Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Fórum Arco e Flecha Brasil


Calil

Posts Recomendados

Olá pessoal

 

Sou o administrador e fundador do fórum Arco Brasil, fundado em agosto de 2009. Somos uma comunidade em crescimento e a quem interessar convido para conhecer. Lá contamos com o pessoal mais experiente e atualizado em arco e flecha composto, recurvo moderno, recurvos tradicionais e longbows. Também somos adeptos a balestras (bestas). Como a paixao por arco e flecha anda junto com carabinas resolvi criar este tópico.

 

http://arcobrasil.forumeiros.com/

 

Meu nome lá esta como CALIL. Aqui vai uma amostra de alguns equipamentos meus e do pessoal do fórum só para terem idéia a que pé estamos nesse hobby que evolui todo ano aqui no brasil e é febre nos estados unidos onde praticam a caça por lá com este equipamento até mais do que com arma de fogo:

Arco composto Bowtech Invasion 70 libras cor Optifade Forest

242s6yp.jpg

28gseaa.jpg

 

 

Besta Horton Vision 175 libras + luneta Hawke 3x32

5cm2pu.jpg

 

Arcos tradicionais Bear Archery (arcos de 40 anos ou mais) totalmente integros e funcionais:

2ryhu7d.jpg

 

Bowtech General

bal3m.jpg

 

Mathews Z7

2011-mathews-z7-xtreme-bow-loaded_110686326853.jpg

16502d1296267020t-mathews-z7-mathews-fx-bows-001.jpg

 

Isso é apenas uma pequena amostra o leque de modelos é tao grande quanto de carabinas de ar. A precisão com os arcos compostos vai de 50 metros a 100 metros dependendo do modelo, de bestas de 50 metros a 200 metros.

 

Por exemplo esse modelo de besta é a PSE TAC 15, usa a base do rifle AR-15 e tem precisão absoluta mesmo a 100 metros, ultrapassa 200 metros tranquilo de precisão:

PSE-TAC-15-Crossbow.jpg

 

Quem quiser conhecer mais está convidado. O cadastro lá está liberado nao precisa nem ativar por email mas caso tenham problemas me contactuem por lá ou por aqui. Contem comigo pra qualquer dúvida. Abraços!

  • +1 3

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que muito massa Calil, lindos demais tanto os arcos quanto as bestas, sou fã de todo esporte de tiro e este é sem dúvida um precursor de todos eles. Um dia ainda compro um arco ou uma besta o problema é onde praticar pq me conheço não consigo esperar uma semana pra dar um tiro aHAUHAUhAuAH No desespero sou capaz de apelar até pro estilingue aHAUhAuAHAUH

 

Abração e obrigado por postar essas maravilhas!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

  • +1 1

Norica Titan 5,5mm Gr 45 Kgs

Montenegro Classic Plus B 19-17 4,5mm Gr 40Kgs Nikko Stirling Goldcrown Airking 4x32 AO.

 

"Tudo posso naquele que me fortalece", Deus!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil tb sempre tive vontade de atirar com arco e flecha, fiquei com água na boca vendo seu tópico. Vou acabar gastando com alguma coisa para brincar em casa, o que vc me recomenda para uns 50 metros.

 

Vou dar uma lida no fórum Arco Brasil.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara que muito massa Calil, lindos demais tanto os arcos quanto as bestas, sou fã de todo esporte de tiro e este é sem dúvida um precursor de todos eles. Um dia ainda compro um arco ou uma besta o problema é onde praticar pq me conheço não consigo esperar uma semana pra dar um tiro aHAUHAUhAuAH No desespero sou capaz de apelar até pro estilingue aHAUhAuAHAUH

 

Abração e obrigado por postar essas maravilhas!!! :thumbsup: :thumbsup: :thumbsup:

 

Obrigado pelas palavras rsss é tao viciante quanto carabinas de ar cuidado :P

 

Caraca bicho essa PSE TAC 15 é um canhão, ai meus Deus ja tava interessado agora que sei disso...a mulher me mata.

 

Eduardo.

 

hehehehe se não quiser uma tao grande (essa é grandona) tem a TAC 10 também que é um pouco menor! É um sonho de consumo essa mesmo!

 

Calil,

 

Qual a diferença entre o recurvo moderno e o recurvo tradicional ?

 

A diferença eu vou mostrar com fotos:

Tradicional:

2ryhu7d.jpg

 

Recurvo moderno:

Img214529444.jpg

 

Calil tb sempre tive vontade de atirar com arco e flecha, fiquei com água na boca vendo seu tópico. Vou acabar gastando com alguma coisa para brincar em casa, o que vc me recomenda para uns 50 metros.

 

Vou dar uma lida no fórum Arco Brasil.

 

Depende do que você gostar, de arco recurvo ou arco composto ou até mesmo besta. O que te agradou mais?

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil não tenho a mínima intimidade com arco, nem sei te dizer o que agradaria mais, gosto mesmo é de acetar o centro do alvo uhauhuauha.

Boa pergunta Netby, não sei te dizer se tem restrições a importação.

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante BidU

Muito bom!

 

Eu não posso nem ver muito isso se não vou a falência , já não bastam as carabinas...hahahaha

 

Parabéns pelo fórum e pelo tópico!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil, confesso que sou um completo ignorante quando o assunto é arco e fecha, mas já fiz meu registro para poder aprender um pouco e, talvez, iniciar no esporte. De fato é impressionante a tecnologia empregada nos arcos que você postou, todavia a estética dos arcos Bear Archery (na quarta foto) faz deles uma verdadeira obra de arte.

 

Enfim, parabéns pelo tópico.

"Eu quase que nada sei, mas desconfio de muita coisa."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil, avisa o pessoal do ARP que eu já tentei ir lá umas duas vezes e não consegui. Lembro que uma vez o pessoal da portaria disse que não tinha ninguém... Na outra não tinha ninguém nem na portaria.

 

Meu filho quer praticar arco e flecha.

 

Gostei do fórum!

Norica Dragon 5,5mm GR 50Kg.

Rossi Dione 4G 5,5mm GR 55Kg.

Cometa 220 4,5mm GR 45Kg. (vendida)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil,

 

Muito interessante esse esporte, deve exigir muita concentração do praticante, (leigo falando) pois o fato de ter que segurar o arco esticado durante a mira deve consumir muito.

 

No clube próximo a minha casa eles praticam o ARMBRUST, é muito provavel que você conheça.

 

http://www.armbrust.com.br/oclube.html

 

Nesse clube que fica localizado em Indaiatuba, é possível atirar com o armbrust, carabinas de pressão e armas de fogo, estive lá domingo passado e fui muito bem recebido pelo pessoal presente, pretendo me filiar assim que possível, mas vou frenquentar sempre que puder, pois mesmo para o não sócio é possível alugar o stand por um preço razoável.

Norica.jpg

Norica Storm 5.5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aprendi muito no fórum, e ainda estou aprendendo. Tem muita informação e o pessoal é muito prestativo.

 

P/ quem quer só brincar, pode ser um arco recurvo, sem mira, fazendo tiro instintivo.

 

Se quiser praticar o target, e tiver tempo para treinar e alguém para ensinar, pega um arco recurvo moderno.

 

Caso queira praticar target, e não tenha muito tempo para treinar, e tbm não tenha alguém para ensinar e ficar acompanhando, vá direto para um arco composto.

 

Tentei iniciar com o recurvo, mas sem tempo, e sem alguém que possa ensinar e acompanhar, é muuuuito difícil. Tem q ter disciplina e atirar pelo menos 2 x por semana, senão não vai evoluir. Se ficar uma semana sem atirar, os tiros já saem uma "M"

 

Já no composto é mais simples de aprender, não que seja fácil, mas é mais rápido chegar em um nível que vc acerte o alvo. Depois, quem quiser competir, aí sim vai ter que treinar sério e ter disciplina.

 

E cuidado na hora de comprar um arco, pesquisem no fórum, antes de comprar, para não gastar dinheiro em porcaria. Cuidado ao comprar flecha, pq a flecha tem um Spine (que é a rigidez da flecha) adequado para cada potência de arco. E como as carabinas de mola, não adianta comprar um arco de 90 libras e não conseguir puxar ele. Se for recurvo, comece com um de 30 a 40 libras, no máximo.

 

Segue um vídeo com o meu composto, é só a segunda vez que atiro com ele, então tem muito que melhorar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o vídeo Gian, mas só faltou mostrar o alvo :lol: . Vcs vão acabar me descaptalizando :blushing:

  • +1 1

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calil, vou me cadastrar!!! Estava por ontem lá fuçando em algumas informmações e me interessei bastante...vi que tem varios clubes aqui em minha região! Pode me esperar que vou encostar por lá!

 

"Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança". Winston Churchill

 

http://blogdowhombi.blogspot.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OOOO Callil, bom te ver por aqui, nem tinha percebido se tratar de vc.

Já participei do fórum no início, aprendi muito, mas já faz um bom tempo que me desliguei.

Abração.

Benjamin Marauder syn 5,5mm, LW, Vector 10-40x50

PCP Custom 5,5mm 450cc, Bushnell Trophy XLT 3-9x40

PCP Custom 6,35mm 500cc Bushnell Trophy 1x30

Gamo CF-X 5,5mm, Rossi Gold Crow 4x32

Hatsan Dominator 200W 5,5mm, Vector 3-9x40

Norica Marvic Luxe 4,5mm

CBC B12-6 4,5mm

Artemis CP1 5,5mm

Crosman 1377 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Já me interessei por arqueria. Tenho até hoje um recurvo, feito pelo falecido Jorge Canale. Parei por falta de local para treinar, arco necessita mais ambiente que arma de pressão.

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

 

Sou o administrador e fundador do fórum Arco Brasil, fundado em agosto de 2009. Somos uma comunidade em crescimento e a quem interessar convido para conhecer. Lá contamos com o pessoal mais experiente e atualizado em arco e flecha composto, recurvo moderno, recurvos tradicionais e longbows. Também somos adeptos a balestras (bestas). Como a paixao por arco e flecha anda junto com carabinas resolvi criar este tópico.

 

http://arcobrasil.forumeiros.com/

 

Meu nome lá esta como CALIL. Aqui vai uma amostra de alguns equipamentos meus e do pessoal do fórum só para terem idéia a que pé estamos nesse hobby que evolui todo ano aqui no brasil e é febre nos estados unidos onde praticam a caça por lá com este equipamento até mais do que com arma de fogo:

Arco composto Bowtech Invasion 70 libras cor Optifade Forest

242s6yp.jpg

28gseaa.jpg

 

 

Besta Horton Vision 175 libras + luneta Hawke 3x32

5cm2pu.jpg

 

Arcos tradicionais Bear Archery (arcos de 40 anos ou mais) totalmente integros e funcionais:

2ryhu7d.jpg

 

Bowtech General

bal3m.jpg

 

Mathews Z7

2011-mathews-z7-xtreme-bow-loaded_110686326853.jpg

16502d1296267020t-mathews-z7-mathews-fx-bows-001.jpg

 

Isso é apenas uma pequena amostra o leque de modelos é tao grande quanto de carabinas de ar. A precisão com os arcos compostos vai de 50 metros a 100 metros dependendo do modelo, de bestas de 50 metros a 200 metros.

 

Por exemplo esse modelo de besta é a PSE TAC 15, usa a base do rifle AR-15 e tem precisão absoluta mesmo a 100 metros, ultrapassa 200 metros tranquilo de precisão:

PSE-TAC-15-Crossbow.jpg

 

Quem quiser conhecer mais está convidado. O cadastro lá está liberado nao precisa nem ativar por email mas caso tenham problemas me contactuem por lá ou por aqui. Contem comigo pra qualquer dúvida. Abraços!

 

 

 

só uma curiosidade quanto vale uma arco como esse 1° da foto?

para pesca qual a melhor opção e quanto custa?

 

quero começar a pescar com arco e caiaque(minha patroa me chama de índio por essa ideia kkkkkkkkkkkkkkkkkk)

COMETA 400 4,5 MM

CBC JADE MAIS 4,5MM (PAPEL)

 

Aqui não,Posso até não ser simpático Comigo não tem desculpa
Minha criação é chucra, A verdade ninguém furta
Sou bruto, rústico e sistemático

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc quer um só para pesca, eu te indicaria um mais simples, ou um usado. Visita o fórum, que sempre tem gente vendendo, já comprei 3 arcos no fórum. Vc vai pagar uns 2000 nele pronto para pesca.

 

Daqui a pouco o Calil deve te responder mais precisamente um valor. Se não me engano, ele já pescou com arco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Flávio td bem só vi hj a sua mensagem desculpe. Esse arco da primeira foto é muito potente para pesca, não serve. Um bom kit é este aqui:

 

Bowfishing FISH HAWK que já vem com o AMS retriever que é o melhor sistema que tem para pesca com arco:

 

a18b8dc38b2f9fe34db7dacb4cea.jpg

 

Este kit você encontra pronto no Ebay por US $315,00. No Brasil não sei onde tem à venda, nunca vi, talvez com uma busca no Google você encontre algum eventualmente.

 

Abraços

ºToo Much!!!

 

Fórum Arco Brasil

http://www.arcobrasil.com/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem só o carretel no ML eu ganhei um geologic

http://www.adventureshoppe.com/geologic-right-hand-initech-bow-p-588.html

acho q é de carbono as palhetas é recurvo aí eu coloquei um carretel na ponta e fiz uma flecha com ponta de arbalete e,.........................................................................................................................

SÓ PEQUEI UM PEIXINNHO Q N DAVA UM PALMO ATÉ HJ

to pensando em vender esse é um esporte caro tmbm eu fiquei empolgado no início mas passou

- Air Arms TX 200 MK II Beech - .177+ Luneta Bsa Stealth Tactical STS 6-24x44IR !
- Dye Proto Reflex Marker Noth aurora - .68 + Dye Rotor Bomber steel Hopper

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem só o carretel no ML eu ganhei um geologic

http://www.adventure...-bow-p-588.html

acho q é de carbono as palhetas é recurvo aí eu coloquei um carretel na ponta e fiz uma flecha com ponta de arbalete e,.........................................................................................................................

SÓ PEQUEI UM PEIXINNHO Q N DAVA UM PALMO ATÉ HJ

to pensando em vender esse é um esporte caro tmbm eu fiquei empolgado no início mas passou

É assim mesmo. Estava achando que vida de índio era fácil? Depois, você troca o arco por uma vara de pesca, que rende muito mais.

.....................................
“A diferença entre os homens e os abacates é que os abacates amadurecem”

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

oi Calil ...

bom falar contigo ....gostei muito das fotos . também sou apaixonado por este esporte .... tenho um arco composto da Arcomaster (master magnum ) e um recurvo que comprei as laminas da Arcos velox e, eu mesmo fiz o riser .... um riser medio de 23 polegadas .comprei o dracom b50 e fiz a corda .

confesso que é muito emocionante fazer algo assim ....Parabéns pelo tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Acabei de fazer o cadastro lá no forum, me interessei muito na pesca com arco e flecha, tem uma barragem perto da cidade onde meu sogro mora, de vez em quando vou lá e é comum vermos carpas enormes e tbm bagres africanos, um arco desses seria uma "mão na roda", vou dar uma pesquisada lá sobre a legislação pois não sei nada sobre o assunto, hj foi a primeira vez que ví videos de pesca assim.

Norica Storm 5,5 + GR50 (vendida)

B19-S + GR50 (vendida)

B19-14 4,5 + kit Elite GR45 + pistão aliviado

HW35 Stainless

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 7 months later...

Vc pode usar o programa OnTarget2, procura ele no Google, e baixa ele. Vc pode usar ele durante 5 dias como versão de avaliação.

 

Ele calcula o Spine dinâmico. Se vc não tiver pressa, posso ajudar vc, mas eu posso demorar para conseguir tempo para calcular isso p/ vc.

  • +1 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz, pode me mandar os dados do arco no e-mail giantorm@hotmail.com, mande o máximo possível de dados sobre o arco. Vou precisar saber tbm para o que vc vai utilizar o arco, se vai ser para caça, ou Tiro ao alvo, e a que distâncias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saulo vou querer dar umas flechadas tb rsrsrsrsrs

A vantagem de ser inteligente é que podemos fingir que somos imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível (Woody Allen).

 

 

Beeman HW 100 T FSB .177

Hatsan AT44-10.22 regulada

CZ Slavia 631 Lux

CBC Montenegro F18 Classic B19-14 .177

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o bicho e veio muito rápido, claro que fui taxado mas valeu muito a pena!

 

Gian vai aí tb as infos sobre o arco, eu sei que o Draw Weight tá alto pra quem está começando, mas sei que é fácil reduzir. Se precisar de mais alguma info me fala, ha sím minha puxada é de 29.

As flechas que viram são easton power light 400 estão com as blazers e noocs, vieram os incerts tb. Agora vou comprar umas pontas, acho que uma de 100grains tá bom....ou isso é o programa que vai falar??? A propótido, uma das flechas veio com um dos blazers descolando na ponta, com que cola que colo isso?

 

Valeu pela força Gian

post-54-0-26397100-1348240365_thumb.jpg

post-54-0-36476400-1348240384_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saulo,

 

Recomendações:

 

Nunca, nunca e nunca atire com o arco sem flecha.

 

De preferencia não deixe outras pessoas armarem o arco, com ou sem flecha. Se a puxada for diferente, pode acontecer um acidente. É preferível passar por chato do que ficar com o arco danificado. Até no puxar a corda, se o desavisado torcer o Riser, a corda pode escapar da roldana, e aí a merda está feita. Pode quebrar as lâminas, entortar os cames, entre outras coisas.

 

Se possível regule ele para 60 libras, o que eu acho ainda muito forte, o meu está regulado com 52 libras e já estou pensando em voltar ele para 50 libras. Consiga uma borracha de camara de bicicleta, e aqueça bastante antes de fazer a puxada. Se possível, treine com ela todos os dias a noite, vai ajudar a conseguir puxar a corda do arco.

 

Você deve puxar ele com o músculo das costas e não do ombro.

 

Olha este vídeo, e se possivel, filme vc mesmo, e compare com o vídeo.

 

 

 

O ALVO

 

Dá uma olhada no link abaixo, eu fiz um tutorial de como fazer um alvo sem gastar absolutamente nada

 

https://www.facebook...33831954&type=3

 

Dependendo do gatilho que vc usar, vc tem que colocar a puxada com 28,5" ou 28". Ela é menor do que a sua puxada em um arco recurvo por causa do gatilho. A corda deve ficar encostando no canto da boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Bem não consegui ainda atirar com calma, a primeira vez foi depois de um campeonato e já viu, o Russ acabou machucando o braço, mas foi aquilo que vc disse cada um tem uma puxada, acho que serviu de lição, agora todo mundo tem medo! hehehehehe Bem a puxada que o arco está é de 29 e já fiz medições aqui e e está dando 28 então preciso mudar as letras que vem no cam do bowl, segundo estão me dizendo que é fácil e não precisa de bow rest, Agora vou aliviar o draw weight de 70 que está realmente muito pesado dando 2 vontas completas nos parafusos da laminas (meia volta de cada vez alternando o de cima para o debaixo) acho que vai resolver e ficando com uns 60-62.

Comprei flechas gold tip 5575 com pontas de 100 grain que dizem essa flecha é a mais indicada para esse arco, mas ainda não sei realmente qual é a flecha mais adequada, o programa como disse não te para mac. Podia ter um online fácil de usar! Se exixtir me fala.

Abraço

P.s estou na saga de fazer um alvo com o EVA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

HJ fui no cnte atirar com o arco PSE brute x, fiz um bom agrupamento a 27m, consegui até acertar uma dentro da outra, perdi 2 flechas, mas foi bem legal. Mas está muito pra esquerda, acho que vou ajustar a mira. Consegui diminuir o peso dele dando 1 volta e meia, deve estar umas 60 libras, usei flechas de spine 400 uma a power light da easton e a gold tip x hunter 5575, ambas com pontas de 100 grain e cortadas em 29 (do tamanho que veio e usei). Notei tb que o cabo está poindo em certas partes preciso comprar a cera que Vanelli tanto fala. Gian, ví que no outro site vc tem pra vender, ainda há algum em estoque?

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Saulo,

 

A cera é essencial, principalmente quando o arco está novo. Se deixar sem, a corda vai danificar bem rápido. Se as flechas estão indo muito para a esquerda, pode ser tbm o rest que está fora de posição. Talvez seja preciso regular ele na horizontal, muito provavel deslocar ele para a direita. Vai deslocando aos poucos.

 

Vc deve atirar em distâncias diferentes, e ver se o ponto de impacto muda lateralmente. Se mudar primeiro tenta regular o rest, se não der certo, pode ser que o Spine esteja errado.

 

Pode me mandar uma MP, que eu te passo os valores das ceras.

 

Uma flecha dentro da outra é legal, mas só na primeira vez, depois acaba ficando frustante e caro. Eu só atiro mais de uma flecha por alvo, se for acima de 30 metros.

 

Abraço

 

Gian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante