Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Arma de precisão 4.5mm, entre R$800 e R$2.000: qual dentre essas 5?


Posts Recomendados

Fala pessoal,

Pesquisei ostensivamente sobre armas de pressão, especificamente springer, e queria discutir aqui um pouco sobre minhas impressões. Primeiramente, quanto mais se lê, mais se aumenta o preço da arma desejada! Comecei querendo comprar uma arma de potência média com boa precisão, de até R$1000, e agora já estou considerando armas de R$2000 graças ao fórum hehe. Enfim, ainda não me decidi quanto ao preço, e quero avaliar se perco MUITO economizando nessa primeira carabina, ou se vale a compra de algo mais em conta agora, com uma posterior compra mais cara.

Fato é: quero precisão! Já vi também que precisão varia muito de pessoa pra pessoa, então vou falar um pouco sobre a minha expectativa quanto a isso:  eu gosto de tiros a uma distância superior a 25m. No último feriado, consegui 8 acertos seguidos em um limão a 25m com uma Nitro X 5.5mm em mira aberta, em pé. Fiquei surpreso com a arma, que é tão mal falada aqui. Concordo que o gatilho é um pouco pesado e o tranco é além do necessário. Como essa não é uma arma de precisão, espero comprar algo que me entregue um resultado ainda melhor, ou seja, uma tampa de refrigerante a 25m (não precisa ser 100% de acerto, mas um bom resultado nessa distância) e que dê pra eventualmente me divertir com uma luneta a ~40m em um fundo de lata de cerveja. Abaixo, vou elencar as principais armas que encontrei aqui no fórum, por ordem de preço, e meus comentários:

Norica Dragon Basic Cal. 4.5mm R$860,00: Abaixo de mil reais, essa foi a que mais me interessou. Percebi que poucos possuem Norica, mas que quem tem, ama. Sei também que o gatilho dos modelos mais básicos da Norica é muito criticado. De todo modo, me pareceu melhor que B19s e outras equivalentes. Vem com muita potência na mola, mas posso colocar um GR 40/45 daqui a algum tempo. Ah, e é linda, como todas as Noricas!

Gamo Big Cat 1000 4,5mm R$969,00: Muito comentado aqui no grupo, tem os que amem e os que odeiem o bendito bloco de polímero. Pelo que entendi, só ganha da Norica em termos de gatilho.

Hatsan Striker Edge Vortex 4,5mm Gr R$1.000,00: essa já vem com GR, mas li muita crítica quanto a sua precisão. Potente, mas não agrupa bem. Concordam? Como GR é extra, posso comprar uma com mola e comprar o GR após usar a bem a mola.

Norica Marvic 2.0 Cal. 4,5mm R$1.600,00: galera, que arma bonita! Fora a beleza, quem tem essa Marvic rasga elogios e diz que o gatilho tem espaço pra polimento e, polido, ficou melhor que o QS. Polêmico. De todo modo, bela arma e aparentemente muito boa em precisão.

Gamo CFX Cal. 4.5mm R$2.099: tá bom, eu entendi que vocês amam essa arma e vou colocá-la aqui. Mas tá saindo do meu orçamento e não vem com GR, pelo preço. Melhor ter uma arma ou ficar alguns meses a mais sem atirar pra comprar uma dessa? De todo jeito, acho que em uns 2 anos já dá pra fazer minha segunda aquisição, e poderia ser uma arma superior.

Cometa: muito elogiada, mas tá muito difícil achar uma 4.5mm. A Fenix 4.5mm estava a R$1.450 na VentureShop, mas esgotou. Tô semi-decidido pela 4.5mm pelas discussões que vi aqui no forum, levando em conta meus objetivos.

Bom pessoal, fiz meu para casa bem feito antes de abrir pra discussão com vocês, e gostaria muito de ter um feedback de quem é mais experiente e conhece essas armas. Minha preferência atual está para a Norica Dragon, mesmo com o problema do gatilho, por me parecer uma boa carabina de entrada. Depois, quem sabe, uma CFX possa vir em segundo. Uma opção também é já fazer bobagem e gastar R$1.600 na Marvic. Tô bem em dúvida, e vou esgotar os estudos e pesquisa antes de concluir a compra.

De antemão, fiquei impressionado com o nível de discussão no fórum. Aprendi muito e agradeço pelas contribuições.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria na cfx, se comprar outra vc vai ficar querendo a cfx, aí logo vai vender a atual pra comprar uma cfx e vai perder dinheiro.



Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk

  • +1 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.mundodacarabina.com.br/carabina-de-pressao-gamo-cf-x-cal-4-5mm
Mais 400 reais põe o kit completo (GR, centralizador, êmbolo, bucha, tecla de gatilho) da Elite...


Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A norica ja ouvi falar bem mal do gatilho e que nao tem mta solução. Hatsan nunca foi renomada por precisão. E a CFX ta meio salgada hein? 

https://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-gamo-cfx-4-5mm-com-gas-ram-quick-shot-p18045/

olha esse link por 1700 a vista com GR, só pesquisar que vc acha

1 hora atrás, Girrup disse:

Fala pessoal,

Pesquisei ostensivamente sobre armas de pressão, especificamente springer, e queria discutir aqui um pouco sobre minhas impressões. Primeiramente, quanto mais se lê, mais se aumenta o preço da arma desejada! Comecei querendo comprar uma arma de potência média com boa precisão, de até R$1000, e agora já estou considerando armas de R$2000 graças ao fórum hehe. Enfim, ainda não me decidi quanto ao preço, e quero avaliar se perco MUITO economizando nessa primeira carabina, ou se vale a compra de algo mais em conta agora, com uma posterior compra mais cara.

Fato é: quero precisão! Já vi também que precisão varia muito de pessoa pra pessoa, então vou falar um pouco sobre a minha expectativa quanto a isso:  eu gosto de tiros a uma distância superior a 25m. No último feriado, consegui 8 acertos seguidos em um limão a 25m com uma Nitro X 5.5mm em mira aberta, em pé. Fiquei surpreso com a arma, que é tão mal falada aqui. Concordo que o gatilho é um pouco pesado e o tranco é além do necessário. Como essa não é uma arma de precisão, espero comprar algo que me entregue um resultado ainda melhor, ou seja, uma tampa de refrigerante a 25m (não precisa ser 100% de acerto, mas um bom resultado nessa distância) e que dê pra eventualmente me divertir com uma luneta a ~40m em um fundo de lata de cerveja. Abaixo, vou elencar as principais armas que encontrei aqui no fórum, por ordem de preço, e meus comentários:

Norica Dragon Basic Cal. 4.5mm R$860,00: Abaixo de mil reais, essa foi a que mais me interessou. Percebi que poucos possuem Norica, mas que quem tem, ama. Sei também que o gatilho dos modelos mais básicos da Norica é muito criticado. De todo modo, me pareceu melhor que B19s e outras equivalentes. Vem com muita potência na mola, mas posso colocar um GR 40/45 daqui a algum tempo. Ah, e é linda, como todas as Noricas!

Gamo Big Cat 1000 4,5mm R$969,00: Muito comentado aqui no grupo, tem os que amem e os que odeiem o bendito bloco de polímero. Pelo que entendi, só ganha da Norica em termos de gatilho.

Hatsan Striker Edge Vortex 4,5mm Gr R$1.000,00: essa já vem com GR, mas li muita crítica quanto a sua precisão. Potente, mas não agrupa bem. Concordam? Como GR é extra, posso comprar uma com mola e comprar o GR após usar a bem a mola.

Norica Marvic 2.0 Cal. 4,5mm R$1.600,00: galera, que arma bonita! Fora a beleza, quem tem essa Marvic rasga elogios e diz que o gatilho tem espaço pra polimento e, polido, ficou melhor que o QS. Polêmico. De todo modo, bela arma e aparentemente muito boa em precisão.

Gamo CFX Cal. 4.5mm R$2.099: tá bom, eu entendi que vocês amam essa arma e vou colocá-la aqui. Mas tá saindo do meu orçamento e não vem com GR, pelo preço. Melhor ter uma arma ou ficar alguns meses a mais sem atirar pra comprar uma dessa? De todo jeito, acho que em uns 2 anos já dá pra fazer minha segunda aquisição, e poderia ser uma arma superior.

Cometa: muito elogiada, mas tá muito difícil achar uma 4.5mm. A Fenix 4.5mm estava a R$1.450 na VentureShop, mas esgotou. Tô semi-decidido pela 4.5mm pelas discussões que vi aqui no forum, levando em conta meus objetivos.

Bom pessoal, fiz meu para casa bem feito antes de abrir pra discussão com vocês, e gostaria muito de ter um feedback de quem é mais experiente e conhece essas armas. Minha preferência atual está para a Norica Dragon, mesmo com o problema do gatilho, por me parecer uma boa carabina de entrada. Depois, quem sabe, uma CFX possa vir em segundo. Uma opção também é já fazer bobagem e gastar R$1.600 na Marvic. Tô bem em dúvida, e vou esgotar os estudos e pesquisa antes de concluir a compra.

De antemão, fiquei impressionado com o nível de discussão no fórum. Aprendi muito e agradeço pelas contribuições.

Abraço!

 

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, por considerar menos a CFX a princípio (exclusivamente pelo preço), foi de longe a que menos pesquisei. Mas parece que ela é unanimidade, então vou pesquisar melhor. Outro detalhe, eu coloquei o preço a prazo de todas, apenas pra manter o padrão para comparação.

De todo modo, talvez de fato valha adiar a compra em alguns poucos meses para comprar uma em um nível superior. Na VentureShop dá inclusive para escolher o peso do GR que virá na arma. Valeu pelo feedback!

Editado por Girrup
erro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Girrup disse:

Na verdade, por considerar menos a CFX a princípio (exclusivamente pelo preço), foi de longe a que menos pesquisei. Mas parece que ela é unanimidade, então vou pesquisar melhor. Talvez de fato valha adiar a compra em alguns poucos meses para comprar uma em um nível superior. Na VentureShop dá inclusive para escolher o peso do GR que virá na arma.

Esse ano estou esperando a Black Friday. Tá longe ainda eu sei, mas se vc tiver disposto a esperar, a do ano passado na Ventureshop foi espetacular. Tinha CFX Royal com GR por 1700, CFX padrão por 899 e até a Gamo Soco por 699, ocasião em que comprei a que vai riscada agora na minha assinatura. Pode não se repetir nunca mais, mas se acontecer, quero ter uma reserva pra aproveitar, já que por 200 eu nao peguei outra cfx.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Giovanni Junqueira disse:

Esse ano estou esperando a Black Friday. Tá longe ainda eu sei, mas se vc tiver disposto a esperar, a do ano passado na Ventureshop foi espetacular. Tinha CFX Royal com GR por 1700, CFX padrão por 899 e até a Gamo Soco por 699, ocasião em que comprei a que vai riscada agora na minha assinatura. Pode não se repetir nunca mais, mas se acontecer, quero ter uma reserva pra aproveitar, já que por 200 eu nao peguei outra cfx.

Cara, nesse nível de desconto eu topo fácil esperar pra tentar pegar uma CFX Royal. Pegar uma dessas nesse preço, ainda em madeira (prefiro), seria um sonho de fato. Sobre trazer do Paraguai, alguém já tentou? Li sobre isso em algum lugar, mas acho muito risco a princípio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Girrup disse:

Na verdade, por considerar menos a CFX a princípio (exclusivamente pelo preço), foi de longe a que menos pesquisei. Mas parece que ela é unanimidade, então vou pesquisar melhor. Outro detalhe, eu coloquei o preço a prazo de todas, apenas pra manter o padrão para comparação.

De todo modo, talvez de fato valha adiar a compra em alguns poucos meses para comprar uma em um nível superior. Na VentureShop dá inclusive para escolher o peso do GR que virá na arma. Valeu pelo feedback!

Pesquise na Dispropil ou venture shop, ví a cfr 4,5 por menos de 1700. foi em uma dessas lojas, pelos 2000 você equipa ela do seu jeito .

Editado por Francisco Luiz Viana Neto
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cfx ou norica marvic são as duas melhores opções. Cada qual com suas vantagens e ambas muito precisas. Cfx é uma carabina interessante para tiros apoiado, tem aproveitamento acima da média quando equipada com luneta e a norica marvic é interessante para tiros sem apoio ( tiros recreativos sem compromisso) .  Independente da escolha e da qualidade da carabina escolhida, vai precisar de outra ou outras para fazer coisas diferente relacionada com o projeto a que a mesma foi projetada, mas essas duas são dignas de destaque em qualquer coleção.  Vai começar com equipamento de ótima qualidade!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, unanimidade total. Vou de CFX, agora é procurar bem para comprar a um bom preço.

Já estudei muito quanto ao calibre e também parece ser unânime que 4.5mm é mais adequado para springer, mas vejo muitos veteranos aqui no fórum mencionando possuir springer's mais potentes em 5.5mm.

Só para bater o martelo, vou de 4.5mm na CFX mesmo? A 5.5mm tem alguma vantagem em termos de tiros longos nessa carabina, devido ao chumbo mais pesado? Não preciso de impacto, de fato quero poder tentar tiros longos (ainda mais agora que optei pela arma mais cara dentre as que olhei), mas não tenho clareza quanto ao impacto na distância entre os calibres.

Um outro ponto, algumas lojas possuem a opção de enviar já com GR instalado. Qual GR vocês indicam para ela? Vi alguns videos com GR de 40kg, dando aproximadamente 800fps. O modelo vem de fábrica com 1150fps na mola. Eu sei que o GR reduz muito o recuo, mas não sei avaliar o ponto ótimo nesse trade-off entre recuo e potência. Ela realmente precisa de tamanha redução de potência pra se aproveitar bem sua precisão?

Por último, muito obrigado pessoal! Posso dizer que fiz um belo curso intensivo de carabinas de ar aqui no fórum nos últimos dias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Antonio Claudemir disse:

Cfx ou norica marvic são as duas melhores opções. Cada qual com suas vantagens e ambas muito precisas. Cfx é uma carabina interessante para tiros apoiado, tem aproveitamento acima da média quando equipada com luneta e a norica marvic é interessante para tiros sem apoio ( tiros recreativos sem compromisso) .  Independente da escolha e da qualidade da carabina escolhida, vai precisar de outra ou outras para fazer coisas diferente relacionada com o projeto a que a mesma foi projetada, mas essas duas são dignas de destaque em qualquer coleção.  Vai começar com equipamento de ótima qualidade!

Antonio, confesso que ainda acho a Norica Marvic a mais bonita dentre essas. Um belo trabalho em madeira, e li boas avaliações. Quem sabe um dia adiciono uma dessas pra coleção também, né? Vou priorizar precisão nessa primeira compra e seguir os conselhos, mas acho que ainda vou aprender muito com esse novo hobby e eventualmente vou querer fazer outras aquisições pra outros objetivos! Valeu, cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a CFX é unanimidade devido a vários fatores, entre eles: popularidade (muita gente tem CFX, tem muita informação dela na internet), versatilidade (muitas opções de peças para tunagem), precisão, tradição do fabricante, etc.

Acho que a Marvic não apresenta tudo isso, principalmente nos quesitos popularidade e versatilidade.

Com relação à velocidade do chumbo, as armas de pressão apresentam melhor precisão em velocidades subsônicas (a transição de supersônico para subsônico desestabiliza o projétil), por isso a geral prefere armas "fracas".

No final das contas o dinheiro é seu e você deve comprar a arma que lhe agradará mais! Se escolher a Norica aproveite a faça um review detalhado com fotos, para aumentar a popularidade da arma e ajudar outros que estejam com a mesma dúvida.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ném uma da a velocidade que os fabricantes mencionam.
Eu uso Gr de 40 na cfx

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Novamente, valeu pessoal!

Dei mais uma pesquisada e o GR de 40kg também é o mais indicado de fato. 

Vocês que possuem a cfx com GR de 40kg, já tentaram algum tiro acima de 100m? Evidentemente não espero acertar no olho do mosquito a essa distância, mas, visto que tenho espaço e vou fazer um investimento maior, seria bem massa conseguir acertar latinhas a mais de 100m eventualmente. 40kg é muito fraco pra isso?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Girrup disse:

 

Novamente, valeu pessoal!

Dei mais uma pesquisada e o GR de 40kg também é o mais indicado de fato. 

Vocês que possuem a cfx com GR de 40kg, já tentaram algum tiro acima de 100m? Evidentemente não espero acertar no olho do mosquito a essa distância, mas, visto que tenho espaço e vou fazer um investimento maior, seria bem massa conseguir acertar latinhas a mais de 100m eventualmente. 40kg é muito fraco pra isso?

 

 

 

quem sabe umas bexigas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atirar além de 100 é fácil, é só levantar a boca do cano em uns 35 graus e mandar bala, passa dos 100 metros fácil!

 

Agora sem brincadeira, bexiga grande dá para acertar nos 100 metros, alvo menor acho que só com PCP, e das boas...

 

Tem um vídeo do airgungearshow que o Twig acerta um alvo do tamanho de uma bola de golfe a 200 metros, com uma ProSport 4,5 nos 16J. Precisou de umas 40 tentativas, se não mais...

 

 

 

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

 

 

 

 

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahaha tô comprando uma carabina morteiro!

Brincadeiras à parte também, o Arquimedes tem um vídeo acertando bexiga a 127m com a CFX 5.5mm. Se dá pra acertar isso com a 4.5mm, é só o que quero! rs

Não terei oportunidades nessa distância sempre, mas certamente vou me aventurar nessa empreitada. Quando chegar minha arma eu compartilho com vocês os resultados dos tiros de morteiro =]

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2018 em 16:02, Giovanni Junqueira disse:

A norica ja ouvi falar bem mal do gatilho e que nao tem mta solução. Hatsan nunca foi renomada por precisão. E a CFX ta meio salgada hein? 

https://www.ventureshop.com.br/carabina-de-pressao-gamo-cfx-4-5mm-com-gas-ram-quick-shot-p18045/

olha esse link por 1700 a vista com GR, só pesquisar que vc acha

 

Eu tenho a Marvic 2.0 Luxe e o gatilho é o melhor de springers q já usei. Tenho uma cometa fusion e a norica é melhor sossegado. As peças do gatilho são mais bem feitas, material é melhor, zero rebarbas, precisam de muito pouco polimento. Troca-se a molinha traseira por uma de caneta e tenho um gatilho quase nível PCP nela.

Esses dias participei de um capeonato papel 10mts com ela. Com GR 45kg e pistão aliviado, fiquei em primeiro ganhando de HW35. A norica é uma jóia. Pena q é difícil encontrar.

Apoiado já fiz grupo em moeda de 10 centavos a 30 mts.

Edit: Quanto a calibre, acredito que pra carabina de mola o mais "útil" é o 4.5. Além disso, como ela é de quebrar o cano, vc pode eventualmente utilizá-la em mais provas de campeonatos, em que muitas delas somente aceitam carabina de quebrar o cano. CFX é unanimidade, é um tesão também. Mas se vc pensar em competir e atirar em pé, acredito que a marvic vá melhor. Na coronha de madeira ela é bastante equilibrada, o centro de gravidade fica pouco a frente do gatilho, favorecendo um "hold" mais estável. CFX pende mais pra frente por conta da coronha leve e o peso extra na frente do underlever.

Se quiser me mandar MP a gente troca uma ideia sobre ela, ou até sobre os tunings que fiz se precisar de ajuda.

Abraço

Editado por Toni
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Girrup disse:

 

Novamente, valeu pessoal!

Dei mais uma pesquisada e o GR de 40kg também é o mais indicado de fato. 

Vocês que possuem a cfx com GR de 40kg, já tentaram algum tiro acima de 100m? Evidentemente não espero acertar no olho do mosquito a essa distância, mas, visto que tenho espaço e vou fazer um investimento maior, seria bem massa conseguir acertar latinhas a mais de 100m eventualmente. 40kg é muito fraco pra isso?

 

 

 

Acredito que seja gratificante para um atirador que está começando acertar latas e pets a distâncias maiores que 50 mts, mas a medida que vai ganhando experiência, fica mais exigente e passa a querer fazer grupos o mais fechado possível a metragem menores ( 15, 25, 35, 50 )

Carabinas precisas não são aquelas que acertam pet a longa distância, mas sim aquelas que conseguem ser repetitivas nos alvos, sendo melhores aquelas que conseguem fechar o máximo possível os grupos. Carabinas estas que dificilmente conseguem agrupamento acima de 50 mts, acima disso é domínio restrito as pcps com boas lunetas e bons chumbos e bom atirador.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CFR 

Se achar no 4.5 é ainda melhor  q a cfx por conta da coronha com check-piece. Se não me engano, ainda tem alguma melhoria no tambor de municiamento.

Mas o gatinho precisa de tunning e é imprescindível. Vem horrível. Tem q polir e substituir a mola. Tem kits prontos. Na minha opinião um gr fica bom. O agrupamento dela fica tão bom como o de algumas pcps 

Mas eu, nesse valor, pegaria uma pr900 4.5

Ai é uma PCP né 

  • +1 1

Boito Urutú 5,5mm + leapers 6-24/50

Bam B12-6 4,5mm M.A.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha cfx com Gr de 40 agrupa moeda de 50 centavos a 50m, a 70m moeda de 1 real, latinhas a 100m e tranquilo.

Enviado de meu Moto Z2 Play usando Tapatalk

  • +1 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante