Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Dioptros: as miras olímpicas


Posts Recomendados

Faz tempo que quero adquirir um dioptro, infelizmente não encontro bons preços no Brasil. Para importa-lo, é necessária muita burocracia, por ser considerado acessório de arma?

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sensacional, que belo trabalho, parabéns grande Rogério e obrigado por compartilhar tão valiosas informações. Uma aula.

Há três caminhos para o fracasso:

Não ensinar o que se sabe, não praticar o que se ensina e não perguntar o que se ignora.

(Beda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom tópico.

 

É informativo e interessante para o pessoal que lida com armas de pressão não olímpicas conhecer que tipo de mira se usa nestas provas.

 

A foto inicial é uma pessoa atitando com Carabina 22LR (Fogo). Com arma de pressão é assim:

 

20130525_AR40-WCmunich2013_0023.jpg

 

Na prática, dióptros são usados em armas de Pressão em provas da ISSF ( 10m ) com PCPs naquele alvo menor que você citou. Nunca vi uso de dióptros com alvos de Pistola de Ar.

 

Nos EUA, no tal do programa CMP tem prova de Carabina de Ar 3 posições ( Em pé, Joelho e Deitado ) que usam dióptro também. Mas o alvo é o de Carabina de Ar 10m ISSF. Sempre o pequeno.

 

E ele por si só não é único responsável pela precisão do tiro. Tem todo o conjunto da arma até o casaco, luva, bota e, óbvio, a performance do atleta.

 

Muito bom tópico. +1

Editado por Henrique Coelho

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que Bacana! Gostei do tópico!

 

Fiquei com vontade de comprar um dioptro.

 

Me corrijam se eu estiver errado, mas dioptro não é produto controlado. Logo, podemos importar sem maiores problemas, bem como, livremente dispo-los sobre nossas carabinas de ar e transitar livremente.

 

Acho apenas o valor um pouco salgado, para meus parcos recursos, em torno de 80-100 dólares, mas vou ficar atento a um de segunda mão.

 

Parabéns pelo tópico e obrigado pela generosidade em compartilhar.

 

Atá mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saran, tome más uno!


Que Bacana! Gostei do tópico!

 

Fiquei com vontade de comprar um dioptro.

 

Me corrijam se eu estiver errado, mas dioptro não é produto controlado. Logo, podemos importar sem maiores problemas, bem como, livremente dispo-los sobre nossas carabinas de ar e transitar livremente.

 

Acho apenas o valor um pouco salgado, para meus parcos recursos, em torno de 80-100 dólares, mas vou ficar atento a um de segunda mão.

 

Parabéns pelo tópico e obrigado pela generosidade em compartilhar.

 

Atá mais.

Marvin dá uma olhada na Pyramidair, tem vários dioptros a preços melhores, isto se não taxarem...

Editado por Mario Tulio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chez, eu comprei esse dioptro usado. Eventualmente aparece alguma peça do tipo nos classificados do fórum, mas é raro. Falta de hábito do consumidor, que faz com que não estejam disponíveis para o público brasileiro.

Fininho, Cel, Cenoura, Aurélio, Mario Tulio, Marvin, obrigado.

Marvin, se encontrar o caminho das pedras para comprar essas peças, conta para nós. Esse eu dei sorte de conseguir comprar.

Alexandre, sem você não haveria o teste. Obrigado por fazer os insertos!

Henrique, agradeço o comentário e a aula. Fui logo escolher a foto errada! Eu procurei uma que mostrasse de frente o atirador e na hora só achei essa.

Realmente, não se usa esse tipo de mira com alvos de pistola. Hoje no mundo se adotam apenas os alvos de carabina e em praticamente 100% dos casos, são armas PCP, olímpicas ou não.

Eu fiz o teste com o alvo de pistola de ar por praticidade, adaptado às condições "locais".

Aqui no Brasil, com a categoria de carabina mira aberta de ar, adota-se o alvo de pistola para as armas de mola. O critério parece razoável, já que o comportamento dessas armas no disparo as torna mais difíceis de controlar; o alvo maior equaliza o jogo e (me parece) é mais compatível com essas armas.

A minha conclusão (que espero, critiquem) é que funciona bem o uso de dioptro com esses alvos de pistola. Resulta num treino viável, com percepção clara da estabilidade da arma e controle do follow through. E como resultado, mesmo nas armas de mola tradicionais, favorece e obriga certos critérios na visada:

  • Ambos os olhos abertos, reduzindo a fadiga e evitando o curioso efeito de cegueira ao se olhar pelo dioptro com apenas um olho aberto.
  • Cabeça ereta, facilitado pela altura do conjunto de mira e que melhora o equilíbrio.
  • Simplicidade para se focar corretamente na maça de mira.

Para terminar, mais um ponto: as carabinas Diana oferecem de fábrica insertos de mira circulares em 21 medidas, com diâmetro variando entre 2 e 6 mm. Com certeza se adaptam facilmente à uma grande variedade de alvos.

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, agradeço o comentário e a aula. Fui logo escolher a foto errada! Eu procurei uma que mostrasse de frente o atirador e na hora só achei essa.

 

Eu fiz o teste com o alvo de pistola de ar por praticidade, adaptado às condições "locais".

 

Aqui no Brasil, com a categoria de carabina mira aberta de ar, adota-se o alvo de pistola para as armas de mola. O critério parece razoável, já que o comportamento dessas armas no disparo as torna mais difíceis de controlar; o alvo maior equaliza o jogo e (me parece) é mais compatível com essas armas.

 

 

Acho também bastante válido treinar com dióptro. Acho que ele ajuda na fixação da postura.

Mas o pessoal é muito acostumado com os alvos de Pistola de Ar. Os dióptros sempre foram usados mesmo antes das provas da ISSF utilizarem carabinas PCP.

Antes das PCP (ar pré comprimido) tinham as de CO2 e antes das de CO2 era na mola mesmo. Quando as provas de Carabinas de Ar começaram a fazer parte das provas olímpicas as provas de 10m eram feitas com armas a mola porém atirando no mesmo alvo que se usa até hoje. O alvo de rifle, pequeno.

 

Inclusive, uma das Carabinas de ar olímpicas daquela época é uma arma muito famosa e hoje objeto de desejo de muitos. A alemã Feinwerkbau 300 S.

 

Armava a mola com uma alavanca lateral.

 

O meu irmão que é atirador olímpico e acessa aqui o fórum de vez em quando começou com uma destas. Tem 30 anos isso. E usava Dióptro em arma de mola atirando no alvo pequeno!

  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saran, tome más uno!

Marvin dá uma olhada na Pyramidair, tem vários dioptros a preços melhores, isto se não taxarem...

 

Tem razão lá tem um da Daisy por U$ 49,99, é o mais barato, o da crosman U$ 119,00 é o mais caro.

 

Até agora este da Daisy é o mais em conta. Achei um da gamo igual o do post por U$ 84,00 em terras estadunidenses. Seria uma boa encontrar com amigo pra trazer de lá... Vou tentar um amigo que as vezes vai pra lá a serviço.

 

 

Marvin, se encontrar o caminho das pedras para comprar essas peças, conta para nós. Esse eu dei sorte de conseguir comprar.

 

 

 

A questão da importação é dureza pelo imposto devido ilegalmente taxado pela receita acima de U$ 50,00.

 

Na Mundilar não tem.

 

Estou fuçando sites da china mas ainda sem sucesso. Assim que eu tiver alguma novidade vou compartilhar com vocês!

 

Alias, +1 atrasado.

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Diopteros...

 

Infelizmente são controlados. Se comprar sem CII corre o risco de apreenderem.

 

Mas enfim. Atualmente os diopteros são super high-tech , feitos com materiais especiais e muita precisão, com aparelhos que dão vinte clicks para andar uma zona a 10m...

 

Custam entre 250 e 800 euros...loucura isso. Um atirador que faz Carabina 3P geralmente tem 3 um para cada posição já ajustados par anao ficar clicando de uma posicao para a outra.

 

Essencialmente é um suporte para uma iris (fixa ou regulavel) com dois parafusos. Um que desloca na vertical e outro na horizontal. Mas o povo GOSTA de um acessório hightec...

 

Claro que a construção e precisão da usinagem fazem toda a diferença num clique suave e preciso. Por isso são tao caros.

 

 

centra_1994005_duplex_vario_am_diopter_s

 

p_749008406_1.jpg

 

19205001-2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Preso ao diopteros existem as iris que podem ser:

 

Fixas.

Regulaveis (um diafragma que abre e fecha).

 

Podem ainda ter:

 

Filtros de cores para você mirar colorido... (aumentar o contraste na visada).

Filtro polarizador para reduzir o brilho. úteis com muito sol ou num campo nevado.

Lentes corretivas (proibido pelo ISSF mas permitido em provas nacionais em alguns paises)

 

 

2980.jpg

 

centra-iris-aperture-sight-30-combi.jpg

 

19110001.jpg

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique e Fabio, +2!

 

Ótima a descrição das íris e acessórios. Coisa de 1a linha.

 

Fabio, esse kit básico que você mostrou não parece muito básico... rsrsrs ao menos para quem não foi apresentado às carabinas olímpicas.

 

Um abraço!

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Diopteros...

 

Infelizmente são controlados. Se comprar sem CII corre o risco de apreenderem.

 

 

 

 

Puxa vida, que pena!

 

Mais uma restrição de que eu não tinha conhecimento. Meu entendimento era que dioptros, como equipamentos de pontaria sem qualquer aumento, não seriam controlados. Mas analisando com calma, enquadrariam-se como acessórios de armas e todo acessório é controlado...

 

Infelizmente, assim fica difícil importar legalmente.

 

Obrigado por compartilhar.

 

+1!

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante