Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Positivação de Posts


Posts Recomendados

Tenho visto postagens sem qualquer propósito ou algo que contribua recebendo o “+1”, alguns de modo equivocado através de post, fazendo parecer à ambos, positivado e quem positivou, incipientes e insipientes até. Chega a sugerir um “acordo de cavalheiros”. Parabenizar através de verbalização, necessáriamente, não significa que o post é crucial ou que sem ele pouco se saberia.

Suponho que essa graça da positivação deva recair em postagens que tragam, dentre outros, conceitos e técnicas novas, reviews pormenorizados, consertos e ajustes gerais com ou sem alterações mecânicas, informações de ordem jurídica/legislativa factíveis e coerentes, tuning e customizações inovadoras, tutoriais de interesse comum, próprios ou de terceiros, ..., tudo isso voltado para o objetivo do fórum. Contudo, sempre para o post e para aqueles cujo cunho seja o informativo com conteúdo. Existem inúmeras matérias e textos, de forma análoga até, com argumentos substanciais ao esporte que deveriam merecer positivação e isso não ocorre. Difícil compreender.

Absurdo é o agrado descabido que beira o ridiculo, quando se vê tão somente a positivação da positivação. O uso desse recurso está caindo numa vala que obscurece o seu real propósito. Está se dando +1 para: “bom dia”; para “frases de efeito”; para “é isso ai concordo”; para “bela postagem”; para “falou tudo”... e tantas outras postagens corriqueiras.

Respostas à questionamentos abordados por muitos iniciantes, de carater trivial ou sobre características de um modelo de carabina já exaurido, são abastadamente positivados por membros que participam do post, entre sí ou não, só porque a resposta foi correta, bem explanada ou os dois. Teria que ser diferente ? Vamos omitir informações e ser mal educados ? Já pensaram que as respostas estão, de certa forma, dando o retorno àquilo que aqui se aprendeu ? Não seria melhor sugerir aos iniciantes leituras e maior interesse no conteúdo do fórum ? Existem matérias antigas que são e serão atuais sempre. Por que não indicá-las, até para “remember” ?

Aos novatos e iniciantes tudo parecerá formidável, novidades e acabam por concluir não ser preciso se dedicar a conhecer o fórum, pois as respostas brotam facilmente. O que aliás é verdadeiro e digno de registro. A boa vontade em ajudar parece sem comparações. O novato ou iniciante devidamente orientado sobre o que o fórum oferece, futuramente irá retribuir.

Se qualquer postagem, independente de quem, está buscando o “+1”, revela pobreza de espirito, de visão e certamente, alguma insegurança. Não quero defender a “não postagem”, mas sim uma justa e adequada utilização das positivações. Sequer serei o senhor da razão, apenas penso conforme discorri.

Poderia me alongar e tornar o texto de compreensão ambígua. Não é essa minha intenção. Tenho por característica nominar e identificar minhas citações, porém, aqui não é o caso. A proposta maior é a de reflexão sobre o assunto.

Abraço

Edgar Minarello

  • +1 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não posso discordar. Acredito que as vezes nos precipitamos e já damos a informação já mastigada a fim de evitar que o colega novato fique sem resposta e tome o caminho mais cumprido em busca do conhecimento. Eu mesmo aprendi errando. Hoje escuto e leio mais antes de decisões.

Abraço ai

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também Percebi esta banalização do +1, só perderei a esperança com alguns foristas quando eu ler:

"Há! Glu glu ie ié" e o companheiro escrever: Kkkk boa cara, leva +1".

 

FX Crown blue laminate  5,5 - Hawke AirMax 30 8-32x50 - Mount BKL 301 MB - Supressor DonnyFL FX airguns

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem um exemplo do que acontece em outras mídias: temos atualmente um fenômeno da busca pelo "joinha". Chegamos ao ponto de usar a exposição pessoal (conhecido como Mandar Nude) para conseguir a aprovação, fazer parte de destaque no grupo.

No fórum, os mais jovens e os mais ansiosos ou carentes, não sei se há termo melhor, sentem a necessidade de serem notados e se destacarem no grupo. Às vezes pode ser por inocência, às vezes por um desvio de personalidade. Não , não estou chamando ninguém de maluco; esse é um termo técnico.

E a jogada de trocar notas positivas não é novidade, é um problema bem conhecido dos usuários do Mercadolivre , por exemplo, mas isso já envolve dinheiro. Mais complexo...

Em geral os pontos tendem a se auto regular. Explico com a minha recente experiência pessoal. Apesar de atirar desde muito criança, entrei no fórum recentemente. Era usuário do Airguns, mas me afastei quando vendi meus brinquedos. Desde minha entrada, não contribui com nada muito ligado ao tema do fórum. Confesso que me impressionei com o nível de maturidade que encontrei. A coisa aqui é séria. Confesso que fiquei encabulado de entrar no assunto.Dessa forma meus pontos são quase todos do Boteco. Recentemente entrei em uma discussão polêmica, e também criei uma nota sobre corrupção que envolve certo fanatismo (desculpa, sou chegado num debate fervoroso). Vi, em poucas horas, meus pontos oscilarem de 6 para 12, depois para 11, para 15, e caírem para 10, onde estão até essa mensagem. Os pontos que se danem, não me importa. Em 20 anos trabalhando com projetos de engenharia, um ambiente cheio de egos, aprendi que vida não é um concurso de popularidade, e tenho pena de quem pensa o contrário (geralmente são os mais incompententes). O fato é: você pode agradar vários , e desagradar muitos outros. Um post sem muito valor agregado pode ser positivado por pessoas que aprenderam com ele,e ser demeritado por quem o ache redundante. No final, tende a prevalecer a média. Não afirmo que será sempre assim, as discrepâncias vão acontecer, mas isso é meio esperado e até podemos tomar medidas para melhorar isso, entretanto não são simples. E flooders sempre existiram.

 

Tenho uma sugestão: já que a pontuação tem, aparentemente, a função de categorizar quem contribui com conhecimento, então áreas não técnicas, como o próprio Boteco, não deveriam ter o recurso. Não sei se isso é possível, claro. Isso obrigará a quem procura reconhecimento, abrir um tópico com um interesse específico.

 

Fica a dica.

P.S. Desculpem as várias reedições. O corretor do iPad quer a conversa só para ele, muda tudo o que digito.

Editado por Edson Cantarino

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Tenho uma sugestão: já que a pontuação tem, aparentemente, a função de categorizar que contribui com conhecimento, então áreas não técnicas, como o próprio Boteco, não deveriam ter o recurso. Não sei se isso é possível, claro. Isso obrigará a quem procura reconhecimento, abrir um tópico com um interesse específico.

Edson, boa noite !

A Administração/Moderação do fórum poderá responder melhor, mas já consultei sobre essa possibilidade e me informaram que restringir isso à um determinado fórum é tecnicamente impossível. Cabe confirmação, posso ter entendido errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho uma sugestão: já que a pontuação tem, aparentemente, a função de categorizar quem contribui com conhecimento, então áreas não técnicas, como o próprio Boteco, não deveriam ter o recurso. Não sei se isso é possível, claro. Isso obrigará a quem procura reconhecimento, abrir um tópico com um interesse específico.

 

 

 

Edson, boa noite !

A Administração/Moderação do fórum poderá responder melhor, mas já consultei sobre essa possibilidade e me informaram que restringir isso à um determinado fórum é tecnicamente impossível. Cabe confirmação, posso ter entendido errado.

 

Correto,

infelizmente não existe essa possibilidade de habilitar/desabilitar o recurso de reputação em área específicas do fórum. Se tivesse como, sem dúvidas já teríamos implantado isso.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eis que surge um bom report para o desenvolvedor do software do fórum, seria legal isso, creio que se uma grande quantidade de usuários fizessem uma solicitação, seria possível que os desenvolvedores implementassem esta função. Porém eh um sonho distante

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minarello,

Excelente tópico, isso nos convoca para uma reflexão a respeito desta questão. Assim como banalizam o +1, também banalizam o -1 e isso tenho observado em vários tópicos e comunicado à administração e moderação do CA. Teve uma vez que mostrei para a Admin do CA uma pessoa que teve a postagem negativada ao escolher o número de uma rifa. Em outro tópico um usuário foi negativado 2 vezes na mesma postagem e era bem nítido que as 2 pessoas negativaram o post por não entenderem a razão da postagem .

Em tempo, leva + pela excelente oportunidade que está nos dando para debater este tema.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Edgar Minarello , concordamos plenamente com voce . Quando o Expedições foi criado o nosso intúito foi só buscar distração , jogar conversa fora ou temporária abstração dos reais problemas cotidianos que enfrentamos . Evidentemente , não é leitura para quem busca aumentar a sua cultura ou conhecimento da vida . Nunca , da nossa parte , buscamos ".....o brilho falso da alegria ...." Muito menos sofremos da " Síndrome do Tarzan " , aquele exibido das telas de cinema . Finalmente , as avaliações técnicas que fiquem para as outras matérias Obrigado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minarello,

Excelente tópico, isso nos convoca para uma reflexão a respeito desta questão. Assim como banalizam o +1, também banalizam o -1 e isso tenho observado em vários tópicos e comunicado à administração e moderação do CA. Teve uma vez que mostrei para a Admin do CA uma pessoa que teve a postagem negativada ao escolher o número de uma rifa. Em outro tópico um usuário foi negativado 2 vezes na mesma postagem e era bem nítido que as 2 pessoas negativaram o post por não entenderem a razão da postagem .

Em tempo, leva + pela excelente oportunidade que está nos dando para debater este tema.

 

@Cyntra seus reports a respeito do uso indevido da ferramento foram unidos aos de outros que igualmente apontaram o uso indevido da ferramenta reputação. O resultado além da discussão interna entre a moderação e a administração (buscando formas técnicas de melhorar o uso, punindo abusos e outras ações que talvez não tenha sido notadas diretamente) foi esse ótimo tópico do Edgar, o qual o mesmo me comunicou antecipadamente de sua intenção de postar e eu dou todo o apoio.

 

Eu pontuei o tópico do Edgar assim como você. Porque? Porque é o tipo de tópico que acrescenta, permite um debate, abre espaço para mudanças e revisão de regras, além de ser uma iniciativa que notadamente visa o bem estar da comunidade. Enfim, não é informação técnica, não é conhecimento, mas agrega valor ao debate e relacionamento.

 

Como já explicado pelo @AndréCarboni, não há como vincular a reputação a fóruns específicos, o mesmo é feito por grupo de usuário. O que estaremos avaliando, por sugestão do @Eduardo Macedo é a criação de um novo grupo para os usuários novatos, os quais não terão acesso a dar ou receber reputação até que sejam promovidos para membros (algo automático, tal como ocorre a promoção para "CA Gold"). Enfim é algo que estamos discutindo pois como tudo, há prós e contras.

 

@Edgar Minarello obrigado mais uma vez pela iniciativa de tratar o tema, que até então estava sendo conversado em privado por vários membros além da própria administração e moderação. Sua opinião e a dos demais reflete esta necessidade de debate aberto.

 

Enfim, de minha parte (minha opinião), a respeito do uso indevido é notável que temos aqui 2 situações: aqueles que acham que a ferramenta é o "curtir" do facebook e aqueles que simplesmente fazem um "lance do compadres" (você me dá pra mim e eu dou pra você). O @Edson Cantarino resumiu bem os dois casos, o desafio é mudar esta mentalidade do joinha para as pessoas, ao invés do joinha para o conteúdo que seria o correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, acho que é questão apenas de relembrar a real função desta ferramenta, coisa para a qual este tópico certamente já está

servindo.

 

Nós brasileiros, para o bem ou para o mal, geralmente temos tendência a sermos cordiais.

 

Com o tempo e a falta de um "puxão de orelha"/lembrete, é compreensível que a troca de "+1's" tenha se tornado um gesto de mera cordialidade sem qualquer outra intenção. Porém, realmente, se usada desta forma, a "feature" funciona contra a sua finalidade.

 

Penso que os pontos básicos já foram colocados:

 

1) O +1 (ou -1) não deve ser usado como "Curti" ou "Não curti";

 

2) O +1 (ou -1) deve ser dado ao conteúdo, e não à pessoa.

 

Ainda, acho que a positivação não precisa necessariamente ser dada apenas a posts técnicos, mas concordo quem em lugares onde as discussões giram claramente em torno do humor/descontração (como o Boteco), isso deva ser muito bem dosado.

Editado por GBJ

HW 77 K 4.5 FAC Original

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com todas as colocações ,Principalmente com os pontos apontados pelo Edgar em não deixar banalizar o +1 pois as práticas citadas são discabíveis( principal questão apontada no post). Mesmo que muita vezes como apontou GBJ passe sem o conhecimentos e sem pretensão de fazer o mal uso.

Devemos cuidar das extrapolações e dos exageraros e valorizar os futuros +1.Até.

Cometa Fênix 400 5.5 GR50kg Elite.

Luneta Hawke 4x32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já foi dito em outro tópico que não me recordo qual e nem por quem, existe um campo no CA, onde é possível verificar quais os conteúdos com mais reputação (+1), assim é possível verificar qual o post ou tópico foi mais bem aceito pelos usuários do fórum e aproveitar um ótimo conteúdo.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/best-content/

 

Portanto o +1 ou -1 serve justamente para dar evidência a bons conteúdos, boas respostas, coisas que acrescentam ao CA.

 

Então temos que ter a consciência e discernimento de utilizar está ferramenta muito importante para reputar conteúdos, e não atacar ou evidenciar um usuário isoladamente.

 

Abraço

 

Luiz Ferrarini

CBC B19-14 4,5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante