Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Posts Recomendados

  • 1 month later...

Fala, Henrique!

Normalmente esses chumbinhos esféricos são de aço e isso sim danifica a longo prazo as raias do cano da carabina. Não é aconselhável.

A gente quer é a mosca, mas fica feliz com o carneiro.

Atual:

CBC Expresso 345 4.5mm + gás ram 40Kg

Jade Pro Nitro + gatilho quickshot

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2019 em 18:21, fernandeshenrique427 disse:

tenho uma espingarda com raia e queria saber se chumbinho esfera danifica

Se for chumbinho em forma de esfera, não.  Mas se o que você está dizendo ser chumbo esférico for esfera de aço, com certeza vai danificar as raias pois o mesmo tem dureza superior ao cano e raias da carabina. usar esfera de qualquer material em carabinas de ar é jogar dinheiro fora pois não vai aproveitar a potência da arma e não vai ter precisão, pois ao fazer o disparo vai ter perda muito grande do ar comprimido que está na câmara de compressão da arma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Se for chumbo, tipo aqueles da gamo não danifica.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/01/2019 em 18:21, fernandeshenrique427 disse:

tenho uma espingarda com raia e queria saber se chumbinho esfera danifica

Viajando na maionese... ...para mim tem vários tipos de espingarda com raia e vários tipos de esfera, quando me refiro a tipos de espingarda com raia menciono a Fionda Mod. 80 de CO2 própria para esferas de chumbo, na época de sua fabricação, década de 70 e 80 não se falava em outros tipos de esfera, tão pouco se comercializava os diversos tipos de esfera que se encontra hoje em dia, de chumbo, de aço, de plástico, de chumbo com banho prateado ou dourado (dizem que o banho protege as raias) e de gel com tinta dentro, (talvez existam outros tipos que ainda não conheço)a diferença do cano raiado da Fionda em relação aos outros canos raiados de armas de pressão do mesmo calibre 4,5mm é que o da Fionda é algo em torno de 4,7 ou 4,8mm, ele é mais largo, se colocar a esfera de chumbo dentro do cano, ela rola de uma ponta a outra sem resistência e como dito acima, na hora do disparo boa parte da pressão do ar se perde no espaço entre o chumbo e as raias, enquanto que nos casos da maioria das outras armas em que o calibre real do cano é 4,5mm, o mesmo chumbo esférico fica preso na raia ao ser colocado, ele não rola dentro do cano, fica parado. Nesta época remota (anos 70 e 80) existiam setas metálicas com pelos coloridos, que não tinham muita precisão mas, eram diversão garantida, podendo serem reaproveitadas indefinidamente  quando se utiliza alvos de rolha ou livros de papel, os vendedores não alertavam sobre os danos em potencial e apenas os atiradores experientes tinham a noção mas, não se divulgam informações deste tipo como hoje em dia.

Partindo desta diferença básica, faço minhas conjecturas, imagino que num cano mais largo em relação a esfera, ou seja, no caso em que a esfera rola solta dentro do cano, os danos em potencial são menores, justamente porque tem menos atrito entre a esfera e as raias, acredito que durante a trajetória dentro da cano, a esfera vai ficar batendo em algumas partes das raias, enquanto que, no caso de uma esfera mais justa ao interior do cano, vai ter mais atrito, se arrastando em contato com toda a raia, então pela lógica deduzo que os danos nas raias sejam menores quando a esfera rola solta dentro do cano e não fica presa.

Uma segunda linha de pensamento, em complemento à anterior, diz respeito ao material usado na esfera, se este é mais duro que as raias, como por exemplo a esfera de aço mencionada acima, com certeza o raiamento vai sofrer danos a curto prazo, embora que, não posso determinar se dez ou mil tiros farão alguma diferença, ao contrário, uma esfera de chumbo, não vai causar quase nenhum dano, vai é deixar resíduos de sua passagem e ainda, comparando com plástico ou gel, acredito que estes também deixam resíduos de passagem mas não devem causar dano algum às raias, nada que uma apropriada limpeza possa resolver.

Por fim, para encerrar a viagem na maionese, imagino duas possibilidades básicas de comportamento do atirador:

1-Diversão sem precisão, por exemplo acertar na latinha ouvindo o barulho, não importando em que parte dela se acerta, o que vale é ouvir o impacto do acerto.

2-Compromisso sério com precisão, por exemplo acertar seguidamente no ponto exato da mosca e considerar qualquer milímetro fora como erro, o que vale é acertar exatamente no centro do alvo.

No primeiro caso, se a arma vai estragar ou não, pouco importa, geralmente nestes casos se utiliza um armamento barato e muitas vezes munições reutilizadas, não precisa ter medo de ser feliz, mesmo com danos na arma e consequente perda de precisão, ainda consegue acertar em latinhas a curta distância.

Já no segundo caso, tal comportamento é inadmissível, é um sacrilégio, uma total falta de respeito, já que a precisão da arma vai ser inevitavelmente afetada, causando uma desvalorização do bem e pior ainda, agindo no inconsciente do atirador desestimulando à prática do nobre esporte.

Faça uma comparação entre uma espingarda de mola chinesa de R$ 400,00em que quase não tem diferença na precisão com um raiamento bom ou danificado e com uma carabina olímpica de R$ 20.000,00 com um raiamento igual à um espelho e mais liso que o vidro, qualquer mínimo arranhão pode comprometer seriamente a precisão do tiro e custar uma medalha.

Peço desculpas aos usuários do fórum se deixei alguém arrepiado com esta linha de pensamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante