Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

B19-14 5.5: primeiros 400 tiros


Posts Recomendados

E aí amigos!



Sou iniciante e nesse primeiro mês dei uns 400 tiros com a minha B19-14 5.5mm. Gostaria de compartilhar minhas impressões para aprendizado mútuo dos iniciantes e aquela ajuda de sempre dos veteranos.



Bem, superado o vexame de não conseguir armar a carabina quando ela chegou, aprendi que precisava dar um tapa no cano, e tudo passou a correr bem.



Comecei atirando a apenas 7 metros, por conta da minha dificuldade de locomoção temporária (muletas e tal).



No começo fiquei meio horrorizado com a falta de precisão, mas sabia do tal efeito diesel então permaneci firme nos testes, inicialmente com chumbinhos Strike e Vetor.



Os tiros estavam indo quase todos para a direita e baixo, fora um tiro na mosca que foi sorte de principiante. Como eu não estava atirando apoiado e não tenho técnica, além do efeito diesel, resolvi não mexer na mira, pensando que ela viria regulada de fábrica ou algo assim.



Mas os tiros insistiam em pegar na direita e abaixo do alvo. Então não me aguentei e mexi na mira depois de uns 100-150 tiros. Joguei bastante para a esquerda e para cima e melhorou muito.



É importante notar que eu nem mesmo limpei o cano dela ainda. Sei que parece desleixo, mas não tenho fio de nylon aqui em casa, e por dificuldades de locomoção já relatadas não consegui sair pra comprar.



Recentemente passei a atirar a 15m, em um alvo do tamanho de um CD comum, sendo o centro do alvo do tamanho de uma moeda de um real. Tudo com mira aberta.



A primeira coisa interessante que notei é que o alvo precisa ter contraste para conseguir mirar legal. Não gosto daquele alvo preto e branco. Apesar de ele ter contraste bom, a parte preta impede de ver onde os tiros pegaram, tem que ficar andando até o alvo para ver (dificuldade de locomoção, lembram), e isso dificulta os testes e aprendizado. O legal é dar o tiro e ver imediatamente onde ele pegou.



Então fiz uns alvos coloridos com caneta marca texto, fiz vários testes. Enfim, a primeira dificuldade é essa mesmo, com relação à visão. Se está um pouco escuro no final da tarde por exemplo, fica bem mais difícil. Uso óculos, minha visão é 100% com óculos, mas deve atrapalhar um pouco.



Enfim, nos testes com 15m descobri que minha arma detesta chumbos Technogun, infelizmente. O Strike é terrível, minha carabina detestou. Muito torto mesmo, desisti. Passei a atirar com Gamo Pro Magnum e Expander, ambos foram bem aceitos pela carabina, e os tiros começaram a ir bem mais para o centro.



Ontem consegui acertar no centro no alvo (moeda de um real a 15m). Já é um começo. Como fonte de comparação, um amigo meu que não usa óculos e tem mais experiência em atirar estava tendo resultados semelhantes. Então acho que não sou tão ruim assim. Já li uns tópicos e uma apostila sobre técnica de tiro que vi aqui no CA, mas claro que preciso ainda de muito mais.



Mas vendo aqui no fórum os resultados, vejo que o pessoal atira bem melhor. Gostaria de uma referência para papel 10m, para eu poder avaliar se estou atirando mais ou menos ou se ainda está muito ruim.



A arma parece não ter superado o efeito diesel ainda. Ontem minha mulher mesmo falou “nossa, faz um cheirinho né?”. O cheirinho de “queimado”, acredito que seja efeito diesel. Isso com cerca de 400 tiros.



Enfim, quero limpar esse cano em breve, talvez hoje, e fazer mais uma série de testes (fio de nylon e papel de polimento 3M, correto?). Comprei mais chumbos diferentes: Rifle, Technogun Sonic e Sonic Pro, além dos Gamo que minha carabina parece ter gostado. Comprei também uns sand bags para fazer testes com tiro apoiado. Vai chegar semana que vem.



E quero atirar em papel 10m num alvo oficial e contar a pontuação para ter uma ideia de como estou indo.



Sugestões? Críticas? Reclamações? Rs



Todo comentário é bem vindo.


Abraços e obrigado

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valante, primeiro a descontração, se você olhar o resultado do pessoal daqui na OP aí você joga tudo pro alto mesmo e desisti, rsrrsrsrsrsrsr. Agora falando sério, não tem como você tirar uma referência em relação aos seus disparos olhando o resultado de outros (no tópico da OP você encontra o alvo nas medidas oficiais para imprimir), disparos com precisão é a soma de diversos fatores, carabina, posição do atirador, respiração, etc., sem contar fatores externos como vento e temperatura. O conselho que posso te dar é que procure entre esses fatores que englobam o atirador e treine bastante, você deu poucos tiros (num fim de semana faço em média 500 disparos e sou atirador medíocre) e tão importante quanto é chumbo de boa qualidade e infelizmente amigo os que você citou ali só entram nas minhas carabinas pra destruir latinhas de cerveja, pra tiros de precisão chumbos melhores, abraços e continue treinando.

 

Dá uma olhada

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/95-vamos-falar-um-pouco-de-miras-abertas/

Editado por unzioto
  • +1 1

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unzioto já disse tudo e até recomendou um ótimo tópico sobre miras abertas que tb gosto de recomendar... tem (ou tinha) alguns outros interessantes, como técnicas de respiração e puxada do gatilho... fica tranquilo que, com o tempo os tiros melhoram, só praticando mesmo... e não tente comparar com o desempenho dos outros, vá se divertindo com o seu desenvolvimento/crescimento no tiro...

 

Abraço!

 

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigos

 

Nem vou me preocupar em comparar meus tiros com o pessoal daqui então, na verdade é um ótimo conselho mesmo.

 

Esse tópico da mira aberta eu já li umas duas ou três vezes hehe, mas a verdade é que preciso praticar os exercícios que tem nele.

 

Acabei comprando uma B12-6 para papel 10m, é bom pois vou poder atirar o dobro do chumbo pelo mesmo preço e cansando menos o braço rs.

 

Quero ajeitar um "stand de tiro" aqui em casa, com papel 10m e uns alvos mais divertidos a uns 20m, umas tampinhas ou algo do tipo.

 

Com duas carabinas de dois calibres e potências diferentes acho que vai enriquecer o aprendizado.

 

A verdade é que a B19-14 5.5mm tá sobrando potência, então a B12-6 4.5mm vai fazer um contraponto, acho que vai ser interessante.

 

Quando comprei a primeira carabina não imaginava que eu ia gostar tanto de atirar, é algo terapêutico parece. É muito bom.

 

valeu pessoal grande abraço e bons tiros a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já está fazendo coleção Valante??? rsrsrsrsrs...

Atirar é bom demais... pena o tempo ser tão pouco :( ...

 

Corujito, só se for a coleção mais humilde do mundo né rsrs

 

Mas realmente peguei gosto. O tempo pode ser pouco mas a alegria é muita não é mesmo :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante