Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

TÓPICO JANEIRO/FEVEREIRO 2019 - Carabinas PCP são mesmo indispensáveis?


Posts Recomendados

Não é pq estou dando uma mão para o Eduardo Macedo com essa nova seção do CA que não posso participar, né?! 

Particularmente acho que essa hierarquia de armas de pressão não tem fundamento. Se falarmos de mola e gasram até existe verdade em dizer que em geral as armas com gasram são superiores às armas de mola, guardadas as excessões das top de linha de mola como HW e Air Arms, claro. Em armas médias o gasram faz uma grande diferença sim. Mas acho que PCP é outra categoria e não dá para fazer uma comparação justa. Mesma coisa dos calibres 4,5 e 5,5 ... Cada um tem suas peculiaridades, prós e contras. Partindo disso não creio que mola/gasram impedem a evolução do atirador e muito menos que ter uma PCP é indispensável. PCP é coisa recente no tiro de pressão que tem mais de um século. Não vou longe ao ponto de afirmar que as PCP acostumaram mal muitos atiradores e tal. Conheço muitos atiradores muito bons mesmo com suas armas de mola e gasram que não sentem a mínima necessidade ou vontade de ter uma PCP, principalmente pela questão do investimento alto a ser feito e da menor praticidade no transporte e uso. Eu mesmo uso muito mais armas de mola/gasram do que minha PCP, que reservo para os domingo quando vou ao clube de tiro de carro levando toda a trabalha necessária (só o cilindro S80 já é um trambolho).

  • Like 1
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá. Gostaria de contribuir também com a discussão. Iniciei no tiro esportivo por curiosidade. Comprei minha primeira carabina sem qualquer estudo ou informação. Depois de adquirir, comecei a pesquisar e vi que a carabina que tinha escolhido não servia para o meu propósito. Era uma carabina de gás ram, muito potente para a área que disponho para a prática, além do barulho, parecia arma de fogo. Vendi a carabina e comprei uma pistola zoraki. Menos barulho, me divirto muito com ela. Depois vieram a cometa 220, fênix 400 e New fênix. Duas no gás ram e uma na mola. Adoro todas elas. Não vejo tanta diferença assim entre a de mola e gás ram. Faço ótimod agrupamentos na área que disponho. Aí vieram as gamo. Uma cfx e uma SOCOM. A cfx está na mola, já a SOCOM coloquei um gás ram de 45kg, e a diferença foi impressionante. Os agrupamentos melhoraram muito. Recentemente fui agraciado na rifa com uma PCP. Ótima carabina, excelente agrupamento, porém as outras carabinas de mola ou gás ram, não ficam devendo nada para a PCP. Continuo atirando com todas as carabinas, e cada uma tem seu propósito. Não acho que a PCP seja indispensável, inclusive em algumas situações, ela é inadequada para o uso. 

  • Like 1

Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las.

Sêneca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso PCP para fazer grupos a 50 metros. Qual carabina de mola faz igual?

IMG_20190110_201928077.jpg

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão é unicamente de gosto...personalíssima...

Eu possuo tanto mola quanto pcp e são categorias diferentes, não dá para comparar...

Para mim PCP é indispensável sim, há um custo maior, mais equipamento para levar, mas a precisão que elas entregam compensam tudo...



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Fx Impact x .22 + hawke sidewinder 6,5x20x44

FX Impact M3 .22 + Vectror Taurus 6x24x50 ffp

S410 .177 + vector marksman 10x44

Gunpower Stealth .22 + Discovery VTZ 3x12x40

HW 97k .177 + Hawke Vantage 4x12x40

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a questão não é de precisão ou fazer agrupamentos a 50 metros amigos, a referência ou questionamento ou ideia é de que carabinas pcp seriam a evolução natural das carabinas de mola ou GR, em se tratando dos atiradores, deixando de lado de que cada tipo de carabina se propõe a um objetivo, seria como andar de velocípede, bicicleta, moto e assim por diante, na minha modesta opinião a evolução do atirador, e essa é a ideia central e primária do post, independe do tipo de carabina mola/GR/PCP e sim do seu treinamento e cumplicidade com a carabina seja ela qual for desde uma B12 até uma HW ou uma PR900 a uma Daystate e o mais importante é se divertir e com segurança

 

  • Like 1

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor?

Acredito que não, até hoje nunca peguei uma PCP nas mãos mas apesar disto e de atirar muito pouco pois me falta um lugar adequado com pelo menos 25 metros me considero em constante evolução, comecei no esporte com uma b19 e apesar de ser uma b19 tornou-se uma excelente carabina depois de muitos ajustes (tenho ela até hoje). Depois veio a cometa fenix 400, depois de muitos testes consegui deixa-la mais docil e precisa, esta é a que menos atiro pois o calibre dela é o 5.5 e não me atrai tanto quanto o 4.5....depois veio as CFX 5.5 e 4.5, a 5.5 ja foi embora e a 4.5 ganhou novas irmas no mesmo calibre, por ultimo veio a HW 97k que apesar de se tratar de uma excelente carabina depois de 1 ano e muito monta e desmonta, testa isto e aquilo não consegui os resultados que consigo nas CFX 4.5 e foi emboraaaa...Hoje como estou atirando muito pouco mato minha lombriga montando e desmontando as CFX testando lubrificação, pistãos de pesos diferentes, Grs diferentes a fim de achar a VO e configuração ideal para cada uma delas....Acredito que o que busco seja uma carabina de mola com precisão e recuo de uma PCP kkkkkk, (testo minhas modificações aqui em casa em apenas 20 metros).

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor?
Acredito que não, até hoje nunca peguei uma PCP nas mãos mas apesar disto e de atirar muito pouco pois me falta um lugar adequado com pelo menos 25 metros me considero em constante evolução, comecei no esporte com uma b19 e apesar de ser uma b19 tornou-se uma excelente carabina depois de muitos ajustes (tenho ela até hoje). Depois veio a cometa fenix 400, depois de muitos testes consegui deixa-la mais docil e precisa, esta é a que menos atiro pois o calibre dela é o 5.5 e não me atrai tanto quanto o 4.5....depois veio as CFX 5.5 e 4.5, a 5.5 ja foi embora e a 4.5 ganhou novas irmas no mesmo calibre, por ultimo veio a HW 97k que apesar de se tratar de uma excelente carabina depois de 1 ano e muito monta e desmonta, testa isto e aquilo não consegui os resultados que consigo nas CFX 4.5 e foi emboraaaa...Hoje como estou atirando muito pouco mato minha lombriga montando e desmontando as CFX testando lubrificação, pistãos de pesos diferentes, Grs diferentes a fim de achar a VO e configuração ideal para cada uma delas....Acredito que o que busco seja uma carabina de mola com precisão e recuo de uma PCP kkkkkk, (testo minhas modificações aqui em casa em apenas 20 metros).
Precisão é arma olímpica...incrível

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu entendimento não passa de uma questão de gosto, justamente pelo desempenho das springers como a HW77/97, TX200, ProSport. São springers que depois de acertadas batem de frente com os resultados de uma PCP média e muitas vezes SUPERIOR a uma PCP de entrada nas mesmas distâncias.

O que vejo como vantagem nas PCP é o recúo praticamente inexistente, isso pra quem gosta de atirar com luneta não tem preço porque sabemos que não importa o investimento feito no conjunto carabina + luneta, se for springer mais hora menos hora a luneta vai abrir o bico. Não é uma questão de "se" e sim uma questão de "quando"...

Outro ponto que podemos salientar também é a praticidade no manuseio das PCP que não exige força como algumas springers de potência média / alta e magnum, assim esposas e filhos (pequenos) que geralmente não tem uma compleição física avantajada também podem participar da brincadeira sem exigir esforço físico e se concentrarem na técnica e nos resultados.

O caso springer versus PCP ao meu ver é similar ao caso da mola versus GR, ambos tem pontos positivos e negativos, vai do atirador avalia-los e escolher o que melhor se encaixa nos seus objetivos. :cheers:

  • Like 1

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Srs.

Carabinas PCP são mesmo indispensáveis?

Sim são indispensáveis!

Não concordo com o titulo do tópico, pois o conteúdo do tópico tenta discutir o obvio!

A PCP é a evolução das carabinas de pressão!

O atleta não para de evoluir seja se dedicando as carabinas de Mola Helicoidal e Gás RAM, ou com Carabinas PCP!

O Uso da Luneta sim está quase que obrigatário para que tem uma CPC, pois de quase nada valeria seu investimento, se não fosse para ter precisão em longas distancias, e apenas com Mira Aberta isso seria impossível Obs.(agrupamentos de 10mm em 50 metros por exemplo) 

Um simples exemplo que se trata de apenas evolução das carabinas nas provas olímpicas:

Antes, Diana 75, Feinwekebau 300!

Hoje Feinwekebau P800, Walter 400 e outras, será que os atletas de hoje estão mal acostumados?

Evaldo Lucena

 

Editado por Evaldo Lucena
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do propósito e do bolso do atirador.

Não vejo como evolução, acho categorias distintas para propósitos distintos, porém sou atirador meia boca e meu lance é só umas latinhas e me divertir, acho que o dia que o tiro se tornar algo chato demais, isso já quase aconteceu, eu largo o tiro de ar.

Toda arma tem seu propósito, seja de uma estilingue até uma 50mm, uma .50 por exemplo não agrupa 1cm em 50m, mas cumpre seu propósito, ficou chato demais esse lance de comparar carabina somente pelo que ela agrupa, eu por exemplo não curto carabinas FX Royale, sei que são top, agrupam bem etc, mas não curto carabina com 38363738 metros de comprimento se ainda tenho que levar um cilindro, pra isso levo a de mola então e me divirto igual.

É pessoal o lance, foi uma evolução de tecnologia? Sim.

É indispensável? Depende de você e somente de você, a minha opinião pouco importa.

  • Like 2

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que as limitações da quantidade de tiros por cilindro afasta alguns, os apetrechos: scuba, bombas, orings...etc encarece muito este mundo dos amantes de PCPs, eu enquanto não fizerem um cilindro com uma maior autonomia, vou ficando com as carabinas de mola, e sempre de olho nas PCPs.

Editado por Francisco Luiz Viana Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Doni700 disse:
Eu uso PCP para fazer grupos a 50 metros. Qual carabina de mola faz igual?
IMG_20190110_201928077.thumb.jpg.cabe894f5c11ca337577e8bdddb6ffd0.jpg

Adivinha que carabina foi essa?

5 tiros a 50m.
eef0902867c0b1c8e75717dba4aa55fe.jpg

Ou está a 25m 5 tiros em cada alvo
ec847be53507b24533de882e2d20451b.jpg

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

  • Like 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos
Gostaria de deixar meu ponto de vista... as carabinas de ar tem de se adequar as necessidades de cada atirador...eu disponho de um espaço de 20 metros e para mim uma carabina de mola com cano fixo me atende super bem...consigo agrupamentos excelentes Apesar das inúmeras qualidades que as pcps apresentam não me agrada muito a necessidade de ter de carregar um cilindro de ar e outro tanto de equipamentos para se efetuar a recarga. Outro aspecto q não gosto das pcps é a pressão de trabalho...ao meu ver os pequenos cilindros das pcps suportam elevadissima pressão e os fabricantes de pcps não são muito solicitos e nem mesmo é do interesse dos mesmos em informar quanto tempo ou quantas cargas um rifle é capaz de suportar...ao meu ver as pcps ainda carecem de uma certa regulação pois um cilindro cheio a 200...250...300 bar são verdadeiras bombas...se um cilindro de mergulho tem validade e há exigências quanto a segurança do mesmos...testes hidrostáticos feitos periodicamente...etc...as carabinas pcps, por hora, nada disso tem....e ao meu ver as carabinas pcps tb tem validade...se for usa-las com segurança e aplicando a mesma lógica dos cilindros de mergulho...este é um dos motivos principais q as carabinas pcps não me agradam

Enviado de meu GT-I8552B usando Tapatalk

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo agrupamento Marcos, eu pratico tiro esportivo com mira aberta, em pé, e alvos a 10m, dificilmente vejo atiradores de PCPs atirando sem apoio, sem luneta, com chumbos meia boca que nós pobres mortais da mola usamos, nossas carabinas não tem nem a constância e muito menos a precisão das PCPs, mais é muito prazeroso, o importante é se divertir, senta o dedo, e bons tiros.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo agrupamento Marcos, eu pratico tiro esportivo com mira aberta, em pé, e alvos a 10m, dificilmente vejo atiradores de PCPs atirando sem apoio, sem luneta, com chumbos meia boca que nós pobres mortais da mola usamos, nossas carabinas não tem nem a constância e muito menos a precisão das PCPs, mais é muito prazeroso, o importante é se divertir, senta o dedo, e bons tiros.
Estes tiros a 50 e 25m foi com uma cfx Royal 4,5mm.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk

  • Like 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico vai dar muitas paginas , mas acredito que essa pergunta vai muito do gosto de cada atirador !

mas na minha opinião , as pcp são sim superior as carabinas de molas, mas tem atirador que discorda e eu respeito a opinião de cada um !

eu tenho varias carabinas de molas e gosto muito de atirar com elas, me divirto muito,   mas cada uma tem seus pontos positivos e negativos , entre carabina de mola e pcp !

ai resta a cada atirador saber qual vai melhor se encaixar na sua necessidade ! eu particulamente desisti de luneta em carabinas de mola, mas na pcp já passa uma confiança em investir em uma luneta para brincar nos finais de semana. mas por isso que quero ter as duas modalidades de carabinas !

e respondendo a pergunta, indispensáveis mesmo pra min , são todas ! pcp , mola élicoidal, e gás ram ! gosto de atirar com cada uma , sentir a trelagem da mola elicoidal, a pancada do gás ram no final da câmara da carabina , e o conforto que a pcp tem no tiro !

bons tiros !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã posso mudar de ideia, mas hoje considero mais desafiador a prática do tiro com armas à mola gás ram e mira aberta. Acredito que mais para frente possa vir adquirir uma PCP, porém não considero uma escalada no tiro, e sim outra modalidade.

Editado por Alexandre Lessa
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em resposta ao tópico, acho que as PCPs não são indispensáveis. Na verdade, creio que a aplicação é o melhor critério para definição entre PCPs ou springs. Mesmo porque a aplicação vai definir qual PCP atenderá a aplicação desejada, e o custo da criança e seus periféricos.

Venho experimentando sucessivos downgrades desde minha entrada no tiro esportivo. Iniciei com springs, "evoluí" para as PCPs e agora "involuí" para as springs? 

Tenho a impressão de que alguns colegas confundem a evolução da arma com a evolução do atirador. De fato as PCPs ajudam na obtenção de melhores resultados por consequência de algumas características próprias delas, contudo, não acredito que promovam por si, o crescimento técnico de um atirador. Na verdade o que ocorre, diferente do que possa parecer, é que ela exige menos do atirador.

Essa é minha experiência, espero que seja útil.

Grande abraço a todos.

 

 

 

Editado por JamesGancho
  • Like 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Raufemann Fritz disse:

Depende do propósito e do bolso do atirador.

Não vejo como evolução, acho categorias distintas para propósitos distintos, porém sou atirador meia boca e meu lance é só umas latinhas e me divertir, acho que o dia que o tiro se tornar algo chato demais, isso já quase aconteceu, eu largo o tiro de ar.

Toda arma tem seu propósito, seja de uma estilingue até uma 50mm, uma .50 por exemplo não agrupa 1cm em 50m, mas cumpre seu propósito, ficou chato demais esse lance de comparar carabina somente pelo que ela agrupa, eu por exemplo não curto carabinas FX Royale, sei que são top, agrupam bem etc, mas não curto carabina com 38363738 metros de comprimento se ainda tenho que levar um cilindro, pra isso levo a de mola então e me divirto igual.

É pessoal o lance, foi uma evolução de tecnologia? Sim.

É indispensável? Depende de você e somente de você, a minha opinião pouco importa.

Concordo com a posição do Raufemann. Quando me meti a buscar uma PCP pra competir e ter que ficar medindo e pesando chumbo o tiro esportivo virou um fardo e não um hobby.
Uma PCP pra mim hoje é dispensável pelo tiro que busco, que n passa de atirar em cilindros de co2 vazios ou garrafinhas de refri 200ml.

Agora se o objetivo do atirador é extrema precisão tem diversas PCPs de R$10.000,00 ou mais, se é isso que o atirador procura. 

Inclusive estou me desfazendo das armas que tenho pra ficar só com a CFX pq as outras já não me dão mais diversão, a vida já é problemática demais pro tiro virar mais um deles.

  • Like 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha modesta contribuição:

Não acho que PCP seja indispensável para mim.

Minha CFX é mais que suficiente para um novato no tiro de ar como eu.

Assim como o Giovani comentou no post acima, faço uso do tiro de ar como lazer.

Se eventualmente a precisão viesse a se tornar uma obsessão para mim,  perderia o sentido atirar enquanto diversão.

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2019 em 19:07, Doni700 disse:

Eu uso PCP para fazer grupos a 50 metros. Qual carabina de mola faz igual?

IMG_20190110_201928077.jpg

 

Em 18/01/2019 em 15:58, marco disse:

Adivinha que carabina foi essa?

5 tiros a 50m.
eef0902867c0b1c8e75717dba4aa55fe.jpg

Ou está a 25m 5 tiros em cada alvo
ec847be53507b24533de882e2d20451b.jpg

Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
 

 

 

Respondendo aos dois colegas ai a cima:

 

Minha AA Prosport faz porem vou ser honesto sem vento algum e com uma potência bem inferior a uma PCP,  e é ai que entra a diferença entre uma PCP bem equilibrada com armas de mola, pcp faz agrupamentos bem mais fechados integrando bem mais potência que uma de mola consiga fazer, as de mola tem um limite de potência se ultrapassar mais que 18 joules duvido o cara conseguir agrupar na mola a 50mts como uma PCP(lembrando que a de mola tem de estar bem equilibrada) que entrega 35 ou mais joules. Simples assim a diferanção entre PCP e Mola esta ai!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo depende, se o cara quer manter precisão com uma boa potência vai de pcp, se não liga para potência e quer apenas precisão sofrendo muito mais com vento e conssequentimente dificultando um agrupamento a 50 metros ou mais vai de mola!

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comparo uma carabina com outra que tenha a mesma finalidade, existem muitas carabinas boas e para opção de tiro diferente, mas para tiros de 50 mts para frente infelizmente as de mola independente de ser helicoidal ou pneumática nunca vão se comparar com as pcps. Quanto a agrupar, sou bem metódico, carabina que não agrupa para mim não serve, independente de estar competindo ou divertindo. As carabinas de propulsão a mola chegaram no limite tecnológico , ficaram muito caras para serem produzidas enquanto as pcps vem no sentido oposto, exemplo é a pr 900, custando 3x menos que uma hw 77 .

Para que gosta de tiros curtos ou médios, apoiado, pode fazer uso de carabina de mola tranquilo, mas as magnuns  foram as mais prejudicadas . São o oposto das pcps: pesadas, trancudas , destruidoras de luneta, pesadíssimas para bascular e agrupamento sem comparação.

O Doni 700, foi bem objetivo, qual arma de mola faz isso com  uma v0 de + ou - 270 mts  no 5.5 .

IMG_20190110_201928077.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, sou novato e tenho parcos conhecimentos sobre o assunto, mas a meu ver e a princípio, só há um tipo de carabina indispensável e são as de entrada, sem elas a porta principal para o tiro de pressão é fechada. 

Mola\gr ou pcp, cada uma tem suas qualidades e seus defeitos, seus usos em performances , alcances efetivos, energia, entre outros, diferentes. Porque usar um chumbo mais pesado na pcp? Diminuir a velocidade para que fique abaixo da velocidade transônica e eliminar as perturbações nessa fase e ter maior precisão  e teremos muita energia no impacto com o alvo, mas ganhamos o contraponto de ter que fazer compensações maiores, pois a queda do projetil será mais acentuada e também perdemos alcance. Temos ainda o problema de recarga do cilindro que pode encarecer e\ou dificultar em certos casos. No caso da mola\gr, teremos que o projétil terá menos energia ao final do trajeto quanto maior a distância do alvo, uma boa precisão no geral e facilidade de manutenção e de recarregamento. Da maneira que vejo as coisas , esse é um resumo do resumo, mas já começa indicar que cada  tipo de carabina tem seu propósito e sua faixa de melhor aproveitamento diferente uma da outra e as vejo como complementares dentro das possíveis faixas de uso que podemos vir a explorar. A partir daí é uma escolha individual. Como a tecnologia avança, acredito que as pcp ainda terão muita evolução pela frente, o que será mais difícil com as de mola\gr.

 

Abraços a todos

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vejo essa comparação igual comparar veiculoo a alcool e veiculo a diesel.
cada um no seu quadrado.

Voce pode  ter uma ferrari no alcool mas nao pode comparar com um fusca diesel, e vice versa.

Estou com a primeira pcp minha agora, mas ja atirei com daystate, steyr, edgun e outras. Cada um tem um proposito diferente, assim como atirador tem gente que quer acertar lata a 10m no fundo de casa, tem gente que quer acertar 2mm a 25m. Cada ferramenta com seu uso separado.

Não da pra comparar alicate com chave de fenda.

Editado por unzioto
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Felipe Ghost Rider disse:

vejo essa comparação igual comparar veiculoo a alcool e veiculo a diesel.
cada um no seu quadrado.

Voce pode  ter uma ferrari no alcool mas nao pode comparar com um fusca diesel, e vice versa.

Estou com a primeira pcp minha agora, mas ja atirei com daystate, steyr, edgun e outras. Cada um tem um proposito diferente, assim como atirador tem gente que quer acertar lata a 10m no fundo de casa, tem gente que quer acertar 2mm a 25m e tem gente que quer acertar "frutas". Cada ferramenta com seu uso separado.

Não da pra comparar alicate com chave de fenda.

Felipe, compartilho dessa sua opinião. Tb acho que são universos diferentes apesar de se tratar igualmente de armas. 

  • Like 1
banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o tópico fugiu um pouco da ideia central, o questionamento feito é se pcp é uma evolução das molas e se também é uma evolução natural do atirador e não comparar pcp com mola e ou gás ram, nenhuma nem outra molas são molas e pcp são pcp, ponto final, agora o que faz a evolução do atirador é ele mesmo sendo claro e lógico que o equipamento faz diferença, mas dentro de uma mesma categoria, carabinas de entrada perto de outras mais "eficientes" não tem comparação, dentro de suas respectivas formas de propulsão do chumbo, o atirador que busca evoluir e se tornar cada vez melhor buscará o equipamento melhor, seja mola ou pcp e pode ser, eu disse pode ser, que o atirador de mola chegue ao extremo de seu equipamento e busque novos desafios com uma pcp, isso significa simplesmente que aquele tipo de equipamento não tem nada mais a lhe oferecer em relação á sua evolução como atirador, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sob o ponto de vista histórico, creio que a PCP é até mais antiga (1779) que a carabina de ar por ação de mola.

Quanto a questão da hierarquia e evolução do atirador, considero o assunto além de polêmico também vasto pois leva em conta também a questão financeira e no meu caso específico, a curiosidade.

 Vejamos:

Carabinas acionadas por mola são a porta de entrada para o tiro de ar comprimido do atirador neófito. No meu caso, tive a iniciação através da venerável Rossi Dione 4,5mm (1965 - está comigo até hoje, embora bastante castigada pelo tempo e abandono na casa de meus pais). Devido a outras prioridades, fiquei muito tempo afastado deste esporte e em 2012 resolvi  adquirir uma carabina de pressão. E assim, cometi o meu primeiro equívoco pois entusiasmado através de catálogos e propaganda das lojas, acabei adquirindo a famosa 2 em 1 Beeman 1072, vinha com 2 canos 4,5mm e 5,5mm e uma luneta 4x32  ("mira telescópica" sonho de consumo de criança).  Em seguida, cai na moda do gás ram, que prometia ser o "Santo Graal" das carabinas de ar por ação de mola., não foi bem assim.:wallbash:

Através da internet, conheci o fórum Armas de AR  e o falecido Airgun e finalmente através do colega Aurélio o Carabinas de AR. A segunda carabina foi a BAM B19-14  e inúmeros testes com gás ram e hoje está equipada com mola a gás de 45kgf. Através de leitura dos tópicos e troca de informações, pude conhecer melhor as opções de carabinas de ar por ação de mola  (HW, Slavia, Cometa, etc) disponíveis no mercado nacional, que atualmente deixa a desejar pois as opções  de modelos estão  bastante reduzidas em relação aos anos anteriores a 2018.  Por outro lado, algumas carabinas de mola, como a Rossi Takedown de desempenho sofrível, considero como sendo da categoria  "item colecionável" . Embora neste quesito ("item colecionável") eu não esteja nem perto do abençoado colega  Mazinho (papou mais uma na rifa de hoje), e do ilustre Colonel Métil creio que esta eles não tem, afinal trata-se de exemplar único.

942713300_Foto01-Gamo68.JPG.858116bd313fbe6c7aa3c40c292483ee.JPG

2129495784_Foto02-Gamo68.JPG.3aaf82c594019bdf421310a609823772.JPG

1843156059_Foto03-Gamo68.JPG.7785f5556f6aa449b0ff8a662e738d2f.JPG

751475607_Foto04-Gamo68.JPG.84ff4ec547e3914411a89b322af50611.JPG

1491288936_Foto05-Gamo68.JPG.8cb554aa1c0f64bf8004e14bf8f1a09f.JPG

Ao longo deste tempo tive os primeiros contatos com a tecnologia PCP,  a saber: Webley Rebel, Beeman P17 e Zoraki HP01 boa precisão porém cansativas de se usar. Carabinas PCP, tive contato com a CZS200 4,5mm (coisa fina, precisão incrível), comprei a Walther Lever Action (sonho de criança... rsrsrs, se dei 50 tiros foi muito) e mais recentemente a PR900W (promoção irresistível) que esta com menos de 15 tiros. Aliás até comprei um compressor Yong Heng.

Para não me alongar, assim como na pescaria há diversão através da pesca recreativa com o uso de vara de bambu e anzol mosquitinho pescando piabas,  alguns pescadores ao longo do tempo vão adquirindo as tralhas famosas: molinetes Daiwa, Abu Garcia,  iscas artificiais Rapala, linha multifilamento, anzóis diversos mas isto não é garantia de que vão pegar o melhor peixe.  Parece ser assim também no tiro esportivo amador com ar comprimido.

Enfim, a carabina PCP que eu consideraria indispensável seria um modelo mais simples, não necessariamente desenvolvida para competição,  e com o sistema "single pump", mas creio que não são mais fabricadas. 

Webley Paradigm

 

Editado por Alberto José
Inclusão da Webley Paradigm
  • Like 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores.

As respostas me parecem óbvias quanto tópico,pois o termo indispensável passa a ser seletivo demais. 

Embora tenha muito pouco conhecimento comparado com os colegas acima.Segue minhas considerações. 

PCP é sim a evolução, pois o q a maioria busca é potência e precisão aliadas, aspectos que as PCPs, conseguem e ainda com a opção de multi tiros tendo como aspectos negativos seus preços em relação às de molas e  seus acessórios indispensáveis. 

 

Agora ser indispensável é muito forte, pois a preferência  e a condição financeira ou opção mesmo ou objetivo da carabina faz toda diferença. 

Logo ela é uma evolução,  pra quem busca potência e precisão a longas distâncias, nada mais q uma opção. 

Enquanto as demais opções tem suas vantagens de custo inferior manuseio mais simples,competições curtas(10mts).

Ja tivemos relatos de atiradores que retornaram das PCPs para mola e  não voltam mais, e vice versa, que mudaram pra PCPs e molas jamais. 

Em resumo PCP é uma evolução, que passa ser uma mais opção para os atiradores que buscam seus benefícios e administram suas desvantagens assim como nas carabina de mola. 

Cometa Fênix 400 5.5 GR50kg Elite.

Luneta Hawke 4x32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"PCP é sim a evolução, pois o q a maioria busca é potência e precisão aliadas, aspectos que as PCPs, conseguem e ainda com a opção de multi tiros tendo como aspectos negativos seus preços em relação às de molas e  seus acessórios indispensáveis."

amigo, aqueles, segundo você a maioria, que buscam potência e precisão são atiradores sem compromisso, buscando tiros mirabolantes a 100 ou 150 metros como vemos muitos por aqui perguntando qual carabina seria melhor para esses disparos, quem participa de competições não procura potência, haja visto que 16 joules é mais que suficiente para uma competição de FT, onde há também a categoria open com mais de 40 joules, minha carabina pro FT original ficava na open, mas estou fazendo um trabalho pra ficar com os 16 suficientes e outra minha carabina de mola inicialmente classe magnum hoje está com 19 joules diversão garantida pra destruir latinhas a 50 metros com mira aberta, em tempo, multishot é dispensável numa competição que requer precisão chumbo a chumbo é o usual, abraços

OBS existem carabinas de mola com preço ou mais caras que pcp mediana

Editado por unzioto

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha opinião é que são tiros diferentes. Nas de mola (tanto na helicoidal quanto nas gas ram) temos o duplo recuo, ausente nas pcp. Dominar os fundamentos e conseguir bons resultados em armas de mola é mais difícil do que em pcp. Claro que, em se tratando de armas top de linha essa diferença diminui. 

Enfim. Somente uma opinião minha.

Bons tiros

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2019 em 11:38, Charles Dias disse:

pcp2.jpg.a41106e8f1d1603925dea10fdbe76dee.jpg

É interessante como parece haver uma hierarquia de armas de pressão, estando as armas de mola na base, as de gasram alguns degraus acima e no topo as armas de PCP. Naturalmente acaba decorrendo disso a noção de que a evolução dos atiradores está intimamente relacionada com essa hierarquia de armas de pressão. Mas será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor? Será que para muitos atiradores as de mola/gasram não serão suficientes? O que vocês acham?

presente.jpg.63f82443c0c270f838ce5922e55bdbf8.jpg 

O prêmio desse primeiríssimo tópico premiado será uma surpresa muito especial!

Boa Tarde!
Ainda não tive a oportunidade de usar uma PCP de qualidade. Comecei pelo bem básico, as uns 15 anos atras, uma URKO, e fui evoluindo. Agora já faz muitos anos que tenho uma Hatsan 95, kit GR 55 kg. Eu realmente estou satisfeito com a arma, as vezes penso em adquirir uma mais agressiva, mas os preços não ajudam. Acho que tendo condições, com certeza a PCP é uma boa pedida, mas também acho que não é indispensável. Depende muito da atividade que queira ser executada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que PCP's ou GR's possuem em suas características similaridades e diferenças. As aplicações destes modelos acabam se tornando um tanto quanto restritos, quando são utilizadas para fins específicos, ou seja, nem sempre as facilidades e desenpenhos encontrados em uma PCP, terá também uma boa praticidade. Tenho uma PCP, porém, acabo de adquirir uma Gamo Hunter IGT. Assim os dois modelos suprirá praticamente todos os anseios do atirador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O desafio da mola me atrai muito....

Tenho PCP mas uso bem pouco.....acredito que cada atirador procura a arma que mais lhe atrai seja mola ou PCP

Quem realmente gosta do tiro esportivo sempre tem opções ....difícil achar um atirador que só tenha uma arma

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2019 em 11:38, Charles Dias disse:

pcp2.jpg.a41106e8f1d1603925dea10fdbe76dee.jpg

É interessante como parece haver uma hierarquia de armas de pressão, estando as armas de mola na base, as de gasram alguns degraus acima e no topo as armas de PCP. Naturalmente acaba decorrendo disso a noção de que a evolução dos atiradores está intimamente relacionada com essa hierarquia de armas de pressão. Mas será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor? Será que para muitos atiradores as de mola/gasram não serão suficientes? O que vocês acham?

presente.jpg.63f82443c0c270f838ce5922e55bdbf8.jpg 

O prêmio desse primeiríssimo tópico premiado será uma surpresa muito especial!

Acho q é como aprender andar de bicicleta, no início tem q colocar as rodinhas, até que haja  evolução... O esporte de tiro esportivo acontece da mesma forma, uma pessoa iniciar em uma pcp estará pulando algumas etapas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro gostaria de parabenizar esse formato de tópico. Estimula a participação da galera que anda sumida, como eu.

 

Em relação ao questionamento “será mesmo que ter uma arma de PCP é indispensável para que o atirador continue evoluindo e se tonando melhor?”

A resposta pra mim é categórica: NÃO.

Aliás, penso que as variantes envolvidas no tiro com carabina de mola tendem a forjar atiradores melhores do que as carabinas PCP.

 

Em relação à comparação entre as duas, não faz o menor sentido. São coisas totalmente distintas!

A preferência por uma ou outra vai depender de gosto pessoal, disponibilidade de grana e das necessidades do atirador...

Eu particularmente já tive PCP e não pretendo ter outra novamente. É Muito trambolho pra carregar!

Prefiro a praticidade das carabinas de mola!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal!

Essa é uma discussão interessante, onde não tratamos apenas de dizer se PCP é melhor que Springer, ou se Gás Ram é melhor que Mola. Mas sim, do quanto isso influencia na evolução do atirador. E evolução, não significa apenas pontuações mais altas, mas sim, aplicação correta das técnicas, controle emocional, etc.

Nas provas de papel a 25m, por exemplo, se um atirador utiliza uma arma mediana, com mola, sua pontuação inicial não será tão alta, mas nada impede que ele evolua em suas técnicas e a pontuação vá melhorando ao ponto que ele continue praticando.

Vou citar o meu caso como exemplo: comecei no tiro esportivo com uma Gamo SOCOM Tactical 4,5 na mola, fiz 269 pontos em minha primeira participação no papel 10m. No outro mês, já com um kit olímpico da Elite, com Gás Ram de 35kg, minha pontuação subiu pra 280. Houve uma evolução? Sem dúvidas. Após alguns meses de treino, minha pontuação chegou a 288, ainda com o Gás Ram. Juntei uma grana e me dei de presente a tão sonhada HW50s, arma de mola. Minha pontuação subiu pra 292. O que percebi aí é que, não é o Gás Ram que fez tanta diferença, mas sim, a construção da arma num todo, a força da mola e os ajustes feito na arma. Conheço um atirador que não gosta do Gás Ram e faz excelentes pontuações com uma B12-6 na mola.

Então, não vejo o tipo de arma como fator primordial para a evolução do atirador, mas sim, como um auxílio.

Para a evolução do atirador, nada trás mais resultado que o treino orientado, com correção de erros.

Lembro que um grande amigo citava o processo jesuítico pra mim: "Repetição com correção leva a perfeição".

Até então, não vi nada mais apropriado que isso para a evolução no tiro esportivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou Arbitro de WRABF da CBTE e o meu foco é o tiro esportivo. Assim sendo no tocante ao calibre, 98% dos que participam do campeonato brasileiro, utilizam calibre 4,5mm, pois as aferições são feitas com gabarito de 5,5mm. Apesar das PCPs praticamente não vibrarem, o 5,5 erige mais volume de ar para o deslocamento do chumbo, ainda que minima, há uma diferença na movimentação da carabina. 

Já fui detentor do recorde brasileiro de WRABF mola em 2017 com  246 pontos e uma FEIN 300S. o recorde atual é de 246,06 Fui um dos poucos que usaram  esta maravilha, construída para tiro olímpico de 10m com VO de 547 FT/sec. Claro que fiz modificações e usei chumbo mais leve para atingir uns 620 FT/sec. Ná época muitos atiradores riram, mas no campeonato Brasileiro de 2018, fiquei em quarto lugar com a mesma FEIN 300S e pasmem, os 7 primeiros colocados, até os que riram anos atrás, foram de FEIN 300S.

Nas PCPs, 90% eram Steyrs

Toda esta explanação acima, foi com o intuito de comentar que muitas PCPs não conseguem esta pontuação. Sim Porque exitem ruins, boas e  excelentes . As excelentes custam pelo menos uns R$15000,00 ou mais. As excelentes  de mola , também são caras, de ter visto na final do Brasileiro de 2017, dois cearenses, O Glllies e o Emanoel fazerem mais de 240 pontos com Gamo CFX Royal. O Emanoel infelizmente faleceu no ano seguinte em um acidente e ele era o Tunador das CFX.

Claro que as carabinas, sejam lá quais forem, precisam ser tunadas e ajustadas e exigem muuuuuuito trabalho e dedicação.

O pessoal faz muita fé nos Gas ram. É muito bom, mas uma carabina de mola com a VO certa para o chumbo que o cano dela gosta, a mola bem encamisada, bucha de PU, anéis de Delrin ou Teflon no pistão e polimento do pistão e câmara, fica excelente. Com a vantagem de poder ajustar a mola para a VO que precisa. O Gas ram não pode mudar a VO.

O atirador sério, independente da atividade  ou modalidade tem que entender que toda carabina precisa ser mexida para se obter precisão. 

Agora se for para tiro na lata no Sítio ou quintal, até estilingue serve.

Abração para todos

  • +1 3

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Arlindo disse:

Claro que as carabinas, sejam lá quais forem, precisam ser tunadas e ajustadas e exigem muuuuuuito trabalho e dedicação.

O pessoal faz muita fé nos Gas ram. É muito bom, mas uma carabina de mola com a VO certa para o chumbo que o cano dela gosta, a mola bem encamisada, bucha de PU, anéis de Delrin ou Teflon no pistão e polimento do pistão e câmara, fica excelente. Com a vantagem de poder ajustar a mola para a VO que precisa. O Gas ram não pode mudar a VO.

O atirador sério, independente da atividade  ou modalidade tem que entender que toda carabina precisa ser mexida para se obter precisão. 

Perfeito!

Não tem "carabina perfeita". Mesmo as HW77/97, TX200... Não tem quem não mexa nelas.

Procedimento padrão nas carabinas de mola "top" é exatamente este que citou. Pessoal busca deixar a carabina mais suave tanto para armar quanto nos disparos.
Eu tive uma TX200 (que choro até hoje por ter vendido) e ela foi mexida para ficar do jeito que eu queria.

PCP's, a maioria delas tem variação de velocidade maior do que as de mola top. Precisam de reguladores, de ajustes, horas de tunning para diminuir o spread.

"O atirador sério, independente da atividade  ou modalidade tem que entender que toda carabina precisa ser mexida para se obter precisão."
Assino embaixo.

 

Quanto a PCP ser ou não indispensável, digo que depende dos objetivos de cada um.

 

15 horas atrás, Paes disse:

Aliás, penso que as variantes envolvidas no tiro com carabina de mola tendem a forjar atiradores melhores do que as carabinas PCP.

Penso o mesmo aqui também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sistema PCP é uma evolução. Não há muito o que discutir, se estivermos falando de exatidão e precisão. Se qualquer membro do fórum recebesse uma proposta de ganhar R$1.000.000,00 para acertar um dado alvo a 50 metros, podendo dar apenas 1 disparo, porém podendo escolher qualquer carabina de mola ou PCP encontradas no mercado, quem aqui escolheria uma carabina de mola no lugar de uma Steyr ou de uma FX? Exatidão e precisão são dois dos critérios mais importantes na avaliação entre dois sistemas de tiro diferentes. Há outros quesitos, que dependendo da utilização, também podem ser igualmente importantes, mas somente se a precisão e a exatidão forem suficientemente boas. Me refiro a durabilidade, manutenção, peso, custo etc. Por exemplo, de nada adiantaria comparar uma carabina a mola com algum sistema hiper-preciso e tão avançado que jamais chegaria ao mercado por custar 300 mil reais cada carabina. Já as PCPs, ao contrário, são bastante acessíveis. Um pouco mais caras que as carabinas de mola, mas nada que as torne impossíveis de serem adquiridas. Por esses motivos eu considero, sim, as PCPs uma clara evolução quando estamos falando de carabinas de ar, e quando estamos falando de tiro esportivo.

Tenho um amigo que dirige um Porsche 911 da década de 70, e ele, que tem recursos e já dirigiu outros modelos das décadas de 90, 2000, e 2010, afirma sem titubear que não troca o 74 dele por nenhum outro, pois nenhum lhe dá o mesmo prazer ao dirigir. Desde o ruído do motor, até a falta de direção hidráulica e freios ABS, tudo o torna diferente de um carro moderno. Ele também consegue "sujar as mãos" fazendo a manutenção em um carro de uma época onde a mecânica dos automóveis era muito mais simples. Ele mesmo conserta, regula, troca peças, o que para alguns é uma outra fonte de prazer além do prazer de dirigir. Um Porsche 2018 é uma clara evolução sob todos os ângulos da engenharia automobilística. Eu não vou discutir isso, não vou argumentar o contrário. É assim com as PCPs. Eu conheço as PCPs. São mais exatas, mais precisas, têm menos recuo e em geral menos ruídos que as carabinas a mola. Hoje em dia, no entanto, eu só tenho carabinas a mola. Adoro atirar e sentir o recuo que elas fazem. Adoro abrir a carabina para mexer nela. Adoro colocar uma latinha no bolso e estar pronto para passar o dia inteiro atirando, sem ter que me preocupar com nível de pressão, com bomba ou compressor, com tanques que não cabem em nenhum bolso de casaco que eu tenha visto até hoje. Adoro a simplicidade de uma bela arma a mola, em contraponto à complexidade das PCPs.

As PCPs são a meu ver uma clara evolução, mas a minha Weihrauch a mola é meu Porsche 74.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive três  FX, T12, Wild Cat e Impact. Para WRABF nenhuma delas prestou com o cano smooth Twist, apesar de serem excelentes de mecânica. Na Impact tem manômetro da pressão do cilindro e da reguladora, além de muitos ajustes sem precisar desmontar a carabina. Tentei adaptar um cano de Steyr, mas o torneiro fez cagada e desisti. 

5 Steyrs e  foram as melhores. Hunter, duas Hight Power, uma HFT  e Uma FT.

Atualmente estou com uma Daystate Airwolf MCT, que é ótima, mas não bate as Steyrs.

HW100T 4,5mm de cano sem Shrouder (abafador), cano duro acho que 16mm de diâmetro. Muito boa mas muito exigente com os chumbos. 

Agora na mola quem está ganhando tudo no WRABF spring é a Fein 300S, depois dela prefiro a TX200 MKIII pela facilidade de desmontagem e tunagem. Uma das grandes vantagens da Fein, é que a alavanca de armar é lateral e tem sistema anti recuo. Você atira com ela como se fosse uma PCP. As outras você tem que tirar do apoio para armar e depois colocar no mesmo ponto de apoio. 

Editado por unzioto
existe sub fórum próprio para venda de equipamentos

Daystate Air Wolf MCT 5,5mm

HW100T 4,5MM (à venda )

Pistola Marauder Woods Walker 5,5mm (à venda )

Feinwerkbau 300S

HW95 4,5mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, José Jeronymo de Mesquita disse:

Adoro colocar uma latinha no bolso e estar pronto para passar o dia inteiro atirando, sem ter que me preocupar com nível de pressão, com bomba ou compressor, com tanques que não cabem em nenhum bolso de casaco que eu tenha visto até hoje. Adoro a simplicidade de uma bela arma a mola, em contraponto à complexidade das PCPs.

As PCPs são a meu ver uma clara evolução, mas a minha Weihrauch a mola é meu Porsche 74.

Concordo em gênero, numero e grau com voce!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Arlindo disse:

O pessoal faz muita fé nos Gas ram. É muito bom, mas uma carabina de mola com a VO certa para o chumbo que o cano dela gosta, a mola bem encamisada, bucha de PU, anéis de Delrin ou Teflon no pistão e polimento do pistão e câmara, fica excelente. Com a vantagem de poder ajustar a mola para a VO que precisa. O Gas ram não pode mudar a VO.

Existe sim formas de mudar V.O. com gasram, ou por meio convencional utilizando as que tem no mercado com pesos diferentes, ou se tiver condições técnicas um gasram com pré enchimento , no caso de algum ajuste fino na V.O. mudando a pré compressão é fazando uma coisa que muita gente não sabe, se pegar o guia traseiro e modificar ele em alguns milímetros a mais ou a menos o V.O. de um determinado peso de gasram pode mudar entre 4 até 8m/s.

 

Não estou defendendo o gasram apenas relatando fatos que eu já fiz quando tinha minha CFX, hoje tenho um AA ProSport que acho fantástica na mola, mas teria muita curiosidade se existisse a possibilidade de usar gasram nela.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Arlindo disse:

Agora na mola quem está ganhando tudo no WRABF spring é a Fein 300S, depois dela prefiro a TX200 MKIII pela facilidade de desmontagem e tunagem. Uma das grandes vantagens da Fein, é que a alavanca de armar é lateral e tem sistema anti recuo. Você atira com ela como se fosse uma PCP. As outras você tem que tirar do apoio para armar e depois colocar no mesmo ponto de apoio. 

Esta ai um fato que antigamente era proibido usar estes Fen300 junto com mola convencional e atualmente liberaram, coisa que sinceramente deveria ter categoria própria, disputar com carabina convencional eu particularmente acho errado, um dos motivos que sai fora do Brasileiro. Fen300 bem preparada ganha não só em precisão por conta da baixa vibração como tb em tempo de prova onde possibilita muito mais tiros em alvos de testes do que na mola convencional em 20 minutos.

Claro que isso é meu ponto de vista.

Editado por karolaza

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta ai um fato que antigamente era proibido usar estes Fen300 junto com mola convencional e atualmente liberaram, coisa que sinceramente deveria ter categoria própria, disputar com carabina convencional eu particularmente acho errado, um dos motivos que sai fora do Brasileiro. Fen300 bem preparada ganha não só em precisão por conta da baixa vibração como tb em tempo de prova onde possibilita muito mais tiros em alvos de testes do que na mola convencional em 20 minutos.
Claro que isso é meu ponto de vista.
Atirar de Fein 300 contra HW e TX200 é covardia...Recorde Mineiro do Leo Sabará foi 249 na mesma Fein300 recordista atual...antes Trevisano já tinha feito 248 no mesmo dia...Hw e Tx...pontua acima dos 230...já Fein estão acima dos 240...ate 245...a procura por ela já estão ultrapassando as nossas fronteiras...nego buscando lá fora as sonhadas FWB300 fabricadas na década de 70


Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante