josinaldo965 Postado Outubro 6, 2015 Share Postado Outubro 6, 2015 Gosta que os amigos do grupo mais experiente mim explicasse o porque do êmbolo aliviado diminui o VO da carabina se ele é mais leve não era para ser o contrário e sim aumentar o VO da carabina por ele ser mais leve e se deslocar com mais velocidade e empurrando o ar com mais velocidade ???? Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ricardroberg Postado Outubro 6, 2015 Share Postado Outubro 6, 2015 Pelo que li no fórum o pistão aliviado, por ser mais leve, tem menos massa e empurra o ar mais lentamente, reduzindo o tranco. Melhorando assim o agrupamento. Ele é mais leve mas tem a resistência do ar para vencer. Mais a necessidade vai de carabina para carabina. Alguns preferem trocar a bucha por uma de PU, mantendo o pistão original. Citar CBC Montenegro Standard GII 4.5mm GAMO Shadow RSV 5.5mm GR45Kg QS+Gatilho QS GAMO CFX Royal 5.5mm Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
netby Postado Outubro 6, 2015 Share Postado Outubro 6, 2015 (editado) Exato o volume do ar á frente do pistão é o mesmo nos dois casos a questão tem a ver com massa do pistão ( peso..) quanto mais massa o pistão tiver( sendo a mola igual nos dois casos..) mais energia cinética transmite... daí maior potência transmite e também maior pancada no fundo da câmara Editado Outubro 6, 2015 por netby Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Este é um post popular. Full Throttle Postado Outubro 9, 2015 Este é um post popular. Share Postado Outubro 9, 2015 Olá Josinaldo, Acredito ter entendi sua dúvida, você deve ter pensado na lógica: "reduzindo o peso do conjunto móvel, êmbolo, ele se moverá mais rápido e assim irá gerar maior potência ou velocidade para o projétil, chumbinho". Este raciocínio não é incomum, porém temos muitas variáveis envolvidas na mecânica do sistema de propulsão do chumbinho, não somente a velocidade do êmbolo, a inércia do conjunto móvel, a perda de carga do ar, o orifício por onde o ar sai da câmara de compressão que segue para o cano da arma, .... Voltando á sua questão inicial. Lei de Hooke: F = k x dx (Eq.1) Onde F – Forca [N] k – Constante da Mola [N/m] dx – Variação de comprimento da mola, no nosso caso o curso do êmbolo [m] Obs, para este caso vale ressaltar que como a mola, seja helicoidal ou a gás, gas ram, já tem uma pré tensão, a forca nunca chegará a zero, afinal a mola esta ligeiramente comprimida. Segunda Lei de Newton: F = m x a (Eq.2) Onde F – Forca [N] m – Massa do conjunto de propulsão, êmbolo + bucha + ... [kg] a – Aceleração do conjunto móvel [m/s] Combinando as duas equações, temos F como variável comum, que é a força que a mola exercerá no conjunto móvel. Assim k x dx = m x a (Eq.3) Sendo a parcela “k x dx” invariável, se não houver alteração de mola, tamanho das peças, ..., Logo Constante = m x a, assim, aumentando a massa do conjunto teremos uma aceleração menor e o inverso também ocorrerá. Equação de Torricelli v^2 = v0^2 + 2 x a x dx (Eq.4) Onde v – Velocidade Final [m/s] v0 – Velocidade Inicial, no nosso caso zero [m/s] a - Aceleração do conjunto móvel [m/s] dx – Espaço percorrido pelo conjunto móvel, no nosso caso o curso do êmbolo [m] Agora combinando a Equação de Torricelli com a Lei de Hooke e com a Segunda Lei de Newton temos: (isolando a aceleração e substituindo pelo referente termo na (Eq.3)) v = dx x [ (2 x k ) / m ] ^1/2 (Eq.5) Momento Linear P = m x v P – Momento Linear [kg x m/s] m – Massa do sistema móvel [kg] v – Velocidade do sistema móvel [m/s] Assim, confirmamos que com uma massa menor a velocidade do conjunto móvel tende a ser maior, porém, temos os seguintes fatores para serem avaliados em conjunto. Diâmetro do orifício de saída do ar da câmara de compressão, para o caso de uma velocidade maior do embolo, seria necessário também um maior orifício, isto devido à perda de carga com esta nova velocidade ser maior, não vou entrar no mérito de fundamentação teórica de mecânica dos fluidos, mas basicamente com uma velocidade maior do fluido a perda de carga, perda de pressão, também tem um incremento; O diâmetro do orifício de passagem do ar é dimensionado para uma determinada condição de operação, alterando isto o orifício também precisaria ser alterado, talvez mudar a mola para adequar às novas condições também seria uma alternativa; Mesmo o êmbolo aliviado tendo uma maior aceleração, ele não conseguirá manter a correlação direta com o alivio de peso por perdas diversas, assim, irá acabar gerando menos pressão; Não necessariamente o aumento de peso de um êmbolo irá trazer benefícios com relação a potencia, mas a tendência é que se tenha maior potencia, porém com menor precisão devido ao aumento do recuo. Temos fatores de vedação do sistema e alguns outros que podem ser afetados com a alteração da velocidade do embolo, mas em resumo, o embolo poder atingir velocidades maiores, mas isto não representa maior velocidade, para o chumbinho devido a outros fatores envolvidos como a perda de carga do sistema e inercia do sistema móvel. Abaixo deixei um link para uma ilustração do funcionamento de uma carabina de ar, neste caso com mola helicoidal, mas se for gasram é a mesma coisa, exceto que teríamos uma mola de gás comprimido. http://www.arld1.com/images/swfs/pistonpelletdynamics.swf Apenas como sugstão, este forum é bem completo e tem muita informação de uma pesquisada antes de criar um tópico, já deve existir algo sobre o assunto, este tópico é um exemplo, http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12833-pistao-aliviado/. Att, 15 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Outubro 10, 2015 Share Postado Outubro 10, 2015 Completíssimo Full, puta que pariu. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cyntra Postado Outubro 10, 2015 Share Postado Outubro 10, 2015 Full, leva seu primeiro +1. pela excelente contribuição. Citar "Eu canto porque o instante existe, E a minha vida está completa, Não sou alegre, nem sou triste, Sou poeta" (Cecília Meireles) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rogério Saran Postado Outubro 13, 2015 Share Postado Outubro 13, 2015 U.a.u. +1! Citar -- Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edenilson Postado Outubro 14, 2015 Share Postado Outubro 14, 2015 excelente explicação + um Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Evaldo Lucena Postado Outubro 14, 2015 Share Postado Outubro 14, 2015 Full, já sou seu fã!!!! Brincadeiras a parte, parabéns pela desertação! Evaldo Lucena Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
123 Postado Outubro 25, 2015 Share Postado Outubro 25, 2015 Obrigado pelo esclarecimento. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jefo Postado Novembro 24, 2015 Share Postado Novembro 24, 2015 Parabéns Full, que aula! Resumindo: quando mais massa no pistão mais energia retida (inércia), portanto tem mais "força" para empurrar o bolsão de ar comprimido que forma-se no fundo da câmara de compressão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Zarcano Postado Dezembro 19, 2015 Share Postado Dezembro 19, 2015 excelente explicação Citar A sua hipocrisia é o alimento diário do seu espírito??? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
herlon Postado Dezembro 23, 2015 Share Postado Dezembro 23, 2015 eu estava quase comprando um pistão aliviado para a hatsan 125 depois de ver esse topico vou apenas trocar a bucha por uma de pu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Dezembro 23, 2015 Share Postado Dezembro 23, 2015 eu estava quase comprando um pistão aliviado para a hatsan 125 depois de ver esse topico vou apenas trocar a bucha por uma de pu Aconselho o kit elite, com a mola helicoidal e encamisada. Ou o kit GR70. Baixar a massa do pistão só tem vantagens, mas a troca da bucha pode sim ajudar bastante. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
herlon Postado Dezembro 23, 2015 Share Postado Dezembro 23, 2015 Aconselho o kit elite, com a mola helicoidal e encamisada. Ou o kit GR70. Baixar a massa do pistão só tem vantagens, mas a troca da bucha pode sim ajudar bastante. ela já veio com gr de 75 kg. E pelo que eu entendi, se colocar o pistão aliviado, irei perder força. Por isso que estou pensando em deixa-la com gr original e o pistão original, mudando apenas a bucha pela de pu. Mas de qualquer forma, obrigada pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
R_Fritz Postado Dezembro 23, 2015 Share Postado Dezembro 23, 2015 ela já veio com gr de 75 kg. E pelo que eu entendi, se colocar o pistão aliviado, irei perder força. Por isso que estou pensando em deixa-la com gr original e o pistão original, mudando apenas a bucha pela de pu. Mas de qualquer forma, obrigada pela dica. Desculpa Herlon, mas você não pegou o espírito da coisa ainda, dá mais uma lida no post do Full Throttle, é exatamente o contrário, você tem mais pancada na arma, não mais força transferida pro chumbo, isso depende 99% do ar expelido da câmara que tem um volume máximo e do transfer port, na realidade a HT125 com o 75kg tem menos potência do que com GR70Kg. Dá mais umas lidas amigo, é complicado mesmo por ser todo um conjunto de trabalho, aliás é bem esse o pensamento de uma carabina de ar, a energia cinética que pode gerar trabalho, como uma máquina a vapor. Forte abraço. Citar "Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas." "Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free" "Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
herlon Postado Dezembro 25, 2015 Share Postado Dezembro 25, 2015 Obrigado pela dica irmão, vou fazer um teste agora em janeiro. Vou adquirir o pistão aliviado da elite e vou fazer os testes com as duas, o original e o pistão da elite, porém não tenho um cronogrofo para medir a velocidade, irei fazer no sabão e quando terminar postarei o resultado. Feliz natal a todos e um próspero ano novo com muita paz e saúde. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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