Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

TUNAR CARABINA - ALGUEM ME AJUDA ?


Posts Recomendados

Bom dia a todos,

 

Pessoal, tenho uma carabina cbc 5.5 mm e uma gamo Hunter 440 antiga 5.5 mm.

Estou pensando em tunar as 2 , melhorá-las, pois nao estao mais agrupando nem a 10 m de distancia.

 

Como nunca fiz essas tunagens em carabinas,,,,gostaria saber dos mais experintes e daqueles que já tunaram suas carabinas o seguinte:

 

- Que tipo de gas ram é melhor pra elas ? marca e kilagem

- Tipo gatilho, qual melhor ?

- preciso colocar essa buca de pu ? tem q lubrificar antes ou nao ?

- Se preciso tb encamisar a mola ? qual melhor encamisamento com plastico ou metal ?

- no forum falam em pistao e centralizador de pistao, é preciso tb trocar ? comprar ?

 

O q mais é preciso,, ? me esqueci de alguma coisa ? pois nao sei nada...

e se isso posso fazer em casa ou tenho q pagar pra algum armeiro fazer ?

 

Ficarei muito grato pelas respostas,,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, se vc não entende nada, só comece se for entrar de cabeça, na atividade. Neste caso, primeiro vc vai precisar de um compressor de mola, tem tutoriais a disposição aqui, ou pesquise na net. Caso contrário, procure um armeiro.

Editado por Mario Tulio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, se vc não entende nada, só comece se for entrar de cabeça, na atividade. Neste caso, primeiro vc vai precisar de um compressor de mola, tem tutoriais a disposição aqui, ou pesquise na net. Caso contrário, procure um armeiro.

Obirgado Mario, vou tentar encontrar os tutoriais aki,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,pelo jeito vc nunca abriu uma carabina e fazer isso sem saber como, e sem as ferramentas corretas, além ser bem difícil pode ser perigoso.

 

Primeiro, não é uma questão de ter que trocar isso ou aquilo, vc teria que abrir para verificar oq seria preciso trocar. Pode ser uma mola quebrada, ou uma bucha rasgada, queimada, enfim, sem a devida vedação. Qq uma das duas situações acabariam com o agrupamento. O estranho é vc falar que as duas não estão mais agrupando. Se isso ocorreu simultaneamente, tirando o fator coicidência, pode ter sido tbm por alguma coisa que vc fez nas duas. Como limpar jogando óleo nas partes internas por ex. Isso acabaria com a bucha de qq carabina de mola, pois causaria o efeito diesel de forma prolongada.

 

Se tiver um compressor de mola seguro, seja caseiro ou não, e com algumas poucas ferramentas já é possível vc fazer isso sozinho, não é muito difícil, mas sem o compressor, desaconselho mesmo. É difícil e potencialmente perigoso devido ao fator compressão da mola, falando claramente.

 

 

Se for colocar um GR, não precisa encamisar nada, mas é melhor sim um centralizador, apesar de ser possível não usar, centralizando o GR de forma improvisada. Funciona, mas os centralizadores são baratos. Eu acho que vale a pena.

 

Se for usar uma mola helicoidal, aí sim o encamisamento torna a carabina mais confortável, mas não influencia na precisão e não existe necessidade de centralizador, tudo oq vc precisar estará na carabina. Mas aconselho a troca da bucha e sua correta lubrificação com graxa específica. A mais fácil de se encontrar é a pasta G. As lojas especializadas vendem essa graxa em pequenas quantidades que darão para muitas carabinas. Não use qq lubrificação!!!!

 

Eu gosto muito do GR. Tenho uma HW e prefiro outra carabina com GR pra vc ter idéia, por isso oq eu faria com suas carabinas seriam: colocação de GR com centralizador adequado, troca por gatilho esportivo e bucha de PU. Qual marca? Elite e Quickshot tem tudo isso que eu falei e são ótimas marcas. Verifique os preços, acho que a Quick tem preços mais atraentes, principalmente no gatilho e sua reputação tem sido irrepreensível desde o início.

 

Kilagem de GR, depende do seu objetivo. Para precisão eu iria de 40kg nas duas, mas parece que a Quick shot está lançando um modelo de 35kg e possivelmente para esses modelos. Se o objetivo for P10m, quanto mais "fraco" o GR melhor. Que tal deixar uma para P10m com GR de 35kg e outra com GR de 45kg para pliking?

 

Porém se vc estava satisfeito com elas como eram antes e não quiser gastar muito, provavelmente a troca das molas, buchas e nova lubrificação as deixarão como novas.

 

Bom, fica o meu conselho e como já diz o ditado, é de graça.....

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zzetto,

 

muito obrigado pelas respostas e explicações,,

 

Entao assim, se eu kiser apenas trocar mola, devo colocar bucha de pu, lubrificação pasta G e encamisamento,, certo ?

 

Mas se kiser colocar gas ram, keria colocar gas 45 kg nas duas , o q vc acha? as carabinas são apenas para uso em latinhas e alvos, apenas recreação.

qual melhor loja, que seja confiavel, posso adquirir o kit completo, gas ram, centralizador, bucha pu e gatilho ?

 

obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

zzetto,

 

muito obrigado pelas respostas e explicações,,

 

Entao assim, se eu kiser apenas trocar mola, devo colocar bucha de pu, lubrificação pasta G e encamisamento,, certo ?

 

Mas se kiser colocar gas ram, keria colocar gas 45 kg nas duas , o q vc acha? as carabinas são apenas para uso em latinhas e alvos, apenas recreação.

qual melhor loja, que seja confiavel, posso adquirir o kit completo, gas ram, centralizador, bucha pu e gatilho ?

 

obrigado mais uma vez

Encamisar mola não custa nada e lhe dará conforto. A bucha é bom trocar, até pq quando abrimos a carabina temos uma boa chance de estragar a mesma e não custa tão caro. Lubrificação é com pasta G. Tem melhores, mas são difíceis de se achar e devem ser caras como a graxa do Maccari, se é que ainda tem no mercado.

 

Para pliking acho que as duas iriam bem de 45kg.

 

Quanto as lojas, pesquise as patrocinadoras do fórum. São as melhores lojas do país. Uma que eu sei que encontrará tudo é a Dispropil, mas tem outras, pesquise os preços.

 

Bons tiros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zzeto,

Leva +1 pelo excelente post.

.

Alexandre Machado,

A lubrificação não deve ter exageros. Se você for colocar mola o ideal é uma pequena camada uniforme nos elos da mola e uma camada bem fina, o mínimo possível na lateral da bucha e em volta do pistão.

Se for colocar GR, lubrifique só o pistão e a bucha do jeito que falei acima.

.

Como já foi bem explicado pelo Zzeto, tome todas as medidas de segurança e use as ferramentas adequadas. O principal é um compressor de molas.

Existem vários vídeos no youtube mostrando como desmontar e montar carabinas. Veja também os vídeos de carabinas que são cópias da Hunter 440 ( BAM B 19-18, CBC B 19, Crosman Phantom, Stoeger X 20)

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zzeto,

Leva +1 pelo excelente post.

.

Alexandre Machado,

A lubrificação não deve ter exageros. Se você for colocar mola o ideal é uma pequena camada uniforme nos elos da mola e uma camada bem fina, o mínimo possível na lateral da bucha e em volta do pistão.

Se for colocar GR, lubrifique só o pistão e a bucha do jeito que falei acima.

.

Como já foi bem explicado pelo Zzeto, tome todas as medidas de segurança e use as ferramentas adequadas. O principal é um compressor de molas.

Existem vários vídeos no youtube mostrando como desmontar e montar carabinas. Veja também os vídeos de carabinas que são cópias da Hunter 440 ( BAM B 19-18, CBC B 19, Crosman Phantom, Stoeger X 20)

Obrigado Sr. Cyntra pela resposta,

 

pelo q entendi , posso passar pasta G por toda a mola e somente na lateral da bucha , certo ?

agora no Gas Ram, lubrifico todo o pistao ou somente a parte que fara contato com a bucha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros colegas,,

 

Vendo alguns videos sobre customização de carabinas, vi que em alguns colocam haste do pistao do gas ram para frente, noutros colocam a haste para tras,,, Gostaria saber quando se deve colocar a haste do pistao gas ram para frente ou para tras?

ou nao tem problema se colocar pra qualquer um dos lados?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,o correto é a haste para frente. Se colocar o cilindro do gás ram dentro do êmbolo ,o recuo será maior por acrescentar maior massa no deslocamento do mesmo(o êmbolo ficará mais pesado e aumentará o impacto gerando recuo maior)

Completando a explicação do colega, o cilindro para a frente, apesar de aumetar o tranco, aumenta tbm o VO do chumbo. É uma questão de equilíbrio e objetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado ao Antonio Claudemir e zzetto,

 

Entao he assim, o embolo coloca-se com a bucha de pu sempre pra frente , ai vai gerar compressao do ar... dentro do embolo coloca-se pistao do gas ram com a haste voltada para frente ,, ok ...

mas na frente da haste tenho q colocar ou nao algum centralizar ?

ou centralizador ficaria apenas na parte traseira o pistao?

quanto a pasta G, tenho q passar apenas na lateral da bucha ?

 

obrigado mais uma vez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz,está me deixando preocupado. Primeiro:tem que ter compressor de mola.

Segundo: desmontar a arma.

terceiro : limpar todo lubrificante e passar uma lixa fina,tipo 500 e depois 1200,com auxilio de um cabo de vassoura ,mas sem pratica faça manualmente girando sem auxílio da maquina de furar. Apenas para tirar as rebarbas,só isto!

Quarto: passar pasta g no retentor(bucha de pu) e também no êmbolo,sem excessos.

Quinto:colocar o gás ram com a haste para frente e obrigatoriamente com guia tanto na frente como atrás.

Sexto: montar com auxílio do compressor de mola.

Sétimo: se ainda ficou alguma dúvida,por favor não tente fazer o trabalho!

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz,está me deixando preocupado. Primeiro:tem que ter compressor de mola.

Segundo: desmontar a arma.

terceiro : limpar todo lubrificante e passar uma lixa fina,tipo 500 e depois 1200,com auxilio de um cabo de vassoura ,mas sem pratica faça manualmente girando sem auxílio da maquina de furar. Apenas para tirar as rebarbas,só isto!

Quarto: passar pasta g no retentor(bucha de pu) e também no êmbolo,sem excessos.

Quinto:colocar o gás ram com a haste para frente e obrigatoriamente com guia tanto na frente como atrás.

Sexto: montar com auxílio do compressor de mola.

Sétimo: se ainda ficou alguma dúvida,por favor não tente fazer o trabalho!

Obrigado Antonio Claudemir,,, agora sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pessoal, boa noite. Sou novato aqui. Gostaria de colocar uma gas ram na minha b19-14. Tô pensando em comprar a de 45kg. Gostaria do Conselho de vocês sobre boas marcas. Fico no aguardo. Atenciosamente, Luiz.

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando,, pretendo colocar um de 40 kg na minha b19s, só to na dúvida qual marca e a melhor

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Marco - Porto Alegre

carabina GAMO Hunter 440 4,5mm
kit olimpico 35kg elite, gatilho esportivo elite

carabina HW77 , sendo preparada para GR

CFX Royal 4,5mm, kit pró elite, municiador de inox, gatilho esportivo elite

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Acompanhando,, pretendo colocar um de 40 kg na minha b19s, só to na dúvida qual marca e a melhor

 

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Coloquei o kit da Elite AirGuns de 45kg. Comparando quando usava mola, melhorou e termos de redução do vibração muito.

 

Tive um pequeno problema com o êmbolo raspando no corpo da mola à gás. Talvez seja problema da haste do gás não está bem ajustada no furo do êmbolo.

 

Irei checar hj.

 

À propósito, troquei a B19-14 por uma B19-17. Só para retificar o meu post anterior.

 

Enviado de meu GT-N7100 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante