Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Também há força no calibre 4.5 mm!!!!


Corujito

Posts Recomendados

Não é por nada não, mas como fã de minha B19s 4.5 mm a vezes me sinto até incomodado...

 

Quando vejo falar de força em carabinas de ar só por aqui só vejo falar em 5.5 mm...

 

Nas lojas, na rua só vejo falar em 5.5 mm...

 

Esse dias conversando com uma pessoa essa me falou que iria comprar uma Carabina B12 (uma das mais comuns em minha região) e que seria no calibre 5.5 mm porquê é mais forte...

 

Como assim mais forte?????

 

Poxa gente ... vamos defender o 4.5 mm, também tem força nele...

 

Daqui há pouco não acho nem chumbinho genérico no 4.5 mm para comprar aqui...

 

Vamos dar uma esclarecida ... explicar sobre velocidade do disparo... precisão ... distância...

 

Enquanto isso como uma imagem vale mais que mil palavras, fiz um vídeo atirando em 10 e 46 metros, demonstrando que o 4.5 mm também tem força ...

 

Um abraço para todos e bons tiros.

 

 

 

  • +1 3

B19s, 4.5 mm, GR Elite 45Kg, gatilho esportivo e pistão aliviado.

Gamo CFX, 4,5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo tiros! Notável a redução de chumbos no 4,5 aqui no comercio da minha região. Os balconistas tem grande responsabilidade nisto, vejo com frequência a indução em clientes novatos, são empurrados para o 5,5 com soberba ignorância, ou com interesses comerciais. Comecei uma campanha por conta própria, pergunto ao balconista se ele já atirou com os dois calibres, Na absoluta maioria dos casos, a resposta é não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo tiros! Notável a redução de chumbos no 4,5 aqui no comercio da minha região. Os balconistas tem grande responsabilidade nisto, vejo com frequência a indução em clientes novatos, são empurrados para o 5,5 com soberba ignorância, ou com interesses comerciais. Comecei uma campanha por conta própria, pergunto ao balconista se ele já atirou com os dois calibres, Na absoluta maioria dos casos, a resposta é não...

Acontece a mesma coisa onde moro,tanto que estou comprando chumbos só pela internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante diferenciar "força" (energia), de penetração.

 

Quanto a isso, não há muito o que discutir, a física explica por uma conta cujo resultado será Joules. E geralmente em uma carabina equilibrada, com a munição correta, a energia acompanha o calibre. Quanto maior, mais energia entregue.

 

Veja que quando falo em carabina equilibrada me refiro a mesma ter em sua mecânica potencia compatível com o calibre. Um exemplo, a B12 eu não considero compatível com o 5.5!

 

Seu vídeo é uma demonstração de penetração. E da mesma forma é indiscutível nesse caso que o 4.5 tem mais penetração.

 

Para medir a força do ponto de vista da energia entregue no impacto no alvo (e não quantos alvos você acerta em linha), faça a comparação do calibre observando o tão longe que um alvo duro é arremessado (uma silhueta de metal por exemplo) ou o quanto o alvo é danificado no impacto (uma laranja por exemplo).

 

Para muito tipos de pratica, penetração não tem efeito, é mais eficiente entregar energia no impacto, não importa onde ocorra tal impacto.

 

Resumindo, não é simples questão do tamanho do chumbo, mas do cenário como um todo (modelos de carabina cada vez mais potentes, tipo de uso, etc). Isso está dificultando a vida do 4.5 no mercado. Não creio se tratar de mitos difundidos ou desmerecimento, até porquê existe muita informação para esclarecer.

 

Só para constar, eu já usei os dois calibres para o tipo de tiro que pratico, e o 5.5 foi minha escolha com base no resultado prático. O 4.5 exige muito mais do atirador e do equipamento para compensar a diferença de energia, se tem um esforço muito maior em acertar no ponto certo e obter resultado, enquanto que no 5.5 em muitos casos basta acertar e a energia entregue no impacto faz o resultado.

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É importante diferenciar "força" (energia), de penetração.

 

Quanto a isso, não há muito o que discutir, a física explica por uma conta cujo resultado será Joules. E geralmente em uma carabina equilibrada, com a munição correta, a energia acompanha o calibre. Quanto maior, mais energia entregue.

 

Veja que quando falo em carabina equilibrada me refiro a mesma ter em sua mecânica potencia compatível com o calibre. Um exemplo, a B12 eu não considero compatível com o 5.5!

 

Seu vídeo é uma demonstração de penetração. E da mesma forma é indiscutível nesse caso que o 4.5 tem mais penetração.

 

Para medir a força do ponto de vista da energia entregue no impacto no alvo (e não quantos alvos você acerta em linha), faça a comparação do calibre observando o tão longe que um alvo duro é arremessado (uma silhueta de metal por exemplo) ou o quanto o alvo é danificado no impacto (uma laranja por exemplo).

 

Para muito tipos de pratica, penetração não tem efeito, é mais eficiente entregar energia no impacto, não importa onde ocorra tal impacto.

 

Resumindo, não é simples questão do tamanho do chumbo, mas do cenário como um todo (modelos de carabina cada vez mais potentes, tipo de uso, etc). Isso está dificultando a vida do 4.5 no mercado. Não creio se tratar de mitos difundidos ou desmerecimento, até porquê existe muita informação para esclarecer.

 

Só para constar, eu já usei os dois calibres para o tipo de tiro que pratico, e o 5.5 foi minha escolha com base no resultado prático. O 4.5 exige muito mais do atirador e do equipamento para compensar a diferença de energia, se tem um esforço muito maior em acertar no ponto certo e obter resultado, enquanto que no 5.5 em muitos casos basta acertar e a energia entregue no impacto faz o resultado.

Mas agora vc me deixou com uma dúvida enorme: nunca encontrei, nos sites dos fabricantes nem dos revendedores, alguma diferença de joules entre carabinas de mesmo modelo em ambos os calibres. por exemplo tenho uma Norica Dragon, que segundo o site do próprio fabricante entrega 22,3 Joules em ambos calibres.

A mesma relação é apresentada em outros modelos de outras marcas Gamo, Hatsan, CBC, etc. Muda o calibre da arma mas a energia, em ambos o calibre é sempre a mesma.

A diferença fica por conta q o VO dos calibres será diferente apenas: 1000 fps no 4,5mm; 820 fps no 5,5mm. E pelas leis da física é justamente isso que justifica a mesma energia, porque o cálculo desta é obtido através da multiplicação do peso ( menor nas 4.5; maior nas 5,5) e da velocidade ( maior na 4.5; menor nas 5,5). Ou seja existe uma compensação na relação peso munição/velocidade projetil q segundo os fabricantes garante a mesma energia.

 

O q é fato é q as 5.5 teriam/tem maior STOPPING POWER.

Mas isto são outros quinhentos.

Armas de pressão historicamente são mais usadas pra aquele assunto proibido aqui do fórum, e neste assunto proibido FUNDAMENTAL é o poder de penetração.

Pra defesa pessoal o IMPORTANTE passa a ser o stopping power.

Leiam melhores explicações aqui : http://www.defesa.org/o-mito-do-stopping-power/

 

 

Eu sou, sim, iniciante em tiro de pressão. Uma das primeiras caixas de chumbinho q comprei foi o SonicPro da Technogun. Quando comecei aa atirar em garrafas pet ( 10 metros0 com este chumbinho , ficava louco. Atirava e atirava e nada de derrubar a garrafinha. Ignorante achava, " q m... de chumbinho com os outros já tinha acertado a garrafa .."

Só que quando cheguei perto pra recolher a garrafa vi q tinha acertado diversas vezes porém os chumbinho atravessavam direto a garrafa sem ter a derrubado. Simplificando, deve ser um baita chumbo praquele assunto proibido.

Pra destruir latinhas e garrafas os Gamo Expander e o ProMagum são melhores.

Enfim no mundo das aramas de pressão a diferenciação de finalidade/chumbinho é MUITO ACENTUADA.

Um chumbinho inadequado mesmo no calibre 5.5 pode não produzir o efeito desejado, enquanto um H&N numa 4,5 pode ser muito mais eficiente praquilo que se quer atingir.

  • +1 2

Norica Dragon 4.5 mm

carabina-norica-dragon.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo tiros! Notável a redução de chumbos no 4,5 aqui no comercio da minha região. Os balconistas tem grande responsabilidade nisto, vejo com frequência a indução em clientes novatos, são empurrados para o 5,5 com soberba ignorância, ou com interesses comerciais. Comecei uma campanha por conta própria, pergunto ao balconista se ele já atirou com os dois calibres, Na absoluta maioria dos casos, a resposta é não...

Comecei a pouco tempo no tiro e o que você disse tenho percebido, varias carabinas em 4,5 que antes eu via sempre em sites simplesmente sumiram, só em 5.5.

estava atras de uma kral cano fixo (4.5) a 6 meses achava fácil mas hoje só em 5.5, outra foi a webley rebel que só tem em 5.5 e tantas outras.

não sou contra o 5.5 até tenho uma sag e não largo por nada extremamente precisa, mas realmente parece que o 4.5 esta sendo deixado de lado mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas agora vc me deixou com uma dúvida enorme: nunca encontrei, nos sites dos fabricantes nem dos revendedores, alguma diferença de joules entre carabinas de mesmo modelo em ambos os calibres. por exemplo tenho uma Norica Dragon, que segundo o site do próprio fabricante entrega 22,3 Joules em ambos calibres.

A mesma relação é apresentada em outros modelos de outras marcas Gamo, Hatsan, CBC, etc. Muda o calibre da arma mas a energia, em ambos o calibre é sempre a mesma.

 

 

Amigo essa informação com certeza não procede. Dê uma olhada na tabela da CBC que você citou:

 

http://www.cbc.com.br/carabinas/tabela-tecnica

 

Veja por exemplo rápido que a Nitro no 4.5 entrega 23J e no 5.5 entrega 27J. Além disso a afirmação de que ambos os calibres entregam a mesma energia vai contra um ponto que você mesmo observou, que é a relação do peso da munição x velocidade. Se você aumenta o peso do chumbo 4.5 a velocidade por consequência vai cair, não vai ficar nos 1000fps.

 

E quanto ao stop power não citei pois realmente é outros quinhentos, muito mais relacionado ao tipo de munição do que a potencia. Um simples testes no mesmo calibre comprova, basta comparar chumbo match com pointed (exemplo, Gamo Match x Gamo Pro Magnum).

 

No mais sobre a questão do poder de penetração ser fundamental, bom não sei com base em que referencia, cada caso pode ter suas características, mas te garanto por experiência própria que isso nunca vai ser uma máxima. Existem casos que de nada adianta seu alvo ser varado e não "sentir" o tiro (tal como as latas do vídeo que praticamente não se mexeram).

 

Mas cada um com suas experiencias práticas. Eu não defendo calibre, mas sim o uso mais eficiente de acordo com a finalidade que se deseja. E com certeza muita gente ainda erra na escolha do calibre por desconsiderar o tipo de uso.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no caso das CBC Nitro é de ser ver se os dados do fabricante realmente são corretos !

Como falei, os fabricantes espanhóis( Gamo, Cometa, Norica) ou os turcos ( Hatsan, Kral, etc) dificilmente prometem energia maior pelo calibre.

 

Aqui no fórum, nos REviews, temos uma análise da GAMO Big Cat 4.5 feita pelo Alberto José :

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12659-gamo-big-cat-1000-45mm-parte-i-mini-review-e-testes/

 

e no mesmo fórum temos um review da Gamo Big Cat 5.5 pelo Carlos Shrek:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12626-gamo-big-cat-55-ats/

 

Em ambos reviews as armas foram cronometradas e se vc reparar a Energia de ambas é praticamente a mesma, ainda com leve vantagem pra 4.5 ( graças a uma tunagem feita pelo Alberto José).

 

A questão da energia é mera fórmula física ( E=1/2m.v²)

 

Um chumbo de boa qualidade nacional na minha opinião é Nautika Tsunami. No calibre 4.5 pesa 0,65g; no 5.5 pesa 1,2g.

Obviamente se vc aplicar a fórmula da energia com base nos dados do fabricante vai dar mais energia pro calibre 5.5, MAS SERÁ QUE REALMENTE UM CHUMBO DE 1,2G É EXPELIDO A 800 FPS DE ALGUMA ARMA ?

 

O problema é que como o Corujito já disse a indústria/comércio quer forçar goela abaixo um calibre ( convenientemente mais caro) e que os resultados não tendem a ser tão diferentes.

E ainda tem a questão da precisão acima de 30 metros q a gente não vai discutir aqui :thumbup:

Norica Dragon 4.5 mm

carabina-norica-dragon.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os fabricantes usam dados de fps surreais, baseados em chumbos leves. Dificilmente uma carabina de fabrica faz 1000/800 fps, não importa o calibre. Para quem desejar "brincar" com o calculo de potencia em joules (J) recomendo o conversor de medidas que pode ser acessado no menu do cabeçalho do fórum, clicando em Mais - Conversor de medidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Papo bom aqui no tópico, parabéns a todos por suas considerações e experiências.

.

Sou fã de carteirinha dos 2 calibres. Tenho 4 carabinas 2 pcps, 1 de cada calibre. Também tenho 2 de molas no calibre 4,5.

As minhas carabinas em energia estão da seguinte forma. a pcp 5,5 está com 37 joules, a pcp 4,5 está com 17 joules, As de mola 1 com 12 joules e a outra com 17 joules.

Pasmem! Eu faço exatamente a mesma coisa com as 4, tenho a mesma eficiência nos tiros informais no campo. É importante ressaltar as distâncias e os tipos de alfos que atiro com mais frequência.
.

Outra coisa é com o tipo de chumbo, depois que li o Excelente tópico do Nelson aqui no CA, perdi totalmente a confiança nos Perfurators, Expanders, Hollow Points, Distroyers e outros cosméticos. Depois desta leitura fiquei muito conservador na compra de chumbo. Só compro os de cabeça chata para papel 10 metros e os Domed(cabeça arredondada) para outras finalidades e distâncias. Sou muquiranda, mão-de-vaca mesmo. Não pago um vintém naqueles chumbos que tem a ponta parecida com o soutien da Madonna.

.

Recomendo a todos a leitura do Tópico para comprar o chumbo certo.
.

Volto a frisar, que para o uso que dou aos meus equipamentos, todos atendem perfeitamente nas distâncias que atiro com mais frequência. Longe de querer contrariar a física afirmando que uma de 12 joules é melhor do que a de 37 joules. O que destaco é que para muitas situações 37 joules é um exagero para o fim aplicado.
.

Parabéns a todos por seus relatos e experiências.

  • +1 2

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os fabricantes usam dados de fps surreais, baseados em chumbos leves. Dificilmente uma carabina de fabrica faz 1000/800 fps, não importa o calibre. Para quem desejar "brincar" com o calculo de potencia em joules (J) recomendo o conversor de medidas que pode ser acessado no menu do cabeçalho do fórum, clicando em Mais - Conversor de medidas.

 

O que eu acho que tem sido feito de forma muito errado com relação a venda de espingardas de pressão é a venda de modelos de baixa potência no calibre 5.5 ...

 

Sinceramente acho que em carabinas que atingem até 23 joules, independente do uso, serão mais eficientes no calibre 4.5...

 

Eu acho que o calibre 5.5 para atingir seu "potencial" em alcance e precisão o interessante seria à partir de 27 joules...

 

Por opinião então entendo que se tratando de tiro esportivo e mola ou gás ram o calibre seria 4.5

 

E que o 5.5 é o calibre ideal para PCP´s...

 

Mas não estou aqui levantar bandeiras ou dizer que isso é o certo ou o errado, cada um tem sua preferência no tiro e cada carabina tem sua utilidade...

 

Tanto que o vídeo que eu fiz não é para dizer que o 4.5 é melhor que o 5.5...

 

Mas sim que ele também faz "estrago" ou que "tem força" que é o mesmo que "estrago" no sentido leigo...

 

Acho que de tanto de se valorizar o 4.5 em precisão, dando tiros em alvos pequenos, pouco se menciona que ele também tem outras qualidades como alcance ou penetração...

 

Eu antes de conhecer este fórum quando pensei em comprar uma carabina tinha em mente uma nitro x 1000 ou nitro six (queira destruição total tipo terceira guerra mundial)...

 

Hoje eu sei que, para o que eu uso minha carabina, se tivesse comprado qualquer uma dessas duas estaria decepcionado...

 

E que atualmente realmente se tem uma preferência comercial pelo calibre 5.5 não há como negar ...

 

Obrigado a todos pelo comentários e bons tiros (independente do calibre) rsrsrsrsr ...

Papo bom aqui no tópico, parabéns a todos por suas considerações e experiências.

.

Sou fã de carteirinha dos 2 calibres. Tenho 4 carabinas 2 pcps, 1 de cada calibre. Também tenho 2 de molas no calibre 4,5.

As minhas carabinas em energia estão da seguinte forma. a pcp 5,5 está com 37 joules, a pcp 4,5 está com 17 joules, As de mola 1 com 12 joules e a outra com 17 joules.

Pasmem! Eu faço exatamente a mesma coisa com as 4, tenho a mesma eficiência nos tiros informais no campo. É importante ressaltar as distâncias e os tipos de alfos que atiro com mais frequência.

.

Outra coisa é com o tipo de chumbo, depois que li o Excelente tópico do Nelson aqui no CA, perdi totalmente a confiança nos Perfurators, Expanders, Hollow Points, Distroyers e outros cosméticos. Depois desta leitura fiquei muito conservador na compra de chumbo. Só compro os de cabeça chata para papel 10 metros e os Domed(cabeça arredondada) para outras finalidades e distâncias. Sou muquiranda, mão-de-vaca mesmo. Não pago um vintém naqueles chumbos que tem a ponta parecida com o soutien da Madonna.

.

Recomendo a todos a leitura do Tópico para comprar o chumbo certo.

.

Volto a frisar, que para o uso que dou aos meus equipamentos, todos atendem perfeitamente nas distâncias que atiro com mais frequência. Longe de querer contrariar a física afirmando que uma de 12 joules é melhor do que a de 37 joules. O que destaco é que para muitas situações 37 joules é um exagero para o fim aplicado.

.

Parabéns a todos por seus relatos e experiências.

 

 

Cyntra estou encantando com o JSB de 8,44 grains... rapaz que chumbo é esse??? Achei incrível... próxima compra da Mundilar vai ser somente dele...

B19s, 4.5 mm, GR Elite 45Kg, gatilho esportivo e pistão aliviado.

Gamo CFX, 4,5 mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Mas no caso das CBC Nitro é de ser ver se os dados do fabricante realmente são corretos !

Como falei, os fabricantes espanhóis( Gamo, Cometa, Norica) ou os turcos ( Hatsan, Kral, etc) dificilmente prometem energia maior pelo calibre.

 

Aqui no fórum, nos REviews, temos uma análise da GAMO Big Cat 4.5 feita pelo Alberto José :

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12659-gamo-big-cat-1000-45mm-parte-i-mini-review-e-testes/

 

e no mesmo fórum temos um review da Gamo Big Cat 5.5 pelo Carlos Shrek:

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12626-gamo-big-cat-55-ats/

 

Em ambos reviews as armas foram cronometradas e se vc reparar a Energia de ambas é praticamente a mesma, ainda com leve vantagem pra 4.5 ( graças a uma tunagem feita pelo Alberto José).

 

A questão da energia é mera fórmula física ( E=1/2m.v²)

 

Um chumbo de boa qualidade nacional na minha opinião é Nautika Tsunami. No calibre 4.5 pesa 0,65g; no 5.5 pesa 1,2g.

Obviamente se vc aplicar a fórmula da energia com base nos dados do fabricante vai dar mais energia pro calibre 5.5, MAS SERÁ QUE REALMENTE UM CHUMBO DE 1,2G É EXPELIDO A 800 FPS DE ALGUMA ARMA ?

 

O problema é que como o Corujito já disse a indústria/comércio quer forçar goela abaixo um calibre ( convenientemente mais caro) e que os resultados não tendem a ser tão diferentes.

E ainda tem a questão da precisão acima de 30 metros q a gente não vai discutir aqui :thumbup:

 

 

Não é só a energia na boca do cano(medida que o fabricante usa) que costuma ser maior em 5.5mm entre carabinas do mesmo modelo, o projétil de maior massa retém mais energia durante o percurso como o nelson explica na seguinte matéria:

 

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/1743-materia-do-nelson-na-revista-magnum-numero-109-sobre-os-calibres-45-mm-e-55-mm/

 

 

 

o que acontece é q em carabinas de média(16J) potencia como a b19s essa retenção de energia não é tão significante(+-5%), ja em carabinas de alta potencia & magnum(20-30J) a diferença é bem significante(20-30%)

 

isso usando uma diferença conservativa no coeficiente balistico como o nelson fez(0,01BC)

Editado por VinnyG

kbgqcnva.5db.gif

 

 

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety. -Bejamin Franklin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E falando em 4.5mm ... e as Gamo CFX no 4.5 ... Pavei ??? :(

 

Amigo a gamo lancou agora a cfx com outro nome: trata-se da gamo accu .177 e parece que so tem 4.5. Talvez um dia chegue ao brasil. A promessa de gamo cfx 4.5 eh mais velha que o chao sera que ninguem tem o contato desses cAras pra mostrar pra eles a demanda que essa carabina tem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As carabinas de mola que experimentei me pareceram mais "acertadas" e equilibradas no cal 4,5. Foram poucas 5,5 que me agradaram. Tive uma cometa fusion que era muitíssimo boa. Mas as 4,5 fazem tudo o que ela fazia.

 

Hoje as duas de mola que ainda tenho são 4,5. Uso para provas de papel 10mts é silhuetas 1/5 com resultados iguais ou melhores que as 5,5 que usava.

 

Já as minhas duas PCP são 5,5. Para o uso que dou o 5,5 me pareceu mais adequado.

 

Em resumo, para mim.

Mola: cal 4,5

PCP: cal 5,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As carabinas de mola que experimentei me pareceram mais "acertadas" e equilibradas no cal 4,5. Foram poucas 5,5 que me agradaram. Tive uma cometa fusion que era muitíssimo boa. Mas as 4,5 fazem tudo o que ela fazia.

 

Hoje as duas de mola que ainda tenho são 4,5. Uso para provas de papel 10mts é silhuetas 1/5 com resultados iguais ou melhores que as 5,5 que usava.

 

Já as minhas duas PCP são 5,5. Para o uso que dou o 5,5 me pareceu mais adequado.

 

Em resumo, para mim.

Mola: cal 4,5

PCP: cal 5,5

 

pro seu uso onde a trajetória plana é mais importante do que impacto com certeza 4,5mm vai ser melhor, mas não é todo mundo que tem como objetivo furar papel ;)

 

pra mim seguindo a análise do nelson, seria:

 

média potencia = 4,5

alta/magnum = 5,5mm

Editado por VinnyG

kbgqcnva.5db.gif

 

 

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety. -Bejamin Franklin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

pro seu uso onde a trajetória plana é mais importante do que impacto com certeza 4,5mm vai ser melhor, mas não é todo mundo que tem como objetivo furar papel ;)

 

pra mim seguindo a análise do nelson, seria:

 

média potencia = 4,5

alta/magnum = 5,5mm

Para o que não seja furar papel tenho duas PCP's 5.5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o que não seja furar papel tenho duas PCP's 5.5

 

que bom

 

 

EDIT: mas concordo com o OP, reparei melhor e as lojas só tem promoções das carabinas mais populares em 5.5,

 

90% desses "kits" são com carabina 5.5mm agora

Editado por VinnyG

kbgqcnva.5db.gif

 

 

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety. -Bejamin Franklin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, como disse o Cyntra que tópico interessante, onde que o Corujito iria imaginar que uma simples constatação de que revendedores tem dado preferência a um calibre, notadamente mais caro, em detrimento de outro se tornaria uma discussão técnica e de grande valor, parabéns a todos que realmente fazem a diferença deste fórum, no meu caso tenho duas e somente duas carabinas de mola (isso depois de experimentar pcp e tantas outras achei as que me atendiam) e recentemente cronografei as duas: HW 77 K 4,5 mm com mola FAC encamisada entregou 20 joules e a Hatsan Dominator 200W (tida como potente) 5,5 mm mola original entregou 22 joules, pequena a diferença e, literalmente, na mesma distância ambas fazem o mesmo serviço, abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

mas não é todo mundo que tem como objetivo furar papel

.

Sem papel eu não atiro, embora furar papel não seja o meu objetivo.
Não vejo nenhuma possibilidade de me aperfeiçoar e desenvolver no tiro, sem furar papel.

.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns à todos os colegas que estão participando do tópico, por suas colocações.

 

Ele está servindo para mostrar alguns pontos:

 

1- Que os colegas do fórum, em sua maioria, estão bem informados e cientes das diferenças (vantagens e desvantagens) que cada calibre representa,

uns mais outros menos, mas o fórum está cumprindo seu papel.

 

2- Que a maioria das lojas e revendedores, são desinformados ou não se preocupam em repassar essas informações aos cliente,

se importando apenas em ganhar R$. Tirando proveito dos novatos que desconhecem essas técnicas.

 

O que determina o calibre, é a finalidade da arma. O resto é informação.

 

Um abraço

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns à todos os colegas que estão participando do tópico, por suas colocações.

 

Ele está servindo para mostrar alguns pontos:

 

1- Que os colegas do fórum, em sua maioria, estão bem informados e cientes das diferenças (vantagens e desvantagens) que cada calibre representa,

uns mais outros menos, mas o fórum está cumprindo seu papel.

 

2- Que a maioria das lojas e revendedores, são desinformados ou não se preocupam em repassar essas informações aos cliente,

se importando apenas em ganhar R$. Tirando proveito dos novatos que desconhecem essas técnicas.

 

O que determina o calibre, é a finalidade da arma. O resto é informação.

 

Um abraço

Más amigo, qual lojista vai colocar uma mercadoria que não vende? Mesmo se divulgarem os benefícios do .177 em sua grande maioria os consumidores só querem quebrar garrafas ou acertar latas (eu gosto de furar papel também) não que o .177 não consiga, mas como aprendemos que um objeto com massa maior e com a mesma velocidade de um menor terá uma energia de impacto superior ao com menos massa o lógico é comprar uma .22.

Não estou menosprezando o .177 só estou espondo o que eu acredito que está acontecendo no mercado e com a maioria dos consumidores.

 

FX Crown blue laminate  5,5 - Hawke AirMax 30 8-32x50 - Mount BKL 301 MB - Supressor DonnyFL FX airguns

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão não é QUAL calibre é melhor e sim QUANDO


a mudança do 4.5 pro 5.5 começa a ser vantajosa(reter + energia) a partir da categoria de alta potencia!

justamente nessa categoria que o 4.5 vai ultrapassando os ~290m/s e a precisão começa a cair

ou seja o mesmo excesso de velocidade que diminui a precisão também "gargala" a potencia


o uso também conta:
Editado por unzioto
  • +1 1

kbgqcnva.5db.gif

 

 

Those who would give up Essential Liberty to purchase a little Temporary Safety, deserve neither Liberty nor Safety. -Bejamin Franklin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando disse que gosto de quebrar garrafas e acertar latas foi no sentido literal, mas sei que muitos fazem outras coisas também.

Uma pedra de 2Kg é derrubada do quinto andar e em seguida uma de 5Kg, no meu modo de pensar e que para mim é óbvio a de 5Kg tem maior energia de impacto. A não ser que isso tudo muda quando se trata de tiro em que os chumbos mais leves produzem energia igual ou superior a um mais pesado com o mesmo VO.

 

FX Crown blue laminate  5,5 - Hawke AirMax 30 8-32x50 - Mount BKL 301 MB - Supressor DonnyFL FX airguns

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante