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Influência do diâmetro do Transfer Port (TP) - CBC Jade Mais 4,5mm


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Bom dia,

 

O procedimento de teste caracterizou-se pela usinagem do orifício de restrição, transfer port, da carabina?

 

Resposta: Apenas uso de broca longa de 3,0mm e de 1/8 polegada. Ou seja, não tem retorno, esta é a razão pela qual não aumentamos o furo com broca de 3,4mm pois os resultados em 3,2mm já acusaram uma queda na velocidade para esta carabina. Talvez na Jade PRO, cujo volume da câmara é maior, o diâmetro ótimo se situe num patamar acima.

 

O Orifício possui algum ângulo na entrada e/ou saída ? se sim, foram mantidas estas características nos teste?

 

Resposta: a carabina Jade Mais, bem como a Jade PRO não possuem nenhum tipo de acabamento no "lead in" e no "lead out" do Transfer Port.

 

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Obrigado

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Grande mestre, sempre nos impressionando.

 

Achei interessante que você levou até o limite de eliminar a quicada do embôlo no volume de ar a frente.

 

Você mostrou de forma prática o que já sabemos com algum tempo de experiência, de nada adianta GRs pesadíssimos (alta força) se a câmara e o transferport não dão conta de dar a vazão correta.

 

Perfeito mestre !!!

 

Um forte abraço.

Editado por Raufemann Fritz

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

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Uma dúvida mestre, e se o transfer port fosse cônico? Mudaria alguma coisa? O lado de entrada maior que o de saída por exemplo?

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Uma dúvida mestre, e se o transfer port fosse cônico? Mudaria alguma coisa? O lado de entrada maior que o de saída por exemplo?

 

Recomendo a leitura completa do Capítulo 5 - A Porta de Transferência (“Transfer Port”)

 

"De uma maneira semelhante, a maior parte das carabinas que analisamos tem uma aresta afiada na entrada do TP, uma vez que é simplesmente um furo perfurado por broca. Agora não há nada melhor do que uma curva fechada (ângulo agudo) para perturbar o fluxo de um fluido e causar redemoinhos, restringindo no nosso caso o fluxo de ar. Na verdade, seria correto dizer que uma curva fechada é o oposto de racionalização. A existência desta borda é, portanto, um elemento-chave do sistema, onde é provável que ocorra perda de energia.

Mais uma vez, a experiência prática foi o único método disponível a nós para investigar as perdas de energia no TP. Pegamos um dos falsos TP e usinamos a entrada em forma de boca de sino. Isto aumentou imediatamente a velocidade da arma experimental em 7 fps (2,13 m/s). Outras armas que foram modificadas desta maneira e produziram um melhor resultado do que esta, o que prova que a forma e o tamanho do TP é individual para cada arma.

Então, qual é melhor formato do TP? Bem, muitas vezes o projetista de uma arma de ar de ação por mola fica "entre o diabo e o profundo mar azul" nesta área. O que é necessário é o comprimento do TP o mais curto possível, com o diâmetro com uma boa captação (“lead-in”) do ar, e, uma superfície bem polida por toda extensão. Infelizmente, no entanto, nem sempre é possível, para o TP ser curto, sem perder a resistência física, nesta área, em especial nos modelos de cano basculante. A produção de uma boca de sino na extremidade de entrada da porta é um refinamento que não é encontrado frequentemente em carabinas produzidas em escala industrial. Do ponto de vista puramente teórico, o melhor formato para um TP seria uma boca de sino na entrada seguido de um venturi que se contrai no centro até um diâmetro ligeiramente menor do que o calibre da arma; em seguida, abre-se de novo para um diâmetro que correspondente com a boca de entrada para o furo do cano. No entanto, depois tanto esforço para construir tal dispositivo, ficamos decepcionados ao descobrir que as vantagens eram praticamente insignificantes."

Neste sentido, em julho de 2014, efetuei uma modificação no "lead in" de uma Rossi Dione Tradicional .

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/9651-rossi-dione-tradicional-45mm-tunning-e-chrony-test-10052015/?hl=%2Brossi+%2Bdione

Já vi fotos de retentores usados em carabinas de ar acionadas por mola, que revelam a existência de sulcos (canais) que convergem para o "lead in" do transfer port com a finalidade de canalizar o ar.

Editado por Alberto José
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  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Obrigado mestre.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

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Opa.

 

A melhora é notada não só no aumento da velocidade, mas também no spread menor.

Obrigado por nos trazer mais este excelente tópico.

É gratificante ver a excelência dos seus experimentos comprovando estudos já realizados de forma objetiva, simples e didática.

Valeu, meu amigo.

Abs

  • +1 1

_________

Aurélio

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  • 1 year later...

Parabens pelo post amigo, estava justamente pensando sobre isso outro dia, aumentar a velocidade da carabina contrariando os que dizem que ela possui um limite imposto pelo tamanho do cilindro. Suas conclusoes me deixaram com uma duvida. Se formos ajustando o tamanho da passagem de ar da transfer port e ao mesmo tempo ao invez de mola de aço, fossemos colocando um GR com maior carga, teoricamente conseguiriamos passar uma maior quantidade de ar e ajustar uma maior pressao, ao passo que iria equilibrar ate o ponto crítico evitando o impacto do embulo no fim do cilindro e proporcionando ao mesmo tempo um VO maior para o projétil. Sendo que uma carabina que com gr de 45 kg estaria na sua potencia maxima com um trans port de 3.5mm poderia ter essa potencia aumentada significativamente com um gr de 55 kg e uma passagem de 4.2mm no transfer port( apenas um exemplo , sem conhecimento de quantidade de gr e do diametro da transfer port que apresentariam melhor resultado).

Obrigado por compartilhar o conhecimento amigo, grande abraço...

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  • 11 months later...

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