Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Locktime e chumbos parte II


Posts Recomendados

Depois dos conselhos dos atiradores aqui no fórum, continuei com treino e testes para resolver o problema do agrupamento com a Romy, minha HW30S.

No primeiro post o Flavio comenta com muita propriedade os 2 principais problemas que devem influenciar o caso::: follow-thorugh e chumbo. Eu já tinha cuidado com o acompanhamento a cada tiro, mantendo o foco na maça de mira e observando seu movimento durante cada disparo e sua posição ao final, usando isso para "cantar" cada tiro e depois verificar o efeito no alvo.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/12495-locktime-e-chumbos/

 

O caso dos chumbos porém era tema de investigação - claro, fora o fato de eu precisar de muito treino para chegar a uma postura mais regular.

Resolvi então testar os chumbos com o tinha em mãos: o RWS Meisterkugeln que uso habitualmente (8,2 gr), mais os seguintes:

JSB Match Medium (8,02 gr)
JSB Match Heavy S100 (8,25 gr)
RWS R10 Pistol (7 gr)

O JSB Medium já tinha se mostrado melhor nos testes que mencionei no post anterior. Agora refiz os testes com a arma apoiada para tirar a dúvida.

E quem diz que tiro apoiado é fácil? Tomei um baile até acertar um apoio adequado. Foi bom exercício pois no tiro apoiado consegui observar melhor o comportamento da arma, notando detalhes que não via no tiro em pé sem apoio.

A HW30 tem um mecanismo suave, mas ainda assim o "capeta" dentro da arma se manifesta com alguma veemência, dependendo do chumbo. Eu já notava o efeito de variação com o Meisterkugeln, que é um chumbo muito bom, mas se percebe ao municiar quando o encaixe no cano às vezes é fácil e às vezes é bem justo.

Com os outros chumbos testados percebe-se o tamanho bem mais regular ao municiar. O JSB Match Medium foi o primeiro teste em pé e no teste apoiado levou ao mesmo resultado: agrupa melhor com alguma dispersão, ainda que menos que o Meisterkugeln.

Daí passei para o JSB Match Heavy. Surpresa! O tranco da arma diminuiu muito. A diferença de peso é pequena, mas de alguma forma afeta o comportamento do mecanismo o bastante para um disparo mais suave. Os grupos foram bem melhores.

Pesquisei um pouco e encontrei esse link:

 

air-rifle-recoil-dynamics.jpg

http://www.arld1.com/rifledynamicssmaller.html

 

Cliquem no botão "detailed view" e em seguida no botão "fire". A animação mostra bem o comportamento de uma arma de mola durante o disparo, especialmente o efeito do tranco, primeiro para trás, forçando o cano para cima, em seguida para a frente, com o recuo do pistão que leva o cano de volta à posição inicial.

Esse movimento de "gangorra" é mais ou menos acentuado de acordo com a postura do atirador e o efeito do chumbo no mecanismo. Se o chumbo é pesado e tem encaixe firme, demora um tostão a mais para se movimentar; afeta tanto a curva de compressão como o tempo dentro do cano. Um chumbo leve e/ou com encaixe frouxo se move antes e é afetado de forma diferente pelo movimento do cano.

No post anterior o Robson comenta que tem resultado melhor com a HW35 do que com a HW30 ou HW50.

No exemplo da animação, o chumbo mais pesado sofre menos efeito do movimento do cano, pois chega à extremidade num momento diferente. Neste caso, o chumbo mais leve é sujeito a uma força descendente maior e paradoxalmente, tem "queda" maior. Aqui o maior efeito é o do movimento da arma e não a gravidade.

Ok, mas o que fazemos com isso?

Na verdade os fatores que afetam o tiro são muitos, por isso só com teste para chegar a conclusões. Depois do chumbo pesado, fui para o outro extremo, com o R10 pistol, que tem somente 7 grains. Será que vai dispersar? Fica sensível demais?

Outra surpresa. O tranco da arma ficou mais seco, mas ela também oscilou pouco. dito e feito, foram os melhores grupos.

Depois do teste apoiado, voltei para o tiro em pé sem apoio. Cheguei nesse tipo de resultado:


grupos-r10.jpg

 

Sei que ainda boa parte da culpa é da peça que aciona o gatilho, mas no treino o resultado geral ficou mais consistente, com menos flyers por conta do tranco.

 

Novamente, peço aos companheiros do fórum para compartilhar suas experiências.

 

Um abraço,

 

*Saran

 

--

Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo tentar os JSB Exact Diabolo normal e heavy, não os Match.

 

Só para ver a diferença, os JSB Match normalmente se saem um pouco pior que os Exact.

Editado por Raufemann

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

 

Na configuração atual e que nem me lembro mais qual é pois fiz tantos testes de Bucha, Mola e Guia que não sei o que ficou lá dentro!

 

A minha 30 está agrupando melhor com o H&N Sport, preciso fazer testes mais especifico para dar um veredito final, porém nos resultados em MA sem apoio e notório um melhor resultado.

 

Encontrar um equilíbrio entre equipamento (configuração dele) e o chumbo é buscar excelência, não esqueça que a configuração que deu certo pra você, nem sempre é boa pra outro atirador, pois o seu estilo também é importante para essa harmonia.

 

Ex: para tiros em silhuetas eu gosto mais de atirar com carabinas mais nervosa e temperamentais, se é que me entende, deixei um 50 preparadinha ficou quietinha, e quando fui atirar não me agradou, voltei a mola FAC e o casamento foi perfeito!

 

Pense um pouco nisso: Potencia de Mola+aceleração do Pistão+Arrasto de Bucha+Aceleração do Chumbo+Tempo de Viagem no Cano, tudo isso vai influenciar no movimento do seu equipamento e sua postura, empunhadura, follow-thorugh, tudo isso tem que estar equilibrado a seu equipamento.

 

Forte abraço!

 

Evaldo Lucena

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrar um equilíbrio entre equipamento (configuração dele) e o chumbo é buscar excelência, não esqueça que a configuração que deu certo pra você, nem sempre é boa pra outro atirador, pois o seu estilo também é importante para essa harmonia.

 

Evaldo Lucena

 

Ótimo comentário.

 

Métil

Minha mulher me deixa comprar todas as armas que posso esconder.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Atiro com uma DiAna 35 de 1971...e outra de 1984...canos longos ambas...pesada como alemã...os grupos ficam bem fechados.. já na cbc345 e hw30 os flyers...tem o mesmo dois grupos no alvo...2ou3 no centro...e sai dois la fora no 8 ou 7.. apesar do cano curtinho e a leveza e porte e o peso menor das armas...vai entender...o conjuntinho leve deveria favorecer manter fixo e grupos fechados de resultados ...melhorou muito com o chumbo leve Diabolo Basic...lata verdinha.

 

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante