a fixação lateral da coronha só devem ser feitos após todos os outros ajustes da coronha serem realizados. As marcações da posição destes furos foram feitas com a mecânica da carabina parafusada na coronha pelo parafuso traseiro (guarda mato). Cano "quebrado" Carabina engatilhada Ângulo do cano com a carabina engatilhada Ângulo de 75 graus Vista superior da culatra (aqui ficou meia boca) Vista lateral da culatra Tampa "provisória" ?! de fechamento da culatra Talvez a tampa da culatra da Rossi Dione antiga (Rossinha) dê certo. Diâmetro do cilindro da Rossi Dione anos 60/70 - 29,05mm Tampa da culatra da Rossi Dione 60/70 Não vale a pena, teria que cortar a tampa (relíquia) para passar a caixa de gatilho, somente por questão de estética . Diâmetro externo do cilindro da carabina B12 - 30 mm Coronha vista superior Para prover maior resistência mecânica, instalei uma porca garra M6 É necessário retirar os fios de rosca com o uso de uma broca de aço rápido 6 mm Porca Garra M6 na Coronha - Vista Superior Porca Garra M6 na Coronha - Vista Inferior Nota do autor: analisando o resultado, para quem tem mãos grandes, o ideal é avançar o conjunto mecânico (tem espaço de sobra) e confeccionar um calço para suportar a caixa de gatilho. Não haveria necessidade de furar o "pistol grip" da coronha Assim, facilita sobremaneira adaptar uma tampa no cilindro da carabina Tampa da Culatra da Carabina QGK Black Diamond Devido a tampa da caixa de gatilho ATS/SAT, o encaixe não é perfeito É necessário efetuar um pequeno recorte Resultado Final Vista inferior Vista lateral esquerda Vista superior ( a tampa não interfere com o trilho) Chrony Test Molas a Gás Quickshot MG 230 e MG260 Nota do autor: optamos por não amputar as hastes das molas a gás o que inutilizaria as molas para uso nas carabinas para as quais elas foram projetadas (MG230 AR+ B3-3 e similares e MG260 Gamo Big Cat 1000 e outras com gatilho ATS/SAT) Chumbos Rifle Round e Flathead Chrony Test mola a Gás Quickshot MG230 45 kgf Chrony Test mola a Gás Quickshot MG260 30 kgf Chrony Test mola a Gás Quickshot MG260 35 kgf Chrony Test mola a Gás Quickshot MG260 40 kgf Chrony Test mola a Gás Quickshot MG260 45 kgf Quadro Resumo B12 com Molas a Gás Quickshot MG260 e MG230 Instalação de Mola a Gás Quickshot MG182 40 kgf É necessário aumentar o "comprimento" da mola a gás MG182 para possibilitar a pré compressão. Para tal utilizaremos um calço provisório de tubo de PVC soldável (20 mm) com comprimento de 20 mm e uma moeda de 10 centavos dourada. Posição do calço de PVC e da moeda em relação a arruela centralizadora da haste da mola a gás Mola a Gás Quickshot MG182 - Pré compressão 10 mm Mola a gás Quickshot MG182 com a carabina B12 engatilhada Chrony Test mola a Gás Quickshot MG182 40 kgf CBC B12 com gatilho SAT, êmbolo Gamo Big Cat 1000 e Mola de Ação do Êmbolo B12-00-2 (Código CBC 10006402) Conjunto do Gatilho SAT com Guia de Mola Helicoidal Mola Helicoidal CBC B12 (peça de reposição - zero bala) Comprimento 190mm Conjunto Caixa Gatilho e Mola Helicoidal Pré compressão da Mola Helicoidal - 21mm Chrony Test CBC B12 com gatilho SAT, êmbolo Gamo Big Cat 1000 e Mola Helicoidal Chrony Test MHO com pré compressão de 21 mm MHO com pré compressão de 33 mm Espessura da moeda 10 centavos - 2 mm Calço 10 mm Pré compressão da Mola Helicoidal - 33 mm Chrony Test MHO com pré compressão de 33 mm MHO com pré compressão de 38 mm Calço 15 mm Chrony Test MHO com pré compressão de 38 mm Nota do autor: os valores de pré compressão acima são incorretos pois não levei em consideração o encolhimento da MHO (190 mm) zero bala. Após o teste com o calço de 35 mm, efetuei a medição do comprimento da MHO e resultou em 182 mm. Comprimento da MHO após teste com calço de 182 mm Devido a inexistência do pino central no êmbolo e do seu maior diâmetro interno (êmbolo Gamo Big Cat 1000), ocorre flambagem permanente da MH mais acentuada com este êmbolo o que também contribui no "encolhimento" da MH. Flambagem da MHO Optei então por "forçar o encolhimento e a flambagem" da MHO Calço de 30 mm + moeda 10 centavos (2 mm) Pré compressão inicial - 46 mm Manter a carabina B12 engatilhada por aproximadamente 30 minutos. Na foto abaixo é visível a flambagem da mola dentro do êmbolo. Pré compressão da MHO após 33 minutos engatilhada - 37 mm Comprimento da MHO "encolhida" Comprimento da MHO "encolhida" - 172 mm (90,5% do comprimento original) Chrony Test MHO "pré encolhida" Chrony Test MHO com pré compressão de 16 mm Chrony Test MHO com pré compressão de 21 mm Chrony Test MHO com pré compressão de 26 mm Chrony Test MHO com pré compressão de 31 mm Chrony Test MHO com pré compressão de 37 mm Quadro Resumo MHOPE e MG182 40 kgf - Pré compressão versus Velocidade Link do Tópico Tutorial – Instalação de Mola a Gás na carabina CBC B12 - Gatilho B19 Tópico concluído Editado Março 6, 2019 por Alberto José Inclusão do uso de Porca Garra na Coronha 1 2 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Aurélio Postado Fevereiro 12, 2019 Share Postado Fevereiro 12, 2019 Opa. Excelente tópico meu amigo, pois desmistifica a instalação do GR na B12, apresentando uma solução simples e acessível. Além disso, estávamos com saudades das suas postagens objetivas e didáticas. Parabéns e obrigado por compartilhar conosco. Abs Citar _________ Aurélio Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carlinhos Postado Fevereiro 12, 2019 Share Postado Fevereiro 12, 2019 Top o tópico. Estou bem inclinado a colocar gr na minha B12 tbm. Uma dúvida: teria como utilizar a coronha da b12 mesmo? Citar Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50 PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40 PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30 Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32 Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40 Norica Marvic Luxe 4,5mm CBC B12-6 4,5mm Artemis CP1 5,5mm Crosman 1377 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Fevereiro 12, 2019 Autor Share Postado Fevereiro 12, 2019 (editado) 16 minutos atrás, Carlinhos disse: Top o tópico. Estou bem inclinado a colocar gr na minha B12 tbm. Uma dúvida: teria como utilizar a coronha da b12 mesmo? A coronha original da B12-6 é vendida por mais de R$500,00, a coronha da Fiora custa em torno de R$150,00 + frete. Editado Fevereiro 13, 2019 por Alberto José Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Fevereiro 17, 2019 Autor Share Postado Fevereiro 17, 2019 Tópico Concluído Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rui Saiki Postado Agosto 20, 2019 Share Postado Agosto 20, 2019 Up Citar At 44 long 5,5mm At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão Evanix Brizzard S10 5,5mm Walther Dominator 1250 5,5mm S510 5,5mm BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão Theoben MKII -USA 5.5mm Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ... EV2 Air Arms 4.5mm Cometa Lynx 5.5 V5 Styer LG110 Hight Power 4,5mm HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Janeiro 11, 2020 Autor Share Postado Janeiro 11, 2020 (editado) Recebi esta MP e como de praxe, não respondo dúvidas via MP e sim através de tópicos,. Pode soar como "má vontade ou arrogância de minha parte" mas faço isto justamente para compartilhar dúvidas, soluções, etc e tal com todos os participantes do CA visando a troca de conhecimento. Vamos às dúvidas: 1 ) "Eu tenho uma B12 e o ponto fraco dela como você sabe é o gatilho. Eu gostaria de manter ela com mola, porém trocar o gatilho para o da B19 ou Gamo Vi alguns tópicos seu, mas não conseguir perceber se é possível isso, pois sempre você está trabalhando com gas ram." Resposta: recomendo da leitura do post inicial deste tópico até o seu final pois há fotos e teste em cronógrafo com gatilho SAT/ATS e mola helicoidal. Como são êmbolos "alongados", a diminuição do volume da câmara de compressão influencia sobremaneira na energia. 2) " Tem como usar algum êmbolo que seja só fazer a troca e a instalação do gatilho? Ou todos os êmbolos tem que mexer?" Resposta: é do meu conhecimento apenas dois êmbolos customizados por seus respectivos fabricantes para uso na CBC B-12 a saber: Elite Airguns (vendido somente Kit completo na ocasião em que efetuei a compra - não sei se ainda está disponível) e Dematek Airguns (Êmbolo Alongado - comprado no ML porém não encontrei retentores compatíveis com este êmbolo). Como ambos são êmbolos rotativos, cujo diâmetro interno é menor que o original, não é possível o uso de mola helicoidal original , talvez a mola helicoidal da CBC Jade Mais entre dentro destes embolos. É isso, e espero que tenha entendido a razão pela qual optei por não responder dúvidas através de MP. Editado Janeiro 11, 2020 por Alberto José 1 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EDUARDO K. YASUDA Postado Novembro 1, 2021 Share Postado Novembro 1, 2021 Muito bom . Fica a dúvida : - Não seria mais prático adaptar a coronha e o bloco da CBC B-19 / 14? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Novembro 2, 2021 Autor Share Postado Novembro 2, 2021 5 horas atrás, EDUARDO K. YASUDA disse: Muito bom . Fica a dúvida : - Não seria mais prático adaptar a coronha e o bloco da CBC B-19 / 14? A questão da praticidade depende dos recursos disponíveis: coronha B19 ($), ferramental (talvez uma tupia) e prática no uso do ferramental. É necessário diminuir o comprimento da telha em torno de uns 3,5cm e depois aumentar o comprimento do "rasgo" por onde passa a alavanca de armar (biela) de modo a permitir o basculamento necessário ao curso para que a carabina engatilhe, além de outros ajustes de medidas na telha para que o bloco do cano tenha espaço para o basculamento total do cano. Como se tratava de instalação para testes de desempenho, a adequação da coronha (uso de uma coronha Fiora, bem mais em conta), se limitou apenas a oferecer condições seguras para os testes. Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
EDUARDO K. YASUDA Postado Novembro 2, 2021 Share Postado Novembro 2, 2021 Não tenho experiência no assunto, mas vendo a customização da Elite/Evandro, com kit GR 35 da elite e bloco de gatilho da B-19, acredito que o mais complicado seria fazer a adaptação da parte traseira do cilindro (câmara) na coronha propriamente dita, mas muito menos complicado se não reutilizasse a porca (soldada) que trava a câmara pelo guarda mato da coronha da B-12 e utilizasse (após estudo/análise) do bloco do gatilho completo da B-19 (sem cortar a parte que é aparafusada em sua coronha). Não sei se consegui me explicar de forma compreensivel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Novembro 15, 2021 Autor Share Postado Novembro 15, 2021 Em 01/11/2021 em 22:26, EDUARDO K. YASUDA disse: Não tenho experiência no assunto, mas vendo a customização da Elite/Evandro, com kit GR 35 da elite e bloco de gatilho da B-19, acredito que o mais complicado seria fazer a adaptação da parte traseira do cilindro (câmara) na coronha propriamente dita, mas muito menos complicado se não reutilizasse a porca (soldada) que trava a câmara pelo guarda mato da coronha da B-12 e utilizasse (após estudo/análise) do bloco do gatilho completo da B-19 (sem cortar a parte que é aparafusada em sua coronha). Não sei se consegui me explicar de forma compreensivel. Creio que você não entendeu que seria necessário cortar a coronha da B19 para diminuir o tamanho de modo a ficar compatível com a mecânica da B12 (diminuir o comprimento da telha e um trabalho interno para que a abertura na parte inferior da telha da coronha de modo que o curso da alavanca de armar (biela) permita o basculamento do cano para armar a carabina. Muito complicado para quem tem não "galejo" com trabalhos em madeira. Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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