Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

A precisão na ponta dos dedos - Técnicas simples de gatilho para iniciantes.


Posts Recomendados

Mandou bem meu velho, sempre compartilhando coisas bacanas e neste tópico será de grande valia para muitos, sabemos que o puxar do gatilho é sempre um dos mais responsáveis requizitos por um belo tiro quando efetuado corretamente.... :thumbsup:

- AA Pro-sport 4,5mm mola FAC original 19 joules

- AT44 4,5mm Anchutz mod

- Sniper KJW HPA Ar 600 fps

- Echo 1 sniper airsoft-pistão personalizado by willamms-mola M150

- SD700 sniper airsoft -mola M120

- SDV Sniper Dragunov King Arms - spring

- Glock 17 green gás full metal aisoft

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, mais um tópico que vai ajudar a galera que está começando!

 

Seria bom o papa ler este aqui! :devil:

 

Aeeee Bidu!!! Valeu!!!

 

Deixa de ser malvado com o Papa pô AHAUhAUhAuAHAUHA

 

 

Mandou bem meu velho, sempre compartilhando coisas bacanas e neste tópico será de grande valia para muitos, sabemos que o puxar do gatilho é sempre um dos mais responsáveis requizitos por um belo tiro quando efetuado corretamente.... :thumbsup:

 

Aeeee meu velho!! Brigadão cara, são dicas simples mas espero que ajudem a quem ta começando!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa cachorrão! O acionamento apontado como correto no tópico é o q costumo fazer. Melhor ainda qdo o gatilho possui estágios definidos, sendo possível realmente sentir e prever qdo ocorrerá o disparo.

 

Abs.

  • Weihrauch: HW50S + Kit Maccari + Soleira Bisley + Rowan Engineering Brass Trigger and Trigger Guard + Muzzle Break + Leapers 3-9x32
  • Air Arms: TX200 MKIII (Não é HW, mas eu gosto dela mesmo assim :cool:)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, +1 fácil...

 

pode ter gente pensando "mas isso é tão óbvio...", é tão óbvio para quem já leu sobre isso (eu já tinha lido orientação semelhante na revista Magnum), mas hoje as pessoas compram carbinas de ar sem ter este background, das técnicas corretas por exemplo...

________________________________________________________________________________________________________________

 

Não nos esqueçamos nunca de Guilherme Paraense!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Doberman:

Parabéns pelo tópico e te garanto que não serve somente para iniciantes, tenho certeza que alguns iniciados que não tem oportunidade de ir a um clube talvez também não saibam disso.

Não tenho vergonha nenhuma em dizer que para mim serviu como instrução, pois atiro com o dedo apoiado na coronha e realmente se não me concentrar bem meus disparos tendem à direta.

 

Iniciei no tiro com ar comprimido no início da década de 1980, com uma Urko Selva e tenho certeza que dei alguns milhares de tiros com ela.

Neste tempo adquiri inúmeros vícios, como disparar na passada do alvo, visar com um dos olhos fechados, segurar a carabina forçando-a contra o ombro e encostar o dedo na coronha.

Realmente depois de anos e anos atirando assim é difícil perder esses vícios.

 

Talvez nem se lembre, mas você me passou uma dica importante a bastante tempo atrás em outro fórum, me dizendo para não apertar a arma contra o ombro e sim atirar com ela mais "solta" ma mão, daquele dia em diante meus tiros com carabinas magnum melhoraram 90%.

 

Abraço e obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

 

o topico fico bem legal , abrax !

 

Boa cachorrão! O acionamento apontado como correto no tópico é o q costumo fazer. Melhor ainda qdo o gatilho possui estágios definidos, sendo possível realmente sentir e prever qdo ocorrerá o disparo.

 

Abs.

 

Muito 10!! :thumbsup:

 

Valeu galera!! Muito obrigado mesmo!!!

 

 

opa, +1 fácil...

 

pode ter gente pensando "mas isso é tão óbvio...", é tão óbvio para quem já leu sobre isso (eu já tinha lido orientação semelhante na revista Magnum), mas hoje as pessoas compram carbinas de ar sem ter este background, das técnicas corretas por exemplo...

 

Opa BrunoM, valeu!!! Matou a charada meu velho, eu tb a muito tinha lido sobre isso em uma das "dinossauricas" edições da minha velha coleção da Magnum e isso faz uma enormidade de tempo atrás (tô ficando "véio mêmo" heheheh) O que volta e meia vejo nos stands são pessoas que acabaram de comprar suas primeiras carabinas e realmente começam do zero, acho que todo esporte só sobrevive se houver continuidade de informações, de conhecimentos. É bem simples mas derepente pode ajudar um ou outro e já fico muito feliz com isso.

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, aprendi e continuo aprendendo muito com vcs.

Valeu Baby!!!! Muito obrigado!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Doberman:

Parabéns pelo tópico e te garanto que não serve somente para iniciantes, tenho certeza que alguns iniciados que não tem oportunidade de ir a um clube talvez também não saibam disso.

Não tenho vergonha nenhuma em dizer que para mim serviu como instrução, pois atiro com o dedo apoiado na coronha e realmente se não me concentrar bem meus disparos tendem à direta.

 

Iniciei no tiro com ar comprimido no início da década de 1980, com uma Urko Selva e tenho certeza que dei alguns milhares de tiros com ela.

Neste tempo adquiri inúmeros vícios, como disparar na passada do alvo, visar com um dos olhos fechados, segurar a carabina forçando-a contra o ombro e encostar o dedo na coronha.

Realmente depois de anos e anos atirando assim é difícil perder esses vícios.

 

Talvez nem se lembre, mas você me passou uma dica importante a bastante tempo atrás em outro fórum, me dizendo para não apertar a arma contra o ombro e sim atirar com ela mais "solta" ma mão, daquele dia em diante meus tiros com carabinas magnum melhoraram 90%.

 

Abraço e obrigado por compartilhar.

 

Opa Andersonymk!!!! Cara muito obrigado mesmo, me sinto feliz de verdade por saber que ajudei!!! Quanto ao olho fechado eu tb faço isso hehehe principalmente quando tá Sol AHuAHAUA, em tempo nublado uso os dois olhos abertos (olhos frescos AHuAHAUhAuhAuhA) Tb comecei com uma URKO e hoje em dia me arrependo profundamente de te-la vendido.

 

Vicios todos os atiradores tem, uns mais outros menos isso não tem jeito, mas não esquenta meu velho o importante é fazer bem o que elas foram feitas pra gente fazer SE DIVERTIR! hehehehe

 

Abração e de coração obrigado de novo!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem coisas que já fazemos e nem percebemos. Temos que ficar atentos a esses detalhes.

 

Doberman, valeu mais uma vez!

 

Só me diz uma coisa... como você conseguiu segurar a carabina com uma mão e tirar foto com a outra??? Estou tentando até agora... :on2long:

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem coisas que já fazemos e nem percebemos. Temos que ficar atentos a esses detalhes.

 

Doberman, valeu mais uma vez!

 

Só me diz uma coisa... como você conseguiu segurar a carabina com uma mão e tirar foto com a outra??? Estou tentando até agora... :on2long:

 

Aeee Luiz!!! Valeu meu velho!!!! A técnica da foto é extremamente exaustiva e demanda anos de tre... klkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não foi tão dificil no fim das contas um pouquinho de jeito só ehehhehe

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eae Doberman!!!! Mais uma super dica sua... olha que fazia esse lance de deixar um pequeno vão instintivamente, mas passando instrução ao pessoal que está começando, nunca me ative a esse detalhe... agora vou me atentar p isso no experimento do TCC.. rs.. valeu mesmo!!!

Forte Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu doberman vcs sao feras mesmo sempre ajudando nos amigos aqui do forum

espero algum dia encontrar com vcs em algum clube para trocarmos ideias :unworthy: :unworthy: :unworthy:

:goodjob: :goodjob: :goodjob:

 

Aeee Bianco, Muito obrigado!!! Magina cara fera nada, a gente aprende umas coisinhas aqui outras ali com todos os amigos ehhehehe

 

 

eae Doberman!!!! Mais uma super dica sua... olha que fazia esse lance de deixar um pequeno vão instintivamente, mas passando instrução ao pessoal que está começando, nunca me ative a esse detalhe... agora vou me atentar p isso no experimento do TCC.. rs.. valeu mesmo!!!

Forte Abraço!

Alexandre

 

Aeeee Alex!!! Seu fuinha termina logo esse TCC pra ter mais tempo pra galera hein!!!! ehehehhehe Obrigado meu velho!!!

 

Abração cara!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Opa povo!!!

 

Como muita gente por aqui já sabe eu acho de extrema importância ajudar a quem esta iniciando no esporte com a finalidade de mostrar que quaisquer atiradores com um pouco de dedicação e boa vontade podem ter bons resultados, seja para derrubar latinhas num final de semana ou de competir exporadicamente.

 

Em função disso já abordei o assunto precisão anteriormente e aqui vai mais uma dica simples de como melhorar seus agrupamentos se por ventura o problema estiver bem ao alcance dos seus "dedos" ou "dedo" hehehehe.

 

Existe uma técnica simples mas que as vezes é esquecida ou até mesmo desconhecida para os que estão começando no esporte que é a de manter o "dedo do tiro" livre de impedimentos para que seu curso seja o mais limpo e retilineo possível e acionar a tecla do gatilho sempre com a ponta do dedo de forma suave num movimento contínuo.

 

Alguns atiram assim:

 

tcnicadegatilho1.jpg

Note a seta que destaca a lateral do dedo encostando na coronha, o simples fato desta parte do dedo atritar com a coronha no momento do disparo pode fazer com que um tiro que seria uma beleza se transforme num belo FLYER heheheh.

 

Outro detalhe desta posição pode acontecer logo no exemplo abaixo

 

tcnicadegatilho2.jpg

 

O atirador desapercebidamente acionar o gatilho pela "junta" do dedo indicador, esse tipo de acionamento pode trazer mais um fator que contribua para um desvio lateral no ponto de impacto.

o "ideal" é que, como já foi dito, o movimento seja livre, continuo e o mais suave possível. Tendo isso em vista o iniciante pode praticar dois simples atos que podem melhorar e muito seus tiros.

 

Um deles é deixar um "vão" entre seu dedo indicador e a coronha da arma, evitando assim que este "raspe" contra ela no momento do acionamento da tecla do gatilho:

 

tcnicadegatilho3.jpg

 

O outro é se condicionar a acionar a tecla do gatilho sempre com a ponta do dedo indicador, de forma suave e constante até que todo processo de disparo esteja concluido:

 

tcnicadegatilho4.jpg

 

Estes dois procedimentos no que diz respeito ao acionamento do gatilho já podem ajudar a um iniciante que, por exemplo, esteja enfrentando desvios laterais no ponto de impacto, normalmente estes desvios são atribuídos ao gatilho quase que exclusivamente. Se você tiver alguma dúvida se o seu acionamento do gatilho esta contribuindo para uma indesejada gatilhada pratique o tiro "em seco", com a arma descarregada, somente acionando o gatilho algumas vezes, em posição de tiro (simulando), olhando pela luneta ou pelas miras abertas verifique se, no processo, as miras saem do ponto visado. Se ocorrer movimento significa que algo pode estar escapando pela ponta dos seus dedos ehehehhe.

 

É isso ai pessoal, espero que ajude!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Boa adorei o topico, ja vou testar na proxima sessao de tiro.

abraco.

HW 100 + Procurando luneta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou aproveitar a dica e treinar com certeza só tem a melhorar .

obrigado doberman

 

:clap: :clap: :clap: :clap:

Mu ajudou muito,dá pra sentir a diferença nos tiros :thumbsup:

 

Cara,muito obrigado pela dica!

Sou novo no esporte e não sabia disso

vi esse tópico e fui correndo pro quintal dar uns tiros,e a melhora nos agrupamentos é clara.

 

Abraço

 

Boa adorei o topico, ja vou testar na proxima sessao de tiro.

abraco.

 

Boa cara! Foi muito bem destacado, isso é um elemento fundamental na hora do tiro...

 

Parabéns!!!!

 

abraços

 

Opa pessoal!!! valeu obrigado!!!

 

Abração!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei, tbm atirava desse jeito, puxando o gatilho com junta do dedo, hj eu preciono com a ponta dele. Quanto a atirar com os dois olhos abertos, já li isso em outros foruns, agora pouco tentei usar essa técnica mas não consigo focar alça e massa de mira, fica tudo distorcido, tem alguma técnica específica para atirar desse jeito? Seria bom me adaptar pois depois de série de tiros meu olho diretor fica cansado ai não acerto nada, principalmente se estiver usando luneta.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu atiro com o dedo médio....acostumei assim

Muda isso, não há motivos para isso, só se você tiver a mão pequena.

 

Eu estou mudando a minha mão forte para armas curtas, pois com longas sou canhoto por causa do olho diretor.

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Venon

Muda isso, não há motivos para isso, só se você tiver a mão pequena.

 

Eu estou mudando a minha mão forte para armas curtas, pois com longas sou canhoto por causa do olho diretor.

minha mao é pequena buaaaaa o luiz descobriu meu trauma
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Doberman pela valiosa dica, vai me ajudar muito a melhorar meus agrupamentos.

Não sei se esse é o lugar adequado pra dar uma sugestão para a equipe do forum ai vai como sou novato aqui e não tenho tanta pratica com o esporte to lendo esse forum de cabo a rabo procurando por dicas como essa do Doberman, seria de grande ajuda para gente como eu se essas dicas fossem colocadas toda juntas num pdf pra baixar no topico de boas vindas, mas ai é só uma sugetsão mesmo não é pra ficar fula comigo... rs

 

Grato pela dica e bons tiros

 

 

 

Cara hoje ta dificil, ja editei umas 3 vezes o post de cima.....

Editado por Luiz Almeida
Dica anotada.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Só evitem atirar sem chumbinho na arma...pois segundo o fabricante isso a estraga

 

O termo "tiro a seco" se refere a atirar com a arma desarmada e desmuniciada, simplesmente o puxar de gatilho.

Essa técnica é usada tanto para treino do acionamento de gatilho como treino de empunhadura e posição de tiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

 

Alguns atiram assim: Imagem Postada

Eu atiro assim! Só que ao contrario pq não sou canhoto...

visar com um dos olhos fechados, segurar a carabina forçando-a contra o ombro


eu faço a visada de mira aberta com o olho esquerdo fechado, isso ta errado?
as vezes eu encosto a soleira forçando no ombro pq assim não fico tremendo igual uma britadeira... é tão prejudicial assim a ponto de estragar o agrupamento?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

eu faço a visada de mira aberta com o olho esquerdo fechado, isso ta errado? as vezes eu encosto a soleira forçando no ombro pq assim não fico tremendo igual uma britadeira... é tão prejudicial assim a ponto de estragar o agrupamento?

 

Gustavo,

 

Eu cheguei a fazer testes de agrupamentos em papel 10m das seguintes maneiras:

 

1. Segurando a carabina com muita força, firmeza. Segurava a carabina contra o ombro e fazia força com ambas as mãos, mexendo muito pouco.

2. Segurava a carabina igual uma moça. Todo o apoio nos ossos (mão apoiada logo após o guarda mato), sem fazer força alguma coma mão do gatilho. A arma ficava bem bamba na minha mão e mexia ligeiramente mais que na posição 1.

 

Para minha surpresa (ou não) o segundo jeito agrupou MUITO melhor! Pode não ser o certo (pois sou iniciante ainda e estou descobrindo as técnicas de empunhadura, gatilho e mira), mas com certeza muito melhor que exprimindo muita força na carabina para que ela se equilibre. A situação número 1 me deu um FALSO sentimento de segurança e precisão. Aconselho ao amigo fazer os testes!

Cometa Fênix 400 5,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cojones dentre as duas formas citadas, a segunda é a mais correta.

 

O fato de a arma ficar "meio bamba" deve ser porque não tem a telha (parte de baixo da coronha) plana, dai você pode usar a empunhadura tipo "concha".

 

Não sei qual sua carabina, mas a empunhadura próximo ao guarda-mato geralmente proporciona um equilíbrio junto ao CG (centro de gravidade) da arma, o que ajuda a manter os músculos da mão mais relaxados.

 

Enfim é um conjunto de fatores que permitem a você ter uma postura mais confortável, menos cansativa, e com isso os resultados são melhores.

Editado por Ylram
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos,

 

 

sem querer discordar em qualquer sentido das instruções do colega, venho somente tentar acrescentar algo... afinal, cada caso é um caso! =]

 

A pouco tempo tempo atras, conversando com o amigo Glaucio Freitas justamente sobre a puxada de gatilho, o mesmo me disse que recebeu uma instrução do, também amigo, Pimentel (hoje atirador olímpico) que depois também comentou comigo, que essa puxada com a ponta do dedo pode levemente, e inconscientemente, forçar a carabina lateralmente, pois é fácil de aplicar a pressão sobre a tecla na diagonal sem perceber, podendo gerar um leve desvio lateral no POI... então sugeriu puxar o gatilho com a parte mais interna do dedo, tipo na primeira junta ou um pouco mais para dentro, dependendo do tamanho da mão ou dedo, assim você sempre irá exercer a pressão em linha reta para trás, e o mais importante é controlar o ritimo e a intensidade na pressão exercida do inicio até o momento do disparo).

 

O Glaucio confirmou esse fato quando foi fazer uma manutenção na carabina e desmontou o gatilho, assim verificou que a tecla estava, somente na lateral oposta ao lado do dedo, marcada pelo atrito com ferragem do conjunto devido ao curso dos dois estágios do mesmo. Pois sempre atirou com a ponta do dedo.

 

Depois de aplicar a dica do Pimentel, o Glaucio me disse que realmente percebeu melhoras no seu desempenho, com a diminuição dos tiros que desviavam lateralmente vez ou outra!

 

De qualquer forma, cada caso é um caso... e isso, não necessariamente se aplicaria a todo mundo.

 

 

É claro que técnica de tiro não é regra comum, e é sempre adaptada para cada caso e ocasião.... vai da maneira que gere mais conforto para o atirador!

 

 

Então fica só mais essa dica, e esperou ter contribuído com este tópico que já esta rico em informação!

 

 

Abraço e bons tiros!

  • +1 3

assinatura.jpg
Cometa 220 4,5mm
Cometa New Fenix 400 4,5mm

HW 30 4,5mm

Fellipe Russ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

gostei do tópico. estou enfrentando estes desvios laterais, sempre pra esquerda do centro do alvo. pensei que era porque eu tinha o olho torto... ainda há esperança porque pode ser minha gatilhada. vou prestar atenção nisso.

 

[compartilhando o momento]

to com o braço direito (sou canhoto) dolorido de engatilhar a arma, uma dione rossi que comprei pra iniciar no tiro.vou começar a fazer uns exercícios pra ver se melhora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Odhsseu, a dor que você está sentindo é por fadiga muscular? É bom tomar cuidado para não acabar ganhando uma bursite por esforço repetitivo. Também senti dor no ombro nas primeiras semanas depois de começar a atirar. Depois de conversar com um amigo que é formado em Educação Física, ele me indicou uma forma melhor de engatilhar a arma. O problema é que cada caso é único e eu não sei se o que funciona pra mim funcionaria pra outras pessoas.

 

Te recomendo falar com um profissional de confiança que te oriente pra fazer o fortalecimento muscular. Afinal, um esporte/recreação não deveria se tornar uma fonte de dor (literalmente).

 

A boa notícia é que segundo esse amigo que me orientou, assim que os músculos mais exigidos pra bascular o cano se fortalecem, a dor desaparece, além de ficar muito mais fácil armar a carabina - o que comprovei na prática - e de quebra, fica um pouco mais fácil sustentar o peso da arma, facilitando o trabalho de visar. Se você pretende competir, esse fortalecimento é uma parte importante do condicionamento físico. Se pretende atirar só como forma de recreação, ainda é preciso se cuidar pra não fazer sua diversão se tornar um problema futuro.

  • +1 1

9k6qzq.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa tiago, blz? eu acho que essa dor veio do meu sedentarismo. sabe aquela dor que voce sente quando faz um esforço acentuado, pega um peso ou algo parecido e ai voce sente uma dorzinha na musculatura e descobre que voce ainda tem algum musculo? acho que é mais ou menos por essa linha. no entanto, vou seguir seu conselho e conversar com um educador físico sobre alguns exercícios para fortalecimento dos braços. exercícios para o dia a dia e aquecimento antes de usar a arma.

 

qual a orientação que o seu amigo te deu sobre a forma de engatilhar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso pode ser uma fraqueza muscular pois realmente começou a utilizar de forma mais acentuada músculos que vc não utilizava... isso pode acontecer com pessoas já condicionadas p determinados tipos de movimentos e acabam tendo que fazer outros movimentos e acabam tb sentindo um certo incômodo passageiro, que é uma dorzinha até gostosa quando se trata de mudança de série na musculação... por isso que na musculação deve-se mudar de tempos em tempos os exercícios... normalmente trabalha-se todos os grupos musculares, porém com exercícios diferentes, os quais utilizarão tb ângulos diferentes para o treinamento de um mesmo grupo muscular...

recomendaria que vc voltasse a ter alguma atividade física sistematizada que venha a fortalecer o corpo como um todo... basta suportar os dois primeiros meses que depois vc sentirá falta quando não fizer... rs... e só terá a ganhar na qualidade de vida pois se sentirá mais disposto e tb na prática dos tiros, pois seu corpo estará mais apto a suportar séries mais longas com uma maior tendência a estabilidade geral...

se os moderadores acharem que a postagem não se encaixa, fiquem à vontade para excluir...

abraço a todos!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandou muito bem nesta explicação. Atiro há algum tempo e sempre tive essa duvida, qual seria a maneira correta de acionar o gatilho. Ja tentei várias maneiras e SEMPRE muda o POI. Certamente tentarei esta nova "pegada". +1para você. Abração.

"Preocupe-se mais com a sua consciência
do que com sua reputação.
Porque sua consciência é o que você é e
a sua reputação é o que os outros pensam de você.
E o que os outros pensam,
é problema deles."
( Bob Marley)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Hatsan MOD80 GAS RAM 40Kg + Gold Crown 4x32
TX200 MK3 Beech + Leapers 3-9x40
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alex, obrigado pela atenção. primeiro, acho que seu post está de acordo porque a discussão inicial partiu da maneira correta de acionar o gatilho. O bacana daas discussões, creio, é justamente ver ela fluir e, com isso, enriquecer o conteúdo já gerado. segundo porque não vejo como dissociar, agora, um bom condicionamento físico para conseguir melhores resultados nos tiros. No meu caso, tudo é sensível, inclusive o movimento de acionar o gatilho repetidas vezes. Agora vou me educar fisicamente para conseguir evoluir no tiro esportivo e nesse processo de educação está também o movimento de acionar o gatilho.

 

uma questão: apos acionar o gatilho, o correto seria continuar com ele apertado durante o follow-thought, para evitar desvios laterais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Boa noite pessoal!

Já se fazem 2 anos desde o último post, mas não poderia deixar de elogiar o tópico e colocar +1. Sou novo no esporte e tenho lido e aprendido bastante com o Fórum, é muito bacana poder interagir com vários praticantes do esporte altamente motivados.

Aproveitando para dar um Up, gostaria de fazer uma observação. Servi ao Exército por 5 anos como Oficial de Infantaria R2, onde pude ouvir e recomendar a dica feita pelo Doberman inúmeras vezes para militares em treinamento. No EB costumamos orientar aos novos atiradores com o termo técnico da "Falange Distal"

 

Foto identificando a nossa "Falange Distal":

 

anAezA.jpg

 

E aqui vai algumas dicas confirmadas em manuais:

 

ZlUPTS.jpg

 

Imagem identificando a posição correta:

 

JAXPMG.jpg

 

Então é isso pessoal, sei que tudo isso já foi comentado no tópico, mas achei que seria bacana ilustrar.

Uma outra observação ao andar lendo os tópicos do fórum foi que não achei comentários sobre o olho diretor, não sei se gera dúvidas em muitos iniciantes por ser um assunto simples mas pode ser importante, alguém já teceu comentários sobre este fator no tiro?

Espero ter colaborado.

Um abraço a todos.

 

**Ps Estas informações foram extraídas do Manual de Campanha Tiro das Armas Portáteis C 23-1

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ótimo comentário... parabéns pela ilustração tb...

com relação ao olho diretor, já li algo a respeito sim... mas não sei se havia um tópico específico ou se foi comentado em uma postagem sobre outro assunto... se quiser abrir um tópico sobre isso, fique à vontade... afinal, o saber não é nada se não puder ser compartilhado... rs...

Abraço!

Alexandre

Contaminado pelo chumbo!!!
"...o saber não significa nada se não puder ser compartilhado..."

Hatsan HT80 4,5mm SAS QT / GR 55kg CBC (pancadão)

Crosman Phantom 4,5mm / GR 45Kg / Tecla Firelizard / Leaper UTG 4-16x44 side wheel

CBC B19-17 4,5mm / Tecla Firelizard / Hawke 4x32

Hatsan Flashpup 5,5mm (polímero) / EVO 6-24x44 SF side wheel / Supressor Thiago

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo tópico . Creio que os interessados devam procurar e ler as matérias publicadas pelo Sílvio Aguiar . Merece especial atenção a parte referente ao treinamento compartimentado . Basta aplicar , o que couber, ao tiro com carabina de ar . O refinamento do tiro e as dúvidas podem ser esclarecidas aqui no Forum . Ninguém nasce sabendo , alguns são mais humildes e perguntam .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante