Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Carabina PCP com Nitrogênio !


veloata

Posts Recomendados

Pessoal Venho Aqui Tirar Algumas Duvidas com Voces que são muito expert nos Assuntos e ja devem ter pesquisado bastante e ate mesmo testado !

 

Comprei recentemento uma Sumatra 500cc , e vem aquela Duvida , O que utilizar ? que Cilindro ? ar puro ? nitrogenio ? ar comum ( que respiramos mesmo)

 

Ouvi Dizer que Oxigenio Puro Corre muito Risco de Explosão ! Eu até concordo com isto ! mais na loja de mergulho eles carregam com oxigenio puro correto?

 

o Ar ambiente contem apenas 21 % de oxigenio e 78% de nitrogenio , então pensando assim pensei em comprar um cilindro de 300 bar 6 litros de fibra e carregar minha pcp apenas com nitrogenio puro porque acredito eu que tenha menor chance de explodir ou dar qualquer outro problema e nitrogenio e mais facil de achar que oxigenio na minha cidade .

 

Estou correto no Pensamento ?

 

Porque teve algumas pessoas falaram que nitrogenio não é recomendado para pcp e é perigoso explodir . AI FIQUEI EM DUVIDA MESMO , Gostaria da opnião de voces que tem a muito tempo pcps ! grato e desculpe o incomodo !

 

espero ter sido claro no que quiz dizer !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... mais na loja de mergulho eles carregam com oxigenio puro correto

 

Errado !

 

Os cilindros de mergulho e os de conjunto autônomo utilizado por bombeiros utilizam ar comprimido. Dependendo do modelo do cilindro, a pressão é de 200 ou 300 bar.

 

Complementando, neste caso o cuidado a ser observado é o controle de qualidade do ar. Sobre estes assunto, qualidade do ar respirável, existe a publicação da Fundacentro - Programa de Proteção Respiratória: Recomendações, Seleção e Uso de Respiradores

 

http://www.fundacentro.gov.br/biblioteca/biblioteca-digital/publicacao/detalhe/2013/3/programa-de-protecao-respiratoria-recomendacoes-selecao-e-uso-de-respiradores

 

Capítulo 9 AR RESPIRÁVEL PARA AS MÁSCARAS AUTÔNOMAS E OS RESPIRADORES DE LINHA DE AR COMPRIMIDO

 

...

 

9,2 RISCOS DO USO DO OXIGÊNIO

...

9,4 AR RESPIRÁVEL PROVENIENTE DE COMPRESSORES

 

 

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Oxigênio

 

http://www.proplad.ufu.br/sites/proplad.ufu.br/files/GasesEsp-Oxigenio-FISPQ-4638.pdf

 

 

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Nitrogênio

 

http://www.unidox.com.br/site/images/stories/fispqNitrogenio.pdf

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PCP usa ar respirável (ar ambiente) com as composições citadas por você. É preferível ter um cilindro de ar grande tipo 60 litros e ir onde tem uma escola de mergulho para encher para você, assim você teria uma autonomia de uns 8 mil tiros antes de ter que recarregar o cilindro.

 

Em fóruns americanos, já vi relatos de várias pessoas que usam nitrogênio por falta de opção para carregar o cilindro. Eu pessoalmente prefiro não arriscar.

AT 44 5,5 monoshot 4,5/5,5 

Nova Vista Alpha 4,5 Vendida

Gamo Extreme Co2 5,5 Vendida
Marauder 5,5 Vendida
Hatsan AT 44 5,5 Vendida
Hatsan Flash 5,5 Vendida
SPA P12 5,5 Vendida
SPA P10 5,5 Vendida
HW 100 5,5 Vendida
SPA PP700S 5,5 Vendida
SPA CP1 5,5 Vendida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro veloata, o oxigênio puro, além de tóxico, é altamente inflamável. Quando comprimido, ele aquece e pode causar explosões. As lojas de mergulho enchem os cilindros com ar respirável, que inclusive é o indicado a se utilizar para preencher os cilindros das armas PCP. Quanto a usar nitrogênio, não sei lhe dizer, mas creio que é melhor não arriscar, eu pessoalmente não trocaria o certo pelo duvidoso, ainda mais se vc ainda está descobrindo o mundo das PCPs.

 

Quanto ao cilindo de 300BAR, vai firme, encha-o com ar respirável e bote a Sumatra para funcionar. Mas lembre-se sempre de usar com responsabilidade e encher o reservatório da sumatra somente até 200BAR, pois é muita pressão, e qualquer erro pode ocasionar um acidente grave.

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nitrogênio não é inflamável. pode ser usado mas, sinceramente? não vejo aplicabilidade prática. só se quiser alugar cilindro de uma white martins da vida por achar mais em conta... As lojas de mergulho carregam com ar comprimido. Oxigênio puro pressurizado é tóxico para o mergulhador e ALTAMENTE inflamável! Alumínio do cilindro (alumínio é componente de termite) associado a O2 100% pressurizado se torna uma bomba incendiária potencial. nunca que vão colocar isso numa Scuba. quer ver o que o oxigênio puro faz pressurizado? veja o que aconteceu com os astronautas da Apolo 1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um atirador (Anderson YMK) de uma cidade que não tem acesso a recarga de cilindros scuba usa cilindros de nitrogenio pra recarga da PCP. Ele usa os serviços de empresas como White Martins, Linde, etc para a troca do cilindrão de nitrogênio em casa.

Motivo: é mais barato do que o cilindrão de ar comprimido que as mesmas fornecem.

Ele teve que fazer as conexões para que ficassem compatíveis.

Pelo que orcei, é bem barato mesmo, comparando com o uso de cilindros S80 ou similares.

 

att

Walther LG300 Field Target (16J)
Air Arms Tx 200 .177 (16J)
Hw50s .177
Edgun Matador R3M .22
Bullpup B19s .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um adendo, o oxigênio puro em contato com óleos ou graxa, explode, daí o porque de não ser aconselhável o uso em carabinas, pois mesmo PCP, tem áreas com graxa ou óleo.

 

Até onde sei como leigo, o oxigênio não é inflamável e sim acelerador de combustão, ou seja, ele não explode sozinho, precisa de algo para iniciar, no caso uma fonte de calor.

 

Espero ter ajudado!!!

Editado por MarceloDG

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxigênio nunca.

 

Nitrogênio eu não colocaria nunca, vai o-rings e o cacete pro saco, eles foram preparados para usar o ar respirável, a dilatação do nitrogênio na saída da válvula do cilindro, transfer port, cano etc pode causar falhas nas estruturas por congelamento, como ocorre em armas de CO2.

 

O certo é ar respirável e com seus devidos cuidados, um lugar que não abasteça com compressor livre de óleo ainda pode causar risco de explosão (lembre-se de motores a diesel e oxigênio, não existe faísca e muito menos oxigênio puro).

 

Então é isso, chamamos o ar respirável de comburente, mas O2 puro é combustível.

 

Nitrogênio eu não recomendo.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um adendo, o oxigênio puro em contato com óleos ou graxa, explode, daí o porque de não ser aconselhável o uso em carabinas, pois mesmo PCP, tem áreas com graxa ou óleo.

 

Até onde sei como leigo, o oxigênio não é inflamável e sim acelerador de combustão, ou seja, ele não explode sozinho, precisa de algo para iniciar, no caso uma fonte de calor.

 

Espero ter ajudado!!!

 

O oxigênio a alta pressão é oxidante. Em contato com óleos e graxas ,etc. nem precisa de fonte de calor, mesmo porque ele não é inflamável.

 

Para conhecer melhor, basta ler

 

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Oxigênio

 

http://www.proplad.ufu.br/sites/proplad.ufu.br/files/GasesEsp-Oxigenio-FISPQ-4638.pdf

Editado por Alberto José
  • +1 1

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas meu Amigo Raufemann, no caso dos motores, temos a fonte de calor: compressão demasiadamente rápida....... mesmo caso das nossas queridas springers, efeito diesel.............

 

O2 puro não é combustível, pelo menos até onde eu sei....... é um acelerador de combustão.....


Olha ai o Alberto confirmando oq eu disse!!!!!

  • +1 1

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme sua disposição e facilidade em encher o cilindro...talvez tratando se de uma Sumatra...melhor é ir para o compressor portatil da Rossi...Sumatra e sutiã é só para quem tem peito...nego esvazia um cilindro num dia só.

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vale a pena assistir de novo



Fotos da Sumatra

Sumatra1__1_.jpg?sbsr=023737fcb2967d3b6b

Sumatra1__2_.jpg?sbsr=5365e75e15357cf9fb

Sumatra1__3_.jpg?sbsr=65affd53855ec3e41e

Sumatra1__4_.jpg?sbsr=1c7fbdb03d7a6e845d

Sumatra1__5_.jpg?sbsr=a0db194256a28866b5

Sumatra1__6_.jpg?sbsr=fd365c70c15e2b8aac

Sumatra1__7_.jpg?sbsr=1153a835bb9ca03c35

Comentário: trata-se de uma reação violenta do oxigênio quando em contato com graxa, óleo enfim, derivados de petróleo. O aço "vira gesso" ...

Na indústria petrolífera, nos anos 70/80, os mergulhadores (mergulho saturado) usavam graxa de silicone e em caso de contaminação das ferramentas com petróleo, abandonavam as ferramentas para não levar para dentro do câmara de compressão pois o risco de reação com o oxigênio da mistura gasosa é elevada.

Outro acidente, desta vez em solda oxiacetileno

Regulador_de_presso.jpg?sbsr=e111df9ba64

O soldador tinha óleo em suas mãos e havia um vazamento de oxigênio na conexão da abraçadeira da mangueira.


 

1_online.jpg?sbsr=16ad334a9b49a68cff2fcb

Editado por Alberto José
  • +1 2

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O oxigênio a alta pressão é oxidante. Em contato com óleos e graxas ,etc. nem precisa de fonte de calor, mesmo porque ele não é inflamável.

 

Para conhecer melhor, basta ler

 

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos - FISPQ Oxigênio

 

http://www.proplad.ufu.br/sites/proplad.ufu.br/files/GasesEsp-Oxigenio-FISPQ-4638.pdf

Mas meu Amigo Raufemann, no caso dos motores, temos a fonte de calor: compressão demasiadamente rápida....... mesmo caso das nossas queridas springers, efeito diesel.............

 

O2 puro não é combustível, pelo menos até onde eu sei....... é um acelerador de combustão.....Olha ai o Alberto confirmando oq eu disse!!!!!

Graças a Deus têm grandes mestres aqui para me corrigir.

 

Positivo senhores e agradeço por me corrigirem.

 

Comburente e oxidante.

 

Quem seria o combustível no caso de um explosão seria qualquer molécula de óleo comprimida com o comburente em excesso, confere? - no caso de explosões como a que houve da Sumatra (fato já conhecido) o problema maior foi o O2 expandir após a quebra do hidrocarboneto em alta pressão?

 

Reiterando, não aconselho o nitrogênio.

 

P.S.: hoje só dei bola fora kkkkkkkkkkkkk

Editado por Raufemann

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra lugares remotos, que não se encontra pontos de recarga de scuba, a solução mas prática é comprar ar comprimido hospitalar da White Martins.

Quando usava PCP mantinha um cilindrão em casa que dava pra fazer muuitas recargas.

Na época pagava 120 reais por cada carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tentei isso uma vez com a White Martins, porém só com CNPJ eles aceitavam.

 

O cilindro também é tamanho família né.

 

Usamks umas vez um de nitrogênio para tocar uma serra pneumática em uma apresentação de material cirúrgico e cara, o cilindro era barra pesada hehehe.

 

Mas ainda dei conta de colocar e tirar do carro, mas não aconselho sem carrinho.

 

Mas se não tiver onde e for uma opção, dá até para usar para encher cilindros menores.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez, um professor disse q só existe um combustível no universo: o carbono.

Logo, se não tem carbono, não eh combustível.

 

Raufemann, nada de bola fora amigo, nesse tempo q to aqui, aprendi muito mais q ajudei..... Kkkkkk

 

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk

Gamo CFX Royal 4.5 + Dampa + Shilba 8-32x50

"Provérbios, cap. 17, vers. 28"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente, o oxigênio é comburente...

Wagner Abreu
Urko I 4,5 mm com mola inox Alterama e bucha PU
CBC Montenegro F18 Classic Plus B19-17 4,5 mm, GR Elite 45 kg e gatilho Quick Shot, tunning by Karolaza
Hatsan HT 125 5,5 mm, tunada
Gamo CFX 5,5 mm gasram 45 kg
Pistola Airsoft Spring G&G - G226
Pistola Beeman P17 2004 New Generation 4,5 mm

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente, o oxigênio é comburente...

Sim e altamente oxidante tb. O2 puro pressurizado tem um comportamento altamente agressivo. Aluminio pode ser usado como combustível em reação exotérmica. só precisa de óleo de lubrificação para a tragédia estar montada. como disse antes, foi o que ocorreu na Apollo 1: https://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi vários relatos de atiradores que usaram nitrogenio e não tiveram problemas.

 

O proprio paulo martins utilizava um cilindrão pra regular as pcps.

 

É um gas inerte, diferente do ar respiravel, se for para explodir com nitrogenio explidiria muito mais com ar respitravel pois tem em media 20% de oxigenio.

 

Tem vantagens sobre o ar respiravel pois nao altera sua pressão com diferenças de temperatura e segundo relato de um atirador rende mais pois dá mais velocidade ao chumbo.

 

A unica desvantagem que eu percebo é a dificuldade de achar.

cbc expresso 245 + EU (xodozinho)

hatsan at44-10 + leapers 6-24x50

cbc GII 5,5 + tasco 3-9x40

fionda mod.80 em restauro

a amazônia é o pulmão do mundo

e (..............?) é o intestino grosso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui na minha cidade 60% dos atiradores usam o cilindro de 50l de nitrogenio n2 a mais de 3 anos. e nunca houve problema algum, pagamos 120 reais pela troca do cilindro por um cheio! Segundo minhas contas dei mais de 240 recargas em uma at original.

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante