Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Estativa que fiz para benchrest


Pata do Sul

Posts Recomendados

19 minutos atrás, Jorge de Assis disse:

Ficou muito bom, Pata.

Faz ideia do custo total da mesma, somando material e mão de obra ?

Valeu Jorge!

Pra falar a verdade não tenho ideia, nem parei pra calcular isso. Comprei a chapa grossa da base e os parafusos e miudezas e o resto de materiais eu usei o que tinha aqui na oficina. A mão de obra foi minha, fui fazendo aos poucos nas horas que eu podia.

Eu atirava nela com uma coronha adaptada e a poucas semanas terminei essa coronha abaixo pra usar nessa estativa. Coronha com fuste 3", faces de contato paralelas e desnível entre apoio frontal e traseiro de ~5cm.

TFC7tDM.jpg

nTWoUAt.jpg

2TUBQ8g.jpg

UI7AV38.jpg

WbLizHU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns. Excelente trabalho. Coronha com encaixes perfeitos.

  • Like 1

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso de rimfire, eu uso uma fita de teflon colada no fuste e parte traseira da coronha e essa fita deslisa sobre as almofadas em nylon cordura na estativa e rear rest/rear bag. Com isso consigo atirar grupos mais consistentes do que se a arma estivesse "travada" nos apoios. Atiro e o rifle deslisa poucos mm sobre os apoios e o teflon ajuda nisso. O deslisar da arma ajuda a "matar" um tanto da vibração provocada no rifle na hora do tiro.

 

Alguém sabe me dizer se isso também caberia ao tipo com PCP 5,5 mm? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Jorge de Assis disse:

Samuel, meus parabéns pela bela coronha !

Só agora vi a tua apresentação no forum: um coronheiro/armeiro terá muito a somar aqui no carabinas de ar.

Agradeço Jorge! Já fiz um tanto de trabalhos com coronhas para rifles/carabinas de ferrolho, fabricando coronhas esportivas, de bancadas e as conhecidas "táticas" para tiros deitado com bipé. O que mais gosto é fazer os trabalhos com fins de desempenho (precisão), afinal não vale de muita coisa uma arma bonita que não atira bem hehehe. Já mexi um tanto com customização de rimfire para atirar benchrest, desde a fabricação da coronha como também ajuste e instalação de canos, melhorias e ajustes no ferrolho, ação e gatilho.

Agora estou com ideia de partir para o tiro benchrest pcp, vejo muitas vantagens de se atirar PCP em relação ao rimfire por aqui, principalmente a facilidade de se conseguir bons chumbos sem grande extress e se poder atirar em lugares mais variados que não sejam só em clube de tiro. Com PCP conseguirei atirar mais e aprimorar mais as técnicas de leitura de vento. Estou nas pesquisas para aprender mais sobre isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bom mesmo, serviço de 1ª :cheers:

  • Like 1

Hatsan HT200S Dominator 5.5 (Negrinha) (https://tinyurl.com/yw8mvxy9)

Cometa Fênix 400S Compact 5.5 (Mercedita) (https://tinyurl.com/2p9zmsk9)

Crosman 1322 (Ainda sem nome)

*Sandbag Caldwell TACKDRIVER (http://goo.gl/rMXiah)

===IN MEMORIAN===
Luneta Walther MDC 4x32 (Paralax, MilDot, Retículo iluminado) =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling GoldCrown 4x32 =VENDIDA=
CBC B19-17 String: http://goo.gl/057Hzs + Muzze CBC TUNADO (http://goo.gl/lzjDnr)] =VENDIDA=
Luneta Nikko Stirling Airking Iluminated 4x32 (http://goo.gl/THGJtd) + DAMPA DM60 =RIFADA=
RedDot Walther PS55 [retículo GRADUADO] (http://goo.gl/KMXVis) =VENDIDO=
HW50S 4.5 (http://goo.gl/noXggj) =RIFADA=
HW77 4.5 FAC (Encamisada) (http://goo.gl/TG23so) =RIFADA=
HW100T FSB FAC 5.5 (https://goo.gl/r3qhzI) =VENDIDA=
HT135 5.5 + Kit Elite 70KG (http://goo.gl/YJnYJv) =VENDIDA=
Artemis PR900W 5.5 HUMA Regulated (https://goo.gl/cbBiW2=VENDIDA=
Hatsan BT65SB 5.5 =VENDIDA=

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Felipe Ghost Rider disse:

excelente servico, muito bom mesmo.
se põe um adesivo com um nome de marca pode vender de boa como os consagrados. hehehe

 

Hahahaha valeu! 

É que o tempo esta complicado, mas tenho um projeto para fazer uma nova estativa, essa com joystick.

 

 

Andei pesquisando sobre os rests com ajustes por joystick, especialmente os feitos pelo Sebastian “SEB”, que falam muito bem. Encontrei poucas imagens a respeito de detalhes, mas o suficiente para me elucidar quanto aos pontos de funcionamento da coisa.

                O front rest branco que fiz  ficou muito bom a meu ver, uma melhora considerável em relação a outros rests mais simples que fiz no passado. Este que estou usando me atende bem pelo tipo de tiro que estou fazendo, tiro em bancada. Porém, pela posição dos manípulos de ajuste, não seria um bom rest para tiros deitados.

                Este modelo com joystick pode servir bem tanto na bancada como em tiro deitado. Além de que, pela praticidade de ajuste, é muito mais rápido de mudar o POI em caso de se estar atirando em alvos de score ou quando se prende vários alvos na placa.

                Para este novo, procurei fazer uma coisa mais compacta, já que a principio será usado no RFBR.

                Uma outra coisa que procurei fazer é usar parafusos allen sem cabeça nas fixações aonde não se necessite ajustes frequentes, isso deixa uma aparência mais limpa no conjunto.

O rest tem medidas externas de 23 cm de largura X 28 cm de comprimento (medidas externas das arruelas de apoio). Altura máxima externa de 25 cm. Altura do piso até a almofada de apoio do fuste, ajustável entre 17 e 21 cm. Chapa base da almofada de apoio, chapas das almofadas de encosto laterais, bloco principal e a peça flutuante dentro do bloco, estes serão em alumínio. As demais peças serão em aço carbono.

eVQgVvW.jpg

 

CONJUNTO SUPERIOR

A almofada base (A) provavelmente será em Nylon Cordura + teflon, com enchimento de areia e com uma abertura para controlar o enchimento. Esta almofada fica assentada sobre a chapa base (B) e fixada à ela pelas bordas nas canaletas (C). A fixação das bordas se dar por parafusos allen sem cabeça (D) pela parte de baixo da chapa.

Os encostos laterais (E) são blocos maciços presos à chapa base. Nestes laterais o ajuste de fechamento primário é pelo seu deslizar, sendo travado por parafusos allen (F). O ajuste mais fino é dado pelos parafusos laterais (G), dois em cada encosto. As almofadas laterais (H) serão de algum tipo de manta revestido com Nylon Cordura + teflon. Estas almofadas terão apenas alguns de seus pontos colados ao bloco lateral, permitindo assim que se “estufem” À frente com a pressão dos parafusos laterais, dando assim o ajuste certo contra as laterais do fuste.

O conjunto superior todo fica assentado sobre um rolamento axial de esferas (I), de modo a permitir que a parte superior tenha um pequeno giro e se acomode à torção do fuste nas mudanças de windage. Embora a parte superior possa girar, ela deve se encontrar bem firme, sem “jogos”. De cada lado do rolamento, pinos (J) que funcionam como limitadores de giro da parte superior, pois não há necessidade do giro ser livre, apenas poucos graus.

O limitador de curso do fuste (L) é uma peça cilíndrica que se prende à haste (M) por um parafuso allen sem cabeça, isso da a possibilidade de ajuste de distancia. Na peça limitador, um anel “O” de borracha para que o fuste não bata direto contra o metal.

 

BLOCO CENTRAL

                As peças deste conjunto são montadas ao bloco principal (N). Dentro dessa peça principal, o bloco flutuante (O) no qual se encontram fixos à ele a rotula esférica traseira (P), as chapas de polímero do deslize (Q) e obviamente o conjunto superior. No bloco principal esta fixo a rotula esférica frontal (R), por aonde se passa o eixo de movimentação (S), ligando as duas rotulas, possibilitando assim a movimentação do conjunto superior. Neste eixo, de um lado a alavanca de manuseio (T) e do outro o contra peso (U), que pode ser ajustado sua posição para melhor desempenho. O ajuste de folgas é feito pelos parafusos allen sem cabeça (V), os quais pressionam os roletes (X) contra o bloco flutuante.

                Na parte interna, um conjunto de molas de tala (Z) darão uma certa rigidez de modo que o sistema não fique “solto”. Acredito que isso deixe o manusear com um certo peso, o que seria bom para ajustar o POI com mais precisão.

                A elevação primária se dá pelo giro do volante (A1), que levanta/abaixa o fuso (B1), fazendo o conjunto todo acima se movimentar justo pelas guias (C1). O travamento deste ajuste de da pelos parafusos (D1).

 

BASE

                Essa fabricada com uma chapa de aço carbono espessura ½”. Nela estão fixadas as guias do ajuste primário de elevação e os parafusos base de apoio (E1).

2HXFwn3.jpg

xcPK7EA.jpg

tAXSQvG.jpg

 

Considerações:

- Este sistema de giro da parte de cima, eu peguei a ideia de um rest chamado NOTA, projeto de um Finlandês. Este sistema ele desenvolveu especialmente para tiro de rimfire BR/ PCPC BR em alvo de score.

- Fiz meu sistema de elevação primário por fuso por ser mais simples de fabricar. Nas estativas SEB esse sistema é por pinhão e cremalheira, o que demanda uma usinagem que não consigo fazer em minha fresadora. Embora no sistema SEB o ajuste seja mais rápido, esse que fiz será ao final, quando travado, tão eficiente quanto o dele.

- A alavanca é encaixada com rosca e contra porca, permitindo assim ajustar sua curva tanto para atiradores destros como canhotos.

- O sistema de joystick pode ser virado ao contrario, caso se queira inverter o sentido de operação do eixo Y. Isso também é possível nos SEBs.

 

 

Bom... por enquanto o projeto só esta no papel.

  • Like 2
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2018 em 17:45, Pata do Sul disse:

Hahahaha valeu! 

É que o tempo esta complicado, mas tenho um projeto para fazer uma nova estativa, essa com joystick.

 

 

Andei pesquisando sobre os rests com ajustes por joystick, especialmente os feitos pelo Sebastian “SEB”, que falam muito bem. Encontrei poucas imagens a respeito de detalhes, mas o suficiente para me elucidar quanto aos pontos de funcionamento da coisa.

                O front rest branco que fiz  ficou muito bom a meu ver, uma melhora considerável em relação a outros rests mais simples que fiz no passado. Este que estou usando me atende bem pelo tipo de tiro que estou fazendo, tiro em bancada. Porém, pela posição dos manípulos de ajuste, não seria um bom rest para tiros deitados.

                Este modelo com joystick pode servir bem tanto na bancada como em tiro deitado. Além de que, pela praticidade de ajuste, é muito mais rápido de mudar o POI em caso de se estar atirando em alvos de score ou quando se prende vários alvos na placa.

                Para este novo, procurei fazer uma coisa mais compacta, já que a principio será usado no RFBR.

                Uma outra coisa que procurei fazer é usar parafusos allen sem cabeça nas fixações aonde não se necessite ajustes frequentes, isso deixa uma aparência mais limpa no conjunto.

O rest tem medidas externas de 23 cm de largura X 28 cm de comprimento (medidas externas das arruelas de apoio). Altura máxima externa de 25 cm. Altura do piso até a almofada de apoio do fuste, ajustável entre 17 e 21 cm. Chapa base da almofada de apoio, chapas das almofadas de encosto laterais, bloco principal e a peça flutuante dentro do bloco, estes serão em alumínio. As demais peças serão em aço carbono.

eVQgVvW.jpg

 

CONJUNTO SUPERIOR

A almofada base (A) provavelmente será em Nylon Cordura + teflon, com enchimento de areia e com uma abertura para controlar o enchimento. Esta almofada fica assentada sobre a chapa base (B) e fixada à ela pelas bordas nas canaletas (C). A fixação das bordas se dar por parafusos allen sem cabeça (D) pela parte de baixo da chapa.

Os encostos laterais (E) são blocos maciços presos à chapa base. Nestes laterais o ajuste de fechamento primário é pelo seu deslizar, sendo travado por parafusos allen (F). O ajuste mais fino é dado pelos parafusos laterais (G), dois em cada encosto. As almofadas laterais (H) serão de algum tipo de manta revestido com Nylon Cordura + teflon. Estas almofadas terão apenas alguns de seus pontos colados ao bloco lateral, permitindo assim que se “estufem” À frente com a pressão dos parafusos laterais, dando assim o ajuste certo contra as laterais do fuste.

O conjunto superior todo fica assentado sobre um rolamento axial de esferas (I), de modo a permitir que a parte superior tenha um pequeno giro e se acomode à torção do fuste nas mudanças de windage. Embora a parte superior possa girar, ela deve se encontrar bem firme, sem “jogos”. De cada lado do rolamento, pinos (J) que funcionam como limitadores de giro da parte superior, pois não há necessidade do giro ser livre, apenas poucos graus.

O limitador de curso do fuste (L) é uma peça cilíndrica que se prende à haste (M) por um parafuso allen sem cabeça, isso da a possibilidade de ajuste de distancia. Na peça limitador, um anel “O” de borracha para que o fuste não bata direto contra o metal.

 

BLOCO CENTRAL

                As peças deste conjunto são montadas ao bloco principal (N). Dentro dessa peça principal, o bloco flutuante (O) no qual se encontram fixos à ele a rotula esférica traseira (P), as chapas de polímero do deslize (Q) e obviamente o conjunto superior. No bloco principal esta fixo a rotula esférica frontal (R), por aonde se passa o eixo de movimentação (S), ligando as duas rotulas, possibilitando assim a movimentação do conjunto superior. Neste eixo, de um lado a alavanca de manuseio (T) e do outro o contra peso (U), que pode ser ajustado sua posição para melhor desempenho. O ajuste de folgas é feito pelos parafusos allen sem cabeça (V), os quais pressionam os roletes (X) contra o bloco flutuante.

                Na parte interna, um conjunto de molas de tala (Z) darão uma certa rigidez de modo que o sistema não fique “solto”. Acredito que isso deixe o manusear com um certo peso, o que seria bom para ajustar o POI com mais precisão.

                A elevação primária se dá pelo giro do volante (A1), que levanta/abaixa o fuso (B1), fazendo o conjunto todo acima se movimentar justo pelas guias (C1). O travamento deste ajuste de da pelos parafusos (D1).

 

BASE

                Essa fabricada com uma chapa de aço carbono espessura ½”. Nela estão fixadas as guias do ajuste primário de elevação e os parafusos base de apoio (E1).

2HXFwn3.jpg

xcPK7EA.jpg

tAXSQvG.jpg

 

Considerações:

- Este sistema de giro da parte de cima, eu peguei a ideia de um rest chamado NOTA, projeto de um Finlandês. Este sistema ele desenvolveu especialmente para tiro de rimfire BR/ PCPC BR em alvo de score.

- Fiz meu sistema de elevação primário por fuso por ser mais simples de fabricar. Nas estativas SEB esse sistema é por pinhão e cremalheira, o que demanda uma usinagem que não consigo fazer em minha fresadora. Embora no sistema SEB o ajuste seja mais rápido, esse que fiz será ao final, quando travado, tão eficiente quanto o dele.

- A alavanca é encaixada com rosca e contra porca, permitindo assim ajustar sua curva tanto para atiradores destros como canhotos.

- O sistema de joystick pode ser virado ao contrario, caso se queira inverter o sentido de operação do eixo Y. Isso também é possível nos SEBs.

 

 

Bom... por enquanto o projeto só esta no papel.

Parabéns pelo projeto e iniciativa. Atualmente o front rest NEO SEB é o melhor do mundo. Temos o nacional  X-red que é bom, mas o NEO SEB ainda se mostra imbatível. 

O seu projeto é interessante, de uma olhada no SEB 1.

o sistema do NOTA, não levou nota 10...hehhe

 

boa sorte na empreita

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Edgard disse:

Parabéns pelo projeto e iniciativa. Atualmente o front rest NEO SEB é o melhor do mundo. Temos o nacional  X-red que é bom, mas o NEO SEB ainda se mostra imbatível. 

O seu projeto é interessante, de uma olhada no SEB 1.

o sistema do NOTA, não levou nota 10...hehhe

 

boa sorte na empreita

 

Opa! Gradeço pela dica amigo, vou dar uma pesquisada nesse NEO SEB.

SEB 1 seria aquele que tem uma alça tipo corda para carregar?

Esse NOTA achei interessante a ideia da parte de cima girar. Pensei em fazer algo assim, mas que caso não fique bom eu consigo travar ele.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pata do Sul disse:

Opa! Gradeço pela dica amigo, vou dar uma pesquisada nesse NEO SEB.

SEB 1 seria aquele que tem uma alça tipo corda para carregar?

Esse NOTA achei interessante a ideia da parte de cima girar. Pensei em fazer algo assim, mas que caso não fique bom eu consigo travar ele.

 

Valeu!

Isso, na verdade é uma trama de aço, já tive um.

o seb 1da pra girar o conjunto, mas é meio desnecessário viu.. o efeito de torção no rifle não é prejudicial nos rest coaxial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente trabalho, tanto a estativa quanto a corona, essa coronha ate parece como pintura automotiva, simplesmente impecável!!!

 

 

Sempre e bom ter um profissional entre nos!!!

 

Grande abraço Francis 

Editado por francis frozi

 

PCP P15 5.5 + Hawke 4x32 AO

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Francis!

Coronhas desse tipo eu tiro da maquina, removo os pontos de fixação e ajeito com lixa e lixa ferro 80. Assim que a coronha estiver já no formato final, eu passo um pano molhado na madeira para arrepiar as farpas e após isso passo uma lixa 120 pela peça toda.

Prendo a coronha no suporte de pintura e aplico fundo poliuretano altos sólidos pela peça toda. Assim que o fundo estiver seco, eu faço um lixamento com 400 com um pouco de água pra embuchar a lixa. Lixo até ficar uma superfície lisa sem falhas ou arranhões.

Para a pintura eu uso tinta poliuretano pra dar uma boa cobertura, algumas demãos cruzadas não muito carregadas. Quando seca a pintura, faço um lixamento molhado com 1500 até remover todo o aspecto "casca de laranja". Lixando com cuidado para não furar a tinta (tomo cuidado também para no lixamento do fundo para não furar ele).

Após lixamento da pintura, aplico um verniz poliuretano. Novamente faço um lixamento molhado com 1500 até que a superfície esteja toda nivelada e fosqueada.

Por final eu faço um polimento com massa de polir para dar o brilho e remover riscos da lixa 1500.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo minhas coronhas em uma Router CNC.

Primeiro eu faço um desbaste grosso em nível Z, para dar a forma bruta. 

f2kM8Pb.jpg

LbgGwbR.jpg

 

Após, um pré acabamento usando um fresa esférica que vai passando e moldando o formato.

cn4zBju.jpg

l6WCJPw.jpg 

 

Por final, quanto ao contorno, faço um acabamento passando a mesma esférica com um deslocamento em Y mais fino para que as superfícies fique bem lisas.

hesynVW.jpg

 

Contorno finalizado.

1UKyJvQ.jpg

YR07VHZ.jpg

  • Like 1
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Aurélio disse:

Opa

E dá para copiar também?
Ou seja, reproduzir uma coronha existente?
Abs

 

Olha, nunca copiei, mas fiqueis sabendo que pode escanado a peça existente 3D e criado a partir disso um arquivo com o desenho 3D para ser reproduzido na CNC. Basta encontrar quem possa fazer isso. Se alguém já usou isso ou sabe quem possa fazer, seria interessante de se ter o contato. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiquei curioso sobre esse modelo de coronha da Slavia. Eu tenho uma Slavia 634 e na minha opinião a coronha dela tem a melhor ergonomia e empunhadura das carabinas que eu já tive.

Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk

  • Like 1


PCP Boito Urutu .22 + Hawke Sidewinder 8-32X56 (Field Target)

Gamo Big Cat .177 Kit Olympic Match Quickshot 40kgf

CZ Slavia 634 .22 Kit Dematek

Norica Storm .177 Kit Elite Advanced 45Kgf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/05/2018 em 09:06, Pata do Sul disse:

Que modelo de coronha seria essa para Slavia?

a coronha de madeira da slavia é uma das preferidas para prova de carabina 10m mira aberta.
alguns atiram com B19 ou hw com coronha de slavia.
por isso falei que se conseguir fazer copia dessa da slavia de madeira vai vender muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Felipe Ghost Rider disse:

a coronha de madeira da slavia é uma das preferidas para prova de carabina 10m mira aberta.
alguns atiram com B19 ou hw com coronha de slavia.
por isso falei que se conseguir fazer copia dessa da slavia de madeira vai vender muito.

aad2b9d10d72beab91e9c125214ac4d3.jpg

Seria esse modelo? Com esse fuste mais alto e tal...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante