Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Air Arms Alfa Pistol vazando ar, minha primeira PCP.


Posts Recomendados

É a minha primeira PCP, já comprei usada e com vazamento de ar no respiro do cilindro:

Cilin4.thumb.jpg.ea79b457ed5c6e5b29753c95d1852fdb.jpg

No detalhe acima a peça desmontada, só que para chegar nele tem que percorrer um caminho que não aparece nos vídeos do youtube do fabricante, nem no manual de instruções.

Para começar tem que ter uma ferramenta:

ferr2.jpg.f3e3c119a66b3fbd634fa89fbfdd574f.jpg

A qual não veio junto da arma, então, improvisei com um pedaço de conexão de cano de 3/4:

ferra.thumb.jpg.f75eae9548ff422050387d13aacf1c4a.jpg

Para fabricar a gambiarra pode ser usado qualquer tipo de conexão, T, emenda, 90 graus, 45 graus. O cano em si não serve porque é um pouco menor que a medida da peça a ser retirada, ter que ter o conector que é um pouco mais largo que o cano de 3/4. Coloquei a conexão acima que aproveitei de restos de construção e coloquei sobre a peça a ser removida, marquei com uma caneta marcadora de CD e passei uma serrinha circular com uma rotomatic para moldar.

Um alicate de ponta também serve para soltar a rosca, eu preferi fazer a peça porque não queria arranhar a arma.

Tem vídeo no youtube explicando como usa ela para soltar as placas da coronha.

Com as placas removidas, pode notar o local exato do vazamento, passa um sopro de ar bem forte ali e é fácil de perceber, o problema é que o manual não indicava nada sobre a manutenção ali, também notei que não tem espaço para soltar os parafusos de cabeça hallen com o cilindro conectado ao corpo da arma, depois que soltei o parafuso traseiro por onde se acessa o martelo, deu para visualizar que no interior tem uma rosca:

cilind.jpg.82bf2e7f5a8804ce8e4e21a7d88b0626.jpg

A qual une o cilindro com o corpo da arma, olhei atentamente em volta do cilindro e não achei um ponto de apoio para forçar o desroscamento dele, foi quando percebi uma pequena marca no alumínio, igual nos dois lados, a qual dava a entender que foi utilizado uma espécie de torno para prender o cilindro, enquanto se gira o corpo rosqueando.

cilind2.thumb.jpg.27d8b68fd1d1495c7cbfb1903ad892c1.jpg

Com a mão eu não consegui soltar, só obtive sucesso quando usei um alicate de pressão, ai foi só alegria, soltei os parafusos e tive acesso ao interior do cilindro, detalhe na primeira fotografia, logo de cara deu para perceber que os dois anéis o-ring da peça do meio estavam bem ruins, permitindo a passagem de ar.

Essa peça do meio lembra muito uma válvula reguladora, o que parece ser estranho, justamente porque existem comentários na internet de que esta pistola não é regulada:

cilin6.thumb.jpg.f5dd4ef819056905f630ca876577521d.jpg

Resolvi trabalhar apenas no anel menor, que se esfarelou quando tentei remover, fiz a substituição por uma anel nitrilico de tamanho parecido:

cilin7.jpg.9374ae14e97a497ba42622e5fbb6adea.jpg

Deixei o outro anel como estava, mesmo aparentando não ter mais condições de vedação, fiz esta opção porque pretendo fazer uma intervenção por vez, estudar os resultados para só então, fazer a próxima intervenção.

Depois de remontada, a pistola ficou com pressão e pude realizar disparos, fiz um outro teste, deixei com carga e esperei alguns dias para ver se tem micro vazamentos, de fato com o passar dos dias ficou notável que a pressão estava diminuindo aos poucos, logo vou partir para trocar o outro anel.

Abaixo um detalhe mais de perto do canal por onde o ar estava escapando e a marca que fiz ao usar o alicate de pressão:

clin5.jpg.5a6b868f034c3a1ff8d2d0fdd6d26400.jpg

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma "dica" para se evitar essas marcas de alicate:

Costumo usar um pedaço de borracha de câmara de pneu como almofada entre a peça e os dentes do alicate. Geralmente funciona, pois a borracha cria arrasto.

Um pedaço de lixa de ferro (pano) também pode ser utilizado, porém há o risco de se arranhar a superfície.

Abraço; bom divertimento !

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/04/2018 em 00:02, Edgar Minarello disse:

Uma "dica" para se evitar essas marcas de alicate:

Costumo usar um pedaço de borracha de câmara de pneu como almofada entre a peça e os dentes do alicate. Geralmente funciona, pois a borracha cria arrasto.

Um pedaço de lixa de ferro (pano) também pode ser utilizado, porém há o risco de se arranhar a superfície.

Abraço; bom divertimento !

Obrigado pela importante dica, na realidade omiti muitos detalhes para que o post não ficasse muito longo, o que aconteceu de fato foi que usei um pedaço de câmara de pneu que guardei da primeira bicicleta que tive, que deve ter ficado uns 35 ou 40 anos guardado na gaveta, a borracha rasgou e marcou o cilindro, agora eu preparei um pedaço de borracha daqueles que ficam entre a câmera e a roda de caminhão, tem o dobro da espessura e dão boa pega. De qualquer forma, acho que o pedaço de borracha de câmara não pode ser velho, senão ele rasga e marca o metal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Sobre o manual dela que encontrei na internet:

Alfa-Proj-Competition-PCP-Pistol-owners-manual.pdf

Também encontrei uma esquema das peças:

AIAPS_Air Arms Alfa Pistol Diagram 2014.pdf

Perdi o link de onde baixei e como estava na língua original do país de fabricação e em inglês, eu estou trabalhando numa tradução para o português, que ficou assim depois de usar o tradutor do google:

Tradução do manual da pistola Alfa Proj da Air Arms.docx

Está no Word, quem puder ajudar eu agradeço pois nem todos os termos utilizados conferem com a realidade, tipo assim, em vez de "atirar" sai como "fotografar".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Teste de pressão; guardei ela com 200 BAR e depois de 60 dias parada, deu apenas um disparo e fez o característico barulho de vazar ar no fim de pressão. Está resolvido, não segura pressão, vou trocar o outro anel da peça que parece uma válvula reguladora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Quase um ano depois... ...Tudo continua a funcionar normalmente, inclusive o vazamento quando parada permanece o mesmo, isso me lava a concluir que não é um problema do primeiro anel que troquei.

Agora parto para o outro anel que fica na peça a qual acredito ser a reguladora de pressão.

Não consegui girar o conjunto de cilindro com a mão, estava muito duro e tive que usar o alicate de pressão de novo, desta vez resolvi usar uma bandoleira velha, como que simulando um reparo em campo com o que tinha à mão, já que o pedaço de borracha que havia separado para ela, acabou sendo utilizado em outro projeto.

Cinta.jpg.fb7a9b4f6b948e9b08ce1050625bc776.jpg

O pano da bandoleira não resistiu e fiz minha segunda marca no cilindro, ou seja, é um material inadequado.

Original.jpg.e888da1fb7827d3617f16011bedfe1ee.jpg

Acima está o detalhe dela, dá para notar que o anel menor, o que havia trocado antes, já está com um aspecto meio achatado mas, ainda tem elasticidade, como utilizei apenas óleo de silicone (de esteira elétrica), parece que posso concluir que este óleo não ataca a borracha. Outro detalhe é que os anéis metálicos não se soltam porque a borracha do anel novo ainda está gordinha, enquanto que no caso do anel antigo, eles se soltaram, passaram direto.

Observando o outro anel maior, ainda original, vi que também se encontra no mesmo estado do ano passado, ressecado porém, sem rachaduras, na hora de remover, ele se rompeu porque não tem mais elasticidade, ficou duro como plástico:

Velha.jpg.46a1dc0aa4156f2814a72f7a7d91c0f3.jpg

Também pude notar que no ponto aonde o anel toca o metal, se formou uma espécie de gosma ou sujeira ou oxidação, não sei bem ao certo o que é isso:

sujeira.jpg.56c8b803d78d8b4c1859f3748745c2e8.jpg

Pensei em dar uma polida, na esperança de que assim, a borracha nova venha a durar mais mas, acabei optando por deixar como está, pretendo fazer isso posteriormente, numa super revisão geral.

Dentre o meu estoque de anéis, encontrei alguns mais finos e outros mais grossos, apenas um de cor verde parecia se encaixar perfeitamente nas medidas:

Verde.jpg.199f28bc4f25bc2f9972e8818a94053b.jpg

Nem lembro mais de que tipo de material é feito, acredito que possa ser de silicone e não de borracha, o ruim é que na hora de montar, não deu certo, ele se mostrou muito grosso:

Naoentra.jpg.b708be18250c525ca1cb9e6bd45bd659.jpg

Não consegui encaixar dentro da tampa do cilindro e acabei colocando outro mais fino mesmo, pelo menos é do tipo nitrílico e serviu mesmo com uma aparente folga:

Fina.jpg.05f74e8c90af59a29d10d1d3e99adb0b.jpg

Desta vez optei por utilizar graxa de silicone e não o óleo que é mais fino e fluido.

Hora de testar, peguei os chumbinhos que estavam a mão:

Chumbinhos.jpg.4f7c0bcc770467b441cc93dcdd9c442c.jpg

O Tupy deve ter uns 15 ou 20 anos e a caixinha se deteriorou. O Lux também deve ter a mesma idade e nunca havia sido aberto, só lembro que veio junto a uma Zoraki. Os Snyper, Bullet e pardal foram comprados a cerca de um ano e não estão azinabrados.

Segue o resultado a10 metros, simulando uma participação na Olimpíada Postal, de pé com duas mãos e sem apoio, começando pelo Bullet:

bullet.thumb.jpg.47c71fcc6c3f8ffd08d06a088ba10896.jpg

O disparo fora do alvo, atingiu a presilha de metal, a que uso para fixar o alvo.

Abaixo segue o Tupy seguido pelo pardal:

TupyPardal.thumb.jpg.8093ab78b99713d2c1110e80d051200e.jpg

Um dos disparos do Pardal foi fora da folha, para cima, atingindo o anteparo, abaixo segue o Lux e o Snyper:

LuxSnyper.thumb.jpg.beb88042e83c0b81632cf4119f9f914f.jpg

Eu esqueci de marcar uma bolinha vermelha no 9 do Lux e a bolinha verde perto do 5 é do pardal. (Seguindo a regra, eu iria perder um disparo 9 que contaria como 5.)

Pelo jeito, a arma parece a priori, gostar mais do Lux e eu tenho que treinar muito ainda!

Só espero que, quando participar da próxima prova, a arma não seja considerada Olímpica e eu seja desclassificado. Pelo que entendi esta é uma arma de entrada, para iniciantes, ela não tem o reloginho medidor de pressão, a coronha não se adequa às normas olímpicas e seu cilindro é desprovido de data de validade, fatores estes que acredito de cara já a desclassificam e nem sequer pode participar em competições Olímpicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para desencargo, repeti a mesma série, desta vez apoiado no saco de areia e deitado:

1.jpg.424c0ba6c0f6d5b079671474a14f671b.jpg

2.jpg.bb69d56cdedd08c25c24727e64231925.jpg

Os tiros do Pardal foram todos para o alto, fora do alvo e dois do Tupy também foram para cima.

3.jpg.c306c079c65a9f6d329540ad484c23b9.jpg

No Snyper também foram dois para cima, quanto ao Lux, parece que um ajuste de mira e muito treino, podem surtir um bom resultado! Se bem que o Bullet segue logo atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A titulo de curiosidade, a limpeza do cano (a primeira desde a compra) antes das seções de tiro:

pano.jpg.e28208b0369e99899b2fbef863a6706a.jpg

O pano maior foi o primeiro a ser passado, o menor foi o segundo. Eu encontrei uma certa dificuldade por conta do compensador, como não queria desmontar o cano para limpar, enrolei um pano e coloquei na entrada, ajeitei com uma agulha para entrar na ponta do cano e então empurrei com uma vareta curta, que não ia até o fim, para depois disparar e ejetar o pano. Estava sem a vareta própria e também não soube fazer o nó da linha de pesca de forma que conseguisse introduzir no cano, ou ela enroscava no compensador ou na outra ponta eu não conseguia empurrar. Um canudinho fino nesta hora iria ajudar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Depois de uns quatro anos de uso pude notar que após mais ou menos duas semanas sem uso ela se descarrega por completo, fazendo o barulho característico de vazamento quando chega no fim de pressão.

Se der uma carga uma vez por semana fica sempre pronta para uso.

No caso dela descarregar por completo e perder a pressão, não é possível recarregar pela bomba manual, a única forma que encontrei é dando um choque de pressão através de um cilindro, abrindo e fechando rapidamente em seguida, desta forma o ar empurra alguma peça e sela a arma. Sem esta pressão repentina o vazamento não sela ou estanca.

Eu já tive uma Fionda Mod. 80 CO2 que tinha exatamente o mesmo comportamento, com a diferença de que a válvula é flutuante, ou seja, colocando a arma apontada para baixo a válvula se fecha e apontada para cima se abre na ausência de pressão. Isso seria assunto de outro tópico. Mencionei aqui apenas a título de comparação.

Voltando na Alfa Pistol; estou em um momento em que mesmo dando a pressão rápida, a válvula ou alguma outra peça não fecha e deixa o ar vazando, sem diferença ao deixar o cilindro aberto e acionando o mecanismo de disparo seguidamente. Fazendo os testes com óleo mostrados no vídeo institucional, a conclusão é que o ar vaza pelo cano. A suspeita inicial é que a peça número 67 "Teflon Packing" precise ser trocada ou simplesmente limpa.

Numa desmontagem preliminar não consegui chegar nesta peça em específico, soltei o parafuso 29 ou Packing bolt (o anel 59 fica nele) e acessei as peças 48, 53, 47 e 16.

Não achei nada na internet mostrando como se deve proceder neste nível de manutenção.

Aproveitando, vale a pena relatar um incidente ou acidente de tiro ou de recarga, não sei ao certo qual a definição correta porque não consegui identificar se ouve danos na arma, apenas o usuário ou pretenso atirador foi moralmente atingido no orgulho porque se negou a usar óculos de proteção e protetor auricular, simplesmente encaixou o plug de recarga sem conferir a trava e no momento exato em que abriu a válvula do cilindro, o plug (peça 70 e figura 8 do manual) se soltou com efeito chicote e o filtro de ar voou batendo no teto e depois no chão.

Este é o filtro:

2.jpg.e7a54bee309cf6c875383f5ac906bc90.jpg

E abaixo o furo aonde ele estava:

1.jpg.89380201b6a602358c31b5eaa9ddbca1.jpg

Para mim foi bom porque daqui por diante ninguém mais mexe na minha arma, sob a alegação de não estar qualificado tecnicamente para manusear o aparato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, tem o detalhe técnico do acionador do gatilho, a peça 18, na posição de disparado, ou seja para trás, impede o carregamento por causa do vazamento, enquanto que acionado para frente na posição de pronto para o disparo dava para carregar antes porém, agora o vazamento persiste mesmo assim. O ferrolho em si é independente, dá para disparar ou armar com ele aberto ou fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma nova desmontagem com o objetivo de alcançar a peça 67, igual fiz como mencionado logo acima, usei uma lanterna para iluminar o orifício e visualmente parecia que o teflon não estava lá, estava tudo enegrecido, fiz uma sondagem preliminar com um cotonete:

1.jpg.fa83f1a4e067e9964973ff31e7ccec56.jpg

Daí já dá para se ter uma ideia da profundidade, dei algumas voltas para ver se limpava:

2.jpg.fe0467388f15b7a1fcbc9dc326b1287b.jpg

E o cotonete saiu só um pouquinho sujo, nova inspeção visual e por dentro nada mudou. Então, usei uma haste de metal com um pedaço de pano enrolado:

2a.jpg.dc2a3d4714fa4f893a837060e49ac2d4.jpg

Assim consegui remover mais sujeira e obtive minha primeira inspeção visual positiva, com algum indicio do anel de teflon:

2b.jpg.a800e5fe7377daffa1ff332240909d27.jpg

Como eu não conheço a arma por dentro, remontei tudo e o vazamento persistiu. Na sequência desmontei de novo e parti para limpar a peça 16:

3.jpg.319dc3e3e6c11e1e3036830d14e83926.jpg

Acima o detalhe da parte que encosta na peça 67, notem um pequeno anel de cor cinza, exatamente no ponto de junção das peças. E abaixo o detalhe da limpeza com um pano levemente umedecido com polidor de metais Silvo:

3a.jpg.12819fee4cbc00d0e08c0ad7389d0c55.jpg

Dei algumas voltas até apenas a mancha cinza desaparecer:

4.jpg.48c1cfa8229e60b82c7f9de22393d1c4.jpg

Eu pensei inicialmente em polir até virar um espelho mas, como não sei bem o que estou fazendo, pois sou marinheiro de primeira viagem no caso desta arma, preferi interferir o mínimo possível porque caso eu estrague a peça, ficaria sem reposição já que não existe oferta no mercado. Remontei tudo e o vazamento continuou, ai parti para tentar limpar a mancha cinza da peça 67, eu tenho uma experiência anterior com a Fionda e a parte de teflon dela é de cor clara, enrolei um pedaço de pano num tubo de caneta Bic:

7.jpg.65a9bf204049311d194ed81b8862246a.jpg

Depois virei para fora e travei com um pedaço de palito de dentes:

8.jpg.cda77e0b22239f98869709cce8278666.jpg

Umedeci com um pouco de polidor Silvo, enfiei no buraco e dei várias voltas manualmente exercendo uma leve pressão. Após uma nova inspeção visual iluminada com uma lanterna, pude ver que a mancha cinza estava reduzindo, repeti mais um pouco de polimento e o pano saiu assim:

9.jpg.ce3ebeb8d46ebf361e2100628c2f2835.jpg

Ao iluminar com a lanterna:

11.jpg.3ff93aafef670e6542583126d13c383f.jpg

Consegui ver o anel de teflon limpo, lindo, maravilho e aparentando estar em perfeito estado de conservação e uso. Após a remontagem o vazamento de ar pelo cano parou e começou a vazar ar no mesmo ponto do primeiro post, exatamente no respiro do cilindro.

Repeti os mesmos passos para chegar no que deve ser a válvula reguladora:

12.jpg.7791cd7ce3afd035a24512d72dc6ae0e.jpg

A borracha da esquerda estava dura e ressecada, simplesmente se rompeu:

13.jpg.db6498f1f8e6ceda59dc841119f27c49.jpg

Troquei por outra nova e mantive o outro anel porque estava aparentemente bom:

14.jpg.1ef6b6a59957a1d40057091343be8d33.jpg

Na manutenção anterior eu coloquei muita graxa de silicone a qual agora notei que ficou meio avermelhada, desta vez eu apenas pincelei um pouco dela, passei apenas uma fina película sem nenhum excesso.

Eu li aqui no carabinasdear em algum post que excesso de graxa em alta pressão pode gerar efeito diesel, motivo pelo qual maneirei.

Mais uma remontagem do conjunto e tudo voltou a funcionar normalmente sem vazamentos, inclusive tem um detalhe importante a ser levado em conta, a arma agora pode ser pressurizada do zero, sem necessidade de pressão repentina, basta ir bombeando que já fica selada.

Ou seja, aprendi que esta arma, na recarga, quando começa a vazar pelo cano após ficar totalmente descarregada é o primeiro sinal de que deve ser feito uma limpeza na junção das peças 16 e 67.

Não achei necessário mexer na pressão das molas.

Agora falta aprender qual a maneira correta de se limpar e conservar estas duas pecinhas. Mas, antes vou brincar um pouco e se der vou participar da olimpíada postal que retornou este mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Almeida disse:

Rapaz, que filtro é esse???

Tomem cuidado com manutenção em geral, "pensem" no que pode acontecer e dar errado!

Boa sorte.

O detalhe do filtro já recolocado:

detalhe.jpg.6dc3b776bebf98f460d5c01ce68f3fe0.jpg

O que fez o filtro voar virou assunto de segurança no manuseio, em resumo existe uma forma certa de encaixe e uma forma errada:

1.jpg.43f0613111e7d743bbdf2a74997092ea.jpg3.thumb.jpg.9020cd91b9386ae369b7a6097f7fdaf7.jpg

Acima a certa e abaixo a errada:

2.jpg.4092e328b5e133857069b55021e9b9f0.jpg4.thumb.jpg.867d0a8083a4ab008f0e554d7c11bb01.jpg

O usuário/atirador alegou em sua defesa que realizou o encaixe de forma correta e não da forma errada, como mostrado nas imagens acima, ocorre que durante o ato de abertura da válvula do cilindro, de alguma maneira o conjunto girou e possibilitou que o plug mudasse da posição certa para a posição errada, o que possibilitou a ocorrência do incidente de manuseio.

Agora, entrando na questão da manutenção em geral, de forma técnica a manutenção que eu estou fazendo é de segundo escalão e necessariamente exige o título e a qualificação de armeiro. No caso de ocorrer qualquer dano na arma ou no atirador, decorrente da manutenção realizada, já está caracterizada culpa por imperícia.

Tem que pensar muito bem mesmo no que pode acontecer e dar errado. O alerta é de grande valia. Passarinho que come pedra sabe o ** que tem.

A mangueira escapar e dar o chicote é normalmente previsível, por isso o uso de óculos e protetor auricular mas, o filtro sair voando foi novidade para mim, eu nem sabia que existia um filtro ali.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante