Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Inclinômetro Home Made


Mikami

Posts Recomendados

"resolvi fazer o meu Inclinômetro home made"

 

Ai Mikami...que trem de doido....

Da onde vc tira essas idéias mirabolantes hein... ficou muito legal (apesar de eu nem saber pra que serve, opa olhai ai mais uma...da pra explicar como funciona essas escalas ai e pra que serve...)

Abçs.

Editado por Paulo Fernando

Paulo Fernando
BSA R10 MK2 5.5

SHILBA 6 ~ 24 X 50

 

 

 

f3p5.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Mikami!!! Com certeza vai ajudar e muito para compensar a curva balística!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

P.s.: Se me permite Mikami, resposta aos amigos. Em resumo o ângulo da carabina no momento do tiro influencia o ponto de impacto no alvo, tanto ângulos positivos quanto negativos tendem a "encurtar" a necessidade de correção ou minimizar a clikagem da luneta, com o acessório o Mikami pode calcular com precisão o quão "curto" será o POI se ele atirar em ângulo.

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikami,

Parabens pela criatividade, empenho/dedicaçao e por mostrar o acessorio. :clap:

Muito bom! :thumbup:

Urko III .177

Crosman Phantom .177

FX Wildcat .22

Air Arms S410 Xtra FAC .177 (saudade)

Hatsan AT44-10 .177 (saudade)

Air Arms TX200 MKIII Walnut .177 (saudade)

Beeman P17 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns Mikami!!! Com certeza vai ajudar e muito para compensar a curva balística!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

P.s.: Se me permite Mikami, resposta aos amigos. Em resumo o ângulo da carabina no momento do tiro influencia o ponto de impacto no alvo, tanto ângulos positivos quanto negativos tendem a "encurtar" a necessidade de correção ou minimizar a clikagem da luneta, com o acessório o Mikami pode calcular com precisão o quão "curto" será o POI se ele atirar em ângulo.

Obrigado por responder Dogão, certissimo a resposta e lá como não cabia os numeros na rodinha resolvi numerar por x10 então o numero 1 significa 10° de inclinação, o 2 significa 20°de inclinação e assim por diante, preciso fazer a tabela ainda.

Houve caso de alvo lá no mundial que estava à 25 metros c/ angulo de 50° p/ baixo e a diferença do tiro chegava á 10cm do centro do alvo.

 

Abração à todos

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mikami, mto boa essa idéia, parabéns amigo!!! Podemos copiar sem pagar royalties????hehehehe.

 

Eu to desenvolvendo um nível home made tbém...pra fazer gastando uns 10 pila e depois vou postar aqui.

 

Abração!

''A ciência se aprende, mas a criatividade é nata''. by Diogo M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa Mikami se vc tivesse antes usado esta idéia bem bolada derrepente teria trazido uma medalhinha, é com as dificuldades e erros que pessoas com dedicação como vc aprendem tantas saidas criativas no seu desenvolvimento técnico, parabens pelo acessório. :clap:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este acessório o pessoal do mundial estavam usando, só que era bem diferente e tinha até inclinômetro digital.

Royalties?????? tstststs, apenas copiei a idéia, abraços.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma dica pro pessoal. Baixei esses dias o programa hawke chair gun para o ifone. nesse programa existe a interface inclinação. vc aperta e ele faz um retículo na tela do celular, ai vc apota p/ o alvo, e ele calcula a inclinação.

achei bem interessante.

http://www.hawkeoptics.com/chairgun-mobile.html

  • +1 1

 

NES FIRMA MITESCERE NESCIT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só uma dica pro pessoal. Baixei esses dias o programa hawke chair gun para o ifone. nesse programa existe a interface inclinação. vc aperta e ele faz um retículo na tela do celular, ai vc apota p/ o alvo, e ele calcula a inclinação.

achei bem interessante.

http://www.hawkeopti...gun-mobile.html

Já achava o Chairgun muito legal e esse programa p/ ipad é show, belo achado Codato e obrigado.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder Dogão, certissimo a resposta e lá como não cabia os numeros na rodinha resolvi numerar por x10 então o numero 1 significa 10° de inclinação, o 2 significa 20°de inclinação e assim por diante, preciso fazer a tabela ainda.

Houve caso de alvo lá no mundial que estava à 25 metros c/ angulo de 50° p/ baixo e a diferença do tiro chegava á 10cm do centro do alvo.

 

Abração à todos

 

Mikami

 

 

Alguem consegue explicar o que deve ser feito NA PRATICA, no momento do tiro, vendo que a arma esta inclinado a x graus, faço correção de clicagem ou compenso, e quanto clico ou compenso ???

 

na hora do tiro, numa prova, fica dificil tirar o aparelho eletronico e deixar o mesmo calcular..... alguma dica pratica do que fazer ? Acho que compensar é muito perigoso, pois conforme o tamanho da KZ a compensação pode ser em excesso.

 

 

abçs

Evandro

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Alguem consegue explicar o que deve ser feito NA PRATICA, no momento do tiro, vendo que a arma esta inclinado a x graus, faço correção de clicagem ou compenso, e quanto clico ou compenso ???

 

na hora do tiro, numa prova, fica dificil tirar o aparelho eletronico e deixar o mesmo calcular..... alguma dica pratica do que fazer ? Acho que compensar é muito perigoso, pois conforme o tamanho da KZ a compensação pode ser em excesso.

 

 

abçs

Evandro

 

Exatamente isso q quero saber. :thumbup:

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa prova vc NÃO pode tirar o aparelho eletrônico.

 

A clicagem ou compensação terá de ser feito de acordo com a experiência. O chairgun ajuda a calcular a compensação e até clicagem, mas na real mesmo isso deve ser feito com base em experiência e tabelas. Em provas não é permitido que vc utilize um computador ou um celular pra te ajudar, tem que ser de cabeça ou consultando tabelas.

 

E cada arma com cada luneta vai ser uma clicagem/compensação diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Alguem consegue explicar o que deve ser feito NA PRATICA, no momento do tiro, vendo que a arma esta inclinado a x graus, faço correção de clicagem ou compenso, e quanto clico ou compenso ???

 

na hora do tiro, numa prova, fica dificil tirar o aparelho eletronico e deixar o mesmo calcular..... alguma dica pratica do que fazer ? Acho que compensar é muito perigoso, pois conforme o tamanho da KZ a compensação pode ser em excesso.

 

 

abçs

Evandro

Olá Evandro, no dia não tinhamos nenhuma tabela de cliques e nem compensações e no dia fiz o seguinte:

Quando um alvo estava no alto à media de 25 metros em um angulo de 30° eu mirava no alto da borda da killzone e p/ baixo era o inverso, agora em alvos à quase 60° em uma distancia de 25 metros eu compensava no 2° dot da luneta sendo que nesta distancia as killzones eram em media de 30mm, em alvos mais longos a inclinação ficava na media dos 20°, esta referência seria p/ luneta Nikko Diamond c/ 25x de aumento e os pontos de impacto era dificil de verificar por causa da iluminação do local e só sabiamos qdo o alvo caia.

Atirei c/ o atual campeão dos juniores e ele tinha o inclinômetro e trabalhava c/ tabelas de clicagens dependendo das inclinações, outra coisa que ele usava era um spray de talco e em cada tiro ele espirrava o talco e verificava a direção e velocidade do vento, aprendi muita coisa c/ o garoto que tinha 16 anos.

Na minha opinião é mais seguro trabalhar c/ clicagens em vez de compensações, já estou bolando a tabela de clicagens/inclinações mas está difícil de achar um local p/ fazer os ajustes de inclinações, o local ideal que dava p/ fazer isto era o Clube Paulistano de Tiro mas foi fechado pela Justiça.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Numa prova vc NÃO pode tirar o aparelho eletrônico.

 

A clicagem ou compensação terá de ser feito de acordo com a experiência. O chairgun ajuda a calcular a compensação e até clicagem, mas na real mesmo isso deve ser feito com base em experiência e tabelas. Em provas não é permitido que vc utilize um computador ou um celular pra te ajudar, tem que ser de cabeça ou consultando tabelas.

 

E cada arma com cada luneta vai ser uma clicagem/compensação diferente.

Sim Horvath, na prova não podiamos usar nenhum tipo de calculador eletronico e nem lunetas especiais que calcula as distâncias, quem tinha a tabela podia usar normalmente e inclinômetros eletrônicos e sensores de nivel eletrônicos podia usar tbém desde que não efetuassem calculos, abraços.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Alguem consegue explicar o que deve ser feito NA PRATICA, no momento do tiro, vendo que a arma esta inclinado a x graus, faço correção de clicagem ou compenso, e quanto clico ou compenso ???

 

na hora do tiro, numa prova, fica dificil tirar o aparelho eletronico e deixar o mesmo calcular..... alguma dica pratica do que fazer ? Acho que compensar é muito perigoso, pois conforme o tamanho da KZ a compensação pode ser em excesso.

 

 

abçs

Evandro

 

Fala Barbudão, é o seguinte, você tem que estimar a distância até o alvo e multiplicar pelo cosseno do ângulo formado entre a linha de visada e a linha vertical. Na pratica o que ocorre é que você tem que clicar a luneta para a distancia vertical da imagem rebatida em linha reta.

Os inclinometros fabricados com este fim especifico, já fornecem o cosseno do angulo que você irá atirar, mas se você não tiver uma tabela já pronta, vai precisar de uma calculadora para fazer as multiplicações e respectivas clicagens.

  • +1 1

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fala Barbudão, é o seguinte, você tem que estimar a distância até o alvo e multiplicar pelo cosseno do ângulo formado entre a linha de visada e a linha vertical. Na pratica o que ocorre é que você tem que clicar a luneta para a distancia vertical da imagem rebatida em linha reta.

Os inclinometros fabricados com este fim especifico, já fornecem o cosseno do angulo que você irá atirar, mas se você não tiver uma tabela já pronta, vai precisar de uma calculadora para fazer as multiplicações e respectivas clicagens.

 

Perfeita a explanação do Argolo, como sempre!

 

No CMC já tivemos alvos a 45 graus e -35 graus.

Como por aqui ninguém usa ainda o inclinômetro, usamos alguma referência que esteja na mesma distância da componente horizontal do triângulo imaginário formado pela carabina - alvo - linha do horizonte. Clica-se a luneta para esta distância e o nível de acerto tem sido satisfatório.

No caso do alvo a 45 graus, por exemplo, estava num galho de árvore. Fazemos a clicagem da luneta levando em consideração o pé da árvore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o q contou no exemplo anterior para os Clicks foi tão somente a componente horizontal?

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o q contou no exemplo anterior para os Clicks foi tão somente a componente horizontal?

 

Olá Falcão, o que se faz para clicar o tiro é isso mesmo, os tiros com inclinação se você tiver um inclinometro, você terá que calcular o cosseno do algulo formado entre a linha de visada e o eixo horizontal que passa pelo cano da arma. Este cosseno deve ser multiplicado pela distancia linear entre a sua posição até o alvo - o resultado equivale à distância do eixo que passa pelo cano até o ponto em que o alvo se rebate nesta mesma linha.

 

Se quiser uma explicação mais profunda, você pode consultar o link a seguir - http://www.loadammo.com/Topics/April04.htm

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já achava o Chairgun muito legal e esse programa p/ ipad é show, belo achado Codato e obrigado.

 

Mikami

 

 

Não tem (ainda) Chairgun para Android. No entanto, tem o Airgun Helper Mobile 3. Está longe do Chairgun, mas faz umas tabelas e gráfico do POI também.

Tem um inclinometro usando os sensores do celular. V. aponta o celular e ele te diz o angulo. Achei bacana.

Tem um recurso a ser adicionado numa versão futura de apontar o inclinometro e ele ajustar o gráfico do POI.

Já fiz uma doação para o desenvolvedor para dar uma força :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fala Barbudão, é o seguinte, você tem que estimar a distância até o alvo e multiplicar pelo cosseno do ângulo formado entre a linha de visada e a linha vertical. Na pratica o que ocorre é que você tem que clicar a luneta para a distancia vertical da imagem rebatida em linha reta.

Os inclinometros fabricados com este fim especifico, já fornecem o cosseno do angulo que você irá atirar, mas se você não tiver uma tabela já pronta, vai precisar de uma calculadora para fazer as multiplicações e respectivas clicagens.

 

 

Grande edu...

 

bom vou contestar a tese de vcs!!! rsrsr

 

sem o inclinometro e sem fazer as contas não vai rolar: fiz uma pequena conta aqui, considerei a mesma distancia do alvo somente com inlcinações diferentes e o resulta:

para um alvo a 40 mts com inclinação de 10 grus = 39,4mts, com 20 graus 37.4 mts, com 30graus = 34.4mts, com 40graus = 30.4mts e com 50graus = 25.7 graus.

assim na mesma distancia mas com a inclinação diferente temos de compençar pra essas distancias.

 

se fizer a visada no pé do alvo todos teremos uma distancia unica e a matematica pede o contrario.

 

vamos discutir mais o assunto

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Grande edu...

 

bom vou contestar a tese de vcs!!! rsrsr

 

sem o inclinometro e sem fazer as contas não vai rolar: fiz uma pequena conta aqui, considerei a mesma distancia do alvo somente com inlcinações diferentes e o resulta:

para um alvo a 40 mts com inclinação de 10 grus = 39,4mts, com 20 graus 37.4 mts, com 30graus = 34.4mts, com 40graus = 30.4mts e com 50graus = 25.7 graus.

assim na mesma distancia mas com a inclinação diferente temos de compençar pra essas distancias.

 

se fizer a visada no pé do alvo todos teremos uma distancia unica e a matematica pede o contrario.

 

vamos discutir mais o assunto

 

abraço

 

Fala Edgard... estamos falando a mesma coisa meu camarada, quanto maior a inclinação menor será a distância a ser compensada ou clicada.

O que eu tentei dizer, mas que talvez tenha ficado mal explicado é que a "Distância Real" multiplicada pelo Cosseno angulo formado entre a esta linha e a linha "Horizontal" é igual a distancia horizontal entre o atirador e a imagem do alvo rebatida horizontalmente.

 

Abração.

e a linha de visada

  • +1 1

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fala Edgard... estamos falando a mesma coisa meu camarada, quanto maior a inclinação menor será a distância a ser compensada ou clicada.

O que eu tentei dizer, mas que talvez tenha ficado mal explicado é que a "Distância Real" multiplicada pelo Cosseno angulo formado entre a esta linha e a linha "Horizontal" é igual a distancia horizontal entre o atirador e a imagem do alvo rebatida horizontalmente.

 

Abração.

e a linha de visada

 

o Sangue nos zoioooo.... !!!! rsrsrs

a explicação quanto ao co-seno esta certinha, oque eu estou contestando é a maneira alternativa de se descobrir a distancia a ser compençada fazendo a visada no pé do alvo. aquele esqueminha que vc ja falou :

alvo em cima da arvore, faz a vizada no pé da arvore, obten-se a distancia e faz a compensação por essa visada.

esse metodo empirico que eu contestei com as continhas acima.

 

concordas ou se cordas?

 

abraço veio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Edgard e Argolo,

 

Permita-me dar um pitaco...

Se mantivermos a distância real e mudarmos o ângulo, certamente a projeção horizontal irá mudar.

 

Porém o interessante do método proposto pelo Argolo é não ser necessário a determinação da distância real e do ângulo. somente a projeção horizontal. Imagine um prédio com alvos no 1º andar, e 3º andar. Você está à mesma distância horizontal dos dois, porém a diferentes distâncias reais e a diferentes ângulos de inclinação. Porém como a distância horizontal é a mesma, será necessário compensações semelhantes nos dois casos.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Evandro, no dia não tinhamos nenhuma tabela de cliques e nem compensações e no dia fiz o seguinte:

Quando um alvo estava no alto à media de 25 metros em um angulo de 30° eu mirava no alto da borda da killzone e p/ baixo era o inverso, agora em alvos à quase 60° em uma distancia de 25 metros eu compensava no 2° dot da luneta sendo que nesta distancia as killzones eram em media de 30mm, em alvos mais longos a inclinação ficava na media dos 20°, esta referência seria p/ luneta Nikko Diamond c/ 25x de aumento e os pontos de impacto era dificil de verificar por causa da iluminação do local e só sabiamos qdo o alvo caia.

Atirei c/ o atual campeão dos juniores e ele tinha o inclinômetro e trabalhava c/ tabelas de clicagens dependendo das inclinações, outra coisa que ele usava era um spray de talco e em cada tiro ele espirrava o talco e verificava a direção e velocidade do vento, aprendi muita coisa c/ o garoto que tinha 16 anos.

Na minha opinião é mais seguro trabalhar c/ clicagens em vez de compensações, já estou bolando a tabela de clicagens/inclinações mas está difícil de achar um local p/ fazer os ajustes de inclinações, o local ideal que dava p/ fazer isto era o Clube Paulistano de Tiro mas foi fechado pela Justiça.

 

Mikami

 

mikani,

 

voce não tirou foto da tabela do garoto ? ou teria como conseguir uma tabela com algum atirador , por email, por outro forum, para termos uma ideia DE COMO É ESTA TABELA ?

 

imagino uma super grande tabela caso façamos uma tabela a cada 2 metros com suas variaveis inclinações..... tipo, 15 metros com 10˚, com 20˚.... até 60˚, 17metros com 10˚,20˚..... etc..... seria alguma coisa assim ????

 

abçs

Evandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Evandro, no dia não tinhamos nenhuma tabela de cliques e nem compensações e no dia fiz o seguinte: Quando um alvo estava no alto à media de 25 metros em um angulo de 30° eu mirava no alto da borda da killzone e p/ baixo era o inverso, agora em alvos à quase 60° em uma distancia de 25 metros eu compensava no 2° dot da luneta sendo que nesta distancia as killzones eram em media de 30mm, em alvos mais longos a inclinação ficava na media dos 20°, esta referência seria p/ luneta Nikko Diamond c/ 25x de aumento e os pontos de impacto era dificil de verificar por causa da iluminação do local e só sabiamos qdo o alvo caia. Atirei c/ o atual campeão dos juniores e ele tinha o inclinômetro e trabalhava c/ tabelas de clicagens dependendo das inclinações, outra coisa que ele usava era um spray de talco e em cada tiro ele espirrava o talco e verificava a direção e velocidade do vento, aprendi muita coisa c/ o garoto que tinha 16 anos. Na minha opinião é mais seguro trabalhar c/ clicagens em vez de compensações, já estou bolando a tabela de clicagens/inclinações mas está difícil de achar um local p/ fazer os ajustes de inclinações, o local ideal que dava p/ fazer isto era o Clube Paulistano de Tiro mas foi fechado pela Justiça. Mikami

 

 

Oi Mikani,

 

não sei se interpretei o grafico corretamente, mas pelo que eu entendi, os tiros sempre vão sair um pouco acima do alvo, seja tiros para cima ou tiros para baixo, ou seja, se for compensar, sempre compensar o tiro visando um pouco abaixo do alvo, seja tiro morro acima ou morro abaixo.

 

 

 

 

abçs

Evandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Edgard e Argolo,

 

Permita-me dar um pitaco...

Se mantivermos a distância real e mudarmos o ângulo, certamente a projeção horizontal irá mudar.

 

Porém o interessante do método proposto pelo Argolo é não ser necessário a determinação da distância real e do ângulo. somente a projeção horizontal. Imagine um prédio com alvos no 1º andar, e 3º andar. Você está à mesma distância horizontal dos dois, porém a diferentes distâncias reais e a diferentes ângulos de inclinação. Porém como a distância horizontal é a mesma, será necessário compensações semelhantes nos dois casos.

 

pedro as contas provam exatamente o contrario, sem distancia real vc não vai acertar!

imaginei exatamente o que vc falou um alvo no andar primeiro, um no segundo.....

 

e a compensação nunca sera igual !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

pedro as contas provam exatamente o contrario, sem distancia real vc não vai acertar!

imaginei exatamente o que vc falou um alvo no andar primeiro, um no segundo.....

 

e a compensação nunca sera igual !!!

 

Qual seria nos seus calculos o ajuste para as seguintes situações:

 

1- inclinação de 30º distância real 11.5m

2- inclinação de 60º distância real 20m

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Qual seria nos seus calculos o ajuste para as seguintes situações:

 

1- inclinação de 30º distância real 11.5m

2- inclinação de 60º distância real 20m

 

Pedro,

 

Basta multiplicar a distância real pelo coseno do ângulo

11.5(distância real)X 0.87(coseno de 30º)= 10,005( distancia a ser considerada para a compensação)

 

Segundo caso

20X0.5=10

 

Nos dois casos a visada ou compensação deverá ser igual à realizada para um tiro plano a 10 metros

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Oi Mikani,

 

não sei se interpretei o grafico corretamente, mas pelo que eu entendi, os tiros sempre vão sair um pouco acima do alvo, seja tiros para cima ou tiros para baixo, ou seja, se for compensar, sempre compensar o tiro visando um pouco abaixo do alvo, seja tiro morro acima ou morro abaixo.

 

 

 

 

abçs

Evandro

 

Exatamente Evandro,

Não importa se o ângulo é positivo ou negativo, a compensação será feita sempre da mesma forma.

 

 

mikani,

 

voce não tirou foto da tabela do garoto ? ou teria como conseguir uma tabela com algum atirador , por email, por outro forum, para termos uma ideia DE COMO É ESTA TABELA ?

 

imagino uma super grande tabela caso façamos uma tabela a cada 2 metros com suas variaveis inclinações..... tipo, 15 metros com 10˚, com 20˚.... até 60˚, 17metros com 10˚,20˚..... etc..... seria alguma coisa assim ????

 

abçs

Evandro

 

Na verdade você só precisa de uma tabela com o respectivo coseno de cada ângulo, daí você vê pela luneta, qual é a distância real até o alvo e qual a angulação. Faz o cálculo e pronto.

Distância Real - DR

Coseno do Ângulo- CA

Distância de Visada DV

 

DR X CA = DV

 

Essa tabelinha que vai em anexo. Espero que ajude.

 

Desculpe aí Mikami, estou dando uma de intrometido e respondendo as perguntas por você rsrsrs

 

abs

Roberto

post-6-0-36644500-1316995407_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Exatamente Evandro,

Não importa se o ângulo é positivo ou negativo, a compensação será feita sempre da mesma forma.

 

 

 

Na verdade você só precisa de uma tabela com o respectivo coseno de cada ângulo, daí você vê pela luneta, qual é a distância real até o alvo e qual a angulação. Faz o cálculo e pronto.

Distância Real - DR

Coseno do Ângulo- CA

Distância de Visada DV

 

DR X CA = DV

 

Essa tabelinha que vai em anexo. Espero que ajude.

 

Desculpe aí Mikami, estou dando uma de intrometido e respondendo as perguntas por você rsrsrs

 

abs

Roberto

Olá Roberto, todas as perguntas e respostas aqui postadas é de grande valor, estamos engatinhando ainda nas inclinações do Field Target e poderiamos montar um post somente de tecnicas de tiro p/ Field Target.

 

Mikami

Air Arms Pro Sport 4,5(Excepcional)

Baikal IZH-46M 4,5(Desejada)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pedro,

 

Basta multiplicar a distância real pelo coseno do ângulo

11.5(distância real)X 0.87(coseno de 30º)= 10,005( distancia a ser considerada para a compensação)

 

Segundo caso

20X0.5=10

 

Nos dois casos a visada ou compensação deverá ser igual à realizada para um tiro plano a 10 metros

 

abs

Roberto

 

Roberto intrometido (rsrs).... era para o Edgard responder. :angry:

 

Mas já que vc respondeu... Eu queria mostrar para o Edgard que para o caso de alvos em uma árvore a 10m de distância, um alvo a 5m do chão o que daria uma uma distância real de 11,5m e outro alvo a 11,5m do chão o que daria uma distância real de 20m, teriam o mesmo valor de 10m para a compensação.

Assim fica mais fácil ao invés de calcular a distância real, calcular o cosseno e fazer a multiplicação, simplesmente avaliar a distância horizontal até a base da árvore.

Pedro Ashidani
MVB - Nº:2664

Steyr LG-110 FT 4,5mm/5,5mm
Weihrauch HW97K inox 4,5mm
Weihrauch HW35E Inox 4,5mm
Weihrauch HW50S Inox 4,5mm

Steyr LP10

Farley Coaxial II

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

o Sangue nos zoioooo.... !!!! rsrsrs

a explicação quanto ao co-seno esta certinha, oque eu estou contestando é a maneira alternativa de se descobrir a distancia a ser compençada fazendo a visada no pé do alvo. aquele esqueminha que vc ja falou :

alvo em cima da arvore, faz a vizada no pé da arvore, obten-se a distancia e faz a compensação por essa visada.

esse metodo empirico que eu contestei com as continhas acima.

 

concordas ou se cordas?

 

abraço veio

 

Sem duvida o método é empirico e aproximado, até porque um alvo num galho no alto de uma árvore, não terá a distância horizontal, igual à da base da árvore, mas por aproximação suas chances de acertar serão maiores. Digo isto pois este foi o método que usei naqueles malditos alvos em Santa Luzia naquela prova a que o Lobão se referiu. Na ocasião como a arvore já estava sobre um barranco eu fiz um acrescimo compensado de 5 metros e cliquei. Não sei se foi cagada mas os dois alvos cairam.

 

Quanto à forma correta de se efetuar a clicagem, concordo 100% que a melhor forma é multiplica o cosseno do angulo de tiro pela distância real e considerar esta nova distância para clicar, ou compensar o disparo.

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Roberto

CR 1° RM

 

S410 5,5 (MARAVILHOSA)
MENALDI FRANK 4,5 (REGULADA) LOTHAR WALTER
STEYR LG 110 FT

 

HW 30 (vendida)

HW 35 (vendida)

HW 50S (vendida)

GAMO STATICAL (vendida)

GAMO COMPACT 4,5 (vendida)

BSA SUPER TEN 5,5 (vendida)

AIR ARMS EV2 BLACK (vendida)

THEOBEN MFR 5,5 (FAC) (BULL BARREL) (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Exatamente Evandro,

Não importa se o ângulo é positivo ou negativo, a compensação será feita sempre da mesma forma.

 

 

 

Na verdade você só precisa de uma tabela com o respectivo coseno de cada ângulo, daí você vê pela luneta, qual é a distância real até o alvo e qual a angulação. Faz o cálculo e pronto.

Distância Real - DR

Coseno do Ângulo- CA

Distância de Visada DV

 

DR X CA = DV

 

Essa tabelinha que vai em anexo. Espero que ajude.

 

Desculpe aí Mikami, estou dando uma de intrometido e respondendo as perguntas por você rsrsrs

 

abs

Roberto

 

Olá Roberto.

Valeu pela tabela.

Mas na hora da prova vc não acha que seria meio complicado de fazer esses cálculos ?

Levar uma tabela já com as contas feitas me parece mais viável, não?

Aí bastaria apenas saber a distância e o ângulo, dava uma colada na tabela e pronto...

Existe umas tabelas dessas de papel que vc gira um disco sobreposto ao outro para achar o resultado, já viu ???

será que seria difícil montar uma nesse estilo?

Não que eu esteja precisando, pois acertar sem ângulo pra mim no momento já é um desafio e tanto !!! uhauhauah

abs

Juliano

HW50s

TX200 MK3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá Roberto.

Valeu pela tabela.

Mas na hora da prova vc não acha que seria meio complicado de fazer esses cálculos ?

Levar uma tabela já com as contas feitas me parece mais viável, não?

Aí bastaria apenas saber a distância e o ângulo, dava uma colada na tabela e pronto...

Existe umas tabelas dessas de papel que vc gira um disco sobreposto ao outro para achar o resultado, já viu ???

será que seria difícil montar uma nesse estilo?

Não que eu esteja precisando, pois acertar sem ângulo pra mim no momento já é um desafio e tanto !!! uhauhauah

abs

Juliano

 

Juliano,

 

Você já pensou no tamanho de uma tabela tipo

Inclinação de 5º 10 metros, 11 metros, 12 metros ... 50 metros

Inclinação de 10º ....

A tabela teria que ter todas as variações de graus e metros, seria imensa...

 

Sobre a tabela com discos sobrepostos, se for possível é uma boa idéia.

 

abs

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Juliano,

 

Você já pensou no tamanho de uma tabela tipo

Inclinação de 5º 10 metros, 11 metros, 12 metros ... 50 metros

Inclinação de 10º ....

A tabela teria que ter todas as variações de graus e metros, seria imensa...

 

Sobre a tabela com discos sobrepostos, se for possível é uma boa idéia.

 

abs

Roberto

 

Pois é Roberto já estou trabalhando nessa tabela e ela terá 100 folhas, cada folha com todas as distâncias de 10 até 50 metros e uma tabela para cada graduação de zero até 90.

Atenciosamente,

Eduardo Argolo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante