Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

luneta sem regulagem de paralax


Posts Recomendados

entendi o que o amigo quis dizer,o unico jeito de minimizar o erro do paralax ,foco... seria sempre atirar com o olho na mesma posiçao na luneta sempre,e a partir de determinada distancia ,mas isso e quase impossivel.... lunetas sem paralax normalmente sao usadas para armas de fogo para (big games) na qual precisao milimetrica nao e o foco,geralmente ja vem com foco definido de 50, 100 jardas em diante... na qual objeto e reticulo ficam nitidos...minimizando o erro de paralax, pois com o reticulo sem nitidez nao sabera ao certo precisamente o ponto de impacto ,assim sendo toda vez que atirar podendo apresentar diferenças mesmo que pequena, para quem busca precisao(agrupamentos,acertar objetos pequenos etc)na qual 2 centimetros podem fazer diferença...o que ja da para minimizar esse efeito em lunetas com regulagem de foco (paralax)

Erros de paralaxe:

Um erro de paralaxe acontece graças a um desvio óptico que é causado pelo ângulo de visão de um indivíduo, causando-o a fazer uma observação errada em uma escala de graduação.

Editado por MARCOSYW1
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi o que o amigo quis dizer,o unico jeito de minimizar o erro do paralax ,foco... seria sempre atirar com o olho na mesma posiçao na luneta sempre,e a partir de determinada distancia ,mas isso e quase impossivel.... lunetas sem paralax normalmente sao usadas para armas de fogo para (big games) na qual precisao milimetrica nao e o foco,geralmente ja vem com foco definido de 50, 100 jardas em diante... na qual objeto e reticulo ficam nitidos...minimizando o erro de paralax, pois com o reticulo sem nitidez nao sabera ao certo precisamente o ponto de impacto ,assim sendo toda vez que atirar podendo apresentar diferenças mesmo que pequena, para quem busca precisao(agrupamentos,acertar objetos pequenos etc)na qual 2 centimetros podem fazer diferença...o que ja da para minimizar esse efeito em lunetas com regulagem de foco (paralax)

Erros de paralaxe:

Um erro de paralaxe acontece graças a um desvio óptico que é causado pelo ângulo de visão de um indivíduo, causando-o a fazer uma observação errada em uma escala de graduação.

 

 

no meu entendimento também é que ele tá querendo regular a luneta

Agora vamos ver o que realmente o amigo perguntou. Agora estou curioso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia

primeiro me desculpe por não ter sido claro, é que na minha falta de experiencia não soube me expressar.

 

Gostaria de saber dos atiradores mais experientes se tem como diminuir o erro de paralaxe?,

 

ou seja aquela pequena variação que ocorre até com o minimo de movimento da cabeça ou os olhos em que quando fazemos a visada e percebemos uma variação do centro do alvo.

 

Já ouvi falar em distanciar o olho da ocular e como consequência fechar o canal da visada ficando o retículo quase no diâmetro da ocular.

 

E´procedente?

 

Existe outa tecnica?

 

Só comprando uma luneta com regulagem de paralaxe?

 

Obrigado, e vamos trocando informaçoes,


Embora por informações que tive esse fato pode ocorrer,

Paralaxe é só regulagem de foco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maurício, como vai?

Minhas primeiras lunetas foram sem paralaxe também, tive 3 gamo sem paralaxe e uma Riflescope, depois passei a comprar as com paralaxe pois ajuda muito.

 

Tem como diminuir sim! O paralaxe é causado pela diferença de alinhamento entre o olho do atirador, retículo e alvo.

Portanto, mantendo a carabina na mesma posição, atirando em alvos parados, é importante posicionar os olhos sempre na mesma distância da luneta e a cabeça sempre com a mesma inclinação, isso basta para melhorar bem o erro de paralaxe!

 

O paralaxe ajuda a regular o foco também, mas não é sua única função. Na verdade a principal função do ajuste de paralaxe nas lunetas é estabilizar o retículo, alinhando as lentes da luneta, reduzindo a influência do posicionamento do olho e cabeça do atirador durante os disparos. Ou seja, ela corrige os erros de posicionamento do atirador, através do correto alinhamento dos planos focais da luneta.

 

Lembrando o seguinte: a distância dita ideal entre o olho do atirador e a ocular da luneta, é de cerca de 11cm. Se aproximar demais o olho, vai ver um circulo embaçado nas bordas da lente. Se distancias demais o olho, vai ver um circulo preto nas bordas da lente.

Outra coisa, foco do retículo, é importante tentar equilibrar ao máximo o foco do retículo e do alvo, não adianta o retículo estar nítido e o alvo embaçado, e vice versa. Para ajustar isso em lunetas sem AO, basta girar a ocular, normalmente existe um sinal de positivo e negativo na borda da lente ocular, basta girá-lo até conseguir este equilíbrio.

 

Veja na foto estes sinais na borda da objetiva:

luneta-hawke-4x32-mil-dot-mod-sport-com-

(perto da logomarca da Hawke)

 

E existem acessórios que funcionam também, dê uma olhada neste acessório para lunetas sem AO:

 

AccuCover-Rifle-Scope-Gun-Sight-Flip-Up-

 

Assim que se usa:

510jLqgkBwL_zpsur9xuuo2.jpg

 

Vídeo do uso:

 

Dá para fazer algo similar e adaptar na sua luneta, ou procurar o produto em lojas dos EUA, aqui no Brasil não achei para vender.

 

Portanto, tomando cuidado com a posição da cabeça e a distância dos olhos em relação à ocular, verificando o foco entre o retículo e o alvo, é possível sim evitar o erro de paralaxe.

Mas como eu disse antes, para alvos parados ou sempre no mesmo lugar. Se quiser atirar em Field Target por exemplo, que os alvos ficam em alturas e distâncias variadas, daí vai ser um pouco mais complicado sem uma luneta com AO.

 

Abraço e bons tiros!

 

Edu falou tudo que eu quis dizer e mais um pouco... rsrs e sempre digo para precisao alem de regular a luneta do jeito que vc esta acostumado a atirar (posiçao) . se emprestar a arma para uma outra pessoa que usa uma posiçao diferente o poi se alterara,podendo ocorrer erro de paralax, entao sempre a regulagem da luneta tem que ser feita por vc ...

Editado por MARCOSYW1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Seria melhor uma luneta de marca conhecida, como as Gamo, Nikko, etc.. Eu tenho uma Gamo 4x32 A0, com paralaxe e é excelente. 

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante