Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

PISTOLAS DE PRESSÃO


Macedo

Posts Recomendados

PISTOLAS DE PRESSÃO

Quando falamos de armas de pressão, tendemos a polarizar os assuntos nas carabinas e discorremos sobre os tiros a longo alcance, balística, aparelhos de pontaria e técnicas de tiro, enfim, assunto não falta.

Mas, principalmente agora que há fabricantes desenvolvendo pistolas PCP destinadas também à caça e ao abate de pragas em países da Ásia, Europa e nos EUA, onde estas atividades são regulamentadas para a prática com armas de pressão, não podemos deixar de por o assunto em pauta.

Em particular nos EUA, a caça com armas de fogo é praticada em modalidades diferentes, com o uso de armas longas e armas curtas, e com pistolas de pressão que produzam a energia mínima requerida, o mesmo pode ser adotado com as armas de pressão.

Como a regra convencionada para armas de pressão é que produzam pelo menos 15 Joules na boca do cano para assegurar o 'Clean Kill', as pistolas de pressão acabaram ficando de fora, até anos recentes, quando surgiram pistolas PCP que produzem mais de 15 Joules e dada a isenção de recuo, permitem boa precisão, como as carabinas, o que não é possível com pistolas de mola e pistão.
No Brasil, é uma boa opção para estimular o tiro às silhuetas metálicas e quem sabe criar o Field Target com pistolas de pressão.

Quanto às pistolas de mola e pistão, elas tem a vantagem de permitirem a prática de tiro com segurança em espaços pequenos, com custo baixo, mas dada a sua concepção, a energia fica abaixo de 6 Joules. O tamanho e o peso desse tipo de pistola contribui para o condicionamento da empunhadura e da pressão aplicada sobre o gatilho e isso é importante para quem atira também com armas de fogo 'pesadas', além de poder praticar o TDER (Treinamento de Defesa em Escala Reduzida), aliás, sobre esse assunto, tem bons textos escritos pelo amigo Erick Tamberg, nesta página.

Além desses tipos de pistolas tem as pistolas de pressão e também os revólveres de pressão a gás CO2 e as pistolas de Airsoft.
Essas armas de pressão e de airsoft são boas para treinar o condicionamento da postura, da empunhadura, saque rápido, visada rápida e controle do gatilho, visto que se assemelham em porte e peso às armas de fogo, e sendo as armas de fogo muito restritas quanto ao uso e à legislação, e a munição extremamente cara, vale a pena dar uma olhada nas pistolas citadas e também nos revólveres.

As pistolas e revólveres de pressão a gás CO2 permitem a prática de tiro ao alvo e também é possível criar modalidades nos moldes do IPSC, sem a burocracia e o custo do tiro com armas de fogo e certamente são boas escolhas para a iniciação ao tiro esportivo e ao tiro como lazer.

No caso do airsoft, as pistolas e revólveres já são bastante conhecidos e vários shopping centers tem 'estandes' para a prática desse tipo de tiro, e os jogos de airsoft que simulam combates e confrontos já se popularizaram. Nesse caso, há as opções de armas springers, elétricas, a green gas e CO2 e a diferença para as pistolas de pressão CO2 está no calibre, que para airsoft é 6 mm e a munição consiste de esferas de plástico disparadas com energia consideravelmente mais baixas do que as 'pistolas e revólveres de pressão' que disparam chumbinhos ou esferas de aço calibre 4,5 mm.

Então, as pistolas e revólveres de pressão e de airsoft são opções a serem consideradas seriamente por atiradores iniciantes e também pelos experientes que já estão bem condicionados com as carabinas, mas que ainda não buscaram o condicionamento no tiro com armas curtas.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

image.png

  • +1 1

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante