Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

QUAL É O MELHOR ALCANCE PARA ZERAR A MIRA?


Macedo

Posts Recomendados

QUAL É O MELHOR ALCANCE PARA ZERAR A MIRA?

Quando falamos de fuzil de fogo central, geralmente para as atividades de caça, zeramos a mira para 100 metros, visto que a trajetória do projétil é bastante plana e não há necessidade de compensação para os alcances normais de tiro.

No caso das armas de pressão, geralmente fazemos os testes a 25 metros e zeramos a mira para este alcance a fim de avaliarmos os agrupamentos e tirarmos algumas conclusões sobre a arma e a munição utilizada.

No entanto, de modo geral, pois há variações decorrentes de vários fatores, ao zerarmos a mira para 25 metros, temos que compensar a visada para cima, ou seja, mirar acima do alvo, para alcances menores do que 25 metros e maiores do que 30 metros, visto que nesses alcances o chumbinho estará sempre abaixo da linha de visada.

Então, qual é o melhor alcance para zerar a mira?

Precisamos primeiro saber que o projétil cruza a linha de visada em dois pontos, sendo que no primeiro ponto ele está subindo e no segundo ponto ele está descendo. Além disso, precisamos considerar o calibre da arma.

Mas, e quanto ao coeficiente balístico do chumbinho?

A maior parte dos chumbinhos de qualidade tem CB entre 0,015 e 0,025 e dentro desses valores, a variação na trajetória, considerando velocidades entre 180 m/s e 305 m/s, fica entre 1,5 cm e 2,5 cm, sendo o desvio menor para a velocidade mais alta e o desvio maior para a velocidade mais baixa.

Portanto, se você não conhece o coeficiente balístico do chumbinho, considere a margem de erro devido à variação do CB, em 1,5 cm para o calibre 4,5 mm e 2,5 cm para o calibre 5,5 mm.

Agora podemos responder à pergunta:

É melhor zerar a mira a 10 metros.
Isso mesmo, somente 10 metros.

Parece pouco, mas devido à trajetória comum aos chumbinhos, zerar a mira neste alcance permite um bom PBR para a maioria dos alvos destinados às armas de pressão.

No entanto, temos que voltar aos calibres.

Para o calibre 4,5 mm, zerar a mira a 10 metros permite que o chumbinho mantenha a trajetória acima da linha de visada até pelo menos 40 metros quando ele cruza novamente a linha de visada, ou seja, até esse ponto a visada continua abaixo do alvo.

No caso do calibre 5,5 mm, zerando a mira a 10 metros, a trajetória do chumbinho se mantém acima da linha de visada até pelo menos 30 metros, ou seja, a compensação da visada para cima só será necessária a partir desse alcance.

Dentro dessas variações é possível acertar alvos de tamanho em torno de 5 centímetros.

Essas são informações genéricas que facilitam os tiros daqueles que não dispõem de cronógrafo para saberem as velocidades dos chumbinhos e também desconhecem o seu coeficiente balístico.

Os atiradores que dispõem de cronógrafos e meios para calcular a trajetória, naturalmente podem trabalhar com valores mais aproximados e com tolerâncias menores para os desvios.

Nota:
PBR (Point Blank Range) é o alcance de tiro no qual a trajetória oscila dentro do campo compreendido pelo tamanho determinado do alvo, ou seja, não precisa compensar s visada.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

image.png

  • Like 1
  • +1 2

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante