Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Norica Match


Francisco Luiz Viana Neto

Posts Recomendados

Faz alguns meses que criamos um grupo de tiro esportivo em nossa cidade, testamos alguns chumbos e o que mais agrupou nas CFXs foi o rossi diabolo, porém, devido a super valorização no preço deste chumbinho, resolví testar outros chumbos e mim deparei com este norica na MUNDILAR, preço justo e um chumbinho que não deixa nada a desejar em relação a outros chumbos famosos, agrupa tanto quanto o rossi, só com o detalhe de ser mais bem acabado e um menor preço, ainda estou esperando alguns JSBs MATCH que pedí, quando chegar postarei o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Francisco,

Aqui no CA tem um tópico sobre nome curiosos de chumbos e eu vi uma embalagem do Norica, informando que era produzido pela H&N. Seria interessante testar também os chumbos da H&N.

Quanto a fazer papel 10 metros com carabinas de cano fixo e no 5,5, isso ocorre onde os organizadores não seguem as diretrizes da CBTE - Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cyntra então não pode usar carabina de cano fixo em papel?

Rosimar,

Nos clubes, federações e associações que seguem o regulamento da CBTE, só carabinas de cano basculante e no calibre 4,5. na modalidade papel 10 metros.

  • +1 1

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A modalidade é denominada "carabina de ar mira aberta" e tem a finalidade de ser a entrada no tiro esportivo. Por isso somente pode usar carabina de cano basculado, calibre 4,5 e original, pois visa facilitar a participação maior de novos atiradores. Cfx já é bem mais cara e é usada por atiradores mais experientes nas modalidades de br, fieldtarget silhuetas metálicas e outras que exige equipamento de maior qualidade.

  • +1 1

Walther LP-300 XT

Steyr LP-10

Morini 162-E

Cometa 300

Baikal 4,5

CBC 345 Junior camo

CBC F18 5.5

BAM 12-6

CR de coleção, caça e tiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contra, sobre o cano e calibre eu já sabia, mas tenho uma dúvida quanto ao chumbo, pode usar qualquer tipo ou somente os match???

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Contra não( raio de corretor) Cyntra.

 

 

 

Eu tenho uma lata do Nórica by H&N

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contra, sobre o cano e calibre eu já sabia, mas tenho uma dúvida quanto ao chumbo, pode usar qualquer tipo ou somente os match???

.

Marco,

Pode ser usado qualquer tipo de chumbo. Os chumbos FLAT(cabeça chata) ou MATCH são os mais usados pois facilita muito a leitura da pontuação. Por ter quina viva, os chumbos FLAT deixam a perfuração no papel com melhor definição.

.

A modalidade Papel 10 metros faz parte das chamadas Provas Especiais que são as provas que não se enquadram nas categorias olímpicas.Tanto é que ela não tem alvo próprio, o alvo dela é o alvo de pistola da ISSF, entidade maior do tiro esportivo no mundo todo. É a modalidade que serve de entrada para o Tiro Olímpico.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz alguns meses que criamos um grupo de tiro esportivo em nossa cidade, testamos alguns chumbos e o que mais agrupou nas CFXs foi o rossi diabolo, porém, devido a super valorização no preço deste chumbinho, resolví testar outros chumbos e mim deparei com este norica na MUNDILAR, preço justo e um chumbinho que não deixa nada a desejar em relação a outros chumbos famosos, agrupa tanto quanto o rossi, só com o detalhe de ser mais bem acabado e um menor preço, ainda estou esperando alguns JSBs MATCH que pedí, quando chegar postarei o resultado.

 

O Norica Match é o mesmo chumbo Excite Plinking da H&N.

Fiz uns agrupamentos com duas carabinas, os resultados podem ser vistos no tópico abaixo.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/13600-grupos-gamo-big-cat-x-cometa-220/

 

Também tem um vídeo de um review do Norica Match no Youtube.

https://www.youtube.com/watch?v=8dYaqfTSrzs

 

Espero ter ajudado!

Gamo Big Cat 4,5
Cometa 220 4,5 (ganhei numa rifa aqui do fórum)

 

Alvo Olimpíada Postal:

https://drive.google.com/file/d/0B0d2PxdOxpGxMkJhMnFuRVlCXzg/view?usp=sharing

 

É imprimir e se divertir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos clubes, federações e associações que seguem o regulamento da CBTE, só carabinas de cano basculante e no calibre 4,5. na modalidade papel 10 metros.

Aqui usa-se de tudo menos PCP, de B12 a HW, cano fixo ou não, pois temos poucos competidores e as carabinas são como Bombril, tem mais de uma utilidade rsrs, por que a CBTE não muda as regras? e forma duas competições distintas, cano fixo e cano basculante. a CBTE permite o uso de GR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mazinho falei no popular. Mais não entendo de chumbo match não. Mira aberta só prático tiro informal e gosto de atirar em latas, pet e afins tanto de fênix, de hw85 quanto de hw50. Penso em comprar futuramente uma 30s e para aprimorar as técnicas do tiro para ajudar no tiro apoiado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

a CBTE permite o uso de GR?

A CBTE perimite o uso de GR. Nisso já houve um avanço.
Também liberaram a questão do peso do gatilho, antes não era permitido gatilho abaixo de 500 gramas. Agora pode usar em qualquer peso.

.

Muitos dizem que o cano fixo leva vantagem sobre o cano basculante. Para mim isso não é vantagem nenhuma, pois as de cano fixo levam mais tempo para serem municiadas.

.

 

No caso das mudanças na CBTE, elas devem partir dos organizadores interessados em sugerir as alterações.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mazinho, como vai? Vi agora o post do Pedro.

 

Para papel se usa chumbo match, que tem cabeça chata, pois ele corta cículos bem definidos no papel.

 

Se você usa um chumbo de cabeça arredondada, pontuda, bicuda ou sei lá qual outro tipo vão inventar, os furos ficam bem menores e mal definidos.

 

Para essa modalidade é um problema, pois vale o tiro que cortar o círculo. Se o furo é pequeno, um tiro que cortaria o "10" se afasta do cículo e aí vale "9". Não tem graça.

 

furo-10.jpg

 

Esse também é um motivo pelo qual calibres diferentes não podem competir com equilíbrio. Quem usa 5,5 pode ter o tiro 0,5 mm para fora e ainda continua a cortar o círculo. Se for um 6 mm, o tiro pode ficar 0,75 mm para fora e continua a cortar o círculo e assim por diante.

 

Por isso as categorias ISSF de armas de pressão adotam um único calibre, o 4,5 mm. A CBTE tem também uma categoria para armas de pressão, o USBR e essa aceita 5,5. Mas com 25 m de distância, não é boa idéia o chumbo match.

 

O problema do chumbo match é que tem péssimo desempenho aerodinâmico. Não serve para nada a mais de 10 m pois a cabeça chata causa ainda mais arrasto (a saia sempre gera arrasto para estabilizar o chumbo) e com isso acaba desviando muito.

 

Em distância maior parece que o melhor são os de cabeça arredondada, pelo pouco que testei e pelo muito que li por aqui.

 

Um abraço!

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante