Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Sugestão de Alteração Regulamento Carabina de Ar Papel 10 m


Crístofer

Posts Recomendados

(Obs.: Antes de abrir este tópico, li e reli outros tópicos, assisti vídeos, e me questionei se vale a pena colocar em discussão novamente, e como praticamente já estamos em 2018, acho válido por causa das datas antigas de discussões em outros tópicos - 2011, 2012, 2016... então, venho "humildemente e com todo respeito" copiar e colar o texto que usei em outro fórum de carabina de ar)

 

Sugestão de Alteração no Regulamento da Prova de:
- Carabina de Ar,
- Papel 10 metros,
- Mira aberta,
- Sem Apoio,

(Sugestão de Alteração no "Tamanho da Coronha" para pessoas com braços longos, empunhadura longa, etc...)

Olá...
As Coronhas das Carabinas que brinco no Papel 10 metros (Rossi Dione Antiga e B12-6) tem "TAMANHO" para pessoas de braço curto e/ou estatura baixa ou mediana, o que me deixa com dores no corpo por ter que atirar como um "corcunda", e para "encaixar a visada" minha cabeça tem que ficar totalmente à frente e pés afastados em 1,20m de distância, perdendo o "PRAZER DE ATIRAR". (Tenho 1,85m de altura)
Resultado, estou quase parando de atirar por dores fazendo a postura olímpica e desprazer do tiro.

Alguns anos atrás escutei um promotor de marketing dizer que prateleiras expositoras (de mercado, lojas, etc...) tinham a altura visual específica para pessoas de 1,65m de altura. Fui lá no Google pesquisar (média de estatura) e verifiquei que aumentou a média mundial nas últimas décadas.

Também entendo que muitos veículos e produtos atendam (mais ou menos) este padrão, pois com 1,85m de altura quase sempre tenho que "adaptar" para ao tamanho das pernas e braços... (adaptar banco do carro e da moto, estilo da moto e da bicicleta, tamanho do quadro, canote e guidão da bicicleta, adaptar o peso nas corridas de kart, etc...)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Então, gostaria de SUGERIR:

- Permissão de acréscimo na coronha original de "até":

+ 2 polegadas no apoio de mão (5cm)
+ 1 polegada para apoio de bochecha (2,54cm)
+ 2 polegadas no comprimento da coronha (aumentar 2" para trás na soleira) (5cm)
+ 3 polegadas na altura da soleira (rebaixar ela 3" abaixo do local original) (7,62cm)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Pesquisei no Google, no Youtube, em fórum, vi posts e comentários muito antigos... 
Li quase todos e fui pesquisar no site da C.B.T.E.. (encontrei 2 textos em formato Word)


Regulamento de Prova Nacional
CARABINA MIRA ABERTA DE AR

... direto ao assunto ...

1.5.     Armas com peso com de até 5,5 (cinco vírgula cinco) Kg, incluindo as miras. (o peso poderá ser original da arma ou complementado, desde que tal complemento se restrinja à parte interna da coronha). [FAZ DIFERENÇA O PESO DENTRO OU FORA DA CORONHA?]

2.     Não será permitido:
2.1.     Armas olímpicas, mesmo que tenham sido adaptadas.
[VOU USAR CARABINA CBC B12-6 (ou Rossi Dione Antiga) DENTRO DAS ESPECIFICAÇÕES (PESO, POTÊNCIA, ACIONAMENTO, CANO BASCULANTE, CALIBRE, MIRA, ETC... MAS QUERO CORONHA MAIOR]

2.3.  Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: 
- uso de contrapesos de cano [MUZZLE QUICKSHOT, ELITE OU DE PLÁSTICO É LEVE, E PENSO QUE O USO É APENAS PARA SERVIR DE BASE PARA ALGUMA MIRA DE MELHOR QUALIDADE E/OU MELHOR VISADA],
- contrapesos externos na coronha, [SE ESTIVER DENTRO DOS 5,5 QUILOS DE PESO TOTAL, INTERFERE NO TIRO?]
- freio de boca, 
- compensador, 
- garfo, 
- apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, [CORONHAS ATUAIS FABRICADAS COM MENOR TAMANHO PARA DIMINUIR CUSTO, MAS AJUDA PESSOAS DE ESTATURA BAIXA, MEDIANA, E/OU BRAÇOS CURTOS, ETC... E EU, GRANDÃO, COMO FICO, TORTO?]
- qualquer tipo de apoio para mão sob a coronha, [AS CARABINAS BARATAS TEM AS CORONHAS MENORES PARA DIMINUIR CUSTO, ENTÃO COMO MEUS BRAÇOS E MINHAS MÃOS GRANDES VÃO CABER?]
- tubo prolongador do cano/maça de mira, 
- coronha olímpica, 
- prolongamento da telha como “guarda-mato” mais largo. [NA POSIÇÃO OLÍMPICA COM CORONHA ORIGINAL E EM POSIÇÃO CONFORTÁVEL, MINHA MÃO FICA PRÓXIMA DA PONTA DA CORONHA, E O CANO APONTANDO PARA O CHÃO 1 METRO ABAIXO DO ALVO]


2.5.     Soleira com regulagem vertical e horizontal.  Caso este equipamento conste na arma (original ou adaptada), a mesma deverá ser alinhada e fixada, não sendo permitido qualquer ajuste ao corpo do atleta.
[ENTÃO TENHO QUE FAZER YOGA PARA MANTER POSTURA OLÍMPICA USANDO CARABINA BARATA?... SE O OBJETIVO/FINALIDADE/PROPÓSITO DO TIRO COM CARABINA DE AR É A EVOLUÇÃO, A PRÓXIMA ETAPA É A DE CARABINAS OLÍMPICAS DO TIPO PCP QUE PERMITEM ESTES ACESSÓRIOS?]

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Minha opinião:

Para reduzir custos, as fábricas produzem "coisas mais fáceis" (ou métodos mais fáceis) para industrializar algo.
Entendo que nenhuma empresa é obrigada a fabricar uma "coronha personalizada", porém vejo que é de extrema importância a análise (feedback) dos produtos E DOS REGULAMENTOS, tendo em vista que a média de estatura humana aumentou nos últimos anos... consequentemente, o tamanho dos braços...

Se a personalização ou aumento no tamanho da coronha favorece os mais altos ou quem tem braços longos, então a "fabricação no tamanho atual" favorece os mais baixos ou quem tem os braços mais curtos? Isso já seria levar vantagem?

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Também encontrei na internet
II - Objetivo

a) "Incentivar a prática do Tiro Esportivo", em âmbito nacional, através de competições realizadas pelo sistema do Provas On-Line, com a unificação dos resultados; [SE NÃO POSSO USAR UMA FERRAMENTA QUE SE ADEQUE AO QUE ESTOU FAZENDO, COMO ISSO PODE SER UM "INCENTIVO" TENDO COMO REFERÊNCIA CARABINAS DE ENTRADA QUE QUASE SEMPRE PRECISAM SER TUNADAS, PREPARADAS...?] 

b) ...

c) Estimular a prática do Tiro Esportivo visando a captação de novos praticantes e promovendo a evolução de talentos. 
[?????????????????]     Qual o problema de eu atirar com uma CBC B12-6 (ou a Rossi Dione Antiga) com Coronha de Desenho Olímpico (ou 2 pedaços de madeira), Muzzle para fixar uma Massa de Mira com Insert, e uma Alça de Mira sem fibra ótica de outro modelo ou outra marca?????????

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Vídeo das medidas aproximadas que quero usar.
https://www.youtube.com/watch?v=v_WROlXPov8&feature=youtu.be

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

WIKIPÉDIA = Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. 
Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços à todos, ...  e acho que ao Tiro Esportivo também.


ACEITO SUGESTÕES DE ATIRADORES COM BRAÇOS LONGOS OU EMPUNHADURA LONGA, SUGESTÕES DE TEXTO PARA ENCAMINHAR AS FEDERAÇÕES, CONFEDERAÇÕES E AFINS... E CRÍTICAS USANDO PARÂMETROS CIENTÍFICOS MOSTRANDO O QUE PODE SER ADAPTADO OU NÃO.

E como são os regulamentos em outros países? Só encontrei as provas com PCP Papel 10 metros.

Pesquisei e, ou não fiz o correto, ou parece existir um degrau enorme da modalidade Papel 10 metros, mira aberta, sem apoio... e depois para o Tiro Olímpico.

 

(Obs.: Consigo comprar outras carabinas, mas gosto e quero tentar usar o que tenho. Mesmo porque ganhei a carabina da CBC, porém o Campeonato Regional CBC Taurus (do interior de São Paulo) que vou participar é regido por regras da CBTE, e se eu aparecer com 2 toquinhos de madeira mesmo dentro das medidas, terá alguém para questionar... então melhor eu tentar sugerir a mudança por agora...)

 

Peço desculpas por qualquer erro de digitação, formatação, concordância verbal e/ou nominal.

.

 

  • Like 1

Carabina B12-6  4.5mm 

Preparada para Papel 10 metros, Mira Aberta, Sem Apoio.

Muzzle QuickShot para usar Massa de Mira QuickShot customizada.

Alça de Mira modelo original, customizada.

Gatilho modelo original, customizado.

Mola original, encamisada.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Tiro com Arco (e Flecha) Recurvo Olímpico (que eu também pratico), tiveram que criar um Punho (empunhadura, riser, ...) "maior comprimento" por conta da estatura que aumentou, permitindo que atletas (ou apenas praticantes) tenham um "conforto" na postura e no momento do tiro... 
O Grip também pode ser aumentado na espessura, facilitando a "pegada"... antes fazíamos de "durepox", e com a chegada das impressoras 3d, hoje é possível personalizar e atirar confortavelmente no Tiro com Arco Recurvo Olímpico.

(+ou- assim)
Punho para pessoas baixas = 23 polegadas
Punho para pessoas medianas = 25 polegadas
Punho para pessoas altas = 27 polegadas + lâmina 70" = 72" o tamanho dos arcos maiores...


Deixo os vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=ed6YLHVXhEk&t=180s

https://www.youtube.com/watch?v=KH-EXvLQ60w

https://www.youtube.com/watch?v=sLSGF_UsVv4


Punhos Olímpicos de 23", 25" e 27"

http://www.lancasterarchery.com/bows/recurve-bows/ilf-olympic-recurve-risers.html?dir=desc&order=price


Não acho justo ter que usar equipamento de Tiro com Carabina de Ar que tem o molde de 30, 40, 50 atrás, sendo que a estatura aumentou e o tamanho da coronha parou no tempo (ou até diminuiu)
Aguardo sugestões, críticas e pedradas...

Boa semana à todos.

Carabina B12-6  4.5mm 

Preparada para Papel 10 metros, Mira Aberta, Sem Apoio.

Muzzle QuickShot para usar Massa de Mira QuickShot customizada.

Alça de Mira modelo original, customizada.

Gatilho modelo original, customizado.

Mola original, encamisada.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje testei outras técnicas e posturas com um colega atirador e um dos melhores na Classificação do Regional CBC Taurus do interior de São Paulo.

Sem um ajuste para aumentar a coronha, não dá certo.

Também testei a Postura Olímpica com uma CBC B19-S ... que parece ser menor que a coronha de madeira da B12-6, a visada fica no pé do alvo.

Como ganhei a Carabina B12-6 da CBC, acho chato atirar com outra marca, sendo que a própria CBC preza pelo incentivo da prática desta modalidade.


Sábado vou testar mais 2 modelos de carabina, mas a minha opinião é a seguinte:

- Ainda posso fazer Coronha mais parecida com as Olímpicas antigas ou Slavia, HW30, mas a temperatura anda tããããão quente aqui no interior de São Paulo que só enxergo "desvantagens" derrubar árvores para fazer novas coronhas anatômicas sendo que um toquinho de palete velho resolve... 

Menos árvores = Mais Calor = Mais tempestades aqui na região, e para o meu entendimento, nããão compensa...

Também li uma discussão saudável em outro fórum sobre o assunto, que é muito polêmico, inclusive atiradores altos que estão com problemas de saúde por conta da postura olímpica usando carabinas com coronha original...


Bom, aguardo sugestões.

 ***  ---

Carabina B12-6  4.5mm 

Preparada para Papel 10 metros, Mira Aberta, Sem Apoio.

Muzzle QuickShot para usar Massa de Mira QuickShot customizada.

Alça de Mira modelo original, customizada.

Gatilho modelo original, customizado.

Mola original, encamisada.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem tem a Empunhadura Lôôônga e por pesquisas de internet cair neste tópico, me envie mensagem no particular aqui pelo Fórum.

Gratidão e bons tiros à todos.

Carabina B12-6  4.5mm 

Preparada para Papel 10 metros, Mira Aberta, Sem Apoio.

Muzzle QuickShot para usar Massa de Mira QuickShot customizada.

Alça de Mira modelo original, customizada.

Gatilho modelo original, customizado.

Mola original, encamisada.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante