Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

contaminação por chumbo


Valante

Posts Recomendados

Estou lendo bastante sobre o esporte e me deparei com o seguinte alerta:

 

 

Os chumbos têm esse nome justamente porque são em sua maioria feitos do metal com o mesmo nome, a não ser alguns tipos de marcas premium. Note que o chumbo é um metal pesado que tem um grau elevado de risco para a saúde humana e animal em casos de contaminação, podendo causar transtornos psiquiátricos, tumores cerebrais, câncer de mama, convulsões, alucinações, paralisias e impotência, sem falar nas fortes dores de estômago e cólicas menstruais e intestinais. Para minimizar as chances de contaminação por chumbo quando praticando o tiro de pressão esportivo basta tomar alguns cuidados simples e muito eficiente:

 

fonte: http://blog.tocandira.com.br/chumbinhos-para-iniciantes/

 

 

Alguém sabe dizer quais são essas marcas premiuns que a munição não é feita de chumbo e sim outro metal?

 

Fico preocupado de atirar aqui no quintal de casa, vai ficar cheio de chumbo na grama, vai que a minha cachorra come um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua preocupação tem nome: SATURNISMO.

Um exemplo do que vc procura é a Raptor da Gamo... Tem a Luxor, tb da Gamo...

Editado por Edson Cantarino

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daisy Precision max... Crosman SSP...

Procura "Lead free pellet"... Tem vários

Cuidado: tem umas com cor diferente, mas é só revestida, como as H&N

Editado por Edson Cantarino

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já pesquisou em locais sérios e confiáveis sobre o risco de contrair Saturnismo?? Cuidado com o sensacionalismo, se fosse como muitos pregam, todo atirador, tanto de ar comprimido quanto de arma de fogo já estaria gravemente contaminado.

 

Não é com o leve contato e seguindo os cuidados necessários que irá se contaminar.

 

Atiro dês dos 12 anos, quando ganhei minha primeira carabina de ar comprimido vivia com a boca cheia de chumbo, pois era costume (muito errado!!!) na época, hoje estou com 51, fundo meus próprios projéteis a mais de 30, já fiz exames e nunca constatou-se alguma contaminação.

 

Abraço.

Editado por Logan
  • +1 4

Baikal IZH46M
Daisy Match Grade Avanti 747 Triumph Match
Cometa Fenix 400
Slavia 631
Steyr LG110 HP
Theobem Rapid MKII
FX Royale 400
Dione 1975

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem vem da velha guarda, década de 70, 80 andavam com Chumbinhos na boca... À época, ninguém imagina nada... Tratava-se talvez de inocência. Não era um ou outro. Todos andavam assim. O chumbo já saia lubrificado... Claro que é errado. Mas, é o que era...

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saturnismo é um doença de longo prazo e depende do organismo e do tipo de exposição. E os médicos não notam em exames de rotina, somente se você apresenta sintomas clássicos. Ela é mais séria em crianças.

  • +1 1

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou dessa época e já cheguei a engolir chumbinho, era só cuidar para ver se saia e tudo trunquilo. rsss

 

Antigamente as caixinhas de chumbo, não traziam nenhum alerta sobre o manejo e seus riscos.

 

Para você minimizar o problema, é só comprar um bom coletor de chumbos, ou fazer um estande de tiros caseiro, se procurar vai achar vários modelos para dar uma ideia de como montar um.

 

Abraço.

  • +1 2

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia falar isso, eu colocava uma caixa inteira na boca, kkkkk rodava horas pelos matos atirando em latinhas mutantes e to aí... Mas como os amigos já falaram compra ou faz um porta alvo com coletor e tranquilo

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

  • +1 1

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu sou um pouco paranóico com doenças então acho que sempre é bom prevenir

 

o envenenamento por chumbo existe sim....embora as manifestações da doença possam demorar muitos anos a aparecer

( tal como os mineiros podem trabalhar anos e anos no duro na mina e alguns adoecem com silicose só muitos anos depois .... por vezes quando já estão na reforma)

este tipo de contaminações não são " rápidas".... pelo contrário demoram muitos anos a se desenvolver....( dependendo também do nível de contaminação lógico)

 

só pelo fato de se disparar armas de pressão de ar com chumbinhos não se vai ficar " envenenado" com chumbo ....

 

mas creio que lavar as mãos no fim do manuseamento dos chumbinhos é um cuidado básico que se deve ter

assim como evitar atirar dentro de casa ( em especial se se utilizar algo duro como pára-balas) parecendo que não pequenas partículas de chumbo vão se espalhar pela casa....o que não deve ser muito saudável...

Editado por netby
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saturnismo ocorre com exposição crônica ao chumbo e quando ele se apresenta de outras formas conjugadas. para se ter uma idéia, menos de 10% do chumbo metálico ingerido é absorvido pelo organismo. Temos que tomar cuidado? Claro! mas um chumbo que se engole uma vez na vida ou um dia sem lavar as mãos não vai te matar. Nossos avós tiveram contato com coisa muito mais tóxica que era o chumbo tetraetil (usado na gasolina) e nunca ouvimos casos de saturnismo na família... essa substância só entrou em desuso em 1978.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns de nós, e me incluo entre eles, é da época que se brincava com Mercúrio, que você vinha em labirintos vendidos em lojas de brinquedos, ou dos inúmeros termômetros que quebramos. Acho que o chumbo é o menor dos nossos problemas. HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHA!

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se você não comer umas latas de 500 vai sem medo, que paranóia, o que você tem que fazer é juntar o chumbo que fica na grama e descartar no lugar certo, pra isso existem coletores de chumbo, abraços e bons tiros sem medo.

  • +1 1

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devemos estar atentos e ter cuidado com o manuseio. Ao longo dos anos o chumbo vem sendo comprovado como nocivo à saúde.

Ele estava presente em muitas coisas que usamos no nosso dia a dia.

Tintas, combustível, entre outras.

.

Os projéteis à base de chumbo estão com os dias contados, por questões ambientais e de saúde pública.

.

Os grandes fabricantes de munição já estão desenvolvendo projéteis compostos com outras ligas metálicas. A H&N já tem as Linhas Green e Power, Mas ainda não tão precisos quanto aos produzidos com liga de chumbos.

.

Ainda bem que as pessoas estão tomando mais cuidado ao manusear, mas mesmo assim ainda encontro pessoas que insistem em colocar o chumbinho na boca. Recentemente apareceu um no estande da FBTE fazendo isso e nós o orientamos dos riscos que a saúde dele estava ocorrendo.

  • +1 2

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, sério. Cuidado com a filosofia do "faço isso por 30 anos e nada me aconteceu". Tem muito fumante no A.C.Camargo que repetiu isso a vida toda. Estamos falando de metal pesado, acumulativo, com capacidade mutagênica (procura no dicionário, quer moleza, hehe) especialmente se inalados os gases durante a fusão.

 

Meninos e meninas, a lição que aprendemos hoje é: NÃO BOTA ESSA PORRA NA BOCA!

A única coisa que se consegue é enferrujar o cano com a acidez da saliva, e estragar a saúde.

 

Voltando ao tópico deste post: ficam aí as opções de pellets sem chumbo. Nunca testei, nem tenho o recurso e muito menos a competência de avaliar se são melhores. Só sei que custam caro. Fica a dica.

  • +1 2

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Edson, Cyntra e a todos pelo respeito com o assunto.

Achei que iam me esculachar, me tirar de paranoico ou maluco, que seria apenas uma prova de desinformação e ignorância.

Mas mais uma vez esse fórum se prova de alto nível de conhecimento e bom senso... e cordialidade. Pelo que agradeço!

 

O fato é que o assunto é sério. Trata-se de metal pesado, a parada não é brincadeira. Ambientalmente é desastroso.

A preocupação nem é só com a minha saúde, é com os meus cachorros, com meu sobrinho pequeno, e com a terra do meu terreno.

Cara, chumbo na terra é jogo duro. Contamina por gerações.

Eu vejo tanta gente aqui que atira em sítio. Está contaminando a terra. Pouco a pouco, claro. Mas contamina sim.

 

Terra com chumbo, nasce mato com chumbo, a vaca come o mato... e temos um belo churrasco com chumbo.

Fora que contamina o lençol freático também (água).

 

CYNTRA falou muito bem, chumbo está com os dias contados mesmo. Assim como as pastilhas de freio dos nossos carros já não mais são de amianto... foram banidas por lei. E sim, também sou da época de brincar com os labirintos de mercúrio rsrs e o pior é que era muito legal.

 

Agradeço as dicas, a munição green e o stand de tiro, é uma solução elegante. Nem quero ver o preço $$$$$$$$ afff.

 

E eu nem acho que o chumbinho seja impraticável, acho que dá para usar com cuidados, desde que não fique perdida na terra para sempre e tal.

E colocar chumbo na boca... hoje em dia, com tanta informação à disposição, não há motivo pra isso.

 

Valeu!!

Editado por Valante
  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eSSE TIPO DE CONTAMINAÇAO, NAO TEM EFEITO EM QUEM MANUSEIA CHUMBINHO PARA PRATICA DO TIRO ESPORTIVO...ISSO É PARA QUEM TRABALHA EM MINAS EM FABRICAS DE BATERIA , QUEM REFORMA BATERIA E TAL......EU QNDO CRIANÇA VIVIA COM 10 15 CHUMBINHOS NA BOCA E SAIA PRA CAÇAR..CHEGUEI ATE ENGOLIR ALGUNS...PODE FICAR TRANQUILO Q NAO VAI ACONTECER NADA COM VC.......

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Srs notei que os relatos são muito semelhantes e principalmente quando falamos de gerações anos 70 e 80, me criei no interior do Rio Grande do Sul e naquela época de guri, saía para o mato com a boca cheia de chumbinhos, pois não tínhamos informações sobre o mal que está atitude poderia vir a causar, o importante naquele momento era a diversão de colocar a boa e velha URKO nas costas e ser feliz, graças a Deus passaram os anos e saúde está perfeita, hoje me resta passar este conhecimento aos mais novos.

 

Enviado de meu SM-G3812B usando Tapatalk

Bam B19-17 5.5

Hatsan HT- 125 5.5

Cometa Fusion 4.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A contaminação em cadeia, é como a radioatividade. Você não vê, não sente, mas esta lá acumulando em tudo. Considero esse o maior risco, o real problema.

 

Já botei muito chumbo na boca quando guri, e confesso que ainda hoje as vezes me pego segurando algum entre os lábios. Bom que o homem já está consciente do risco. Ruim é que como toda questão que envolve costumes, vai durar ainda algumas gerações (sou meio cético, principalmente quando olho pro passado, até hoje).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas Pessoal,
Eu já tive quadros de um começo de Saturnismo há uns anos.

É muito difícil ter absorção de chumbo em escala danosa ao corpo ao colocar chumbinhos na boca. Por ser uma peça sólida, é menos provável que algum caso grave venha a ocorrer.

Comigo o susto foi na cutelaria, não no tiro. Para fazer algumas peças de facas, eu necessitava derreter chumbo, e o vapor é tóxico. Ao respirar o vapor, sente-se apenas o cheiro ruim característico do chumbo, mas depois de repetir esse descuido algumas vezes, o corpo começa a dar sinais. Bastante dor de cabeça, dor nas articulações, gostinho metálico na boca, perda da capacidade de memorizar acontecimentos com perfeição e por aí vai.

 

Tem que tomar cuidado...
Abraço

  • +1 1

A paciência é amarga, mas seus frutos são doces. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando penso na gasolina com adição de chumbo para aumentar a octanagem, que era a gasolina comum até o início dos anos 80, passo a acreditar que os chumbos que engoli eram apenas tira gosto. Na minha idade já respirei tanto chumbo e outros gases tóxicos que me sinto um Ozzy brasileiro.

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Eu coloquei muito chumbinho na boca e estou vivo". Que belo argumento. Bastante culto. Fato é que não é bem assim.

 

Os sintomas de uma intoxicação inicial são difíceis de diagnosticar, pois envolvem mudança "sutil" de personalidade.

 

Ansiedade, depressão, irritabilidade, agressividade. A pessoa anda meio deprimida e irritada... o médico nem suspeita de chumbo.

 

E ainda: declínio cognitivo, tais como declínio da memória, capacidade de aprendizado, etc. Dor de cabeça.

 

Esses são sintomas que os médicos costumam dizer que é stress, etc. Médico nenhum vai dizer "isso é saturnismo".

 

Só quando o cara está convulsionando, com a gengiva azul e com gosto de metal na boca é que o médico vai se tocar. Aí é tarde.

 

Claro que uma pessoa com menor nível de cultura e inteligência vai dizer, UAI SÔ, CHUMBO É BÃO, FAZ MAL NÃO FIO. Mesmo diante de argumentos e informações.

 

Por exemplo, na embalagem dos chumbinhos H&N tem uma fita falando dos perigos da exposição por chumbo. A coisa é real.

 

Mas tem pessoas que ainda acham que chupar chumbinho é bacana? Talvez isso já seja um sintoma. Declínio cognitivo?...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que estou sendo chato, mas a prudência é dos chatos mesmo.

 

Não fui eu que inventei esse problema, eu li isso numa página de munições de tiro esportivo (link está no primeiro post).

 

E esse site, além de fazer o alerta, traz algumas recomendações de segurança:

 

 

– Enquanto estiver manuseando chumbos durante suas práticas de tiro de pressão, NUNCA coma, beba ou toque nada com suas mãos (comidas, bebidas, boca, olhos e nariz seus ou de outras pessoas) uma vez que suas mãos terão muitos traços de pó de chumbo resultantes da manipulação dos mesmos, carregamento da carabina e mesmo resultante dos disparos;

 

– Durante o período de prática de tiro de pressão, lave REGULARMENTE suas mãos e rosto com sabão e água abundante para minimizar as chances de contaminação;

 

– SEMPRE após um período de prática de tiro de pressão, tome um bom banho o quanto antes, abusando do shampoo e sabão para se livrar do máximo de resíduos de chumbo;

 

– MUITO CUIDADO com os chumbos utilizados e não utilizados para evitar que sejam ingeridos por animais domésticos e crianças;

 

– NUNCA coloque chumbos na boca durante o ato de recarregar a arma.

Editado por Valante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracas!

 

Tem tanta gente dizendo que ficava com chumbo na boca que me deu vontade de fazer um tira-gosto e tomar uma cervejinha! kkkk

 

Ainda mais que hoje é SEXta-feira...

 

Tira_gosto_com_chumbinho.png

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enfim,

 

estive pesquisando as opções de munições sem chumbo.

 

Li que um problema é que essas munições são mais rígidas e podem danificar o raiamento do cano.

 

Por isso seriam munições para tiros eventuais... que triste.

 

Verdade isso?... alguém tem informações e experiências sobre o assunto? obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tirando essa Brahma (cervejas da ambev argh) tá tudo bão demais kkkkkkkkkkkkkk

 

hehehe essa Bramha foi a foto que eu achei... mas pra falar a verdade cerveja e cachaça pra mim é que nem carabina eu gosto de todas!!!

 

 

 

– Enquanto estiver manuseando chumbos durante suas práticas de tiro de pressão, NUNCA coma, beba ou toque nada com suas mãos (comidas, bebidas, boca, olhos e nariz seus ou de outras pessoas) uma vez que suas mãos terão muitos traços de pó de chumbo resultantes da manipulação dos mesmos, carregamento da carabina e mesmo resultante dos disparos;

 

– Durante o período de prática de tiro de pressão, lave REGULARMENTE suas mãos e rosto com sabão e água abundante para minimizar as chances de contaminação;

 

– SEMPRE após um período de prática de tiro de pressão, tome um bom banho o quanto antes, abusando do shampoo e sabão para se livrar do máximo de resíduos de chumbo;

 

– MUITO CUIDADO com os chumbos utilizados e não utilizados para evitar que sejam ingeridos por animais domésticos e crianças;

 

– NUNCA coloque chumbos na boca durante o ato de recarregar a arma.

 

Brincadeiras a parte, não é minha intenção poluir o tópico, apenas descontrair...

 

Eu penso que sim, é necessários tomar cuidados, estes que citou acima.

 

Além disso, particularmente, eu toda vez que compro chumbos tenho mania de lavar, secar, lubrificar e embalar de 20 em 20 em saquinhos de sorvete, conforme vou usando abro os saquinho e coloco em caixinhas de tic-tac. Mesmo atirando apenas com carabinas de mola, faço isso para lubrificar, evitar oxidação dos chumbos, eliminar a limalha ou pó da fábrica, facilitar meu controle de estoque e manuseio. Já virou rotina.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/13492-mostrem-sua-colecao-de-chumbinhos/

 

Até mais.

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe essa Bramha foi a foto que eu achei... mas pra falar a verdade cerveja e cachaça pra mim é que nem carabina eu gosto de todas!!!

 

 

 

 

Brincadeiras a parte, não é minha intenção poluir o tópico, apenas descontrair...

 

Eu penso que sim, é necessários tomar cuidados, estes que citou acima.

 

Além disso, particularmente, eu toda vez que compro chumbos tenho mania de lavar, secar, lubrificar e embalar de 20 em 20 em saquinhos de sorvete, conforme vou usando abro os saquinho e coloco em caixinhas de tic-tac. Mesmo atirando apenas com carabinas de mola, faço isso para lubrificar, evitar oxidação dos chumbos, eliminar a limalha ou pó da fábrica, facilitar meu controle de estoque e manuseio. Já virou rotina.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/13492-mostrem-sua-colecao-de-chumbinhos/

 

Até mais.

Marvin Meticuloso

 

Ainda fico impressionado e olha que tenho um leve grau de TOC kkkkk

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marvin Meticuloso

 

Ainda fico impressionado e olha que tenho um leve grau de TOC kkkkk

 

Obrigado Raufemann.

 

Eu só vi o post agora, é que eu estava ocupado colocando as minhas camisas em ordem por cor....

 

Até mais.

  • +1 1

CARABINAS: GOSTO DE TODAS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Raufemann.

 

Eu só vi o post agora, é que eu estava ocupado colocando as minhas camisas em ordem por cor....

 

Até mais.

Kkkkkkkk figura.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lendo os relatos eu fiquei lembrando das coisas que fazíamos na maior inocência, mas como diz o ditado deus protege os bebados e as crianças. brincávamos com mercúrio, puxava gasolina na boca e soprava gicle de carburador na boca pra desentupir, acendia cigarros do pai, e colocávamos chumbinho na boca durante as aventuras. Nada melhor que ser inocente e ignorar os perigos;

Hoje dentre de uma das minhas atribuições do meu trabalho é escolher respiradores, filtros e avaliar níveis de exposição de agentes químicos, além de remediar solos contaminados, o mundo dá muitas voltas...

  • +1 1

B19s - GR50kg Elite - Gatilho Quickshot - 4,5mm

Slavia 634 - 4,5mm
Beeman P17 - 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lendo os relatos eu fiquei lembrando das coisas que fazíamos na maior inocência, mas como diz o ditado deus protege os bebados e as crianças. brincávamos com mercúrio, puxava gasolina na boca e soprava gicle de carburador na boca pra desentupir, acendia cigarros do pai, e colocávamos chumbinho na boca durante as aventuras. Nada melhor que ser inocente e ignorar os perigos;

Hoje dentre de uma das minhas atribuições do meu trabalho é escolher respiradores, filtros e avaliar níveis de exposição de agentes químicos, além de remediar solos contaminados, o mundo dá muitas voltas...

Putz! Soprar gicle... Verdade! Tem muito cara que vai ficar sem entender essa. Hahahahaha!

Estamos vivos só por milagre mesmo.

Pistola SPA CP1-M 5.5mm

Revolver WG Rossi 701 4.5mm CO2]

"Eu sou a mão debaixo da saia da Monalisa" John Milton-`The Devil's Advocate`

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lendo os relatos eu fiquei lembrando das coisas que fazíamos na maior inocência, mas como diz o ditado deus protege os bebados e as crianças. brincávamos com mercúrio, puxava gasolina na boca e soprava gicle de carburador na boca pra desentupir, acendia cigarros do pai, e colocávamos chumbinho na boca durante as aventuras. Nada melhor que ser inocente e ignorar os perigos;

Hoje dentre de uma das minhas atribuições do meu trabalho é escolher respiradores, filtros e avaliar níveis de exposição de agentes químicos, além de remediar solos contaminados, o mundo dá muitas voltas...

Tem outras coisinhas perigosas que eu fazia. Eu moía vidro pra fazer cerol ...... Putz aquilo era loucura

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...
7 horas atrás, Toshina disse:

Alguem sabe me dizer se um chumbinho da marca Sonic pro Technogun que atravessou a bochecha do um amigo meu pode inflamar????

Se não tomar anti inflamatório vai sim e por conta da contaminação e não do chumbo em si. Mas o que ele aprontou para isso acontecer?

banner.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Toshina disse:

Alguem sabe me dizer se um chumbinho da marca Sonic pro Technogun que atravessou a bochecha do um amigo meu pode inflamar????

É importante também estere lizar o ferimento e fazer um bom curativo, de preferencia em um ambulatório, 
alem do mais, esse acidente foi muito imprudente e irresponsável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Toshina disse:

Alguem sabe me dizer se um chumbinho da marca Sonic pro Technogun que atravessou a bochecha do um amigo meu pode inflamar????

Se o dente não rodou junto me faz pensar que foi de dentro pra fora. Inflamar qualquer ferimento inflama, a preocupação maior seria infecção pelas bactérias da boca. A marca do chumbo é irrelevante ao meu ver.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/03/2019 em 00:40, Toshina disse:

Alguem sabe me dizer se um chumbinho da marca Sonic pro Technogun que atravessou a bochecha do um amigo meu pode inflamar????

lamentável. o que mais se fala em primeiro lugar é sempre a segurança, a não ser que tenha sido um chumbo perdido, caso contrário pura falta de responsabilidade

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante