Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Vocês usam óculos de tiro com IRIS?


MarcoT

Posts Recomendados

Vocês usam óculos de tiro com IRIS?

Na minha curta experiência com tiro de 10m (mira aberta) este seria um equipamento que eu recomendaria a qualquer um.

Pode ser que eu esteja falando o que todo mundo já sabe mas é que o uso da iris me ajudou tanto que eu gostaria de compartilhar isso.

Na modalidade de Papel 10m Mira Aberta, aprendi que uma boa visada constitui na massa alinhada com a alça de mira e que o foco deve estar NA MASSA e nunca no alvo. No meu caso, uso o Six o´clock Hold - mas isto vai do gosto de cada um. O importante é focar a massa e garantir o alinhamento com a alça.

Para conseguir focar na massa, precisei fazer uma lente para os óculos (a idade pegou e não tinha jeito de focar na massa).

Daí me surgiu outro problema. O foco na massa ficou lindo mas o centro preto do alvo ficou tão borrado, mas tão borrado, que estava difícil de montar a visada. Ruim mesmo. O borrão do centro do alvo chegava a ficar meio apagado.

Foi aí que eu descobri para que servia a bendita IRIS dos óculos. Eu, na minha ignorancia, achava que a iris servia para reduzir a claridade e isolar a visão de tudo menos a figura da visada.

Mas não... existe uma propriedade da ótica que faz com que objetos mais longe fiquem em foco quando vistos por um pequeno orífício (não me peçam para explicar isso kkkkk). Então, na hora que eu coloco a iris na sua abertura mínima eu consigo focar e concentrar na massa de mira e, ao mesmo tempo, o centro do alvo fica nítido. Desta forma fica bem mais fácil de se conseguir uma figura de visada mais consistente.

Pelo menos essa incerteza do disparo eu consegui diminuir... agora só falta o acionamento ruim, a mão que treme, a base mal feita e a respiração errada, etc.... kkkkkkk


PS: uma segunda dica: faça uma lente sob medida para a distância entre seu olho e a massa de mira. O óculos normal é feito para conseguir ler coisas a uns 30 a 50cm; a massa da mira fica a uns 80cm na carabina e quase 1m no caso de pistolas. Eu medi essas distâncias e levei no meu oftalmologista (ele se amarrou na idéia e improvisou estas distâncias incomuns no aparelho do consultório). Dái eu fiz uma lente para cada modalidade.


Valeu!

 

Marco

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade o nome disso é orifício estenopeico. É o mesmo princípio de fechar o diafragma da máquina fotográfica para aumentar a profundidade de foco. Este recurso consta de olhar por um orifício de 1mm de modo que só os raios de luz paralelos entrem pela córnea e pupila de modo a ter menos distorção com consequente maior profundidade. O que você também pode fazer ao invés de dois óculos com adições para perto menores é fazer uma multifocal com boa área intermediária, mas aí vai morrer uma grana...

Editado por Dib
  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, Dib! Ótima explicação.

Quanto à lente, preferi fazer duas porque eu tinha duas armações.

Esqueci de te contar uma coisa que nao conhecia. Também sou oftalmologista. Quando examinei uns atiradores da seleção que usam arma de fogo eles usavam um acessório do tipo monóculo q colocava na frente dos óculos de grau para fazer essa compensação q vc quer. Nunca tinha visto isso (mesmo pq é um acessório para um objetivo muito específico). Procura ver isso. Daí fica um óculos só com esse acessório por cima. Eles usam o óculos prescrito normal (não é nenhuma armação especial) com essa lente à frente. Vou procurar uma imagem e te mando.
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To no celular agora, difícil procurar, mas o Zaitsev tem um post exatamente sobre isso, contando a busca dele pelo orifício perfeito (ele não usava íris, mas adesivos que ele ia colando na lente).

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To no celular agora, difícil procurar, mas o Zaitsev tem um post exatamente sobre isso, contando a busca dele pelo orifício perfeito (ele não usava íris, mas adesivos que ele ia colando na lente).

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Todos nós estamos à procura do orifício perfeito... ahahahaahhaahahahah
  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk

 

Descambou kkkkkk

 

No mais é um bom artifício para quem quer ter uma boa visada

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dib li sua postagem e imaginei no momento que era um colega médico. Bela explicação. Ganha cruzeta.

pelo meu papo nerd? ahahahahahahahahah

 

Em tempo: agora quero postar a foto dessa lente que acopla nos óculos não acho de jeito nenhum...

Editado por Dib
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unzioto para a modalidade "carabina de ar mira aberta", pela norma da CBTE, nāo pode. Não aceitam "qualquer outro tipo de vestimenta utilizada em provas olímpicas ou que facilite o tiro" (item II.e.2 do regulamento).

 

 

 

Coronel, é você colocando as ventosas na moça? Que prática!

 

[]s

 

*Saran

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia a todos ..sou novo por aqui mas tenho alguma experiencia com oculos de tiro e iris. Bom realmente a iris é de grande ajuda na hora da pratica do tiro mas realmente ajuda se a pessoa consegue se adaptar a esse acessório ocular.

A função da iris é realmente em ajudar o foco mas uma grande importância atribuída a ela é manter sempre o mesmo alinhamento do rosto em todos os disparos que na pistola de ar ajuda e muito.

 

A complicação começa pelo principio básico de achar seu olho diretor, depois verificar se vc necessita ou não de lentes corretivas, se sua pratica é indoor ou outdoor ou mista e depois disso é treino.

 

Nunca persista em um acessório que possa estar te atrapalhando pois vc o acha bonito, esse ponto de vista também é valido.

 

No Brasil os óculos para tiro a 10m são os regulamentados pelo padrão ISSF onde o óculos de pistola possui uma lente de 37mm e o de carabina 23mm. Bom vc pode usar também ao contrario mas uma lente ou iris maior ou menor poderá te atrapalhar.

 

Os tapa olhos também são regulamentados e os tampões laterais também, ambos possuem 30mm de largura se não me engano.

 

Esses atachamentos nos óculos não são permitidos para papel 10m, eu ja vi uns onde são 2 imãs com 1mm de espessura onde um deles possui a calibragem dos furos para vc testar e ver com qual voce se adapta. Iniciou seu uso no EUA , algo extremamente barato que logo estará circulando por aqui.

 

Bom se em algum momento eu falei bobagem podem me corrigir por favor....

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coronel, é você colocando as ventosas na moça? Que prática!

 

 

*Saran

 

 

Iris

Alceu Valença

 

Iris olhando as penas coloridas dos concrises

Dos sabiás dos roxinóis e das perdizes

Lembrei de ti oh linda iris

Será que somos dois eternos aprendizes

O amor se planta e ganha a força das raízes

Oh Iris

Quando vieres caçaremos arco-iris

E borboletas para tu de distraires

E só importa que eu delire e tu delires

Oh Iris

 

Col.MTHW

 

PS: para Saran e Reginaldo Alves, rs

Abraços.

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Sobre o uso de óculos e iris na modalidade carabina mira aberta de ar.

 

Essa é uma questão que já deu muita discussão. Em Minas Gerais nas provas da FMGTE alguns atiradores usam óculos de tiro apenas com a aba para tapar o olho, outros usam com a iris.

 

Um amigo do RJ me falou que estávamos fora das regras e com isso passei essa dúvida para o presidente da FMGTE e o mesmo solicitou para que diretor de prova da CBTE me esclarecesse, e tive o seguinte retorno:

 

Minha pergunta ao presidente da federação mineira:

 

Boa tarde Vilela, atiro na modalidade Carabina mira aberta de ar e adquiri a pouco tempo um óculos de tiro pois estava tendo dificuldade na visada devido o cansaço do olho diretor e como o óculo possibilita atirar com os dois olhos abertos, anulei esse cansaço.

Em conversa com um amigo atirador confederado do RJ, o mesmo me falou que é proibido o uso do óculos com a iris (diafragma), já em conversa com outros atiradores de SP e do PR, os mesmo me falaram que é permitido sim.

Segue abaixo a parte do regulamento:

e) Equipamento

1. Não será permitido o uso de bancada móvel para descanso da arma no intervalo do tiro.

2. Não será permitido o uso de calça de tiro, botas de tiro, casaco de tiro, bandoleira, luva ou qualquer outro tipo de vestimenta utilizada em provas olímpicas ou que facilite o tiro.

No regulamento não fica claro quanto ser permitido ou não, os que defendem a proibição, classificam o óculos como sendo uma vestimenta ou acessório que facilita o tiro, já os que defendem a permissão, interpretam que o óculos não se enquadra dentro dessas restrições.

Perante esses conflitos de informações, venho recorrer a você que é autoridade na FMGTE para esclarecer essa dúvida.

Resposta do diretor de provas da CBTE:

Boa Noite!

Óculos de tiro NÃO se enquadra em vestimenta que facilita o tiro e são permitidos em todas as “Provas Nacionais”.

À disposição,

 

 

Portanto o uso é sim permitido.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...
  • 11 months later...
Em 16/02/2016 em 11:02, Reginaldo Alves disse:

Bom dia a todos ..sou novo por aqui mas tenho alguma experiencia com oculos de tiro e iris. Bom realmente a iris é de grande ajuda na hora da pratica do tiro mas realmente ajuda se a pessoa consegue se adaptar a esse acessório ocular.

A função da iris é realmente em ajudar o foco mas uma grande importância atribuída a ela é manter sempre o mesmo alinhamento do rosto em todos os disparos que na pistola de ar ajuda e muito.

 

A complicação começa pelo principio básico de achar seu olho diretor, depois verificar se vc necessita ou não de lentes corretivas, se sua pratica é indoor ou outdoor ou mista e depois disso é treino.

 

Nunca persista em um acessório que possa estar te atrapalhando pois vc o acha bonito, esse ponto de vista também é valido.

 

No Brasil os óculos para tiro a 10m são os regulamentados pelo padrão ISSF onde o óculos de pistola possui uma lente de 37mm e o de carabina 23mm. Bom vc pode usar também ao contrario mas uma lente ou iris maior ou menor poderá te atrapalhar.

 

Os tapa olhos também são regulamentados e os tampões laterais também, ambos possuem 30mm de largura se não me engano.

 

Esses atachamentos nos óculos não são permitidos para papel 10m, eu ja vi uns onde são 2 imãs com 1mm de espessura onde um deles possui a calibragem dos furos para vc testar e ver com qual voce se adapta. Iniciou seu uso no EUA , algo extremamente barato que logo estará circulando por aqui.

 

Bom se em algum momento eu falei bobagem podem me corrigir por favor....

Olá

Desculpe o incomodo e ressucitar o tema.

Estou com 40 anos e resolvi voltar a atirar após alguns anos parado, faz uns 6 meses que estou com vista cansada, diabetes e dificuldade de ler rótulos de embalagens por exemplo, além de já usar um óculos de grau elevado e caro.

Aonde encontro esse iris? Fotoptica acho que não tem ... Tem alguma foto?

Nas fotos que vi que postaram me parece um dioptro com ventosas pra óculos, é isso? Mas aí por ser dioptro não é proibido?

Atenciosamente

Hideo

 

Artemis PR900w + M16A Ghost  + PP700s

Cometa 220 + 400 New Fenix // CBC Life Style + F22 Super // Crossman TR-22 + ;m4// Daisy Power Line 880

Gamo Big Cat  Pulse 35kg + CFX Royal + CFX Royal + Coyote + PT-80 + PT-90 

Hatsan HT 155 Torpedo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soluçao caseira que fiz aqui. (sou novato e nao posso gastar 500 ou mais num oculos oficial)

peguei adesivo do tipo contact, cortei no tamanho de moedas de 10 centavos e fiz um furo com furador, usei furadores de diversos tamanhos.

voce prende o adesivo no oculos e resolve o problema, precisou tira, ou substitui, não pesa e custa quase nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Hideo,

Seja bem vindo à aventura de ingressar na fase dos "enta".  E seja bem vindo também à sua volta para tiro de ar.

Apresento uma alternativa.

Sugestão: Leia o tópico do amigo Zaitsev: http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php?/topic/544-óculos-para-miopes/&

Também é um tópico antigo (e divertidíssimo, bem ao estilo Zaitsev) que tem muitas informações interessantes que me ajudaram a contornar o meu problema de visão: 

vista cansada.  Acredito que também possa lhe ajudar.  No meu caso, simplesmente não enxergo bem as coisas próximas a mim.  E usando os óculos para leitura, tudo que

está longe fica absurdamente fora de foco.  Ou seja, mira aberta nem pensar para fazer algo que preste em termos de precisão.

Voltando ao tópico sugerido:  observe o post do amigo Yokoi em 26/03/12, na página 2 do referido tópico.  Foi com essa informação que eu procurei uma empresa de

adesivos.  Lá, fizeram adesivos perfurados em vários diâmetros (0,9mm, 1,0mm, 1,1mm, 1,2mm) para que eu encontrasse a medida que melhor me atendesse.

Zaitsev também chama a atenção em 23/04/12, na página 3,  para o melhor diâmetro que irá atender à necessidade de cada caso.

Então, munido de tais informações, comprei um par de óculos de segurança baratinhos e colei os adesivos nas posições que melhor atendessem à minha postura de tiro.

A minha pontuação melhorou.  Depois disso, comprei um par de óculos que prestasse, sem grau e lentes bem claras.

Quanto ao uso a este tipo de arranjo, pra variar, as opiniões divergem.  O amigo Robson de Almeida apresenta algo aqui neste mesmo tópico em 01/03/16.

Enfim, a opção de encomendar adesivos foi uma alternativa barata em relação aos produtos importados.  Conforme o Zaitsev: Tupiniquim !

Vale salientar que aproveitei e mandei fazer adesivos "cegos", ou seja, sem furos.  Coloco-o na posição do olho não diretor, e assim posso mantê-lo aberto, causando

melhor conforto.  E sempre uso um boné para evitar a entrada de luz por cima.

 

Espero ter ajudado.

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Muito obrigado pela atenção.

Eu uso óculos de grau muito elevado em termos de astigmatisma, quase 7 graus o que já me dificulta bastante.

Vou verificar  opção de adesivos.

Muitíssimo obrigado

Hideo 

Artemis PR900w + M16A Ghost  + PP700s

Cometa 220 + 400 New Fenix // CBC Life Style + F22 Super // Crossman TR-22 + ;m4// Daisy Power Line 880

Gamo Big Cat  Pulse 35kg + CFX Royal + CFX Royal + Coyote + PT-80 + PT-90 

Hatsan HT 155 Torpedo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante