Este é um post popular. Pincipi Postado Abril 22, 2018 Este é um post popular. Share Postado Abril 22, 2018 Este é um artigo sobre minha primeira bomba de PCP no qual pretendo registrar as descobertas pessoais no assunto e também compartilhar. Quando vi o anúncio por R$ 599,00 com o frete grátis resolvi comprar e pagar um pouco mais justamente para evitar a grande demora e taxações de comprar direto da China. Ocorre que quando finalizei a compra apareceu um valor de cem reais a mais e só percebi quando veio a fatura do cartão. Este é o texto do anúncio: Caracteristicas Marca AIR PUMP Modelo HAND PUMP PCP BOMBA PCP AIR PUMP Produto novo Envio imediato 1. Bomba de ar PCP de alta pressão, é usado para encher cilindro de carabinas e pistolas PCP. 2. Conector de engate rápido. 3. Generation 3 tecnologia requer menos esforço do que os concorrentes. 4. Aparência cromado (aço inox) 5. Bomba muito leve, apenas 2,5kg. Ideal para quem vai à campo. 6. Pedal Dobrável para facilitar o transporte. 7. Manômetro medidor de pressão. 8. Filtro de ar acoplado DIRETO na mangueira. Especificações: 1. Bomba de 3 estágios de câmaras. 2. Max pressão: 4500psi/310bar (melhor do que os concorrentes: 3300psi). 3. Com uma fêmea foster quick-disconnect (universal M10 * 1), no final da mangueira. 4. Comprimento fechado 24.4 " (620mm), Comprimento aberto 42.1" (1070mm). 5. Peso do pacote 3.0 kg. Pacote inclui: 1x Bomba PCP de alta pressão. 1x Mangueira fina de alta pressão (310bar) (engate rápido foster fêmea na ponta). Serve no Fill Probe com bico macho (bico de encher) 1x Kit reserva de o-rings-anéis 1x Chave de montagem da bomba. E estas são as fotos do anúncio: A diferença que pude perceber em relação à comprar direto da China, além do preço, é que esta veio com o filtro, enquanto que as chinesas tem o anúncio do filtro em separado. Logo que chegou vi que não tem manual em português, fiz uma breve consulta com o vendedor que disse está completa bastando apenas rosquear o relógio, a manopla e a mangueira. Como nunca tinha tido contato antes com bomba de PCP, estudei bem o manual que veio nela: Manual bomba PCP.pdf Etambém outros que encontrei na internet, em português: (cod2_21446)manual__bomba_pneumatica.pdf BOMBA_MANUAL_QS_BAMB01_PTBR-1.pdf BOMBA_MANUAL_Resolução-de-Problemas-QS-BAM.B01.pdf O que ajudou muito na compreensão do assunto, então fiz assim, comecei pela manopla: De um lado tinha a parte achatada que coincidia com o cilindro, do outro lado tinha apenas o cavado que coincidia com as cabeças dos parafusos. Depois de apertar ficou perfeito. O próximo passo foi conferir se as demais partes estavam bem apertadas, uma por uma, usando a chave fornecida: Ai, chegou a vez da mangueira, não usei fita veda rosca de teflon, foi a seco mesmo porque na parte interna tinha um anel de plástico: Chegou a vez do manômetro ou reloginho: Li que neste modelo, não se deve apertar segurando o relógio, o certo é apertar com a chave encaixada no lugar certo. Finalmente tudo montado dei umas bombadas e o ar circula. Para fazer um teste sem ter a arma, coloquei na extremidade da mangueira uma ponta que veio, parece que serve para tampar: Após algumas bombadas o relógio ia mudando a marcação do ponteiro: Deixando tudo como está e parando de bombear, o ar não escapa e a marcação não muda, pela lógica, conclui que está tudo certo e que não há vazamento. detalhe de deixar o ar escapar, de forma lenta, aos poucos não soltar de uma vez só, para não causar danos. também não utilizar ferramentas para apertar ou soltar, use apenas as mãos, ao sair a pressão a mangueira relaxa e o pistão da bomba desce. Para soltar o ar, a válvula funcionou corretamente ao ser desrosqueada. Na hora de bombear conectado à arma, deu tudo certo, exceto que ao parar, lentamente o ponteiro vai descendo, pelo que li, isto é normal porém, ainda tenho minhas dúvidas, gostaria de saber porque isto acontece. Também li que tem um jeito certo de dar as bombadas, não pode ser rapidamente, tem que ser lentamente, parar quando esquentar e dobrar os joelhos, não dobrar a coluna. Dúvida que ainda tenho, para guardar a mangueira deve estar com ou sem a tampinha? O filtro integrado à bomba deve ser a parte azul, preciso descobrir como se abre ele para trocar o elemento filtrante, e também saber a hora certa de trocar. Outra coisa que estou trabalhando é achar um meio de transporte seguro, tipo uma maleta de alumínio. Que raio é este de estágio? Vi que existem de dois, três e quatro estágios. A de quatro estágios é bem mais cara. Na parte da lubrificação eu não sei nada, tem muito a estudar ainda. É isso, qualquer dica é bem vinda. 2 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Abril 22, 2018 Autor Share Postado Abril 22, 2018 Faltaram os acessórios que vieram nela: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. Pincipi Postado Junho 30, 2018 Autor Este é um post popular. Share Postado Junho 30, 2018 Agora à pouco começou a vazar ar, exatamente no local indicado pela seta vermelha: Passei um pano para limpar e ficou evidente que a borracha ou o anel de vedação escapou com a pressão: Percebi que a rosca estava em pouco solta, podia ser desrrosqueada com a mão: Deu para ver que o anel não estragou, limpei as partes: Confirmado que estava tudo certo, lubrifiquei com algumas gotas de óleo de silicone (Silicone líquido para esteiras densidade 200), porque é o que estava à mão, depois rosqueei de volta e dei aperto com a chave da bomba: Apoiei as manoplas sob os pés e forcei um quarto de volta. Tempo total do reparo 3 minutos, Só para constar, estimativa de 10.248 bombadas desde a compra e o surgimento do primeiro problema, anotados em prancheta de uso. Lição aprendida, verificar os apertos das peças da bomba a cada 10 mil bombadas. Tinha previsto uma desmontagem completa com limpeza aos três meses ou às dez mil bombadas, o que ocorresse primeiro porém, estou adiando porque esta operação vai atrasar outro projeto (encher cilindro de 7,6 litros). 2 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Julho 1, 2018 Share Postado Julho 1, 2018 Grande fera.Mais um ótimo tópico meu caro.Novo grande agregador ao time do tiro de ar. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 1, 2018 Autor Share Postado Julho 1, 2018 13 minutos atrás, Raufemann Fritz disse: Grande fera. Mais um ótimo tópico meu caro. Novo grande agregador ao time do tiro de ar. Obrigado, estou aprendendo e compartilhando. Este último reparo não deu muito certo, ainda está vazando um pouco de ar, ou para ser mais exato água e óleo perto dos 130 BAR, só depois quando coloquei detergente ficou claro as bolinhas de ar. Vou dormir enquanto penso em outra solução, por enquanto só me vem à mente usar fita veda rosca. Colocando o tampão, bombeando e esperando, o tempo passa sem que o ponteiro se mova, o ar só vaza no pico da pressão da bomba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 1, 2018 Autor Share Postado Julho 1, 2018 Resolvi desmontar para tentar observar melhor, como não achei material ensinando na internet, montei meu esquema pessoal numa primeira etapa: 1- remover o manômetro, considero a parte mais frágil e achei melhor separar ele em primeiro lugar, pude observar que estava quase solto, foi fácil desrrosquear usando a chave. 2- remover a mangueira. 3- separar o bloco da bomba. Tudo fácil, apoiado no chão e usando a chave dela: Numa segunda etapa, tenho separado a mangueira o bloco e a bomba, inspecionando o bloco, ou melhor, a peça de número 13 conforme o diagrama: Nos quatro furos estava tudo perfeito: a) selo do manômetro, peça 12. b) selo da mangueira, peça 14. c) selo do tubo, peça 11. d) selo do respiro, que não consta no diagrama: Este selo é diferente da peça 12 e da peça 14 que são achatados: A diferença é que tem uma saliência que deve ser para encaixar na ponta da válvula: Depois de passar panos limpos e limpar tudo, parecia não haver nenhum problema, exceto na rosca da válvula: Quando soprei no buraco do tubo, saiu meleca de óleo e água para todos os lados, pensei em formas de limpar o interior, com compressor de ar, limpador de cachimbo, ar do cilindro e até mesmo disparos sem munição. Terminada a fase do bloco, fui para a mangueira, segurei a parte azul do filtro e com a chave desrrosqueei, foi fácil, se soltou com pouca força: A surpresa é que no seu interior não havia o elemento filtrante, só tinha água: Com o detalhe do anel de borracha parcialmente rasgado. Minha esperança era mostrar como fica o material de filtragem depois de dez mil bombadas, que decepção, não verifiquei quando comprei ela nova. A próxima parte eu continuo daqui a pouco, quando tem muita foto o post trava. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 1, 2018 Autor Share Postado Julho 1, 2018 Continuando agora na parte do tubo, como não sei bem por onde começar, encaixei a chave na porca do meio, peça 10 e travei as manoplas com os pés, ao girar, desrosqueou a peça 4. Tentei bolar um esquema de soltar a peça 10, segurando o tubo com a mão eu não consegui, optei por um alicate de pressão em cima da parte aonde tem a rosca, porque em outra parte poderia amassar o tubo, como não tinha um pedaço de borracha, usei um pano mesmo: Obtendo êxito em soltar a rosca, decidi primeiro desrrosquear a peça 4: Então deu para ver a peça 7 que sai fácil, liberando a peça 34, que nada mais é que um pedaço de prego: Soltei os parafusos 1, liberando a peça 4, a bolinha de borracha 5 só saiu quando soprei no furo, ela saiu saltitando pela casa, quase perdi: Continuando com a descoberta da desmontagem, soltei a peça 10, justamente porque o tubo 8 não sai, tem uma trava no fim do curso da bombada que prende a peça 10, com ela solta, o tubo 8 sai: Os dois lados da rosca do tubo são iguais, parece que não tem problema em inverter os lados da montagem, só para manter o original, rosqueei a peça 4 no tubo 8 como referência. É muito difícil fotografar o interior do tubo, o qual tem um forte cheiro de borracha e na inspeção visual deu para notar que está perfeito, espelhado, estilo caleidoscópio, sem risco algum, exceto uma leve marca de trilha coincidente com os cavados da peça 18, talvez seja esta a peça que faz o barulho de arranhado. Depois de limpa: Não consegui encaixar a chave na peça 18, se tentar pelo lado do metal ela não entra, só entra pelo lado dos anéis de borracha: O problema é que não encaixa mas, depois de usar uma pequena lima na chave: Encaixou perfeitamente, então travei a peça 29 e desrrosqueei: Nesta hora senti a falta de uma segunda chave de bomba, descobri que este tubo não tem rosca, as peças das pontas só encaixam, quando consegui soltar, tive uma nova surpresa: Saiu muita água, parece que aqui é o reservatório de água da bomba, deu a impressão de que ela deve ser refrigerada a água igual motores de carros. Parece que ficou complicado demais, será que vou conseguir remontar? Localizei a rosca que prende o sistema: A rosca é no pivô central, peça 24, ela está colada na peça 29: Até aqui tudo perfeito e sem sinal de desgaste. Outro detalhe: E também a peça 35: É esta coisinha que é chamada de pistão de 3 estágios, brincando de vai e vem descobri que é exatamente aqui a fonte do barulho de raspar. Creio que não preciso avançar mais que isto, considero minha curiosidade parcialmente satisfeita, prossegui na remontagem seguindo a ordem inversa, com o detalhe de que coloquei o elemento filtrante no filtro: Terminado o serviço, continuou a funcionar normalmente porém, desta vez está fazendo um barulho de raspar mais forte, é provável que eu deveria ter utilizado graxa de silicone e não apenas óleo de silicone. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
williankn Postado Junho 24, 2019 Share Postado Junho 24, 2019 Só por curiosidade o ar entra pela parte de cima, onde bomba ou na parte de baixo onde tem oring para não bater o cano do 1 estagio? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 25, 2019 Autor Share Postado Junho 25, 2019 Eu acredito que entre pela parte de cima pois quando bombeio, dá para ouvir o barulho do ar passando exatamente na peça 4. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 9, 2019 Autor Share Postado Julho 9, 2019 Por acaso achei a venda uma peça igual a numero 35, caso eu precise no futuro, já tenho como procurar: Achei também a válvula de sangria: Tem mais coisas como kit de reposição: Se bem que conforme o valor do frete, fica mais barato comprar outra do que importar as peças de reposição. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Julho 9, 2019 Autor Share Postado Julho 9, 2019 Encontrei um vídeo que mostra mais detalhes da montagem dela: É a parte um que vai até a parte cinco, não coloquei todas aqui por ficar muito longo mas, pelo link do vídeo, entrando no canal e rolando os vídeos até mais ou menos julho 2017 que aparece a sequência completa. Se eu tivesse visto isto antes.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Janeiro 16, 2020 Autor Share Postado Janeiro 16, 2020 No grupo do watsapp surgiu o assunto de liquido refrigerante dentro da bomba, achei um vídeo do modelo em questão, diferente da minha: Agora ficou a dúvida se a minha tinha o tal liquido refrigerante ou não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 23, 2020 Autor Share Postado Junho 23, 2020 (editado) Dois anos e dois meses depois de comprar a bomba, de repente, começou o seguinte problema; está meio que travando, vou tentar explicar melhor, com nenhuma pressão consigo bombear normalmente mas, quando coloca pressão, plugando na arma ou colocando a tampinha na mangueira, a bomba vai ficando dura, cada vez mais difícil de bombear e não consigo puxar nem empurrar, fica mais ou menos no meio, até consigo com muita força puxar para cima mas, a bomba volta sozinha, como se tivesse feito um vácuo, igual puxar o embolo de uma seringa entupida, quando solta, o embolo volta. Com a bomba travada, ao abrir a válvula de pressão, o ar escapa e a bomba primeiro sobe e depois desce, muito curioso. Pinguei uma gota de óleo de silicone na válvula de cima, até pensei que tinha melhorado mas, logo depois travou de novo. lubrifiquei também a parte externa sem êxito. No grupo de watts, um usuário relatou que passou pela mesma coisa e resolveu quando trocou um oring interno, também aconselhou a já que vai abrir, troque todos os anéis. Enviou um link de um vídeo, disse que está no final do vídeo o oring com defeito: Agora, estou revisando como desmontei a minha bomba, depois de tanto tempo já não lembro mais, ainda bem que tem este post para eu relembrar. Editado Junho 24, 2020 por Pincipi Adicionar informação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Junho 23, 2020 Autor Share Postado Junho 23, 2020 (editado) Foi moleza desmontar de novo, a propósito, estava tudo guardado, as ferramentas, o kit de reposição dos orings e também um reloginho de reserva mais uma mangueira, tudo pronto para quando der o defeito. Na desmontagem eu fiz uma revisão completa, todos os orings estavam com aparência de perfeitos, não havia nenhum desgaste aparente, o relógio estava levemente empenado no eixo: Havia também um inicio de ponto de ferrugem na parte externa: Notei um desgaste aonde vai o prego: De modo que a bolinha preta não caiu desta vez: Com certeza é devido as rebarbas produzidas pelo movimento do prego contra a peça: Isto é um aviso para quando der defeito na bolinha, tenho que lixar aqui primeiro, retirando as rebarbas, antes de colocar a bolinha nova, caso contrário, a rebarba pode cortar e ai a bolinha não veda. Toda a suspeita recaia sobre esta peça: Estava apenas impregnada com uma espécie de graxa preta, uma mistura de água com óleo e sujeira: Depois de limpa, aparentemente tudo perfeito. Fui no tubo que rosqueia no bloco, tentei soprar o ar pelos dois lados e não consegui: No momento em que comecei a desrosquear, ouvi um estalo, como se tivesse algo preso e se soltado. fechei de novo a rosca sem desmontar e tentei soprar, bingo! o ar agora só passava por um sentido, desmontei a válvula: Olhando mais atentamente: Notei a sujeira preta, ela coincidia com a parte de dentro: A minha teoria é que a gosma formada pelo óleo de silicone misturado com a sujeira, quando sofre alta pressão, é esmagada e faz com que a peça móvel fique grudada no chassis, vira uma espécie de cola, esta é a única explicação lógica que encontrei para o ocorrido. Para comprovar a minha teoria, eu remontei tudo e apresentou o mesmo problema de travar quando põe pressão, desmontei de novo e limpei apenas passando a peça com força contra um pano: Enrolei um pano na chave halem do kit e forcei dentro do buraco, girando e apertando, até ele ficar limpo também. Desta vez eu remontei sem usar o óleo de silicone, passei apenas graxa de silicone nas partes móveis, vou tentar comparar no futuro qual é o melhor, a graxa ou o óleo. Até o momento, dei umas 100 bombadas de testes, fui nos 300 BAR e tudo funciona perfeitamente. Editado Junho 24, 2020 por Pincipi Remover fotos a mais. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Polese Postado Setembro 27, 2020 Share Postado Setembro 27, 2020 (editado) Em 01/07/2018 em 20:08, Pincipi disse: Continuando agora na parte do tubo, como não sei bem por onde começar, encaixei a chave na porca do meio, peça 10 e travei as manoplas com os pés, ao girar, desrosqueou a peça 4. Tentei bolar um esquema de soltar a peça 10, segurando o tubo com a mão eu não consegui, optei por um alicate de pressão em cima da parte aonde tem a rosca, porque em outra parte poderia amassar o tubo, como não tinha um pedaço de borracha, usei um pano mesmo: Obtendo êxito em soltar a rosca, decidi primeiro desrrosquear a peça 4: Então deu para ver a peça 7 que sai fácil, liberando a peça 34, que nada mais é que um pedaço de prego: Soltei os parafusos 1, liberando a peça 4, a bolinha de borracha 5 só saiu quando soprei no furo, ela saiu saltitando pela casa, quase perdi: Continuando com a descoberta da desmontagem, soltei a peça 10, justamente porque o tubo 8 não sai, tem uma trava no fim do curso da bombada que prende a peça 10, com ela solta, o tubo 8 sai: Os dois lados da rosca do tubo são iguais, parece que não tem problema em inverter os lados da montagem, só para manter o original, rosqueei a peça 4 no tubo 8 como referência. É muito difícil fotografar o interior do tubo, o qual tem um forte cheiro de borracha e na inspeção visual deu para notar que está perfeito, espelhado, estilo caleidoscópio, sem risco algum, exceto uma leve marca de trilha coincidente com os cavados da peça 18, talvez seja esta a peça que faz o barulho de arranhado. Depois de limpa: Não consegui encaixar a chave na peça 18, se tentar pelo lado do metal ela não entra, só entra pelo lado dos anéis de borracha: O problema é que não encaixa mas, depois de usar uma pequena lima na chave: Encaixou perfeitamente, então travei a peça 29 e desrrosqueei: Nesta hora senti a falta de uma segunda chave de bomba, descobri que este tubo não tem rosca, as peças das pontas só encaixam, quando consegui soltar, tive uma nova surpresa: Saiu muita água, parece que aqui é o reservatório de água da bomba, deu a impressão de que ela deve ser refrigerada a água igual motores de carros. Parece que ficou complicado demais, será que vou conseguir remontar? Localizei a rosca que prende o sistema: A rosca é no pivô central, peça 24, ela está colada na peça 29: Até aqui tudo perfeito e sem sinal de desgaste. Outro detalhe: E também a peça 35: É esta coisinha que é chamada de pistão de 3 estágios, brincando de vai e vem descobri que é exatamente aqui a fonte do barulho de raspar. Creio que não preciso avançar mais que isto, considero minha curiosidade parcialmente satisfeita, prossegui na remontagem seguindo a ordem inversa, com o detalhe de que coloquei o elemento filtrante no filtro: Terminado o serviço, continuou a funcionar normalmente porém, desta vez está fazendo um barulho de raspar mais forte, é provável que eu deveria ter utilizado graxa de silicone e não apenas óleo de silicone. a respeito da peça 35.qual seria a função dela?seria uma valvula? Editado Setembro 27, 2020 por Bruno Polese Citar b19s .177 KIT STANDARD 45KG cfx.177 ADVANCED 40KG luneta westhunter 6-24x50 HT125 ROTATIVO 70KG luneta gamo 4x32wr . Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Setembro 27, 2020 Autor Share Postado Setembro 27, 2020 4 horas atrás, Bruno Polese disse: a respeito da peça 35.qual seria a função dela?seria uma valvula? Descobri que a peça 35 é um pistão de 3 estágios, não sei ainda para que serve mas, eu imagino que tenha a mesma função da borracha de uma seringa, quando empurra o embolo, a borracha faz a vedação e vai comprimindo o ar. Comparando com um pistão ou embolo, esta peça é a bucha de vedação. Também imagino que não é necessária a sua troca por desgaste, acredito que basta trocar o anel de vedação dela que volta a funcionar. Ainda, creio que não se trata de uma espécie de válvula, geralmente uma válvula tem a função de permitir ou não a passagem do ar, tipo assim, igual a uma torneira, quando está fechada a agua não passa e quando é aberta a agua passa e esta peça 35 parece ter a função de nunca permitir a passagem do ar, tem a função de vedar a passagem do ar para que ele seja comprimido e vença a válvula da arma, para que o ar entre e não volte. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
digger Postado Setembro 26, 2021 Share Postado Setembro 26, 2021 Esse tópico é MUITO BOM. mais alguém comprou essas bombas manuais de cerca de 500 reais no Aliexpress? Pergunto pois não consigo pagar uma bomba Hill , não quero (por n motivos) ter um tanque e (também por n motivos) nem um compressor e essa bomba parece que atende minhas necessidades de carregar diretamente a arma. So estou na dúvida se há mais usuários felizes iguais ao colega deste tópico. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 6, 2022 Autor Share Postado Agosto 6, 2022 Então, dando a sequencia com as novidades conforme o tempo passa, atualmente a bomba está começando a dar sinal de algum problema, quando chega no fim do curso com ela totalmente aberta ou esticada, algumas vezes leva cerca de um segundo depois para se ouvir o barulho do ar entrando na bomba, na minha imaginação eu penso ser alguma sujeira na bolinha de borracha, vou esperar a situação ficar pior para começar a investigar. Num outro post foi comentado sobre ferrugem na conexão que se espalha indo para o interior do tubo e que inevitavelmente as partículas liberadas no processo acabam no interior da arma. Corri para desmontar a minha e acabei constatando que o processo de corrosão já está instalado e operante, acredito que sempre esteve lá desde o momento da sua fabricação, escondido e agindo lentamente. Esta é a situação atual da bomba, com o primeiro filtro ou elemento filtrante que instalei em julho de 2018, aparentemente nestes 4 anos de filtragem ele cumpriu bem a sua missão: Porque na saída do filtro tudo está aparentemente perfeito. Agora observando mais de perto a ferrugem em questão: Eu dei uma olhada nas fotos que quando ela foi submetida a manutenção em Julho de 2018 e pude perceber que o metal já estava parcialmente escurecido exatamente no ponto aonde agora a camada de ferrugem se mostra bem aparente. Na rosca contrária ou mais exatamente na rosca da parte de alumínio em azul não tem o menor indicio de oxidação. Eu ainda estou estudando uma forma de limpar o local, dar uma polida e ver se tem como parar, retardar ou reverter o processo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 10, 2022 Autor Share Postado Agosto 10, 2022 Usei limpador/polidor de metais Silvo, igual ao Kaol, não consegui remover a incrustação da ferrugem, só fez foi remover uma camada fina do que parece ser um cromo de proteção. Esta incrustação insiste em manter um aspecto mais escuro, sem brilho. Depois usei escovas pequenas de aço novas, no sentido da rosca e em movimentos de vai e vem, sem forçar, de leve: Comecei com a dourada pensando que ela fosse deixar uma camada amarelada por cima do metal mas, acabou deixando o metal na cor prata, pelo que me lembre as escovas antigas de aço douradas eram prateadas por dentro e tinham apenas em sua superfície a cor dourada, obtive o mesmo resultado com a escova prateada. Não tem como eu afirmar que a camada de oxidação foi removida/raspada ou simplesmente foi recoberta. Pelo que me lembre, estas escovas não raspavam o metal, apenas deixavam um resíduo que dava uma aparência de novo, faziam o papel de uma espécie de "banho", tipo o velho banho de vareta, por cima brilhante e bonito e por baixo a corrosão continuava a atacar. Aparentemente o interior da mangueira não apresenta sinais de corrosão. Abaixo o detalhe da coloração original à esquerda, uma espécie de dourado e como ficou agora, prateado, depois do banho de escova de aço: Comparando com a outra extremidade, ainda original, exceto pela parte da rosca que acabei limpando por engano: Vou esperar o passar dos anos para ver como fica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
FrankN Postado Agosto 12, 2022 Share Postado Agosto 12, 2022 eu na minha usei essa mesma escova(de latao?) e wd40(inflamavel) a escova de aco nao sei se eh uma boa pelo risco de deixar residuo de malha que pode iniciar uma oxidacao pelo caminho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 12, 2022 Autor Share Postado Agosto 12, 2022 A questão é que a escova de latão realmente não é de latão, trata-se na realidade do mesmo aço da escova de aço, o qual foi revestido com uma camada de algo dourado imitando o latão. Visualmente uma escova parece ser de latão e a outra de aço mas, ambas são de aço. No meu caso eu imagino que não deixa resíduo de malha, fiz todo o trabalho em cima de uma folha de papel A4 e não caiu nada de pó, nada que pudesse ser notado, dai eu desconfiar que apenas cobriu a oxidação. Também imagino que o WD40 depois que seca e limpa não vai dar efeito diesel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Almeida Postado Agosto 12, 2022 Share Postado Agosto 12, 2022 5 horas atrás, Pincipi disse: WD40 Dizem que o WD 40 acumula água, não sei ao certo. Não teria outro produto para passar? Citar Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg. Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg. Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 13, 2022 Autor Share Postado Agosto 13, 2022 Eu passei a escova de aço a seco, também usei polidor de metais Silvo, imagino que óleo de silicone não vai dar problema, já lubrifiquei a bomba com ele e deu tudo certo. De qualquer forma seja qual for o material ou produto usado, vai agir apenas na remoção da ferrugem porque ao final passo um pano e a quantidade de resíduo deve ser tão pequena que não vai influenciar em nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 26, 2022 Autor Share Postado Agosto 26, 2022 (editado) Então, depois de quatro anos e quatro meses de uso com muita diversão a situação da bomba está da seguinte forma: estou com dificuldade para subir a bomba, quando chega no fim tem que esperar um segundo para depois começar a descer, se apenas soltar ela volta um pouco, já faz mais de um mês que está assim e decidi deixar para desmontar e ver o que está acontecendo quando a situação ficar insuportável. Hoje, dia do soldado, deu um vazamento de ar exatamente na entrada do filtro: Parte da borracha saltou para fora possibilitando a passagem do ar, em destaque no circulo vermelho, fiz a desmontagem e a borracha estava assim: Parcialmente comida ou beliscada, eu tenho a original de reposição aqui mas, optei por utilizar uma outra um pouco menor: A da esquerda é a que estava na bomba e a da direita é a que escolhi para fazer a reposição. Assim que tentei encaixar ela se rompeu: Peguei uma outra um pouco maior de cor verde e coloquei na entrada e na saída do filtro, também passei quatro voltas de fita veda rosca na parte de roscagem na esperança de que a pressão seja menor na área do anel de borracha, gambiarra pura. Ai me lembrei do filtro que já está bastante sujo e troquei ele por um novo, abaixo tem o detalhe da entrada dele, cortado ao meio: Comparando com um filtro de cigarro, parece que ele cumpriu sua função e segurou óleo e outros resíduos: Inclusive dá para se verificar detalhes de pontos de ferrugem e um pedacinho de alumínio azul que deve ser alguma rebarba que se soltou do corpo do filtro, também de cor azul. Feito o reparo e a manutenção eu fui feliz da vida dar minhas bombeadas e notei que estava indo aos 200 BAR muito rápido, com menos de dez bombadas, ai eu pensei que havia algum problema na válvula da arma e fiz o teste com a tampa na bomba e repetiu o mesmo comportamento então, retirei a tampa e para minha surpresa continuou do mesmo jeito, ou seja, o ar não está passando: Notem que a mangueira está sem a tampa e o manômetro indica pressão, removi a ponta de encaixe, peça esta que não consta no manual pois seria parte integrante da mangueira, sem esta peça de encaixe do fill probe (o nome certo é engate rápido conector fêmea) o ar passa normalmente ai eu soprei nela e constatei que não passa ar no sentido normal mas, passa ar no sentido contrário, muito curioso, tem coisas que só acontecem comigo, pelo menos eu ficaria mais aliviado se isto acontecesse com outras pessoas também: Passei a olhar atentamente o interior e notei um furinho bem pequeno: Acima do lado aonde rosqueia na mangueira e abaixo do lado aonde se encaixa no adaptador de carga: A luz da lanterna passa normalmente pelo furo em ambos os sentidos, acontece que o ar só passa em um sentido, será que dentro do plástico branco existe alguma válvula interna? Que defeito pode ser este? Fiz uma revisão das fotos anteriores e pude notar que este buraco de passagem do ar estava um pouco maior e que agora ele ficou mais estreito. Lembrei de ver minha finada esposa limpando os bicos de passagem do gás do fogão e usei a mesma ferramenta, que passou bem apertada: Como saiu um resíduo branco eu achei que meus problemas estavam resolvidos, que tudo não passava de uma mera sujeira entupindo a passagem de ar, ledo engano, assim que remontei tudo o problema persistiu. Medi a espessura da ferramenta ou do arame encaixado nela: Deu um branco no cérebro e não consigo lembrar como se lê a medida no micrômetro, depois eu peguei uma agulha de linha grossa e passei ela em ambos os sentidos: Fiz a medição no micrômetro: Deve ter pelo menos o dobro do diâmetro e pelo que pude observar o furo ficou bem largo, remontei tudo e fui alegremente dar minhas bombadas pensando ter resolvido definitivamente o caso, só que o ar continuou a não passar, quando desmontei novamente, vi que o furo havia se fechado de novo. Que raios e trovões caiam sobre a cabeça do cara que inventou esta peça branca com um furo no meio. Vou tentar comparar com outra peça igual e descobrir o que está acontecendo, se alguém tiver uma dica eu agradeço. Editado Agosto 26, 2022 por Pincipi Adicionar informação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 26, 2022 Autor Share Postado Agosto 26, 2022 Comparei lado a lado com uma outra peça que estava numa estação de recarga: Pelo que pude ver a peça da esquerda não tem a parte branca e o furo interno é bem maior, já a da esquerda tem um furo na parte de metal de cerca de 2,5 mm, fiquei pensando se a função desta parte branca seria uma espécie de limitador ou até mesmo uma válvula de segurança que se fecharia em parte para o caso da peça se soltar e assim minimizar o efeito chicote do cabo. Como eu sou um leigo e ainda por cima passei dificuldades com esta coisa branca, resolvi me vingar e passei uma broca de 3 mm: Agora eu quero ver ela se fechar de novo. Ao testar a bomba, notei que ao levantar a haste o ar é puxado pela mangueira, ou seja, deve ter algum problema na vedação da bolinha de borracha ou na entrada de ar e novamente vou adiar a inspeção ou reparo em prol de ver como a bomba vai se comportar com este furo na peça de encaixe. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 26, 2022 Autor Share Postado Agosto 26, 2022 (editado) Quanto a peça prateada, a que estava numa estação de recarga, ela deu dois defeitos, o primeiro foi no anel de vedação que não era suficientemente gordo para dar a vedação, a solução proposta foi colocar dois anéis mas, acontece que no meu caso não travou o encaixe porque eu estava usando dois anéis de mesma medida, só depois que usei um anel menor que cabia dentro do anel original é que deu certo e vedou: Na impede então que eu use um pedaço de borracha de câmara de ar cortado com vazador de couro em forma de uma arruela já que o anel menor só fica preso por um pouco de graxa e pode se perder com facilidade. O outro defeito foi a mola ter saltado para fora do conjunto, eu até consegui empurrar de volta mas, ela insistiu em sair de novo. Como é uma peça em comum para a bomba resolvi colocar neste post mesmo a solução que encontrei para o caso da mola: Notem que na parte de cima tem um anel de compressão ou um arame redondo, com duas agulhas empurrando em direções opostas consegui levantar as pontas e remover o anel: A medida da base da esquerda aonde encaixa a mola é de 11 mm e a medida da parte móvel à direita é de 13 mm, ou seja a mola estava fora das medidas e assim escapava para fora, usei alguns alicates de bico fino para ir acertando as medidas da mola em sua pontas, igual fazem artesanato com arames para vender na rua: Em uma ponta deixei a mola mais larga para encaixar comprimida na peça móvel e na outra ponta deixei a mola menos larga para entrar bem apertada: Desta forma ela não fica escapando mais. Aproveitando dei uma olhada no que segura a bolinha de metal, apenas um leve recalço faz com que ela não vá para dentro e a peça móvel se encarrega de impedir que ela saia para fora: Elas só não caem ao desmontar porque tem uma fina camada de graxa mantendo elas no buraco e para finalizar, antes de encaixar o anel de travamento, dê uma apertada nele para que entre bem firme pois se montar com folga, ele pode escapar. Eu não tinha ideia de como isto era bem simples de se lidar. E a título de didática e comparação, como estava o terminal da mangueira da estação de recarga: E como ela ficou após uma limpeza e raspagem com escova de aço: Cabe observar que neste caso, a peça estava presa na área da rosca com uma espécie de cola ou trava rosca, sendo necessário um enorme esforço para desrosquear, tive que prender na morsa e inclusive acabei marcando a peça com a boca da chave. Olhando mais atentamente a rosca era côncava, ou melhor, não era igual em toda a sua extensão como é o caso da rosca da mangueira original da bomba objeto deste post, a rosca da estação de recarga começa mais fina e vai engrossando à medida que se rosqueia. A essa altura do campeonato já posso dizer que estou me especializando em bomba PCP Chinesa. Logo logo pego o diploma e poderei resolver qualquer novidade sem ficar praguejando. Risos. Editado Agosto 26, 2022 por Pincipi Adicionar informação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pincipi Postado Agosto 26, 2022 Autor Share Postado Agosto 26, 2022 Começou a vazar ar por volta dos 170 BAR exatamente entre a peça 4 e a bolinha de borracha 5, ai eu tentei desmontar usando alicate de pressão e um torno sem êxito, quando me lembrei de olhar lá atrás no começo do post aonde apoio ela deitada no chão e uso a chave para girar e soltar. Realmente este post está servindo para alguma coisa, com ela aberta pude observar que está tudo limpo e a bolinha parece estar em perfeito estado, eu só consegui ver alguma sujeira com o flash da máquina fotográfica: Sujeira esta que saiu fácil na primeira passada de pano: Na esquerda a sujeira no pano e na direita a bolinha, a olho nu nada se percebe de anormal, nem mesmo usando uma lente de aumento, apenas com a fotografia ampliada é que pude notar algumas marcas pequenas que na realidade entendo ser parte do processo de fabricação dela, tipo usam uma forma com duas metades e resulta numa rebarba ao redor igual se vê em o-rings. Quase passou desapercebido o fato dela estar seca ou opaca, sem o brilho da lubrificação e pode ter sido a falta de lubrificação somada a pequena sujeira que causou a perda de ar. Realmente faz algum tempo que deixei uma gota de óleo de silicone nesta parte, só me lembro de ter lubrificado apenas o cilindro. Desta vez eu lubrifiquei a bolinha com graxa de silicone. Quanto à rebarba no metal provocada pelo pino ou pedaço de prego, ela ainda está lá e a bolinha passa por ela forçada mas, sem se cortar. Talvez num futuro próximo eu dê um trato nesta parte com uma broca redonda. Após remontar tudo a primeira coisa que estourou foi o novo anel de borracha da entrada do filtro, exatamente como mostrado mais acima, parece que a vedação do veda rosca não fez o efeito esperado, desta vez vou colocar mais do que 4 voltas, fazer no estilo que encanadores fazem, enrolando a fita tipo um turbante até ficar no tamanho do espaço ocupado pelo anel de borracha e apertar bem, ficando assim: Só confirmando que montei sem o anel, usei apenas fita veda rosca. Aproveitando a abertura, fiz uma imagem da situação do filtro novo após cerca de mil bombadas: Interessante como a sujeira vai sendo retida no estilo aspirador de pó. Já está parecendo carro velho aonde se conserta uma coisa e quebram duas, será que depois de quatro anos de uso é melhor comprar uma bomba nova do que viver fazendo reparos um atrás do outro? Enquanto não se compra uma bomba elétrica, taca-lhe bomba manual! Agora a bomba parou de puxar o ar pela saída e voltou a puxar o ar pelo orifício da bolinha fazendo o barulho característico de abrir e fechar da válvula. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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