Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Encamisamento de mola: retirada do "guia de mola" (top hat)?


Posts Recomendados

Olá, amigos!

 

Tenho buscado conhecer um pouco mais sobre o encamisamento de mola e uma coisa em particular me chamou a atenção. O "guia de mola" é retirado nesse procedimento? Os vídeos que achei estão sem essa peça, e em alguns retirada é recomendada.

 

É assim mesmo? Quando se realiza o encamisamento da mola é necessário retirar o guia? Com isso ela não ficaria "mais fraca", pois estaria menos comprimida ao armar?

 

Abraços

Editado por TFHG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TFHG, pode encamisar a mola com e sem o guia,a finalidade de encamisar a mola é para diminuir a vibração quando ela é liberada. Você não falou em que carabina faria isto,mas supondo que seja uma b19,esperimenta de ambos os jeitos é tira a duvida.

Posso lhe garantir que fica sem aquele barulho tipico da mola vibrando,quanto a melhora,tem carabinas que responde de formas diferente a um mesmo tipo de mudança. Por isto que nós mexemos em nossas carabinas,para tentarmos melhora-las. Mas nunca sabemos o quanto,umas muito outras menos.

A lubrificação é muito importante,o recomendado é pasta g,mas a decisão é sua.

.

Quanto ao material para encamisar,eu gostei mais da garrafa pet,mas tem quem goste daquele plastico de raio x.

Atualmente não estou usando camisa na mola,estou usando a mola bem lubrificada com pasta g.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "top hat", também conhecido como guia de mola frontal ou contra peso, assim como o guia de mola traseiro, tem papel fundamental para manter a mola helicoidal centralizada, reduzindo a flambagem da mola devido a compressão e consequentemente isto contribui para manter o êmbolo centralizado.

 

Flambagem.jpg?lgfp=3000

 

Em algumas carabinas, por exemplo a Fenix 400, na posição engatilhada parte do top hat entra dentro do guia de mola traseiro que é tubular. Já a Cometa 220 não utiliza top hat

 

A principal razão da retirada deste contra peso é diminuir o peso do êmbolo e demais componentes móveis. Isto implica em perda de velocidade porém com ganho na precisão.

 

O correto é substituir o "top hat" por um confeccionado em material mais leve, geralmente poliacetal (delrin marca registrada da Dupont).

Editado por Alberto José
  • +1 4

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa explicação Alberto, sempre fiquei com isso na cabeça, se existe a peça é porque ela tem uma função podendo ser eliminada ou não.

Vi que existe alguns kits para TX cujo top hat e guia de mola traseira são feitos em material semelhante ao citado.

Será que nenhum fabricante brasileiro se habilita a confeccionar esse kit para as armas mais usadas no nosso mercado, bam, cbc, entre outras...

Leva +1

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TFHG, pode encamisar a mola com e sem o guia,a finalidade de encamisar a mola é para diminuir a vibração quando ela é liberada. Você não falou em que carabina faria isto,mas supondo que seja uma b19,esperimenta de ambos os jeitos é tira a duvida.

Posso lhe garantir que fica sem aquele barulho tipico da mola vibrando,quanto a melhora,tem carabinas que responde de formas diferente a um mesmo tipo de mudança. Por isto que nós mexemos em nossas carabinas,para tentarmos melhora-las. Mas nunca sabemos o quanto,umas muito outras menos.

A lubrificação é muito importante,o recomendado é pasta g,mas a decisão é sua.

.

Quanto ao material para encamisar,eu gostei mais da garrafa pet,mas tem quem goste daquele plastico de raio x.

Atualmente não estou usando camisa na mola,estou usando a mola bem lubrificada com pasta g.

Abraço.

Olá, Antonio

 

Estou estudando o que poderei fazer na HW30S que acabo de adquirir. Penso em eventualmente encamisar a mola dela e, quem sabe num segundo momento, adquirir um dos kits tunning disponíveis!

 

Vou anotar essa dica da lubrificação "pesada"! Não dá pra fazer as duas coisas, encamisar e lubrificar?

 

 

O "top hat", também conhecido como guia de mola frontal ou contra peso, assim como o guia de mola traseiro, tem papel fundamental para manter a mola helicoidal centralizada, reduzindo a flambagem da mola devido a compressão e consequentemente isto contribui para manter o êmbolo centralizado.

 

Flambagem.jpg?lgfp=3000

 

Em algumas carabinas, por exemplo a Fenix 400, na posição engatilhada parte do top hat entra dentro do guia de mola traseiro que é tubular. Já a Cometa 220 não utiliza top hat

 

A principal razão da retirada deste contra peso é diminuir o peso do êmbolo e demais componente móveis. Isto implica em perda de velocidade porém com ganho na precisão.

 

O correto é substituir o "top hat" por um confeccionado em material mais leve, geralmente poliacetal (delrin marca registrada da Dupont).

Olá, Alberto

 

Ótima explicação, precisa! Não sei se a HW30S possui "top hat" ou não, mas se tiver será mantido no processo de encamisamento!

 

Sabe dizer se ela tem? Os kits que existem para ela vem acompanhados dessa peça em delrin?

 

Obrigado.

Editei o título para incluir o nome correto da peça

Editado por TFHG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas hw o top hat não vem de fábrica amigo. Somente o guia de mola traseiro. Os kits de tuning possuem sim. Porém vale lembrar que nas hw existe dentro do pistão um guia de metal que também faz a função de trava do embolo no gatilho. Esse sendo central. Motivo das hw não aceitarem gás ram sem grandes usinagens mais complicadas e troca do Pistao. Os kits melhoram muito a vibração. Encamisar a mola ajuda muito nesse quesito pois ela não fica justa no pistão e o barulho do twin encomoda as vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

TFHG,a explicação do Alberto José é têcnicamente correta. Quanto a lubrificação não é para colocar escesso de lubrificante,é que tem carabinas que a mola vem seca,umas até com ferrugem. E na revista magnum,edção especial numero 40,o senhor Nelson L De Farias recomenda lubrificar a mola das armas com graxa de silicone,dizendo que perde alguns fps mas ganha-se muito em suavidade quanto a vibração. Mas eu também experimentei a pasta g e me dei melhor com ela.

Quanto ao guia dianteiro,se você montar sem guia de mola,a mola não vai entortar porque ela ficara justa sem espaço para que isto venha a acontecer.(isto se você montar a mesma encamisada,bem justa,mas não travando)

.

Mais um detalhe,eu fiz esta colocação para armas que o embolo é diferente da hw,pois o mesmo tem o eixo fixo dentro.

Obs: não tenho hw e nunca desmontei uma. Para tal empreitada o Pedro Spolidoro é a melhor opção .

Edtada a parte que dizia que graxa de silicone da efeito diesel. era para ser colocado que a graxa de silicone não é um lubrificante próprio para lubrificação de metal com metal.

Abraço.

Editado por Antonio Claudemir
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há grandes diferenças - considerando a nossa aplicação - do Poliacetal para o PU ou ainda para o Nylon?

 

ABS

  • Chapina - Hermes - 4,5

  • Crosman 788 - BB Scout - 4,5

Urko - Modelo II - 4,5

Urko - Modelo III - 4,5

CBC - B19 - S - 4,5

Hatsan - Dominator 200W - 5,5

Gamo - CFR - 5,5

Mira Militar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo um adendo, aplicada corretamente, a pasta G não produz o efeito diesel, pelo menos não aconteceu em minha G2 quando montei o kit Elite nela, seguindo a recomendação do fabricante quanto a lubrificação, e no manual afirmar que haverão alguns disparos com efeito diesel. A meu ver, a pasta G, atualmente é a melhor forma de realizar a lubrificação dos componentes internos. A graxa de silicone é mais indicada para os mecanismos das carabinas PCP. Não tenho certeza desta informação, mas se não me engano a graxa de silicone não é inflamável.

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já utilizei graxa de silicone e nunca deu problemas relacionados a diesel.

Também tenho minhas duvidas sobre a inflamabilidade do silicone.

 

ABS

  • Chapina - Hermes - 4,5

  • Crosman 788 - BB Scout - 4,5

Urko - Modelo II - 4,5

Urko - Modelo III - 4,5

CBC - B19 - S - 4,5

Hatsan - Dominator 200W - 5,5

Gamo - CFR - 5,5

Mira Militar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que os casos de diesel devam ser esporádicos, quanto a inflamabilidade da graxa de silicone, pode ser que ao aumentar a pressão o calor gerado possa "vaporizar", de forma violenta, a graxa de silicone que se encontra na bucha, e essa vaporização possa causar o efeito diesel, uma vez que o aumento de volume eh súbito e violento.

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, amigos

Obrigado pelo retorno,

 

Baseado no que me passaram, creio que se a carabina tem o top hat é melhor mante-lo, não?

 

Conversei com um armeiro conhecido meu e ele disse que faz um em "Tecnil" para a 30S se eu quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Conversei com um armeiro conhecido meu e ele disse que faz um em "Tecnil" para a 30S se eu quiser.

 

Deve ser algo deste tipo, top hat também tubular.

 

IMG_1140.jpg?lgfp=3000

 

O ideal é cronografar antes e depois para ver se não será necessário "cortar" alguns elos da mola helicoidal devido ao aumento comprimento total.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante