TFHG Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 (editado) Olá, amigos! Tenho buscado conhecer um pouco mais sobre o encamisamento de mola e uma coisa em particular me chamou a atenção. O "guia de mola" é retirado nesse procedimento? Os vídeos que achei estão sem essa peça, e em alguns retirada é recomendada. É assim mesmo? Quando se realiza o encamisamento da mola é necessário retirar o guia? Com isso ela não ficaria "mais fraca", pois estaria menos comprimida ao armar? Abraços Editado Março 18, 2015 por TFHG Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Maikol Ferreira Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 acredito que nao. retirada do guia é para gr Citar CBC Nitro 800 5.5 Crosman Quest 1000 4.5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Claudemir Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 TFHG, pode encamisar a mola com e sem o guia,a finalidade de encamisar a mola é para diminuir a vibração quando ela é liberada. Você não falou em que carabina faria isto,mas supondo que seja uma b19,esperimenta de ambos os jeitos é tira a duvida. Posso lhe garantir que fica sem aquele barulho tipico da mola vibrando,quanto a melhora,tem carabinas que responde de formas diferente a um mesmo tipo de mudança. Por isto que nós mexemos em nossas carabinas,para tentarmos melhora-las. Mas nunca sabemos o quanto,umas muito outras menos. A lubrificação é muito importante,o recomendado é pasta g,mas a decisão é sua. . Quanto ao material para encamisar,eu gostei mais da garrafa pet,mas tem quem goste daquele plastico de raio x. Atualmente não estou usando camisa na mola,estou usando a mola bem lubrificada com pasta g. Abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 (editado) O "top hat", também conhecido como guia de mola frontal ou contra peso, assim como o guia de mola traseiro, tem papel fundamental para manter a mola helicoidal centralizada, reduzindo a flambagem da mola devido a compressão e consequentemente isto contribui para manter o êmbolo centralizado. Em algumas carabinas, por exemplo a Fenix 400, na posição engatilhada parte do top hat entra dentro do guia de mola traseiro que é tubular. Já a Cometa 220 não utiliza top hat A principal razão da retirada deste contra peso é diminuir o peso do êmbolo e demais componentes móveis. Isto implica em perda de velocidade porém com ganho na precisão. O correto é substituir o "top hat" por um confeccionado em material mais leve, geralmente poliacetal (delrin marca registrada da Dupont). Editado Março 18, 2015 por Alberto José 4 Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro spolidoro Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 Ótima explicação alberto. Leva +1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafael Trentin Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 Boa explicação Alberto, sempre fiquei com isso na cabeça, se existe a peça é porque ela tem uma função podendo ser eliminada ou não. Vi que existe alguns kits para TX cujo top hat e guia de mola traseira são feitos em material semelhante ao citado. Será que nenhum fabricante brasileiro se habilita a confeccionar esse kit para as armas mais usadas no nosso mercado, bam, cbc, entre outras... Leva +1 Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TFHG Postado Março 18, 2015 Autor Share Postado Março 18, 2015 (editado) TFHG, pode encamisar a mola com e sem o guia,a finalidade de encamisar a mola é para diminuir a vibração quando ela é liberada. Você não falou em que carabina faria isto,mas supondo que seja uma b19,esperimenta de ambos os jeitos é tira a duvida. Posso lhe garantir que fica sem aquele barulho tipico da mola vibrando,quanto a melhora,tem carabinas que responde de formas diferente a um mesmo tipo de mudança. Por isto que nós mexemos em nossas carabinas,para tentarmos melhora-las. Mas nunca sabemos o quanto,umas muito outras menos. A lubrificação é muito importante,o recomendado é pasta g,mas a decisão é sua. . Quanto ao material para encamisar,eu gostei mais da garrafa pet,mas tem quem goste daquele plastico de raio x. Atualmente não estou usando camisa na mola,estou usando a mola bem lubrificada com pasta g. Abraço. Olá, Antonio Estou estudando o que poderei fazer na HW30S que acabo de adquirir. Penso em eventualmente encamisar a mola dela e, quem sabe num segundo momento, adquirir um dos kits tunning disponíveis! Vou anotar essa dica da lubrificação "pesada"! Não dá pra fazer as duas coisas, encamisar e lubrificar? O "top hat", também conhecido como guia de mola frontal ou contra peso, assim como o guia de mola traseiro, tem papel fundamental para manter a mola helicoidal centralizada, reduzindo a flambagem da mola devido a compressão e consequentemente isto contribui para manter o êmbolo centralizado. Em algumas carabinas, por exemplo a Fenix 400, na posição engatilhada parte do top hat entra dentro do guia de mola traseiro que é tubular. Já a Cometa 220 não utiliza top hat A principal razão da retirada deste contra peso é diminuir o peso do êmbolo e demais componente móveis. Isto implica em perda de velocidade porém com ganho na precisão. O correto é substituir o "top hat" por um confeccionado em material mais leve, geralmente poliacetal (delrin marca registrada da Dupont). Olá, Alberto Ótima explicação, precisa! Não sei se a HW30S possui "top hat" ou não, mas se tiver será mantido no processo de encamisamento! Sabe dizer se ela tem? Os kits que existem para ela vem acompanhados dessa peça em delrin? Obrigado. Editei o título para incluir o nome correto da peça Editado Março 18, 2015 por TFHG Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro spolidoro Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 Nas hw o top hat não vem de fábrica amigo. Somente o guia de mola traseiro. Os kits de tuning possuem sim. Porém vale lembrar que nas hw existe dentro do pistão um guia de metal que também faz a função de trava do embolo no gatilho. Esse sendo central. Motivo das hw não aceitarem gás ram sem grandes usinagens mais complicadas e troca do Pistao. Os kits melhoram muito a vibração. Encamisar a mola ajuda muito nesse quesito pois ela não fica justa no pistão e o barulho do twin encomoda as vezes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antonio Claudemir Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 (editado) TFHG,a explicação do Alberto José é têcnicamente correta. Quanto a lubrificação não é para colocar escesso de lubrificante,é que tem carabinas que a mola vem seca,umas até com ferrugem. E na revista magnum,edção especial numero 40,o senhor Nelson L De Farias recomenda lubrificar a mola das armas com graxa de silicone,dizendo que perde alguns fps mas ganha-se muito em suavidade quanto a vibração. Mas eu também experimentei a pasta g e me dei melhor com ela. Quanto ao guia dianteiro,se você montar sem guia de mola,a mola não vai entortar porque ela ficara justa sem espaço para que isto venha a acontecer.(isto se você montar a mesma encamisada,bem justa,mas não travando) . Mais um detalhe,eu fiz esta colocação para armas que o embolo é diferente da hw,pois o mesmo tem o eixo fixo dentro. Obs: não tenho hw e nunca desmontei uma. Para tal empreitada o Pedro Spolidoro é a melhor opção . Edtada a parte que dizia que graxa de silicone da efeito diesel. era para ser colocado que a graxa de silicone não é um lubrificante próprio para lubrificação de metal com metal. Abraço. Editado Março 18, 2015 por Antonio Claudemir Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barraforte Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 Há grandes diferenças - considerando a nossa aplicação - do Poliacetal para o PU ou ainda para o Nylon? ABS Citar Chapina - Hermes - 4,5 Crosman 788 - BB Scout - 4,5 Urko - Modelo II - 4,5 Urko - Modelo III - 4,5 CBC - B19 - S - 4,5 Hatsan - Dominator 200W - 5,5 Gamo - CFR - 5,5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Köhler Postado Março 18, 2015 Share Postado Março 18, 2015 Fazendo um adendo, aplicada corretamente, a pasta G não produz o efeito diesel, pelo menos não aconteceu em minha G2 quando montei o kit Elite nela, seguindo a recomendação do fabricante quanto a lubrificação, e no manual afirmar que haverão alguns disparos com efeito diesel. A meu ver, a pasta G, atualmente é a melhor forma de realizar a lubrificação dos componentes internos. A graxa de silicone é mais indicada para os mecanismos das carabinas PCP. Não tenho certeza desta informação, mas se não me engano a graxa de silicone não é inflamável. Citar “Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
barraforte Postado Março 19, 2015 Share Postado Março 19, 2015 Já utilizei graxa de silicone e nunca deu problemas relacionados a diesel. Também tenho minhas duvidas sobre a inflamabilidade do silicone. ABS Citar Chapina - Hermes - 4,5 Crosman 788 - BB Scout - 4,5 Urko - Modelo II - 4,5 Urko - Modelo III - 4,5 CBC - B19 - S - 4,5 Hatsan - Dominator 200W - 5,5 Gamo - CFR - 5,5 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Köhler Postado Março 19, 2015 Share Postado Março 19, 2015 Creio que os casos de diesel devam ser esporádicos, quanto a inflamabilidade da graxa de silicone, pode ser que ao aumentar a pressão o calor gerado possa "vaporizar", de forma violenta, a graxa de silicone que se encontra na bucha, e essa vaporização possa causar o efeito diesel, uma vez que o aumento de volume eh súbito e violento. Citar “Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TFHG Postado Março 19, 2015 Autor Share Postado Março 19, 2015 Olá, amigos Obrigado pelo retorno, Baseado no que me passaram, creio que se a carabina tem o top hat é melhor mante-lo, não? Conversei com um armeiro conhecido meu e ele disse que faz um em "Tecnil" para a 30S se eu quiser. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alberto José Postado Março 19, 2015 Share Postado Março 19, 2015 Conversei com um armeiro conhecido meu e ele disse que faz um em "Tecnil" para a 30S se eu quiser. Deve ser algo deste tipo, top hat também tubular. O ideal é cronografar antes e depois para ver se não será necessário "cortar" alguns elos da mola helicoidal devido ao aumento comprimento total. Citar Mandarim " O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!" Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
TFHG Postado Março 20, 2015 Autor Share Postado Março 20, 2015 (editado) Bem, acabo de encomendar um desses http://www.ebay.co.uk/itm/251867557420 Vamos ver no que dá! O tecnil, pelo que li, tem problemas com lubrificantes, não sendo indicado para interagir com eles. Abraços Editado Março 20, 2015 por TFHG Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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