Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

O TIRO DE PRESSÃO


Macedo

Posts Recomendados

O TIRO DE PRESSÃO

No Brasil, devido à proibição da Caça, nós temos que trazer informações sobre as armas, suas características, chumbinhos, aparelhos de pontaria, tudo sob o ponto de vista do tiro ao alvo e assim limitamos os assuntos à balística interna e externa, sem avançarmos na balística terminal.

Isso deixa muitos assuntos fora da discussão e consequentemente os 'Airgunners' brasileiros defasados em relação àqueles que vivem em países onde a Caça é permitida.

Contudo, procuramos dividir conhecimentos de modo a orientar principalmente os iniciantes. Assim, através dos textos objetivamos unificar a linguagem no tiro e trazer conceitos que no nosso ponto de vista, deveriam ter sido adotados há muito tempo, quando as armas de fogo não eram tão restritas no país.

Citamos as armas de fogo porque observamos que se há 30 ou 40 anos as técnicas de tiro e manuseio de armas tivessem sido adotadas e disseminadas, a cultura das armas como objetos esportivos teria propiciado um ambiente bem mais favorável, sem a histeria de muitos que culpam as armas pelos crimes violentos e deixam de educar seus filhos quanto ao seu manuseio seguro.

Há ainda hoje mal entendidos sobre as armas de pressão, pois tem aqueles que pararam no tempo e ainda veem as armas de pressão modernas como brinquedos, e aqueles que na dificuldade de adquirir arma de fogo, procuram cada vez mais potência nas armas de pressão, como se uma substituísse a outra.

Mas, apesar de o treinamento principalmente de adolescentes com armas de pressão permitir a inclusão de atiradores com técnica ao tiro com armas de fogo, é preciso dizer que são duas 'modalidades' de tiro, cada uma com suas particularidades e exigências de habilidade.

Portanto, o tiro com armas de pressão e o tiro com armas de fogo não substituem um ao outro. Ambas as modalidades tem suas características e dificuldades, e por ter praticado as duas modalidades durante décadas, afirmo que o tiro de pressão tem certo fascínio e seus detalhes são bem mais minuciosos.

Do ponto de vista da engenharia, as armas de pressão e os chumbinhos possibilitam estudos bem mais amplos, visto que as variáveis e detalhes do tiro de pressão são muitos e as tolerâncias são muito pequenas, além de as armas serem as propulsoras dos projéteis, diferentes das armas de fogo, cujos projéteis são propelidos pela pólvora que se encontra no cartucho.

Com grau de dificuldade maior do que as armas de fogo, tanto na engenharia de precisão quanto no tiro de precisão que é muito mais suscetível às intempéries e fatores externos que afetam mais os projéteis que devido à sua natureza tem coeficientes balísticos dezenas de vezes mais baixos do que os projéteis menos aerodinâmicos das armas de fogo, os desafios para os Airgunners não são poucos.

Então, de modo geral o tiro de pressão pode ser praticado em ambientes mais variados e com custos mais baixos, sem a burocracia que envolve as armas de fogo e esses também são aspectos muito positivos e devem ser considerados principalmente por aqueles que em certos casos alegam que pelo preço de algumas armas de pressão, compensa comprar uma arma de fogo. Mas se as condições permitirem, praticar as duas modalidades é bastante útil por terem técnicas complementares.

Quando dizemos que dividimos conhecimento, usando o plural, é exatamente isso, pois muitos dos textos desta página são resultados da interação com vários Airgunners que perguntam e sugerem temas, e isso é muito positivo para mantermos a informação viva.

Hoje é comum ver o pessoal discutindo tiros de pressão a longo alcance com fundamentos de balística e ajustes de miras óticas, que muitos atiradores de armas de fogo ainda não conhecem, embora devessem conhecer. Isso é resultado, certamente, da leitura e das discussões nos fóruns e grupos de tiro e é gratificante poder participar dessa evolução.

Atire para acertar!

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

image.png

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá, sou novo aqui no Carabinas de ar, moro no Rio de Janeiro capital e gostaria de saber se aqui onde moro, existe um clube de tiro de pressão, destinado a prática de tiro de armas de pressão, porque na minha pesquisa na minha cidade, há diversos clubes e escolas de tiro mas, para o aprendizado envolvendo armas de fogo e no meu caso, me interesso apenas na prática do tiro de armas de pressão pois, tenho uma carabina e treino exclusivamente tiro caseiro em meu quintal com a devida segurança é claro. Alguém pode me ajudar a respeito ou para alguém que more no Rio de Janeiro capital e pratica o tiro esportivo com armas de pressão. Desde já eu agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem diversos clubes de tiro, tanto no Rio quanto em Niterói, mas me informaram que no clube Fluminense tinha uma escolinha. Teria q ligar e conferir!! Se só quiser praticar, o Eduardo Macedo colocou um tópico com todos os principais clubes do Brasil. Eu uso o Parabellum em Jacarepaguá, mas estava fechado devido ao COVID

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mauro Rio disse:

Existem diversos clubes de tiro, tanto no Rio quanto em Niterói, mas me informaram que no clube Fluminense tinha uma escolinha. Teria q ligar e conferir!! Se só quiser praticar, o Eduardo Macedo colocou um tópico com todos os principais clubes do Brasil. Eu uso o Parabellum em Jacarepaguá, mas estava fechado devido ao COVID

Olá Mauro tudo bem? Este clube de tiro Parabellum não é muito longe de minha casa, lá há um espaço para a prática de tiro exclusivamente com carabina de pressão? Eu poderia levar a minha carabina de pressão para praticar lá? Como você fazia para praticar lá? Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/06/2020 em 00:40, Karlogomez disse:

Olá, sou novo aqui no Carabinas de ar, moro no Rio de Janeiro capital e gostaria de saber se aqui onde moro, existe um clube de tiro de pressão, destinado a prática de tiro de armas de pressão, porque na minha pesquisa na minha cidade, há diversos clubes e escolas de tiro mas, para o aprendizado envolvendo armas de fogo e no meu caso, me interesso apenas na prática do tiro de armas de pressão pois, tenho uma carabina e treino exclusivamente tiro caseiro em meu quintal com a devida segurança é claro. Alguém pode me ajudar a respeito ou para alguém que more no Rio de Janeiro capital e pratica o tiro esportivo com armas de pressão. Desde já eu agradeço. 

Veja esse tópico e ache o clube mais próximo de você:

 

  • +1 1

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, mazinhowaldemar disse:

amigo eduardo de macedo , o texto é ótimo e oportuno .

Apenas lembrando que o texto é do Nelson L. De Faria que nos deu autorização para postagem no fórum citando a sua fonte.

FONTE e Autorização FÓRUM CA: Nelson L. De Faria 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Karlogomez disse:

Olá Mauro tudo bem? Este clube de tiro Parabellum não é muito longe de minha casa, lá há um espaço para a prática de tiro exclusivamente com carabina de pressão? Eu poderia levar a minha carabina de pressão para praticar lá? Como você fazia para praticar lá? Grato.

Nao existe um lugar específico para arma de pressão, vc utiliza a mesma pista da arma de fogo (ruim). A pista tem no máximo 25 metros, mas é a maior indoor que conheci aqui no Rio. No centro as pistas são de 7 a 10 metros, logo optei pela Parabellum. Em Niterói tem um clube de tiro com pista até para Sniper, muito boa (outdoor) . Além de mim, outros dois atiradores de arma de pressão tb usam a pista, mas nunca atiramos juntos. Eles estão montando uma área específica para airsoft, mas pelo que eu sei, ainda não estava pronta 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Mauro Rio disse:

Nao existe um lugar específico para arma de pressão, vc utiliza a mesma pista da arma de fogo (ruim). A pista tem no máximo 25 metros, mas é a maior indoor que conheci aqui no Rio. No centro as pistas são de 7 a 10 metros, logo optei pela Parabellum. Em Niterói tem um clube de tiro com pista até para Sniper, muito boa (outdoor) . Além de mim, outros dois atiradores de arma de pressão tb usam a pista, mas nunca atiramos juntos. Eles estão montando uma área específica para airsoft, mas pelo que eu sei, ainda não estava pronta 

Muito obrigado Mauro Rio, sou de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. Estou praticando mesmo em casa no meu quintal numa área de 10 metros de distância de forma reservada ou seja, sem ninguém olhando e por isso quando passar esse problema todo, pretendo escolher um local para praticar de preferencia outdoor.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...
Em 08/06/2020 em 12:44, Mauro Rio disse:

Nao existe um lugar específico para arma de pressão, vc utiliza a mesma pista da arma de fogo (ruim). A pista tem no máximo 25 metros, mas é a maior indoor que conheci aqui no Rio. No centro as pistas são de 7 a 10 metros, logo optei pela Parabellum. Em Niterói tem um clube de tiro com pista até para Sniper, muito boa (outdoor) . Além de mim, outros dois atiradores de arma de pressão tb usam a pista, mas nunca atiramos juntos. Eles estão montando uma área específica para airsoft, mas pelo que eu sei, ainda não estava pronta 

boa noite irmão de armas, vc sabe o endereço da de Niteroi?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante