Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

tiro a papel 10


Joilson Santos

Posts Recomendados

Boa noite pessoal, gostaria de saber de como procede em uma competição de papel 10 metros.

quantos tiros são dados, qual o tempo para este tiros, quais os regulamentos para esta modalidade, quantos atiradores por vez ou são na mesma hora.

quero trinar já sobe os regulamentos, procurei alguns vídeos referentes mas não encontrei, lhe aqui no fórum sobre isso mas fiquei com algumas duvidas.

desde já agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja em http://www.tirovirtual.com.br/tecnico/regulamento/carabina-de-ar-10m/

 

Nesse mesmo site há outros regulamentos, inclusive a parte geral. Há pequenas variações de entidade para entidade.

Gamo Whisper X 5.5, GR Elite 45 kg, gatilho Elite

Os políticos que flexibilizaram o absurdo estatuto do desarmamento deram a sociedade a certeza que não devia ser mudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joílson,

A Bahia tem se destacado na modalidade de Papel 10 metros, inclusive com recordes nacionais. É uma das mais fortes equipes do Brasil

.

No Papel 10 metros, os clubes e associações seguem o regulamento da CBTE, veja no site www.cbte.org.br

.

I- Finalidade

Regulamentar a prova de Carabina Mira Aberta de Ar no âmbito da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo.

 

II- Descrição da Prova

a) Distância

10 (dez) metros.

 

b) Alvo

De pistola de ar da ISSF.

 

c) Posição

De pé, sem nenhum tipo de apoio ou suporte. A sustentação da arma se dará com ambas as mãos e o ombro. Um dos cotovelos poderá estar apoiado apoiar no quadril.

d) Arma

1. Serão permitidas todas as armas longas que contenham as seguintes especificações:

1.1. Calibre 4,5mm e Cano basculante.

1.2. Miras abertas sem nenhum tipo de aparelho ótico. A maça de mira poderá ter o túnel de proteção.

1.3. Poderão ter filamento de fibra ótica na Maça e na Alça de Mira.

1.4. O acionamento pode ser por mola metálica em espiral ou pelo sistema de mola pneumática. Exemplo: Gás RAM.

1.5. Armas com peso com de até 5,5 (cinco vírgula cinco) Kg, incluindo as miras.

2. Não será permitido:

2.1. Armas olímpicas, mesmo que tenham sido adaptadas.

2.2. Acessórios de armas olímpicas.

2.3. Modificações ou adaptações que alterem as características originais da arma: uso de contrapesos de cano, freio de boca, compensador, garfo, apoio do rosto ajustável, elevador do apoio do rosto, apoio para mão sob a coronha (palm rest), tubo prolongador do cano/maça de mira.

2.4. A alça de mira deve ficar obrigatoriamente à frente da posição do gatilho. Considera-se para este efeito o ponto de inserção do gatilho no mecanismo.

2.5. Soleira com regulagem vertical e horizontal. Caso este equipamento conste na arma, a mesma deve ser alinhada e fixada, não sendo permitido qualquer ajuste.

2.6. Para fins de manutenção será aceita a utilização de componentes similares aos originais em forma, dimensão e função, mesmo que adaptados de outra arma equivalente, igualmente permitida.

e) Equipamento

1. Não será permitido o uso de bancada móvel para descanso da arma no intervalo do tiro.

2. Não será permitido o uso de calça de tiro, botas de tiro, casaco de tiro, bandoleira, luva ou qualquer outro tipo de vestimenta utilizada em provas olímpicas ou que facilite o tiro.

f) Competição

1. Ensaio

Um alvo de ensaio com número de tiros livre.

2. Prova

6 (seis) séries de 5 (cinco) tiros em 6 (seis) alvos de prova.

3. Tempo

35 (trinta e cinco) minutos para o ensaio e prova.

g) Comandos

· "Seu tempo de 3 minutos de preparação começará a partir de agora"

· "Começar"

· "Faltam 5 minutos”

· “Prova encerrada – armas em segurança”

Obs.: 1- Armas em segurança significa: abertas e descarregadas sobre a bancada ou em seus invólucros.

2- Não é permitido o municiamento durante o tempo de preparação.

 

h) Falhas de munição ou de arma

Serão consideradas como zero.

 

i) Tiro cruzado

Serão considerados como zero. O atleta que atingir o alvo de outro concorrente, quando identificado, será penalizado em 2 (dois) pontos, não podendo repetir o próprio disparo. Na impossibilidade de se identificar qual é o tiro cruzado, será computado o valor mais alto, cabendo ao atleta que desejar que não lhe seja atribuído um impacto em seu alvo informar imediatamente ao árbitro.

 

j) Apuração

Os alvos serão apurados no estande de tiro, sempre que possível, ao final da prova.

k) Penalização para tiros dados a mais.

Serão computados os cinco impactos mais baixos de cada alvo e aplicada uma penalização de menos 2 (dois) pontos no total.

.

.

Existem os casos especiais que não são seguidas as normas da CBTE, onde são admitidos alvos diferentes, calibre 5,5 e carabinas de cano fixo. O melhor é se equipar e se preparar para o Regulamento da CBTE, assim você poderá participar em qualquer lugar e pronto para atender a qualquer regulamento.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O número de atiradores depende do número de participantes e a infra do local. O ideal é que todos atirem ao mesmo tempo mas há casos de que em função da limitação do número de posições, faz-se mais de uma bateria.

 

Neste texto que o Cyntra colocou cita 35 minutos. Mas que eu saiba são 30 minutos. Pode ter mudado e eu não me atualizei mas sempre participei sendo 30 minutos. Dentro deste tempo você pode dar quantos tiros quiser no alvo de ensaio (teste) e apenas 5 tiros em cada alvo de prova.

 

É uma prova para carabinas calibre 4,5mm de 7,5 joules. Mas já vi alguns clubes que flexibilizam e admitem o 5,5mm mas isso é do clube. O certo é só o 4,5mm.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu galera, pelas dicas e esclarecimento, vou amurar um lugar bom para armar os alvos e treinar sobe estar normas.

 

Comandos

· "Seu tempo de 3 minutos de preparação começará a partir de agora" = aqui é quando atiro no alvo de treino quantos tiros puder e quiser.

2- Não é permitido o municiamento durante o tempo de preparação.= aqui é quando o juiz dar o sinal que acabou o tempo de preparação.

· "Começar" = aqui é quando o juiz da prova da o sinal ou comando para começar as seis (6) series de tiros cinco (5) tiros em cada alvo.

· "Faltam 5 minutos” Juiz da o sinal ou comando estipulando para o final da prova.

Basicamente entendi desta maneira mas vou ler mais sobre o assunto e as normas, agora é treinar e espera um campeonato aqui na Bahia. O brigado a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joilson, aqui no CA tem a Olimpiada Postal, são 4 alvos com 5 tiros, participe, já dá para ter uma ideia do que é uma competição, e acompanhar sua evolução mês a mês. A media dos seus 6 melhores resultados será a sua pontuação final, se vc postar a partir de julho, vai dar para alcançar a media de 6 provas até o final do ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Joilson, aqui no CA tem a Olimpiada Postal, são 4 alvos com 5 tiros, participe, já dá para ter uma ideia do que é uma competição, e acompanhar sua evolução mês a mês. A media dos seus 6 melhores resultados será a sua pontuação final, se vc postar a partir de julho, vai dar para alcançar a media de 6 provas até o final do ano.

:thumbup: beleza Mario,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique, o texto foi extraído na íntegra do site da CBTE.

 

Que coisa Cyntra, não só eu mas muita gente aqui em SP faz sempre com 30 minutos de tempo. 35 pra mim é realmente novidade.

Daystate Huntsman Regal 5,5mm

Artemis PP 700S 5,5mm

Nova Vista Behemoth 5,5mm
Walther PPK/S 4,5mm BB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Que coisa Cyntra, não só eu mas muita gente aqui em SP faz sempre com 30 minutos de tempo. 35 pra mim é realmente novidade.

.

Agora a galera vai cair em cima, cobrando os 5 minutos, com juros e correção.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Cyntra , a CBTE liberou os calçados , limitou a altura da telha e está faltando explicitar a distância do chão até até o centro do alvo , considerando-se o nível dos pés do atirador . Antigamente , na pistola de ar , ^referida distância era de 140 cm , admitindo-se a variação de 5 cm . A CBTE deveria modificar a regulamentação quando determina que a posição do atirador deve ser "de pé" . Fica melhor dizer " em pé " . Abraço .

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MazinhoWaldemar,

Leva + 1 Obrigado pela informação. Não sabia desse detalhe.

A CBTE está em falta conosco, pois necessita atualizar o regulamento que está no site.

Além disso tem que esclarecer a questão da "abolição do silêncio" das provas. A ISSF já liberou o barulho nas provas. A platéia pode se manifestar durante a realização das provas.

"Eu canto porque o instante existe,

E a minha vida está completa,

Não sou alegre, nem sou triste,

Sou poeta" (Cecília Meireles)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante