Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

CHUMBINHO x POTÊNCIA


Macedo

Posts Recomendados

CHUMBINHO x POTÊNCIA

Como é do conhecimento de todos, o chumbinho mais adequado à arma é fundamental para o bom desempenho, e como eu já afirmei em outras oportunidades, minha opinião é que mais de 80 % da qualidade do tiro de pressão depende do chumbinho.

Além de fatores como a qualidade, a forma mais adequada aos diferentes alcances e propósitos dos tiros e o CB (Coeficiente Balístico), é importante adotar o peso mais adequado à potência da arma.

Chumbos muito leves para armas de alta potência são ineficientes para tiros a longo alcance, pois perdem muita energia e desviam mais.

Chumbos pesados para armas de baixa potência resultam em trajetória com curva muito acentuada e o alcance é reduzido.
Por isso, preparei uma tabela para facilitar a escolha dos chumbinhos pelos atiradores, de acordo com a potência de suas armas.

Para facilitar a escolha, opte pelos chumbos mais próximos aos menores pesos para as potências mais baixas e chumbos mais próximos aos maiores pesos para potências mais altas, isso dentro da mesma faixa de potência.

Na dúvida, escolha os chumbinhos com pesos mais aproximados dos valores médios.

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria

image.png

  • Like 4

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...
Em 08/01/2019 em 19:17, Eduardo Macedo disse:

CHUMBINHO x POTÊNCIA

Como é do conhecimento de todos, o chumbinho mais adequado à arma é fundamental para o bom desempenho, e como eu já afirmei em outras oportunidades, minha opinião é que mais de 80 % da qualidade do tiro de pressão depende do chumbinho.

Além de fatores como a qualidade, a forma mais adequada aos diferentes alcances e propósitos dos tiros e o CB (Coeficiente Balístico), é importante adotar o peso mais adequado à potência da arma.

Chumbos muito leves para armas de alta potência são ineficientes para tiros a longo alcance, pois perdem muita energia e desviam mais.

Chumbos pesados para armas de baixa potência resultam em trajetória com curva muito acentuada e o alcance é reduzido.
Por isso, preparei uma tabela para facilitar a escolha dos chumbinhos pelos atiradores, de acordo com a potência de suas armas.

Para facilitar a escolha, opte pelos chumbos mais próximos aos menores pesos para as potências mais baixas e chumbos mais próximos aos maiores pesos para potências mais altas, isso dentro da mesma faixa de potência.

Na dúvida, escolha os chumbinhos com pesos mais aproximados dos valores médios.

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria

image.png

NESSA PRIMEIRA COLUNA DA PRIMEIRA TABELA O PESO MÉDIO EM GAMAS É 0,48. HOUVE UM ERRO DE DIGITAÇÃO.

Editado por Francisco Luiz Viana Neto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Algo impensado aconteceu comigo, montei uma cfx e testei com o chumbo jsb express de 0,93g e com o chumbo rifle promax 0,94g, pois bem, usei o jsb e a velocidade ficou em 170m/s, já com o promax a velocidade foi para 190m/s, não acreditei no resultado, refiz a cronografagem e por incrível que pareça os resultados se mantiveram. Achei uma diferença de velocidade muito alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Francisco Luiz Viana Neto disse:

Algo impensado aconteceu comigo, montei uma cfx e testei com o chumbo jsb express de 0,93g e com o chumbo rifle promax 0,94g, pois bem, usei o jsb e a velocidade ficou em 170m/s, já com o promax a velocidade foi para 190m/s, não acreditei no resultado, refiz a cronografagem e por incrível que pareça os resultados se mantiveram. Achei uma diferença de velocidade muito alta.

Acredito que por a liga do jsb ser bem mais mole que a liga do Promax a saia gruda mais no raiamento do cano fazendo o perder um pouco a potência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodrigo Sanches disse:

Acredito que por a liga do jsb ser bem mais mole que a liga do Promax a saia gruda mais no raiamento do cano fazendo o perder um pouco a potência.

 

Pensei o mesmo.  Não conheço o Promax, mas sei que a saia do JSB é bem fininha, além do mesmo ter uma liga bem macia.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que por a liga do jsb ser bem mais mole que a liga do Promax a saia gruda mais no raiamento do cano fazendo o perder um pouco a potência.

Pelo que percebi, isso depende da potência da carabina. Na minha Cometa 220 com gr da Rossi de 50kg o Jsb Express 7,87 (0,51g) deu 212 m/s, e com o Rifle Field Dome com o mesmo peso, mas com a liga mais dura a vo foi de 200 m/s.Parece que as carabinas um pouco mais potentes seguem essa linha que vc mencionou Rodrigo.

Cometa 220 4,5mm + Gamo 4x32 WR

Cometa 220 4,5mm gás ram Rossi 50kg

Weihrauch HW30S 4,5mm 

CBC Jade Mais Nitro 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Diegors disse:


Pelo que percebi, isso depende da potência da carabina. Na minha Cometa 220 com gr da Rossi de 50kg o Jsb Express 7,87 (0,51g) deu 212 m/s, e com o Rifle Field Dome com o mesmo peso, mas com a liga mais dura a vo foi de 200 m/s.Parece que as carabinas um pouco mais potentes seguem essa linha que vc mencionou Rodrigo.

Tende realmente acontecer isto em carabinas de alta potencia e magnum.... quanto a diferença de VO da sua cometa 220 acredito que tenha sido pela diferença de peso entre os chumbos.....o JSB bate com o descrito na lata, já o rifle field dome é mais pesado que o anunciado na lata....me lembro que minha antiga HW97k gostou muito dele e resolvi pesar, tive uma enorme surpresa pois eram bem mais pesados do que o anunciado na lata..., tenho um resto dele aqui ainda e pesei novamente para ser bem preciso, ficam na casa dos 0,53 e 0,54 estes meus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tende realmente acontecer isto em carabinas de alta potencia e magnum.... quanto a diferença de VO da sua cometa 220 acredito que tenha sido pela diferença de peso entre os chumbos.....o JSB bate com o descrito na lata, já o rifle field dome é mais pesado que o anunciado na lata....me lembro que minha antiga HW97k gostou muito dele e resolvi pesar, tive uma enorme surpresa pois eram bem mais pesados do que o anunciado na lata..., tenho um resto dele aqui ainda e pesei novamente para ser bem preciso, ficam na casa dos 0,53 e 0,54 estes meus.

Muito interessante essa informação Rodrigo. Pois a vo do Field Dome fica equivalente a do Jsb Exact 8,44gr (0,54) até um pouco menor.

 

Cometa 220 4,5mm + Gamo 4x32 WR

Cometa 220 4,5mm gás ram Rossi 50kg

Weihrauch HW30S 4,5mm 

CBC Jade Mais Nitro 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde! Sou novato. Desde criança não atiro. 

A minha carabina ainda está no transporte. Uma Artemis Falcon GP 1600w. Segundo o fabricante, 40 joules. O Charles do Youtube mediu com o Rifle Premium Round (18,67 grains) e deu 38,5 joules. 

A loja está enviando um chumbo que nem sei qual é de brinde e comprei 3 tipos de Rifle Premium (Round, Pointed e Flathead) entre 16,82 e 19,90 grains.

Estou com vontade de comprar alguns outros chumbos para experimentar. Mas... vi uns super pesados e fiquei com receio de serem só para PCP e jogar dinheiro fora. São entre 26 e 33 grains.

Qual seria o limite aceitável para uma arma como esta? Pensando mais em impacto, mas com uma precisão pelo menos mediana. 

Desculpem-me se as informações não forem as adequadas.  Começando no esporte...

Obrigado!

Editado por Jotinha
Faltou uma parte do nome.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante