Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Nervosismo na hora da prova !


EVERTON BRASIL

Posts Recomendados

Estou abrindo este tópico para relatar a questão da ansiedade e nervosismo na hora das provas, isso acontece muito comigo e gostaria de trocar ideias e experiencias com os amigos de tiro, quem tiver apreendido a controlar melhor a ansiedade que compartilhe aqui para termos conhecimento, e aprendermos ums com os outros !

em casa sempre faço uma pontuação boa, mas nas provas até tiro fora já aconteceu !

12733601_872175279568396_794203457175531

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça a prova como você faz os tiros "brincando", não tem porque ficar ansioso por atirar com o compromisso de fazer uma boa pontuação, essa será consequência de como você estiver no momento, relaxa e se divirta. Abraços

  • +1 2

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece muito quando o competidor pensa e acredita que está competindo contra os outros.

Na realidade ele está competindo contra si mesmo. Ele é que é o próprio adversário.

.

Ao entrar em uma prova, foque apenas em você mesmo, deixe de lado aquela preocupação de fazer uma pontuação baixa, que "fulano", "beltrano" fizeram uma determinada pontuação e você se pressiona a fazer a mesma pontuação ou mais que eles.

Livre-se das expectativas alheias. Muitas vezes terceiros criam expectativas sobre nós e é comum embarcarmos nessas expectativas.e acabamos saindo do foco.

.

Em competições não acontecem milagres. Não adianta querermos pontuar muito acima da média dos nossos treinamentos. Se o competidor em treino faz uma média de 270 pontos, não adianta ficar sonhando ou criando expectativas de 290/295 pontos. A realidade é que ele vai pontuar dentro da sua média de treino. É muito fácil ele cair para 250 pontos em um dia ruim do que ele alcançar 290 em um dia excelente.

.

Como foi dito e bem dito acima, entre relaxado para a prova, o resultado será dentro da mesma faixa de ponto que o competidor alcança em seus treinamentos.

  • +1 2

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dica que li no blog do técnico de tiro do Fluminense ( http://silvioaguiar.blogspot.com.br) no momento da prova, só devemos pensar no tiro antes de dá-lo. Depois de disparado, não há mais o que fazer, não adianta se lamentar por um tiro que já foi dado. Quando eu competia PP10m, nem olhava para os alvos já furados, simplesmente trocava por um novo e colocava o atirado virado para baixo na bancada.

Tem outras dicas também, no treino preocupar-se em repetir os fundamentos (postura, respiração, acionamento do gatilho, etc), na prova concentrar-se apenas no 10 (parece bobo, mas visualizar mentalmente o 10 sendo furado ajuda!).

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

 

Edit: adicionado o link do blog, ótima leitura por sinal!

Editado por BrunoM

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sexo no dia da prova ajuda.

 

Fica a dica.

  • -1 1

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sexo no dia da prova ajuda.

 

Fica a dica.

É...ajuda...a perder a hora da tal prova...mas quem tá ligando, né?

 

Edit: Que foi, que foi?

Séquisso na pior idade é assim mesmo, seus , seus....precoces!

 

Col M.Q.

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 1

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já sofri muito disto, mas vc supera com o tempo, o segredo é não se cobrar demias e treinar muito.

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, concordo...mas...

Karolasa, você estava se referindo ao que postei, nāo foi?

 

Col M.Q.

Me referi ao autor do tópico....rs

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece muito quando o competidor pensa e acredita que está competindo contra os outros.

Na realidade ele está competindo contra si mesmo. Ele é que é o próprio adversário.

.

Ao entrar em uma prova, foque apenas em você mesmo, deixe de lado aquela preocupação de fazer uma pontuação baixa, que "fulano", "beltrano" fizeram uma determinada pontuação e você se pressiona a fazer a mesma pontuação ou mais que eles.

Livre-se das expectativas alheias. Muitas vezes terceiros criam expectativas sobre nós e é comum embarcarmos nessas expectativas.e acabamos saindo do foco.

.

Em competições não acontecem milagres. Não adianta querermos pontuar muito acima da média dos nossos treinamentos. Se o competidor em treino faz uma média de 270 pontos, não adianta ficar sonhando ou criando expectativas de 290/295 pontos. A realidade é que ele vai pontuar dentro da sua média de treino. É muito fácil ele cair para 250 pontos em um dia ruim do que ele alcançar 290 em um dia excelente.

.

Como foi dito e bem dito acima, entre relaxado para a prova, o resultado será dentro da mesma faixa de ponto que o competidor alcança em seus treinamentos.

Isso vale pra tudo, TUDO na vida. Concursos, desafios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumo pensar que fui lá pra ver os amigos e dar boas risadas......e se ganhar algo é lucro !!!!

 

Afinal......quem muito cobra....não tem como pagar....rsrsrsr

 

Um abraço

 

Grandini

Editado por GRANDINI
  • +1 1

"NÃO SABEMOS O VALOR DA ÁGUA ATÉ O POÇO SECAR"
Benjamin Franklin

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Costumava ficar tão nervoso que a perna chegava a tremer, não conseguia controlar, tentava de tudo, até em provas como de concursos públicos isso acontecia.

Hoje estou um pouco mais relaxado, só um pouco, mas não consigo pontuar como em casa.

Um dia eu chego lá.

Gamo Big Cat 4,5
Cometa 220 4,5 (ganhei numa rifa aqui do fórum)

 

Alvo Olimpíada Postal:

https://drive.google.com/file/d/0B0d2PxdOxpGxMkJhMnFuRVlCXzg/view?usp=sharing

 

É imprimir e se divertir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um livro em português a respeito. "TREINAMENTO DIDÁTICO DO TIRO ESPORTIVO". Pasmem... editado pelo MEC...

É da época que a CBTE ainda era CBTA.

 

Olha o link pro documento aí: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002071.pdf

 

E tem também o Treinamento Autógeno ( Técnica de relaxamanto e auto-hipnose ) para aumentar a concentração na prova e desligar do que está a sua volta. Também tem livro a respeito mas eu não me lembro qual.

Editado por Henrique Coelho
  • +1 1

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Realmente da um nervosismo na hora, eu que ja tremo normalmente, na hora que fui fazer a prova, nossa achei que tinha Parkinson.

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Alex, é puro controle emocional e isso você só consegue com muito esforço e prática.

 

Qual a sua frequência de competições? Quanto mais você compete, mais vai conseguir se controlar, pois vai virar uma rotina.

 

Na hora do tiro, se você se concentrar no que realmente importa (postura, respiração, visada, controle do gatilho) acaba "esquecendo" o nervosismo.

 

Na prática: depois de municiar, respire fundo umas duas, três vezes. Imagine que você já está se posicionando, colocando a arma em posição e puxando o gatilho com cuidado. Acompanhe mentalmente a munição até ela acertar o 10. Coloque na cabeça que você vai acertar o 10. Abra os olhos e apenas repita o que você já imaginou, SABENDO que você vai acertar o 10.

 

Claro que não é moleza, senão todos fariam 300 pontos sempre. Mas ajuda muito!

 

Um livro que ajuda muito na parte mental é "A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen". Procure, tem em PDF.

 

Abraço

 

JT

  • +1 1

Banner_v2_zpsltvt4ocu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, é puro controle emocional e isso você só consegue com muito esforço e prática.

 

Qual a sua frequência de competições? Quanto mais você compete, mais vai conseguir se controlar, pois vai virar uma rotina.

 

Na hora do tiro, se você se concentrar no que realmente importa (postura, respiração, visada, controle do gatilho) acaba "esquecendo" o nervosismo.

 

Na prática: depois de municiar, respire fundo umas duas, três vezes. Imagine que você já está se posicionando, colocando a arma em posição e puxando o gatilho com cuidado. Acompanhe mentalmente a munição até ela acertar o 10. Coloque na cabeça que você vai acertar o 10. Abra os olhos e apenas repita o que você já imaginou, SABENDO que você vai acertar o 10.

 

Claro que não é moleza, senão todos fariam 300 pontos sempre. Mas ajuda muito!

 

Um livro que ajuda muito na parte mental é "A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen". Procure, tem em PDF.

 

Abraço

 

JT

 

Tens toda razão em tal técnica

 

Na ultima vez consegui fogar bem e imaginar tudo como gostaria que fosse e um dos 4 alvos onde ali seria 5 tiros, fiz 4 no X.

Um Grande Abraço

Thiago P. Vasconcelos (Educador Físico)

CBC B12-6 F18 (Gatilho polido, Mola encamisada, bucha de PU elite, massa de mira b19-17)

CBC B19s F18 + Luneta Nikko Gold Crown 4x32(Kit Elite advanced GR40kg, gatilho trabalhado, Muzzle Break Quick shot)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de acrescentar às excelentes sugestões dos colegas que a tensão emocional no caso de competição é perfeitamente normal e é motivada pela descarga de adrenalina na corrente sanguínea por causa da situação de stress. Mas, se você reparar bem, vai perceber que o que dá graça e interesse no torneio é justamente essa adrenalina. Imagine se você pudesse chegar lá e atirasse como um toco de madeira, sem emoção nenhuma, que graça teria?
Então ao invés de lutar contra a tensão procure curtir o tesão que a atividade lhe dá.
Fazer uns exercícios de alongamento também ajuda a relaxar a musculatura, principalmente dos membros superiores e do pescoço.
Enquanto alonga, lembre-se de atuar na respiração. Ao inspirar moderadamente conte mentalmente até 3 ou 4. Segure o ar por mais 3 segundos e expire contando até 3. Com o pulmão vazio conte até 2 e repita o ciclo sem pressa, concentrando-se na sua respiração. Esse exercício ajudará a diminuir o rítmo cardíaco amenizando o "coração disparado"
O exercício respiratório pode também ser associado à mentalização sugerida pelo Jtramone.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um livro em português a respeito. "TREINAMENTO DIDÁTICO DO TIRO ESPORTIVO". Pasmem... editado pelo MEC...

É da época que a CBTE ainda era CBTA.

 

Olha o link pro documento aí: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002071.pdf

 

E tem também o Treinamento Autógeno ( Técnica de relaxamanto e auto-hipnose ) para aumentar a concentração na prova e desligar do que está a sua volta. Também tem livro a respeito mas eu não me lembro qual.

Muito bons.

 

O "Treinamento Autógeno - Auto relaxação concentrativa" é do Prof J. H. Schultz e foi editado pela Editora Mestre Jou . É uma brochura de 30 páginas. Você pode encontrar no Sebo Virtual.

 

Um outro que é raro, também editado pelo MEC e a então CBTA, na época da ditadura, é o "Tiro com Carabina" de Bernd Klinger. De vez em quando aparece um exemplar no Sebo Virtual.

 

Tenho todos, o que me falta é um túnel do tempo, para voltar a ter a performance que tinha na década de 80 :D

Editado por Milton Quadros

Gamo Whisper X 5.5, GR Elite 45 kg, gatilho Elite

Os políticos que flexibilizaram o absurdo estatuto do desarmamento deram a sociedade a certeza que não devia ser mudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante