Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Calibrar a mira para a distância...e para o chumbinho?!


Posts Recomendados

Caros Colegas

 

 

Seguindo as orientações do fórum, iniciei a calibração da mira de uma B19-S com chumbinho Gamo Match 4.5mm em alvos impressos com 2 linhas perpendiculares, arma apoiada a 15m e mira aberta.

 

Depois de algumas dezenas de minutos, consegui agrupamentos consistentes no centro dos alvos e fiquei bastante satisfeito.

 

Como não queria "gastar" todo o meu chumbo "bom", e só queria atirar despretensiosamente, começei a usar Chakal Veloz.

 

 

Pra minha surpresa, já no primeiro tiro, o chumbo atingiu cerca de 4cm abaixo do centro do alvo.

 

Pensei que talvez fosse um chumbo "desgarrado" e repeti tiros com o mesmo chumbo e pra minha surpresa, agruparam muito bem, apenas mantiveram a distancia de cerca de 4cm do centro do alvo.

 

Doutos colegas no tiro, pergunto: esse comportamento é o usual, ou seja, tenho que calibrar a mira pra cada chumbo que utilizar ou esse humilde iniciante está fazendo alguma coisa errada?

 

 

Saudações a todos do Fórum

 

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou você pode procurar uma alternativa que tenha mesmo ponto de impacto (POI).

Na minha HW50 o JSB Exact tem o mesmo POI que o Technogun Strike por exemplo...

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou você pode procurar uma alternativa que tenha mesmo ponto de impacto (POI).

Na minha HW50 o JSB Exact tem o mesmo POI que o Technogun Strike por exemplo...

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

 

 

em qual distancia?

kbgqcnva.5db.gif

 

 

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety. -Bejamin Franklin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 metros medidos na trena...

Além do mesmo POI agrupam semelhantemente, com ligeira vantagem do JSB (os grupos são do mesmo tamanho, mas com JSB dá menos fliers).

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 metros medidos na trena...

Além do mesmo POI agrupam semelhantemente, com ligeira vantagem do JSB (os grupos são do mesmo tamanho, mas com JSB dá menos fliers).

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

 

 

Perguntei pois tem um teste que o pessoal tem feito num outro forum chamado "paper chrony", onde calculam o coeficiente balistico através do POI, porém costumam testar a >30jardas

 

mas segundo outro teste do youtube que postei esses dias o technogun strike teve um BC similar ao do JSB exact tbm

Editado por Shotmaniac

kbgqcnva.5db.gif

 

 

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety. -Bejamin Franklin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

 

 

mas segundo outro teste do youtube que postei esses dias o technogun strike teve um BC similar ao do JSB exact tbm

No Chairgun uso o CB do Exact para o Strike e dá bem certo, o cálculo sai bem exato...

 

Hoje recebi o Rifle novo, quando chegar em casa vou fazer um teste incluindo os JSB Exact e RS, o Rifle novo e o Strike, vou tentar postar hoje ainda...

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

  • +1 1

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Colegas

 

 

Seguindo as orientações do fórum, iniciei a calibração da mira de uma B19-S com chumbinho Gamo Match 4.5mm em alvos impressos com 2 linhas perpendiculares, arma apoiada a 15m e mira aberta.

 

Depois de algumas dezenas de minutos, consegui agrupamentos consistentes no centro dos alvos e fiquei bastante satisfeito.

 

Como não queria "gastar" todo o meu chumbo "bom", e só queria atirar despretensiosamente, começei a usar Chakal Veloz.

 

 

Pra minha surpresa, já no primeiro tiro, o chumbo atingiu cerca de 4cm abaixo do centro do alvo.

 

Pensei que talvez fosse um chumbo "desgarrado" e repeti tiros com o mesmo chumbo e pra minha surpresa, agruparam muito bem, apenas mantiveram a distancia de cerca de 4cm do centro do alvo.

 

Doutos colegas no tiro, pergunto: esse comportamento é o usual, ou seja, tenho que calibrar a mira pra cada chumbo que utilizar ou esse humilde iniciante está fazendo alguma coisa errada?

 

 

Saudações a todos do Fórum

 

Bruno

 

Bruno...

 

Geralmente cada tipo/marca de chumbo tem um comportamento diferente, porque existem variações de forma e peso, variando assim os resultados do agrupamento ...

 

Por conta dessa variação para se ter um melhor resultado com uma marca diferente geralmente se tem também de mudar a calibração da mira...

 

Por isso também que de início se aconselha que se experimente vários tipos de chumbinhos diferentes para ver qual é que tem o melhor resultado na carabina...

 

Se diz que quem escolhe o melhor chumbo é a carabina e não o atirador...

 

Assim descobrindo qual é o chumbo melhor a tendência é que se compre mais somente deste ....

 

Geralmente os chumbos de melhor qualidade tem melhores resultados, mas existem exceções, já vi por aqui passarem carabinas que agrupam com chumbinho Rifle tão bem como com o JSB, então por isso a experimentação é importante...

 

Na minha B19s, experimentei um bom número de marcas e tipos de chumbo, dos baratos/medianos os que saíram melhor foram o Sonic e Strike da techogum, com relação a tipo, os tipo domed (ponta redonda e saia lisa) foram os melhores...

 

O que ela mais deu certo foi com o JSB Exact de 8,44 grains, a diferença de acertos e agrupamentos dele para os outros foi muito grande, tanto que nas próximas só devo comprar dele...

 

Então, vá experimentando chumbinhos diferentes até ver com o quais você tem melhores resultados e daí passe a treinar com eles que a tendência é de ainda melhorar...

 

Bons tiros.

  • +1 1

B19s, 4.5 mm, GR Elite 45Kg, gatilho esportivo e pistão aliviado.

Gamo CFX, 4,5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro conterrâneo, os chumbos tem formatos e pesos diferentes, por isso vai influenciar nos agrupamentos

além do que vc tem que levar em consideração que esse chakal veloz não é bem quisto por alguns dos carabineiros mais experientes

chumbos nacionais baratos e relativamente bons são snyper e rifle. Chumbos bem pagos são os da technogun. Na minha humilde opinião.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas

 

 

Agradeço a todos pelas explicações.

 

 

Corujito

 

Realmente eu não sabia que o chumbo mudava o acerto tão drasticamente.

 

 

BrunoM

 

Alguém já disponibilizou algum tipo de informação sobre POI semelhantes?

 

 

maguialto

 

Bom ver gente da região. Aliás você conhece algum local em que possa ser praticado tiro com alguma estrutura tipo stand?

 

 

Saudações Plúmbeas a todos !!

 

 

Bruno

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corretíssimo, muda chumbo muda poi, e a distância tbm, tenho chumbo que é ótimo nos 10m e 20m, mudo pró 25 já dá diferença. E nós 50 nem se fala, e tem uns que não agrupam nos dez e vai bem nos 30 pra cima.

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o tempo você perceberá que o período do dia (manhã, tarde, final da tarde) também pode influir no ponto de impacto.
Isso acontece por causa da maneira que a luz incide no aparelho de pontaria, alvo e olhos do atirador, causando distorções visuais.
Se você tiver alguma alteração na vista como o astigmatismo, por exemplo, a alteração da refração da luz será mais sensivel.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante