Jump to content

ANUNCIANTES

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada
blomersi

Coletor feito de sucata

Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria de compartilhar com vocês o coletor de chumbo/porta alvo que fiz utilizando sucata.

Estive em um ferro velho buscando algumas coisas para uma obra que estou fazendo em minha casa e achei algumas peças que "poderiam" se tornar um coletor de chumbo, já que não tenho mais as madeiras que eu costumava utilizar como proteção para o muro (virou outra coisa hauahauhau).

Entre os materiais que encontrei está um Quadro de luz velho, uma chapa de inox nos quais eu gastei R$ 5,00.

Fui até uma serralheria e pedi para que cortassem a chapa de inox no tamanho do quadro de luz e colocassem alguns pingos de solda para fixar. Na serralheria gastei mais R$ 5,00

Ficando assim:

foto%2001.jpg

foto%2002.jpg

foto%2003.jpg

Comprei uma lata de tinta preto fosco para melhorar a aparência do coletor de chumbo. Gasto com a tinta 11,00

foto%2004.jpg

Comprei para fixar o alvo no coletor alguns prendedores de papel os quais me custaram R$10,00 (5 unidades)

Utilizei a uma técnica alternativa (gambiarra) para estender um pouco mais os prendedores de papel e prender os mesmos no quadro de luz usei algumas pecinhas que tinha na minha caixa de ferramentas (não sei o nome das pecinhas que utilizei e muito menos qual sua função).

foto%2005.jpg

foto%2006.jpg

foto%2007.jpg

foto%2008.jpg

foto%2009.jpg

Após tudo montado e pintado de preto fosco o resultado é este.

foto%2010.jpg

foto%2011.jpg

No final gastei R$31,00 e gostei muito do resultado. Na verdade, eu vi vários materiais no ferro-velho que podem ser uteis para a construção de um coletor de chumbo, e que podem sair até mais barato, tudo vai do gosto e da criatividade de cada um.

Até mais.

• Upvote 8

Impressionante a criatividade de nós Brasileiros, pena não termos um bom poder aquisitivo para adquirirmos ferramentas adequadas para desenvolvermos nossos projetos. +1 procê.

• Upvote 2
  • Downvote 1

Bacana, apenas eu teria mandado soldar a chapa inox num angulo mais pronunciado, para evitar ricochetes, mas só testando, já atirou no coletor?

Bacana, apenas eu teria mandado soldar a chapa inox num angulo mais pronunciado, para evitar ricochetes, mas só testando, já atirou no coletor?

O angulo da chapa é máximo que a profundidade do quadro de luz permitiu. Para deixar um angulo maior era necessário cortar a caixa do quadro de luz e fazer alguns "remendos" nela, porem segundo a pessoa que soldou pra mim a lata do quadro de luz é muito fina para grande quantidade de solda e teria que usar uma solda especial o que deixaria o projeto muito caro.

MotaJv e Mario Tulio ainda não pude testar ele, deixei secando a tinta ontem. Hoje eu faço o teste e aviso vcs.

MotaJv e Mario efetuei o teste ontem e o chumbo não ricocheteia.

Alguns problemas que encontrei:
Barulho do tiro no inox é muito alto, esto pensado em algo para abafar um pouco o barulho. (aceito sugestões).
Alguns tiros rasgam o papel. Como eu utilizo alvos impressos em folhas A4 alguns disparos acabam rasgando o papel.

Segue imagens

foto%2012.jpg

foto%2013.jpg

foto%2014.jpg

Independente dos problemas encontrados estou bem satisfeito.

Cobrir o alvo com chumbo e uma espuma ou EVA por cima do chumbo deixará ele estremamente silencioso.

Alguns tiros rasgam o papel. Como eu utilizo alvos impressos em folhas A4 alguns disparos acabam rasgando o papel.

Parabéns pelo coletor.

Compre papel verge com gramatura de 180g que ele fica igual a os comprados, e pode ser impresso em impressoras "comuns".

Hug.

Já imprimiu em papel comum, então, cole fita crepe por trás, é rápido de fazer, e melhora muito os rasgos. a mais larga que encontrei aqui, foi de 48 mm. Coloque um saco de plastico cheio de agua por trá da chapa de inox, diminuirá a reverberação. Compre chumbo em fita (lojas de material de pesca) e cubra a chapa (cole, ou simplesmente dobre as pontas ) com ele.

Edited by Mario Tulio

Raufemann Fritz e Mario Tulio eu havia pensado em utilizar a fita asfáltica que é usada para telhados, mas vou testar com esse cumbo em fita para ver como fica.

Mario Tulio eu não tenho acesso a parte de traz da chapa de inox, pois a mesma foi soldada da caixa do quadro de luz.

Kbeça, vou ver se encontro o papel verge e imprimir uns alvos para teste, uma das coisas que percebi nos disparos é que tanto mais esticado o papel estiver mais ele vai rasgar, ou seja se eu deixar ele "embarrigado" (que não é o correto) ele não rasga.

Obrigado pelas dicas.

Tem um spray de água em casa? dá uma leve borrifada antes de atirar, com o alvo já no coletor.

Tem um spray de água em casa? dá uma leve borrifada antes de atirar, com o alvo já no coletor.

hum... boa ideia... vou testar...

Legal!

O chumbo não ricocheteia?

o ângulo na placa traseira é justamente pra isso. ricochetear para baixo.

E quanto ao barulho? Fez alguma coisa pra diminuir? Sugere alguma coisa? Fiz meu coletor com um extintor cortado ao meio mas faz barulho demais.

E quanto ao barulho? Fez alguma coisa pra diminuir? Sugere alguma coisa? Fiz meu coletor com um extintor cortado ao meio mas faz barulho demais.

Tony Gun eu estou usando uma manta asfáltica (serve para consertar telhados). Ela abafa bem o barulho, recomendo.

Pra abafar o barulho, apesar de não precisar atiro no sítio e não tenho vizinhos, eu uso uma caixa de metal daquelas de ferramenta, a tampa foi retirada e dentro coloco essa coisa aí da foto é tipo uma lã que tirei de um travesseiro velho, não faz nenhum barulho, a lã segura o chumbo e ainda fica fácil o descarte deles, abraços.

UT9UZehm.jpg

Pra abafar o barulho, apesar de não precisar atiro no sítio e não tenho vizinhos, eu uso uma caixa de metal daquelas de ferramenta, a tampa foi retirada e dentro coloco essa coisa aí da foto é tipo uma lã que tirei de um travesseiro velho, não faz nenhum barulho, a lã segura o chumbo e ainda fica fácil o descarte deles, abraços.

UT9UZehm.jpg

Nunca tinha pensado nisso. Excelente ideia, unzioto. Vou tentar isso aqui.

UT9UZehm.jpg

Isso é uma lã de vidro, que também funciona muito bem.

Muito usada por aquaristas para a filtragem mecânica (olha eu desviando o assunto... kkkkkkkkk).

acho que na verdade é manta acrílica !

Concordo. Se foi tirado de travesseiro não pode ser lã de vidro.