Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Duração do efeito diesel


Posts Recomendados

Prezados, sei que o efeito diesel está ligado à lubrificação interna de fábrica (ou pelo próprio usuário) mas gostaria de saber se ela costuma sumir depois de um tempo, e que tempo seria esse?

Digo isso porque estou com uma B19s nova, aproximadamente 300 tiros e hoje percebi que ela em alguns momentos fazia um agrupamento exemplar (luneta, apoio frontal, 15mts, Gamo pro hunter), tipo 5 tiros colados, mas em alguns momentos alguns tiros iam muito distantes do agrupamento, por vezes nem atingindo o alvo de papel. Isso seria reflexo ainda de um possível efeito diesel (não fiz tunagem nenhuma ainda nem desmontei para limpeza) ? Ou talvez pelo fato de não estar usando apoio traseiro, possa ter gerado esse desvio com o movimento do corpo na hora do disparo?

 

Enviado via Phone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leoreiki,

Esse tiro fora do grupo pode estar relacionado ao efeito diesel e também a outros fatores.

Limpeza do cano,

Bucha estragada
Chumbo amassado ou com outro defeito

Acionamento do gatilho. Se o gatilho estiver muito pesado, pode acontecer da carabina mudar de posição, sem que você perceba.

Visada, você pode estar fazendo a visada de forma diferente, mais próximo ou mais distante da luneta.

Follow Through(Acompanhamento) Após o disparo o ideal é deixar a carabina estável na posição de tiro por alguns segundos e só depois começar a municiar novamente.

Erro de paralaxe. Este é um pouco complexo de explicar em poucas palavras, recomendo uma pesquisada no youtube.

.

Existem outros fatores

  • +1 3

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1. Efeito diesel: pode nem ser notado ou muito leve, não tem duração média definida, varia de arma para arma, vindas de fábrica, armas iguais variam entre sí.

Quando muito perceptível o ruído é bem mais alto, assemelhando-se muitas vezes ao estampido de arma de fogo, associado geralmente à fumaça persistente no cano pós-tiro, com odor característico.

Também podem ocorrer pequenas fagulhas saindo da boca do cano, principalmente no início de funcionamento

2. Flyers: ocorrem principalmente com chumbo de baixa qualidade, estragando agrupamentos e o humor do atirador.

Mas nesse grau de desvio, com alvo a 15 metros, COM luneta hipócrita , e NEM acertando o papel, não creio.

3. Luneta ( e/ou suportes ) movimentando-se aos pouquinhos : também ótimos para causar tiros doidos, surpresas ( e sustos, pois pode cair da arma )

Nesses casos é raro conseguir-se uma sequencia regular de tiros que lembrem agrupamento.

4. Técnica de tiro incorreta: é a causa mais frequente, técnicas de tiro com armas de mola apoiadas e ainda com lunetas hipócritas demandam aprendizado longo para resultados notáveis, atingindo o ápice no Bench Rest.

Para nós, mortais comuns, sugiro reavaliação de empunhaduras, apoios , artillary hold, controle de respiração, técnicas de gatilho, , seguimento pós-tiro,etc, coisas simples...rs

Só para lembrar: na maioria das armas de mola, NÃO INTERFIRA COM O RECUO ( existem excessões ), deixe a arma recuar e ir para a frente, deixe-a mover-se, não aperte na coronha e no ombro, se for usar pegada de caçador, faça-a com suavidade ( de novo: existem excessões, de novo... )

Depois do tiro, mantenha o gatilho recuado contra a guarda, poucos segundos ou até enxergar onde acertou ( folow trough )

Concluindo, é provável, pelo seu relato, que precise apurar sua técnica de tiro num fundamento básico: CONSTÂNCIA, em tudo, mesma posição da arma, da bochecha na coronha, do coice no ombro,, da mao de apoio, em que altura da telha, geralmente próxima do ponto de equilíbrio, do dedo do gatilho e do olho na luneta, mais ainda se sua luneta hipócrita não tiver correção de paralaxe.

Essas foram as considerações básicas que achei úteis; aguarde a opinião dos colegas que irão enriquecer o tópico com mais sugestões.

Abraço

 

Col. Matthew Quigley, num domingo descansado e tranquilo.

 

Edit: agora quer ví o Poeta, rs, valeu.

Editado por MATTHEW QUIGLEY
  • +1 4

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelentes depoimentos dos amigos Cyntra e Matthew. Enriquecedor de verdade, obrigado.

 

Cyntra, de fato o gatilho é bem duro e "longo" até o disparo, acredito que em muitos momentos isso faça a diferença.

Em alguns tiros percebi que estava pecando na visada, daí me corrigi.

 

Matthew, estpu usando uma luneta Gamo 3-9x32 com um mount CBC único. Está bem fixo mas pode estar se movendo no próprio mount. Tenho tentado aplicar o básico e li algumas coisas novas agora como a "mao de apoio" entre outras. Vou praticar mais e exercitar a "constância".

 

Como relatei antes, estava com apoio frontal e percebi que a cadeira que usava pendula muito (não é firme) o que poderia estar ajudando no erro.

Acredito que o problema seja na técnica mesmo. Toma-lhe prática agora. Obrigado aos amigos...

 

 

Enviado via Phone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saber ouvir, querer aprender, não ser cabeça dura ou jênio indomável, já é metade do caminho compensador, para TODOS nós.

Abraço.

 

Editado por MATTHEW QUIGLEY

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas sugestões dos colegas.

Eu gostaria de acrescentar que uma possível causa para a inconstância dos tiros, pode ser a necessidade de reapertar os parafusos da coronha, os quais podem se soltar devido as vibrações durante os disparos.

E quando você for tuná-la comece pelo gatilho (amaciamento e regulagem). Essa é, na opinião deste escriba a personalização que mais contribui para a melhoria dessa arma.

"This is from Mathilda" - Leon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom os vídeos!

Obrigado pela dica Líbero, até li alguma coisa por aqui sobre esse "fenomeno" em algumas carabinas, mas confesso que deixei passar. Vou checar os parafusos da minha para descartar as possibilidades. Obrigado.

 

Enviado via Phone

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante