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Pincipi

Minha primeira Bomba PCP da China 3 estágios referencia pessoal

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Este é um artigo sobre minha primeira bomba de PCP no qual pretendo registrar as descobertas pessoais no assunto e também compartilhar.

Quando vi o anúncio por R$ 599,00 com o frete grátis resolvi comprar e pagar um pouco mais justamente para evitar a grande demora e taxações de comprar direto da China.

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Ocorre que quando finalizei a compra apareceu um valor de cem reais a mais e só percebi quando veio a fatura do cartão.

Este é o texto do anúncio:

Caracteristicas

Marca AIR PUMP

Modelo HAND PUMP PCP

BOMBA PCP AIR PUMP
Produto novo Envio imediato

1. Bomba de ar PCP de alta pressão, é usado para encher cilindro de carabinas e pistolas PCP.
2. Conector de engate rápido.
3. Generation 3 tecnologia requer menos esforço do que os concorrentes.
4. Aparência cromado (aço inox)
5. Bomba muito leve, apenas 2,5kg. Ideal para quem vai à campo.
6. Pedal Dobrável para facilitar o transporte.
7. Manômetro medidor de pressão.
8. Filtro de ar acoplado DIRETO na mangueira.

Especificações:
1. Bomba de 3 estágios de câmaras.
2. Max pressão: 4500psi/310bar (melhor do que os concorrentes: 3300psi).
3. Com uma fêmea foster quick-disconnect (universal M10 * 1), no final da mangueira.
4. Comprimento fechado 24.4 " (620mm), Comprimento aberto 42.1" (1070mm).
5. Peso do pacote 3.0 kg.

Pacote inclui:
1x Bomba PCP de alta pressão.
1x Mangueira fina de alta pressão (310bar) (engate rápido foster fêmea na ponta). Serve no Fill Probe com bico macho (bico de encher)
1x Kit reserva de o-rings-anéis
1x Chave de montagem da bomba.

E estas são as fotos do anúncio:

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A diferença que pude perceber em relação à comprar direto da China, além do preço, é que esta veio com o filtro, enquanto que as chinesas tem o anúncio do filtro em separado.

Logo que chegou vi que não tem manual em português, fiz uma breve consulta com o vendedor que disse está completa bastando apenas rosquear o relógio, a manopla e a mangueira.

Como nunca tinha tido contato antes com bomba de PCP, estudei bem o manual que veio nela:

Manual bomba PCP.pdf

  Etambém outros que encontrei na internet, em português:

(cod2_21446)manual__bomba_pneumatica.pdf BOMBA_MANUAL_QS_BAMB01_PTBR-1.pdf BOMBA_MANUAL_Resolução-de-Problemas-QS-BAM.B01.pdf

O que ajudou muito na compreensão do assunto, então fiz assim, comecei pela manopla:

1.thumb.jpg.ad0f8522985c198351924ccc15eb4d57.jpg

De um lado tinha a parte achatada que coincidia com o cilindro, do outro lado tinha apenas o cavado que coincidia com as cabeças dos parafusos.

2.thumb.jpg.b2807894b480b13c2a45d78d54a11690.jpg

Depois de apertar ficou perfeito.

O próximo passo foi conferir se as demais partes estavam bem apertadas, uma por uma, usando a chave fornecida:

3.thumb.jpg.9e892b96522a81d4c0adc9b386b1054e.jpg

Ai, chegou a vez da mangueira, não usei fita veda rosca de teflon, foi a seco mesmo porque na parte interna tinha um anel de plástico:

4.thumb.jpg.c0f16a0f1eee2110a9176103618f1350.jpg

Chegou a vez do manômetro ou reloginho:

5.thumb.jpg.bb5ca890814ea2d13bb37f320fad2c69.jpg

Li que neste modelo, não se deve apertar segurando o relógio, o certo é apertar com a chave encaixada no lugar certo. Finalmente tudo montado dei umas bombadas e o ar circula. Para fazer um teste sem ter a arma, coloquei na extremidade da mangueira uma ponta que veio, parece que serve para tampar:

7.thumb.jpg.68af22dd8dd6755544c4aaa2310304e9.jpg

Após algumas bombadas o relógio ia mudando a marcação do ponteiro:

9.jpg.75f89bc18350981ae758b035d9b55ac5.jpg

Deixando tudo como está e parando de bombear, o ar não escapa e a marcação não muda, pela lógica, conclui que está tudo certo e que não há vazamento. detalhe de deixar o ar escapar, de forma lenta, aos poucos não soltar de uma vez só, para não causar danos. também não utilizar ferramentas para apertar ou soltar, use apenas as mãos, ao sair a pressão a mangueira relaxa e o pistão da bomba desce.

Para soltar o ar, a válvula funcionou corretamente ao ser desrosqueada.

Na hora de bombear conectado à arma, deu tudo certo, exceto que ao parar, lentamente o ponteiro vai descendo, pelo que li, isto é normal porém, ainda tenho minhas dúvidas, gostaria de saber porque isto acontece.

Também li que tem um jeito certo de dar as bombadas, não pode ser rapidamente, tem que ser lentamente, parar quando esquentar e dobrar os joelhos, não dobrar a coluna.

Dúvida que ainda tenho, para guardar a mangueira deve estar com ou sem a tampinha?

O filtro integrado à bomba deve ser a parte azul, preciso descobrir como se abre ele para trocar o elemento filtrante, e também saber a hora certa de trocar.

Outra coisa que estou trabalhando é achar um meio de transporte seguro, tipo uma maleta de alumínio.

Que raio é este de estágio? Vi que existem de dois, três e quatro estágios. A de quatro estágios é bem mais cara.

Na parte da lubrificação eu não sei nada, tem muito a estudar ainda.

É isso, qualquer dica é bem vinda.

 

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Agora à pouco começou a vazar ar, exatamente no local indicado pela seta vermelha:

vaza.jpg.3b6f5a7fbe6942c74b72db458a543f44.jpg

Passei um pano para limpar e ficou evidente que a borracha ou o anel de vedação escapou com a pressão:

limpa.jpg.eccc7377ac5c74800f910c2ad251ad04.jpg

Percebi que a rosca estava em pouco solta, podia ser desrrosqueada com a mão:

desrosq.thumb.jpg.eb1d4a910aa79354c451037e007bd0b9.jpg

Deu para ver que o anel não estragou, limpei as partes:

desrosqlimpa.jpg.f643f88e9910f8b4c404eb05ac91ea75.jpg

Confirmado que estava tudo certo, lubrifiquei com algumas gotas de óleo de silicone (Silicone líquido para esteiras densidade 200), porque é o que estava à mão, depois rosqueei de volta e dei aperto com a chave da bomba:

aperto.thumb.jpg.4a82731e160e4def55f3fab1832a38f3.jpg

Apoiei as manoplas sob os pés e forcei um quarto de volta.

Tempo total do reparo 3 minutos,

Só para constar, estimativa de 10.248 bombadas desde a compra e o surgimento do primeiro problema, anotados em prancheta de uso.

Lição aprendida, verificar os apertos das peças da bomba a cada 10 mil bombadas.

Tinha previsto uma desmontagem completa com limpeza aos três meses ou às dez mil bombadas, o que ocorresse primeiro porém, estou adiando porque esta operação vai atrasar outro projeto (encher cilindro de 7,6 litros).

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Grande fera.
Mais um ótimo tópico meu caro.

Novo grande agregador ao time do tiro de ar.

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13 minutos atrás, Raufemann Fritz disse:

Grande fera.
Mais um ótimo tópico meu caro.

Novo grande agregador ao time do tiro de ar.
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Obrigado, estou aprendendo e compartilhando.

Este último reparo não deu muito certo, ainda está vazando um pouco de ar, ou para ser mais exato água e óleo perto dos 130 BAR, só depois quando coloquei detergente ficou claro as bolinhas de ar. Vou dormir enquanto penso em outra solução, por enquanto só me vem à mente usar fita veda rosca.

Colocando o tampão, bombeando e esperando, o tempo passa sem que o ponteiro se mova, o ar só vaza no pico da pressão da bomba.

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Resolvi desmontar para tentar observar melhor, como não achei material ensinando na internet, montei meu esquema pessoal numa primeira etapa:

1- remover o manômetro, considero a parte mais frágil e achei melhor separar ele em primeiro lugar, pude observar que estava quase solto, foi fácil desrrosquear usando a chave.

2- remover a mangueira.

3- separar o bloco da bomba.

Tudo fácil, apoiado no chão e usando a chave dela:

b1.thumb.jpg.1f3c78c6e6361a15a1a5c60fa07099cc.jpg

Numa segunda etapa, tenho separado a mangueira o bloco e a bomba, inspecionando o bloco, ou melhor, a peça de número 13 conforme o diagrama:

1.thumb.jpg.7fd8902ee35e2c72e6b5c028a0eb72ba.jpg

Nos quatro furos estava tudo perfeito:

a) selo do manômetro, peça 12.

b) selo da mangueira, peça 14.

c) selo do tubo, peça 11.

d) selo do respiro, que não consta no diagrama:

b3.jpg.db8cc7b22b603a651a8ba02016650038.jpg

Este selo é diferente da peça 12 e da peça 14 que são achatados:

b4.thumb.jpg.cd82aa73c98c0082a67d485195cdae66.jpg

A diferença é que tem uma saliência que deve ser para encaixar na ponta da válvula:

b5.jpg.9211e19ea5f2234506608b1fea2feb98.jpg

Depois de passar panos limpos e limpar tudo, parecia não haver nenhum problema, exceto na rosca da válvula:

b2.jpg.fcf8321ed46f8d9feca2f98c29db4213.jpg

Quando soprei no buraco do tubo, saiu meleca de óleo e água para todos os lados, pensei em formas de limpar o interior, com compressor de ar, limpador de cachimbo, ar do cilindro e até mesmo disparos sem munição.

Terminada a fase do bloco, fui para a mangueira, segurei a parte azul do filtro e com a chave desrrosqueei, foi fácil, se soltou com pouca força:

b6.thumb.jpg.f73f990fb5424e7142233cabeda763cf.jpg

A surpresa é que no seu interior não havia o elemento filtrante, só tinha água:

b7.thumb.jpg.0d560b81e49151ceb05c211b86d8b03e.jpg

Com o detalhe do anel de borracha parcialmente rasgado. Minha esperança era mostrar como fica o material de filtragem depois de dez mil bombadas, que decepção, não verifiquei quando comprei ela nova.

A próxima parte eu continuo daqui a pouco, quando tem muita foto o post trava.

 

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Continuando agora na parte do tubo, como não sei bem por onde começar, encaixei a chave na porca do meio, peça 10 e travei as manoplas com os pés, ao girar, desrosqueou a peça 4.

Tentei bolar um esquema de soltar a peça 10, segurando o tubo com a mão eu não consegui, optei por um alicate de pressão em cima da parte aonde tem a rosca, porque em outra parte poderia amassar o tubo, como não tinha um pedaço de borracha, usei um pano mesmo:

b8.thumb.jpg.88084bb2b666b549ebc1160847180a4d.jpg

Obtendo êxito em soltar a rosca, decidi primeiro desrrosquear a peça 4:

b9.thumb.jpg.96361240bce6f598482610a6e3f4617b.jpg

Então deu para ver a peça 7 que sai fácil, liberando a peça 34, que nada mais é que um pedaço de prego:

b10.thumb.jpg.8e4364633bc1fd35d7dda66a42468cb6.jpg

Soltei os parafusos 1, liberando a peça 4, a bolinha de borracha 5 só saiu quando soprei no furo, ela saiu saltitando pela casa, quase perdi:

b11.jpg.f59de951d98097c3c1221967caa841b3.jpg

Continuando com a descoberta da desmontagem, soltei a peça 10, justamente porque o tubo 8 não sai, tem uma trava no fim do curso da bombada que prende a peça 10, com ela solta, o tubo 8 sai:

b12.thumb.jpg.cb081ba66866a27c948a6923535e2672.jpg

Os dois lados da rosca do tubo são iguais, parece que não tem problema em inverter os lados da montagem, só para manter o original, rosqueei a peça 4 no tubo 8 como referência.

É muito difícil fotografar o interior do tubo, o qual tem um forte cheiro de borracha e na inspeção visual deu para notar que está perfeito, espelhado, estilo caleidoscópio, sem risco algum, exceto uma leve marca de trilha coincidente com os cavados da peça 18, talvez seja esta a peça que faz o barulho de arranhado.

b13.thumb.jpg.00f413465a94ed183ce849ce87acd857.jpg

Depois de limpa:

b14.thumb.jpg.aee1638dae68265ceba34ef526e4f9be.jpg

Não consegui encaixar a chave na peça 18, se tentar pelo lado do metal ela não entra, só entra pelo lado dos anéis de borracha:

b15.jpg.8b0ce18ac242cc43998ecf6121cdd958.jpg

O problema é que não encaixa mas, depois de usar uma pequena lima na chave:

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Encaixou perfeitamente, então travei a peça 29 e desrrosqueei:

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Nesta hora senti a falta de uma segunda chave de bomba, descobri que este tubo não tem rosca, as peças das pontas só encaixam, quando consegui soltar, tive uma nova surpresa:

b18.thumb.jpg.6045518a9e98cde3ec915cb36047cc98.jpg

Saiu muita água, parece que aqui é o reservatório de água da bomba, deu a impressão de que ela deve ser refrigerada a água igual motores de carros.

Parece que ficou complicado demais, será que vou conseguir remontar?

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Localizei a rosca que prende o sistema:

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A rosca é no pivô central, peça 24, ela está colada na peça 29:

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Até aqui tudo perfeito e sem sinal de desgaste.

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Outro detalhe:

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E também a peça 35:

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É esta coisinha que é chamada de pistão de 3 estágios, brincando de vai e vem descobri que é exatamente aqui a fonte do barulho de raspar.

Creio que não preciso avançar mais que isto, considero minha curiosidade parcialmente satisfeita, prossegui na remontagem seguindo a ordem inversa, com o detalhe de que coloquei o elemento filtrante no filtro:

b25.thumb.jpg.0496904e9b8f5877865f4d3de0ff634b.jpg

Terminado o serviço, continuou a funcionar normalmente porém, desta vez está fazendo um barulho de raspar mais forte, é provável que eu deveria ter utilizado graxa de silicone e não apenas óleo de silicone.

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Só por curiosidade o ar entra pela parte de cima, onde bomba ou na parte de baixo onde tem oring para não bater o cano do 1 estagio?

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Eu acredito que entre pela parte de cima pois quando bombeio, dá para ouvir o barulho do ar passando exatamente na peça 4.

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Por acaso achei a venda uma peça igual a numero 35, caso eu precise no futuro, já tenho como procurar:

ponta.thumb.jpg.0c24b773cd80d6961f52dc2f5a5e5104.jpg

Achei também a válvula de sangria:

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Tem mais coisas como kit de reposição:

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Se bem que conforme o valor do frete, fica mais barato comprar outra do que importar as peças de reposição.

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Encontrei um vídeo que mostra mais detalhes da montagem dela:

É a parte um que vai até a parte cinco, não coloquei todas aqui por ficar muito longo mas, pelo link do vídeo, entrando no canal e rolando os vídeos até mais ou menos julho 2017 que aparece a sequência completa.

Se eu tivesse visto isto antes....

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No grupo do watsapp surgiu o assunto de liquido refrigerante dentro da bomba, achei um vídeo do modelo em questão, diferente da minha:

Agora ficou a dúvida se a minha tinha o tal liquido refrigerante ou não.

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Posted (edited)

Dois anos e dois meses depois de comprar a bomba, de repente, começou o seguinte problema; está meio que travando, vou tentar explicar melhor, com nenhuma pressão consigo bombear normalmente mas, quando coloca pressão, plugando na arma ou colocando a tampinha na mangueira, a bomba vai ficando dura, cada vez mais difícil de bombear e não consigo puxar nem empurrar, fica mais ou menos no meio, até consigo com muita força puxar para cima mas, a bomba volta sozinha, como se tivesse feito um vácuo, igual puxar o embolo de uma seringa entupida, quando solta, o embolo volta.

Com a bomba travada, ao abrir a válvula de pressão, o ar escapa e a bomba primeiro sobe e depois desce, muito curioso.

Pinguei uma gota de óleo de silicone na válvula de cima, até pensei que tinha melhorado mas, logo depois travou de novo. lubrifiquei também a parte externa sem êxito.

No grupo de watts, um usuário relatou que passou pela mesma coisa e resolveu quando trocou um oring interno, também aconselhou a já que vai abrir, troque todos os anéis. Enviou um link de um vídeo, disse que está no final do vídeo o oring com defeito:

Agora, estou revisando como desmontei a minha bomba, depois de tanto tempo já não lembro mais, ainda bem que tem este post para eu relembrar.

Edited by Pincipi
Adicionar informação.

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Posted (edited)

Foi moleza desmontar de novo, a propósito, estava tudo guardado, as ferramentas, o kit de reposição dos orings e também um reloginho de reserva mais uma mangueira, tudo pronto para quando der o defeito.

Na desmontagem eu fiz uma revisão completa, todos os orings estavam com aparência de perfeitos, não havia nenhum desgaste aparente, o relógio estava levemente empenado no eixo:

empenado.jpg.7e0b31479e8481c0bdf8efad01e5b0d9.jpg

Havia também um inicio de ponto de ferrugem na parte externa:

ferrugem.jpg.799b0bccb64eac3bfd7825c52ad65160.jpg

Notei um desgaste aonde vai o prego:

B1.jpg.74aa95a677feb6aca0ee50247716854e.jpg

De modo que a bolinha preta não caiu desta vez:

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Com certeza é devido as rebarbas produzidas pelo movimento do prego contra a peça:

B3.jpg.c2a474f09f43a88389f0ff16ffd069e6.jpg

Isto é um aviso para quando der defeito na bolinha, tenho que lixar aqui primeiro, retirando as rebarbas, antes de colocar a bolinha nova, caso contrário, a rebarba pode cortar e ai a bolinha não veda.

Toda a suspeita recaia sobre esta peça:

C.jpg.57586c57caca47a290385fe78ec63597.jpg

Estava apenas impregnada com uma espécie de graxa preta, uma mistura de água com óleo e sujeira:

C1.jpg.669a93e97b470f00730a45e7e5cb13f1.jpg

Depois de limpa, aparentemente tudo perfeito.

Fui no tubo que rosqueia no bloco, tentei soprar o ar pelos dois lados e não consegui:

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No momento em que comecei a desrosquear, ouvi um estalo, como se tivesse algo preso e se soltado. fechei de novo a rosca sem desmontar e tentei soprar, bingo! o ar agora só passava por um sentido, desmontei a válvula:

D2.jpg.f35f4f46d1bad813f6b87ea218633214.jpg

Olhando mais atentamente:

D3.jpg.6b16b69f00c4670ce78c7ef728982237.jpg

Notei a sujeira preta, ela coincidia com a parte de dentro:

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A minha teoria é que a gosma formada pelo óleo de silicone misturado com a sujeira, quando sofre alta pressão, é esmagada e faz com que a peça móvel fique grudada no chassis, vira uma espécie de cola, esta é a única explicação lógica que encontrei para o ocorrido.

Para comprovar a minha teoria, eu remontei tudo e apresentou o mesmo problema de travar quando põe pressão, desmontei de novo e limpei apenas passando a peça com força contra um pano:

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Enrolei um pano na chave halem do kit e forcei dentro do buraco, girando e apertando, até ele ficar limpo também.

Desta vez eu remontei sem usar o óleo de silicone, passei apenas graxa de silicone nas partes móveis, vou tentar comparar no futuro qual é o melhor, a graxa ou o óleo.

Até o momento, dei umas 100 bombadas de testes, fui nos 300 BAR e tudo funciona perfeitamente.

Edited by Pincipi
Remover fotos a mais.
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