Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Taurus / Gamo Gamatic: Carabina de mola de tiro rápido (Automática)


Posts Recomendados

Bom pessoal desta vez vou mostrar uma carabina clássica, já conhecida pelo pessoal mais “velho” ou melhor, mais experiente rsr. Trata-se da Taurus/Gamo Gamatic, confesso que não conhecia mais adorei ver essa magnifica carabina. Como uma imagem vale mais que mil palavras, vou deixar umas fotinhas e o video feito pelo Frazão que foi interessante.

 

Gamo Gamatic compressed air rifle

  • Manufacturer: El Gamo, Spain

  • Caliber: 4.5 mm

  • System: Spring pressure, break run tension adjuster, multi-loader

  • Magazine: Tube magazine on the system

  • Magazine capacity: 25 shot

  • Safety device: with opened system the departure cannot be operated

  • Length: 960 mm

  • Height: 220 mm

  • Width: 54 mm

  • Weight: approx.. 3,000 g

gamo-gamatic-airguns.jpg

Fotos:

original_carabina-de_2518.jpg

image.jpg

image.jpg

gamatic.jpg

coronha-e-empunhadura-para-gamatic-e-gam

 

Video:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, legal!

Tenho uma El Gamo , mod 68, ( nāo é essa Gamatic aí nāo ), comprada nova no lançamento, bucha de couro de mastodonte

Foi minha quinta carabina...essa vai junto comigo para o outro andar.

 

Métil Pré-glacial

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço.

É espanhola, importada pela Taurus, muito parecida com a Gamatic, sem o carregador sobre-cano, idêntica à essa aquí.

6c10e5d430228614d798fe95c81f6bf7.jpg

Ah, a primeira foi presente de meu saudoso pai, Diana modelo 27, aos 14 anos.

Lembro até do coraçāo disparado, do cheiro da loja de armas, de tudo.

As Dianas eram muito encontradas nas lojas na época e fazer 14 anos tinha significado especial, quase igual aos sonhados 18 anos.

EDIT: achei isso aquí sobre ela

http://www.pyramydair.com/blog/2012/05/el-gamo-68-68-xp-a-futuristic-airgun-from-the-past-part-1/

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matthew,so por curiosidade,quantas carabinas vc tem?

 

Ah, isso ele num vai falar. Mineirin do jeito que é, caladin, pode ter uma coleção, mas vai falar que tem só um tiquin. É como perguntar quantos rapazes uma moça ficou, vai dizer não, sô.

 

Post:

Não sei por qual razão não há mais modelo desse tipo à venda, é interessante para divertimento, plinking, baixa potência, ideal para crianças e etc. Talvez a baixa procura à época?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matthew,so por curiosidade,quantas carabinas vc tem?

Juninho, sempre que me perguntam, dou resposta manjada: nāo sei, entāo devem ser suficientes.

E menas , rs, que as do Cumpadi Mazinho, coisa de louco, rs

Sei que vai entender, meu caro.

Meu abraço

 

Métil

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ah, isso ele num vai falar. Mineirin do jeito que é, caladin, pode ter uma coleção, mas vai falar que tem só um tiquin. É como perguntar quantos rapazes uma moça ficou, vai dizer não, sô.

 

Post:

Não sei por qual razão não há mais modelo desse tipo à venda, é interessante para divertimento, plinking, baixa potência, ideal para crianças e etc. Talvez a baixa procura à época?

Ah, essa vendeu muito na época, era cara, mas o pessoal estava com a cabeça nos AR ( Guerra do Vietnā ), daí...

Lembrei-me: naquela época ninguém falava de políticamente correto, hipócritas ( havia hipocrisia, claro ) e do tal custo-benefício utilitarista que quase acabou com os sonhos, o encantamento das coisas boas.

Lembrei-me de encantamento ao ler um relato de um nosso amigo daquí do CA, ao receber sua HW77, fiquei emocionado.

Esse é o sonho.

Lembro-me claramente quando ganhei minha primeira arma de pressāo, a Diana 27, aquela que nós todos namorávamos por horas e horas nas vitrines, ao voltar das aulas, sonho distante...puro encantamento, olhos arregalados...parecia tāo grane a carabina...

E ganhei sem ser aniversário nem nada...como esquecer...chorei de emoçāo, muito!

E acho que uma carabina nunca conheceu tantos meninos atiradores, com as bocas cheias de chumbinho, tentando, só tentando, fazer fila para atirar.

E a carabina, Diana magnífica, povoando a imaginaçāo de nós todos.

Tem preço isso?

Sö de lembrar-me desses fatos importantíssimos me faz muito feliz, de novo...

 

Métil

Nunca tinha ouvido falar desse biotipo de arma

 

É quase uma ....

 

Editado.

 

Obrigado, pelo aviso.

Nada, acontece, valeu.

 

Métil

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos aqui procurando uma tal Diana 35 que foi vendida para um aqui...qdo fomos atras achamo...foi para o metil ..acabou a procura. Agora não tem venda só se ele presentear o amigo.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal essa carabina hem! Obrigado por compartilhar.

 

Lembro-me na minha infância (10 ~ 12 anos) de ter visto uma dessas, não me lembro onde mais já tinha visto.

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MATTHEW QUIGLEY

Como sou novato aqui no fórum ainda não o conheço muito bem, mas ja deu para notar que és um exímio atirador, como percebo não adianta lhe perguntar quantas carabinas possuiu pois tal resposta não teremos hahahaha.

Sua experiencia com carabinas ja se faz a quanto tempo?

Não sei se ja o fez, mas seria um grande prazer ler uma história de sua experiencias com carabinas desde a infância até o presente momento.

 

Abraços

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, Thiago, exímio por que?rs

Exímio é o Amador Baiano, uai!

E outros companheiros que participam de torneios, campeonatos , alguns até internacionais, aí sim.

Sou apenas mais um atirador, rodado de tempo, só isso, sem falsa modéstia.

De qualquer modo agradeço seu comentário e penso que suas consideraçōes seriam melhor aplicadas ao amigo Mazinho, meu Cumpadi, nosso conhecido companheiro aquí do CA.

Abraço, Thiago.

 

Métil

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai, Thiago, exímio por que?rs

Exímio é o Amador Baiano, uai!

E outros companheiros que participam de torneios, campeonatos , alguns até internacionais, aí sim.

Sou apenas mais um atirador, rodado de tempo, só isso, sem falsa modéstia.

De qualquer modo agradeço seu comentário e penso que suas consideraçōes seriam melhor aplicadas ao amigo Mazinho, meu Cumpadi, nosso conhecido companheiro aquí do CA.

Abraço, Thiago.

 

Métil

 

Uai, uai, essa expressão se usa muito por aqui hahahaha

Exímio falo por experiencia que tens.

Amador aquele baiano safado hahaha se não sabe ele é o filho do Chuck Norris

Por aqui noto como tens ótimos atiradores e professores no tiro esportivo, gosto muito de ler os relatos, mesmo aqueles não se refere a algo ao meu alcance.

Que nada, tal consideração es digno.

 

;)

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rs, nós, mineiros nāo somos muito chegados a ficar comentando certos números...de bois, de muié, dos cobres, das armas...sabe como é, nós somos assim mesmo.

Aragem do sagrado, absolutas estrelas ( JGR ).

 

Métil

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 1 year later...
  • 6 months later...

Bom dia amigos! Quando criança meu avô me deu uma gamo 68 atirei com ela muitos anos, é uma carabina excepcional. O velho me dava r$ 1 para cada EDITADO que caísse no chão kkkk, ele tinha muita raiva deles porque acabavam com a sua horta... Um belo dia um ladrão entrou na residência dele e roubou várias armas incluindo ela... Até hoje choro a perda daquela relíquia...

Há uns três meses atrás,um amigo me presenteou com uma gamatic ( muito judiada pelos anos) ... Funcionando perfeitamente mas estava com apenas uma tala da coronha; alça de mira quebrada e perdeu a massa de mira... Estou reformando ela aos poucos, já comecei a fazer as talas (coronha) . Tenho procurado muito pela massa de mira. Alguém saberia onde encontrar? Vou postar algumas fotos do que já fiz..

Grande abraço a todosIMG_20180608_171134.thumb.jpg.e8aedb614bb24f37de4cc5b61fb63b74.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, João Henrique L. Vieira disse:

Bom dia amigos! Quando criança meu avô me deu uma gamo 68 atirei com ela muitos anos, é uma carabina excepcional. O velho me dava r$ 1 para cada pardal que caísse no chão kkkk, ele tinha muita raiva deles porque acabavam com a sua horta... Um belo dia um ladrão entrou na residência dele e roubou várias armas incluindo ela... Até hoje choro a perda daquela relíquia...

Há uns três meses atrás,um amigo me presenteou com uma gamatic ( muito judiada pelos anos) ... Funcionando perfeitamente mas estava com apenas uma tala da coronha; alça de mira quebrada e perdeu a massa de mira... Estou reformando ela aos poucos, já comecei a fazer as talas (coronha) . Tenho procurado muito pela massa de mira. Alguém saberia onde encontrar? Vou postar algumas fotos do que já fiz..

Grande abraço a todosIMG_20180608_171134.thumb.jpg.e8aedb614bb24f37de4cc5b61fb63b74.jpg

 

IMG_20180608_171125.jpg

IMG_20180608_185656.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde João, é uma bela carabina e ficará zero bala quando você terminar a reforma. Já reformei uma 68, acho difícil você encontrar a massa original, a alça ainda dá pra achar. Caso não encontre nada, nem usada ou nova, creio que dá pra adaptar a massa da hunter antiga ou mesmo da big cat. As bases são diferentes mas levam aquele insert com a fibra óptica. 

Editado por Orlando
Correção de grafia

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2019 em 14:13, Orlando disse:

Boa tarde João, é uma bela carabina e ficará zero bala quando você terminar a reforma. Já reformei uma 68, acho difícil você encontrar a massa original, a alça ainda dá pra achar. Caso não encontre nada, nem usada ou nova, creio que dá pra adaptar a massa da hunter antiga ou mesmo da big cat. As bases são diferentes mas levam aquele insert com a fibra óptica. 

Obrigado Orlando! Essa semana devo montar ela, o tempo tá meio corrido mas vou ver se consigo. No fim de semana oxidei o cano com perma BLUE pasta , achei que  ficou bão..Depois põe foto da sua aí... Abraço

IMG_20190111_151519.jpg

IMG_20190110_163048.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite João, ficou muito boa a oxidação com a pasta, quando fiz minha primeira reforma usei o Super Blue, isso em 2017 numa Gamo 68 que tinha comprado no ML, era do Rio de Janeiro e que já foi vendida.

Ela estava com muita oxidação na parte metálica externa, tinha a alça de mira quebrada, a graduação de lateralidade estava destruída. Assim como a sua, somente a cabeça do parafuso e que também estava torto, quanto a massa de mira ela não tinha o poste.

Sua coronha estava fixada com dois parafusos de rosca soberba, passando de um lado ao outro, devido a quebra do alojamento interno, e presa com uma fita adesiva verde. Havia muitas marcas também no plástico que compunha coronha/grip pistol/telha. Para a fixação das duas metades da coronha à sua estrutura, abri os furos que foram feitos em seu lado esquerdo com broca de madeira, o suficiente para alojar a cabeça dos parafusos. Foi reforçado com durepoxi o que restou dos pinos internos onde os parafusos originais eram fixados, isso foi feito nos quatro existentes, dois em cada metade. A fixação das duas metades à estrutura, foi feita com a utilização de duas porcas longas, torneadas com a forma de um cilindro, para que as mesas fossem alojadas nas perfurações existentes na estrutura, utilizando-se quatro parafusos de encontro, dois de cada lado.

Desmontei-a por completo, submeti seu cano/biela e cilindro a um banho por eletrólise, que depois de bem lavado sofreu um polimento manual até alcançar um espelhamento. Fiz também o polimento do cilindro internamente assim como o transferport. Tomando o cuidado de não tocar na coroa.

A parte plástica foi recuperada com lixamento das imperfeições com lixa de ferro 320 e 400, também tomando o cuidado de não aprofundar muito, evitando assim a eliminação da imitação do que seria os veios da madeira. Finalizando com aplicação de WD40 e polimento com um pano.

A soleira apresentava algumas rachaduras, pequenas, mas que poderiam aumentar com o tempo, elas foram coladas com cola instantânea e lixadas com lixa de ferro 320. Para o acabamento pintei com aquela proteção para carroceria, batida de pedra, na cor preta, depois com uma lixada de leve, acho que com lixa 400, ela com aparência de borracha nova.

A estrutura de alumínio da coronha/grip pistol/telha foi bem lavada e desengordurada, sendo pintada com batidas de pincel na cor preta fosco, mantendo assim a aparência original, que é rugosa. Essa carabina não apresenta seu número de série como a grande maioria em seu bloco ou cano, e sim na parte superior esquerda da estrutura da coronha.

Como disse acima a oxidação foi feita a frio com Super Blue, essa técnica foi preterida  após ver vários vídeos e ler muito sobre as várias maneiras de se oxidar metais, e por ter limitação com equipamentos em mãos. Tudo foi executado como o preconizado para esse tipo de tratamento, mas achei o resultado satisfatório, a cor não ficou negra e sim um cinza bem escuro, assim com sua densidade, apresentando uma certa "transparência", mas cumpriu com o objetivo, que é a preservação do metal. Partes tratadas, cilindro, cano com biela e a parte metálica da alça de mira.

Todos os parafusos foram recuperados, exceto os da coronha que foram comprados, e tratados com a oxidação aquecendo o metal e submergindo em seguida em óleo.

Partes substituídas, massa de mira (CBC B12), o'ring do bloco (Rossi Dione), gás ram e bucha (Kit Elite 45 kg Gamo 68).

Na montagem das peças foi utilizado pasta G na bucha e na articulação do cano, trinquete, sistema de gatilho o utilizado foi graxa  de lítio.

Abaixo fotos do antes, o processo (foto da eletrólise feita no cilindro, cano/biela da G 300 e conserto da alça de mira da G 300) e o depois.

Foto 05-07-2018 11 09 18.jpg

Foto 05-07-2018 11 09 26.jpg

Foto 05-07-2018 11 09 34.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 11.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 24.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 34.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 43.jpg

Foto 05-07-2018 11 18 36.jpg

Foto 05-07-2018 11 18 40.jpg

Foto 05-07-2018 11 19 09.jpg

Foto 05-07-2018 11 20 29.jpg

Foto 08-10-2017 09 30 18.jpg

Foto 10-10-2017 14 21 19.jpg

Foto 12-10-2017 14 10 20.jpg

Foto 12-10-2017 14 10 41.jpg

Foto 12-10-2017 16 51 57.jpg

Foto 15-04-2018 15 34 48.jpg

Foto 21-10-2017 21 00 17.jpg

Foto 25-10-2017 15 41 34.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 03.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 13.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 29.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 40.jpg

2018-11-30 19.10.27.jpg

2018-11-30 19.10.44.jpg

2018-11-30 19.13.23.jpg

2018-11-30 19.37.09.jpg

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite João, ficou muito boa a oxidação com a pasta, quando fiz minha primeira reforma usei o Super Blue, isso em 2017 numa Gamo 68 que tinha comprado no ML, era do Rio de Janeiro e que já foi vendida.
Ela estava com muita oxidação na parte metálica externa, tinha a alça de mira quebrada, a graduação de lateralidade estava destruída. Assim como a sua, somente a cabeça do parafuso e que também estava torto, quanto a massa de mira ela não tinha o poste.
Sua coronha estava fixada com dois parafusos de rosca soberba, passando de um lado ao outro, devido a quebra do alojamento interno, e presa com uma fita adesiva verde. Havia muitas marcas também no plástico que compunha coronha/grip pistol/telha. Para a fixação das duas metades da coronha à sua estrutura, abri os furos que foram feitos em seu lado esquerdo com broca de madeira, o suficiente para alojar a cabeça dos parafusos. Foi reforçado com durepoxi o que restou dos pinos internos onde os parafusos originais eram fixados, isso foi feito nos quatro existentes, dois em cada metade. A fixação das duas metades à estrutura, foi feita com a utilização de duas porcas longas, torneadas com a forma de um cilindro, para que as mesas fossem alojadas nas perfurações existentes na estrutura, utilizando-se quatro parafusos de encontro, dois de cada lado.
Desmontei-a por completo, submeti seu cano/biela e cilindro a um banho por eletrólise, que depois de bem lavado sofreu um polimento manual até alcançar um espelhamento. Fiz também o polimento do cilindro internamente assim como o transferport. Tomando o cuidado de não tocar na coroa.
A parte plástica foi recuperada com lixamento das imperfeições com lixa de ferro 320 e 400, também tomando o cuidado de não aprofundar muito, evitando assim a eliminação da imitação do que seria os veios da madeira. Finalizando com aplicação de WD40 e polimento com um pano.
A soleira apresentava algumas rachaduras, pequenas, mas que poderiam aumentar com o tempo, elas foram coladas com cola instantânea e lixadas com lixa de ferro 320. Para o acabamento pintei com aquela proteção para carroceria, batida de pedra, na cor preta, depois com uma lixada de leve, acho que com lixa 400, ela com aparência de borracha nova.
A estrutura de alumínio da coronha/grip pistol/telha foi bem lavada e desengordurada, sendo pintada com batidas de pincel na cor preta fosco, mantendo assim a aparência original, que é rugosa. Essa carabina não apresenta seu número de série como a grande maioria em seu bloco ou cano, e sim na parte superior esquerda da estrutura da coronha.
Como disse acima a oxidação foi feita a frio com Super Blue, essa técnica foi preterida  após ver vários vídeos e ler muito sobre as várias maneiras de se oxidar metais, e por ter limitação com equipamentos em mãos. Tudo foi executado como o preconizado para esse tipo de tratamento, mas achei o resultado satisfatório, a cor não ficou negra e sim um cinza bem escuro, assim com sua densidade, apresentando uma certa "transparência", mas cumpriu com o objetivo, que é a preservação do metal. Partes tratadas, cilindro, cano com biela e a parte metálica da alça de mira.
Todos os parafusos foram recuperados, exceto os da coronha que foram comprados, e tratados com a oxidação aquecendo o metal e submergindo em seguida em óleo.
Partes substituídas, massa de mira (CBC B12), o'ring do bloco (Rossi Dione), gás ram e bucha (Kit Elite 45 kg Gamo 68).
Na montagem das peças foi utilizado pasta G na bucha e na articulação do cano, trinquete, sistema de gatilho o utilizado foi graxa  de lítio.
Abaixo fotos do antes, o processo (foto da eletrólise feita no cilindro, cano/biela da G 300 e conserto da alça de mira da G 300) e o depois.
301975285_Foto05-07-2018110918.thumb.jpg.64cb64806340124a019546f9e718b175.jpg
674333840_Foto05-07-2018110926.thumb.jpg.63caf78c0d3231e36b6d6c50224e6ca0.jpg
481679650_Foto05-07-2018110934.thumb.jpg.7dcfd3f2d1a5b8b9db72f8fc9fcd60e2.jpg
1287774443_Foto05-07-2018111711.thumb.jpg.568ff1e384df4ef36fdfb6907d01c4eb.jpg
1901957974_Foto05-07-2018111724.thumb.jpg.06678517ccb9536cad7cfc55a0fd1130.jpg
1686336920_Foto05-07-2018111734.thumb.jpg.0cd8bf0ca501b28b05dc512f49857854.jpg
1480801136_Foto05-07-2018111743.thumb.jpg.c13bbfc571a2c2b7ac244b793ffce17e.jpg
2062376751_Foto05-07-2018111836.thumb.jpg.58a94676b628672433baf3813d39b222.jpg
22588707_Foto05-07-2018111840.thumb.jpg.ddfddd9f6fb4e983cc7e3cfd71c51357.jpg
1254733491_Foto05-07-2018111909.thumb.jpg.9522b4b73fed975df5ae1f2f018d7f11.jpg
1469589036_Foto05-07-2018112029.thumb.jpg.2a158fb25687cb1e8ed3e48e21cbbc07.jpg
589270945_Foto08-10-2017093018.thumb.jpg.4c1798b9b8635544b012da4d0eb0723a.jpg
348558252_Foto10-10-2017142119.thumb.jpg.2c7d2510de0d77a96334f5baf7c9f332.jpg
2033474775_Foto12-10-2017141020.thumb.jpg.f71198b64977bada74617bd114312aee.jpg
29884187_Foto12-10-2017141041.thumb.jpg.b11c91e69e059920abc5fb1f4d93b65c.jpg
1341556719_Foto12-10-2017165157.thumb.jpg.76c71d54a122434cf258530ea85c61cd.jpg
960530189_Foto15-04-2018153448.thumb.jpg.31bf32e3fc9651dc051123363f928dcd.jpg
1151404095_Foto21-10-2017210017.thumb.jpg.b14c733fa193aa6f198a581d6c5c0627.jpg
739770394_Foto25-10-2017154134.thumb.jpg.24720a3d7bcf82438c895509e802e709.jpg
48936915_Foto26-10-2017093103.thumb.jpg.bea966663c42e6055632c6a032805319.jpg
439022773_Foto26-10-2017093113.thumb.jpg.4625bcbb5c32629c9dea986a92e97b4e.jpg
1656405084_Foto26-10-2017093129.thumb.jpg.02991b349d1c2cb684e9f82b7676553a.jpg
84575055_Foto26-10-2017093140.thumb.jpg.cc736a66153acfe6df9a9a0166760239.jpg
1179225059_2018-11-3019_10_27.thumb.jpg.3f8d1463926a7085f51861448fde67aa.jpg
509835629_2018-11-3019_10_44.thumb.jpg.c31ab92787d7098a43a0233e97fc8000.jpg
772731322_2018-11-3019_13_23.thumb.jpg.11f12557e8f2a14f2baa273d1b18f50e.jpg
1722647235_2018-11-3019_37_09.thumb.jpg.41392ae188c04e838fb9051f1470a513.jpg
Adoro minha 68...paguei 380 reais.f06ca1e0f6b0f4a598800a82f3ee5cde.jpg

Enviado de meu SM-J710MN usando o Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Orlando disse:

Boa noite João, ficou muito boa a oxidação com a pasta, quando fiz minha primeira reforma usei o Super Blue, isso em 2017 numa Gamo 68 que tinha comprado no ML, era do Rio de Janeiro e que já foi vendida.

Ela estava com muita oxidação na parte metálica externa, tinha a alça de mira quebrada, a graduação de lateralidade estava destruída. Assim como a sua, somente a cabeça do parafuso e que também estava torto, quanto a massa de mira ela não tinha o poste.

Sua coronha estava fixada com dois parafusos de rosca soberba, passando de um lado ao outro, devido a quebra do alojamento interno, e presa com uma fita adesiva verde. Havia muitas marcas também no plástico que compunha coronha/grip pistol/telha. Para a fixação das duas metades da coronha à sua estrutura, abri os furos que foram feitos em seu lado esquerdo com broca de madeira, o suficiente para alojar a cabeça dos parafusos. Foi reforçado com durepoxi o que restou dos pinos internos onde os parafusos originais eram fixados, isso foi feito nos quatro existentes, dois em cada metade. A fixação das duas metades à estrutura, foi feita com a utilização de duas porcas longas, torneadas com a forma de um cilindro, para que as mesas fossem alojadas nas perfurações existentes na estrutura, utilizando-se quatro parafusos de encontro, dois de cada lado.

Desmontei-a por completo, submeti seu cano/biela e cilindro a um banho por eletrólise, que depois de bem lavado sofreu um polimento manual até alcançar um espelhamento. Fiz também o polimento do cilindro internamente assim como o transferport. Tomando o cuidado de não tocar na coroa.

A parte plástica foi recuperada com lixamento das imperfeições com lixa de ferro 320 e 400, também tomando o cuidado de não aprofundar muito, evitando assim a eliminação da imitação do que seria os veios da madeira. Finalizando com aplicação de WD40 e polimento com um pano.

A soleira apresentava algumas rachaduras, pequenas, mas que poderiam aumentar com o tempo, elas foram coladas com cola instantânea e lixadas com lixa de ferro 320. Para o acabamento pintei com aquela proteção para carroceria, batida de pedra, na cor preta, depois com uma lixada de leve, acho que com lixa 400, ela com aparência de borracha nova.

A estrutura de alumínio da coronha/grip pistol/telha foi bem lavada e desengordurada, sendo pintada com batidas de pincel na cor preta fosco, mantendo assim a aparência original, que é rugosa. Essa carabina não apresenta seu número de série como a grande maioria em seu bloco ou cano, e sim na parte superior esquerda da estrutura da coronha.

Como disse acima a oxidação foi feita a frio com Super Blue, essa técnica foi preterida  após ver vários vídeos e ler muito sobre as várias maneiras de se oxidar metais, e por ter limitação com equipamentos em mãos. Tudo foi executado como o preconizado para esse tipo de tratamento, mas achei o resultado satisfatório, a cor não ficou negra e sim um cinza bem escuro, assim com sua densidade, apresentando uma certa "transparência", mas cumpriu com o objetivo, que é a preservação do metal. Partes tratadas, cilindro, cano com biela e a parte metálica da alça de mira.

Todos os parafusos foram recuperados, exceto os da coronha que foram comprados, e tratados com a oxidação aquecendo o metal e submergindo em seguida em óleo.

Partes substituídas, massa de mira (CBC B12), o'ring do bloco (Rossi Dione), gás ram e bucha (Kit Elite 45 kg Gamo 68).

Na montagem das peças foi utilizado pasta G na bucha e na articulação do cano, trinquete, sistema de gatilho o utilizado foi graxa  de lítio.

Abaixo fotos do antes, o processo (foto da eletrólise feita no cilindro, cano/biela da G 300 e conserto da alça de mira da G 300) e o depois.

Foto 05-07-2018 11 09 18.jpg

Foto 05-07-2018 11 09 26.jpg

Foto 05-07-2018 11 09 34.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 11.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 24.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 34.jpg

Foto 05-07-2018 11 17 43.jpg

Foto 05-07-2018 11 18 36.jpg

Foto 05-07-2018 11 18 40.jpg

Foto 05-07-2018 11 19 09.jpg

Foto 05-07-2018 11 20 29.jpg

Foto 08-10-2017 09 30 18.jpg

Foto 10-10-2017 14 21 19.jpg

Foto 12-10-2017 14 10 20.jpg

Foto 12-10-2017 14 10 41.jpg

Foto 12-10-2017 16 51 57.jpg

Foto 15-04-2018 15 34 48.jpg

Foto 21-10-2017 21 00 17.jpg

Foto 25-10-2017 15 41 34.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 03.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 13.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 29.jpg

Foto 26-10-2017 09 31 40.jpg

2018-11-30 19.10.27.jpg

2018-11-30 19.10.44.jpg

2018-11-30 19.13.23.jpg

2018-11-30 19.37.09.jpg

Parabéns Orlando ! Ficou show cara! Dá muito trabalho mas a recompensa não tem preço. Finalizei a coronha ontem, fiz um tratamento com o kit tru oil da birchwood Casey, agradei muito do resultado . Vc acha que compensa eu trocar a mola pelo kit gás ram dá muita diferença? Pego o 45kg ou 55 kg? Quanto à massa de mira vc citou que colocou da CBC B12 ou big cat gamo fica melhor? Obrigado pela ajuda amigo!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom dia João, obrigado, há duas observações a serem levadas em conta, no meu caso utilizei a massa original que veio nela para instalá-la na G 300 que tinha sua massa detonada, então como a G 68 era para venda comprei a massa da CBC, ela serve no diâmetro do cano mas fica um pouco mais alta  relação a original, já no seu caso eu ficaria com as da gamo, vai ficar mais caro, mas vale a pena pelo trabalho que está fazendo e pelo fato de você ter ganho acho que não a venderá! Segue uns sites para você pesquisar:

-https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1130130709-base-da-massa-de-mira-original-gamo-bigcat-deltamax-e-socom-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-893612695-conj-massa-tunel-de-mira-gamo-original-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1129678875-base-da-massa-de-mira-original-gamo-hunter-igt-e-shadow-igt-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940956860-alca-de-mira-carabina-delta-gamo-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1161128546-alca-de-mira-gamo-original-delta-fox-_JM.

Segue foto do trabalho do Paulo Martins que eu tinha salvo.

2018-03-08 23.07.26.jpg

2018-03-08 23.07.37.jpg

2018-03-08 23.07.47.jpg

2018-03-08 23.08.06.jpg

2018-03-08 23.08.38.jpg

2018-03-08 23.08.43.jpg

2018-03-08 23.09.08.jpg

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia esquecendo da sua pergunta a respeito do gás ram, tenho instalado na minha G 68 um kit da Elite de 55 kg, ela fica muito trancuda, coloquei um calço de PU de 5 mm x 2,5 cm para amortecimento entre o centralizador do corpo do GR e a culatra, melhorou bastante. Já o de 45 kg que instalei invertido, na das fotos, ele ficou mais fraco do que a mola original recuperada, mas sem tranco.

 

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Orlando disse:

bom dia João, obrigado, há duas observações a serem levadas em conta, no meu caso utilizei a massa original que veio nela para instalá-la na G 300 que tinha sua massa detonada, então como a G 68 era para venda comprei a massa da CBC, ela serve no diâmetro do cano mas fica um pouco mais alta  relação a original, já no seu caso eu ficaria com as da gamo, vai ficar mais caro, mas vale a pena pelo trabalho que está fazendo e pelo fato de você ter ganho acho que não a venderá! Segue uns sites para você pesquisar:

-https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1130130709-base-da-massa-de-mira-original-gamo-bigcat-deltamax-e-socom-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-893612695-conj-massa-tunel-de-mira-gamo-original-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1129678875-base-da-massa-de-mira-original-gamo-hunter-igt-e-shadow-igt-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-940956860-alca-de-mira-carabina-delta-gamo-_JMhttps://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1161128546-alca-de-mira-gamo-original-delta-fox-_JM.

Segue foto do trabalho do Paulo Martins que eu tinha salvo.

2018-03-08 23.07.26.jpg

2018-03-08 23.07.37.jpg

2018-03-08 23.07.47.jpg

2018-03-08 23.08.06.jpg

2018-03-08 23.08.38.jpg

2018-03-08 23.08.43.jpg

2018-03-08 23.09.08.jpg

Essa ficou perfeita! Já tinha visto ela, até imprimi umas fotos para ajudar na reforma, mas aí decidi fazer um cabo anatômico.  Ficou bem robusto mas minha mão parece uma raquete então pra mim a empunhadura ficou top.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Orlando disse:

Ia esquecendo da sua pergunta a respeito do gás ram, tenho instalado na minha G 68 um kit da Elite de 55 kg, ela fica muito trancuda, coloquei um calço de PU de 5 mm x 2,5 cm para amortecimento entre o centralizador do corpo do GR e a culatra, melhorou bastante. Já o de 45 kg que instalei invertido, na das fotos, ele ficou mais fraco do que a mola original recuperada, mas sem tranco.

 

 Intendi, acho que vou morrer num desse de 55 kg mesmo, qq coisa coloco um amortecimento também. Olha aí o resultado do tru oil, ainda não dei polimento

IMG_20190115_114628.jpg

IMG_20190115_114607.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
32 minutos atrás, Orlando disse:

Boa noite João, como segue a reforma?

Boa noite Orlando! Essa semana foi corrido rapaz, nem tive tempo para mexer,  mas tá faltando só a pintura da carcaça de alumínio e a chegada do kit gás ram e massa de mira. Creio que vai chegar quarta que vem assim espero... Tô louco pra ver ela montada hehehe. 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite João, excelente trabalho, outra dica, caso fique difícil o enquadramento da alça com a massa pela questão da altura maior da massa, troque o parafuso de regulagem da verticalidade por um mais longo. Abraço

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Ola Joao,

Parabens pela restauracao da carabina!

Gostaria de saber como voce preparou o metal antes de refazer a oxidacao, poderia me dar essa dica?

Outra coisa, eu faco em impressora 3d uma massa de mira muito semelhante a original, se tiver interesse em deixa-la mais proxima da original basta entrar e  contato.

Abs

Jean

20190205_185033-1.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Jean! Tudo blz? Rapaz eu respondi na segunda, mas acho que não foi enviado.  Quando Fiz a preparação comecei com uma lixa 120, pois o cano estava meio enferrujado, depois 220,400,600,800 e no final 1200 e esponja de aço (Bombril) usei lixa d'água de baixo de uma torneira... Só mude para uma lixa mais fina quanto notar que está tudo homogêneo, porque se ficar algum arranhado mais fundo no final vai ter que voltar e fazer tudo de novo. Rapaz essa massa de Mira ficou top ! tenho interesse sim, como consigo o seu contato? Não sei se o fórum permite passar número de telefone.

Grande abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Joao, boa noite

Obrigado pelo retorno e muito obrigado pelas dicas! Estou com alguns projetos aqui e estou na fase de aprender a oxidacao (madeira e reposicao de pecas ja fiz). Vou fazer a quente, com a quimica correspondente, um pouco diferente do que vc fez mas, seu polimento ficou perfeito! Espero conseguir resultado igual nas minhas!

Sobre a massa de mira, ja vendi pelo ML mas tive o anuncio derrubado. Ate compreendo pois ficou tao igual que ate parece pirataria.. ahahaha......

Vou te passar meu contato por MP e vamos falando no whats.

Abs!

Jean

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 4 months later...

Boa tarde Laércio essas peças da coronha e telha da família 68 são difíceis de encontrar,!eu mesmo já procurei e não achei todas elas, as vezes aparecem para venda no ML as da coronha e outras vezes as da telha. Esse é um jogo de paciência e ficar procurando!

Aprendiz de Curioso

"Hoy mejor que ayer.... pero peor que mañana"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante