Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Como atirar com luneta sem ajuste de Paralax?


Posts Recomendados

Oi pessoal tenho uma luneta parecida com esta da figura em anexo, e percebi que ela tem o tal do efito paralax, porém a mesma não tem o ajuste do mesmo, ai vem minha pergunta, existe alguma maneira de contornar este problema nestas lunetas que não tem ajuste de paralax?

 

 

 

post-6476-0-05492300-1440420927_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente com muito treino, para você sempre olhar por ela na mesma distancia e altura e centralização (do seu olho até a luneta). Se você variar um pouco algum destes fatores, vai dar erro de paralax e seu tiro não vai para onde você quer.

 

tente fazer alguma marcação na luneta com um "branquinho", e na coronha da arma, até você ficar bem treinado de sempre atirar da mesma posição.. E acostume a apoiar sua bochecha também no mesmo local da coronha, para não ter desvio horizontal..

 

 

Pelo menos é isso que eu faço pra minimizar o erro de paralax..

  • +1 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Somente com muito treino, para você sempre olhar por ela na mesma distancia e altura e centralização (do seu olho até a luneta). Se você variar um pouco algum destes fatores, vai dar erro de paralax e seu tiro não vai para onde você quer.

 

tente fazer alguma marcação na luneta com um "branquinho", e na coronha da arma, até você ficar bem treinado de sempre atirar da mesma posição.. E acostume a apoiar sua bochecha também no mesmo local da coronha, para não ter desvio horizontal..

 

 

Pelo menos é isso que eu faço pra minimizar o erro de paralax..

Desculpe lhe corrigir Povray, porém nada do que você possa fazer na hora do tiro pode resolver o ajuste de paralaxe se a luneta não tem.

 

O ajuste de paralax é um ajuste de aproximação ou distânciamento de lentes internas de uma luneta para que a distância focal coincida com a do alvo que você quer acertar, isso acontece por vários fatores físicos que vem de estudo de espelhos e imagem real, virtual e câmara escura (seu olho) e lentes, mas no frigir dos ovos é ajustar a amplitude do ângulo dos raios de luz que chegam da imagem através do tubo de uma forma que você possa enxergar de uma forma cristalina.

 

Como lunetas pequenas 4x32 têm pouca aproximação então a objetiva não extrapola demais do limite "cabeça/pé" da formação de imagem e perdemos pouco a distância focal, quase imperceptível na maioria das 4x32 eu diria, e em algumas lunetas 4x32 para economizar essa ineficiência eles fixam um ponto de distância focal, não vai mudar muito nossa vida, porque não dá pra medir porra nenhuma com paralaxe em 4x32 mesmo e temos o mildot e agradecemos uma redução no peso.

 

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PovRay,

Isso aí, +1 procê.

 

Raufemann,

Desculpe-me a franqueza, mas o PovRay não tem em que ser corrigido.

O Sandro perguntou "como atirar com uma luneta sem ajuste de paralaxe" e ele prontamente respondeu de forma correta, que é tentar manter a mesma visada, pra manter o mesmo POI.

As teorias por você apresentadas foram interessantes para entendimento do efeito paralaxe, parabéns. Mas, não responderam a pergunta e a necessidade do amigo Sandro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como na M.A a visada em uma M.O requer treino,concentração e educação.

O que a M.O ajuda na aproximação do alvo, também prejudica no erro de paralax, pois a quanto mais se aproxima o alvo, pela magnitute da M.O, maior é sensíbilidade do efeito paralax.

Resumindo luneta sem paralax é o inferno.

 

Abraço.

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sofro bastante com isso em uma Nikko Gold 4*32. O ponto do olho deve ficar sempre no mesmo lugar, senão não se acerta exatamente onde se quer. Estava pensando em fazer um pequeno círculo vazado, tipo uma arruela e colar exatamente no centro da lente ocular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como na M.A a visada em uma M.O requer treino,concentração e educação.

O que a M.O ajuda na aproximação do alvo, também prejudica no erro de paralax, pois a quanto mais se aproxima o alvo, pela magnitute da M.O, maior é sensíbilidade do efeito paralax.

Resumindo luneta sem paralax é o inferno. (FAIL) :crazy:

 

Abraço.

MATTHEW QUIGLEY

Luneta COM paralax é o inferno

Luneta SEM correção de paralaxe é o inferno.

 

Kbeça: enviei MP.

Abraço

 

Métil

Corrigido.

 

Abraço.

Peace for the world

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PovRay,

Isso aí, +1 procê.

 

Raufemann,

Desculpe-me a franqueza, mas o PovRay não tem em que ser corrigido.

O Sandro perguntou "como atirar com uma luneta sem ajuste de paralaxe" e ele prontamente respondeu de forma correta, que é tentar manter a mesma visada, pra manter o mesmo POI.

As teorias por você apresentadas foram interessantes para entendimento do efeito paralaxe, parabéns. Mas, não responderam a pergunta e a necessidade do amigo Sandro...

Então fui eu que entendí errado o que o Povray quis dizer.

 

Mas um resumo geral é, essas lunetas de distância focal fixa e sinceramente não incomoda quase nada em 4x (alías alguns acham até que suas lunetas tem ajuste de paralax defeituoso por não conseguirem perceber a mudança), mas se assim incomodar é simplesmente atirar sempre na mesma distância em você e o alvo, então acho sim que respondí a pergunta do amigo, se o ajuste é fixo e incomoda a pequena falta de foco, é só atirar sempre na mesma distância entre você e o alvo.

 

Mais simples que isso só arroz com ovo.

 

Sinceramente em 4x32 dá pra atirar em entre 10-100m sem ajustar nada.

 

Mas, o que funciona para um não funciona para outro e assim segue e me desculpem se falei alguma bobagem, meu interesse não é desmerecer quaisquer dados de outros amigos.

 

Forte abraço.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu uso o seguinte critério para atirar com minha 4x32, eu não retirei a massa de mira, ela fica meio que no caminho, então eu faço a visada levando em consideração a visada do alvo com a massa desfocada, não quis retirar a massa e a uso como referência.

 

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, me desculpe a pergunta é que isso pra mim é novidade, mas geralmente se tira a massa quando atrapalha a visada com a luneta ou se coloca um mount mais alto, justamente para a massa não ficar no meio do caminho, consegues acertar alguma coisa com essa referência? Abraços.

Old soldiers never die. Young ones do.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, me desculpe a pergunta é que isso pra mim é novidade, mas geralmente se tira a massa quando atrapalha a visada com a luneta ou se coloca um mount mais alto, justamente para a massa não ficar no meio do caminho, consegues acertar alguma coisa com essa referência? Abraços.

Tenho conseguido bons resultados

 

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, eu uso o seguinte critério para atirar com minha 4x32, eu não retirei a massa de mira, ela fica meio que no caminho, então eu faço a visada levando em consideração a visada do alvo com a massa desfocada, não quis retirar a massa e a uso como referência.

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Você está utilizando um método conhecido por mira escrava, interessante em alguns casos.

"Carabinas de ar... calibradas, descalibradas, diversas e até inutilizadas."

"Estilingue - Calibres diversos, pedrinha, pedra, pedregulho, tijolo, pedra grande pra car... adaptado para aceitar pedra de barro Lead Free"

"Tubos de esferográficas com tufos da papel, atiradeira de mamona com cano e balão de festa etc"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você está utilizando um método conhecido por mira escrava, interessante em alguns casos.

Olá, Raufemann, vc soube dar nome ao que faço, como minha luneta não é grandes coisas, uma titan, tive muita dificuldade quando instalei numa daisy que tenho e cada tiro ia pra um lado falei, "esse trem não presta" depois estudando sobre paralxe e no caso da minha luneta a ausência dele teria que achar uma forma de criar uma referência em relação ao alvo, e dai puz um arame no cano da daisy e ficava aquele trem meio embassado, mas corrigi a visada criando um ponto de referência, agora com a b1914 5.5 deixei a massa e faço isto com ela, meio tosco, mas quebra o galho.

 

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante