Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Informação sobre forma dos chumbos.


MINEIRO

Posts Recomendados

Olá amigos do CA!

Gostaria da explicação dos grandes conhecedores do tiro esportivo e da balística do tiro, que tirasse uma curiosidade minha que tenho desde quando comecei a atirar com carabinas de ar, a uns 14 anos atrás.
Os chumbos para carabinas de ar são quase todos no formato diabolô mudando só a forma da cabeça.
Minha duvida é: por quê os chumbinhos não tem o formato dos projeteis de arma de fogo? Pois tanto os chumbinhos como os projeteis saem de canos raiados em alta velocidade, girando e viajam em um espaço até atingir o alvo.
Desde já agradeço a explicação dos amigos aqui do fórum.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem essa é minha tese, nada de ciêntifico, apenas "achismo" :

Os projeteis de armas de fogo não tem o fundo oco, são maciços, para poder concentrar mais massa e ter um maior contato com o cano da arma entre outros motivos, pressão, queima da polvóra e afins. Para armas de pressão por ter uma menor energia e melhor aproveitamento do ar liberado pelo disparo, ouve a necessidade de ele ter o fundo oco, consequentemente ocorre o estrangulamento no meio do chumbinho para uma melhor distribuição de massa e energia liberada no alvo no momento do impacto, alem do que pela pouca energia ele tendo o fundo oco, quando o ar é liberado a saia do chumbinho se deforma aderindo melhor ao raiamento do cano, melhorando ou tentando aproveitar ao máximo a energia do disparo, diferentemente se ele fosse maciço.

Isso é o que eu penso, mas vamos aguardar a opinião dos mais experientes !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente como o edenilson... acredito ser exatamente isso. A cavidade é pra estufar um pouco a saia e acomodar ar, aproveitando melhor a propulsão. O estrangulamento é pra deixar o centro de gravidade dele na ponta, pra evitar que ele espiralize (fenômeno em que o chumbo começa a virar de lado devido a alta velocidade e pouco peso e bate no alvo de lado, tirando totalmente a precisão. Ouvi falar num vídeo do youtube que o limite de velocidade para a maioria dos chumbos é 280m/s para o 4,5mm e 300m/s para o 5,5mm. Salvam-se casos de chumbinhos de excelente marcas, feitos sob alto padrão de qualidade, com aerodinâmica e balanceamento de massa perfeito). Mas se essas velocidades são reais eu não sei... só sei que as Hatsan 125HT 4,5mm que tem cerca de 400m/s dizem que é uma bo*** atirar com ela pois é muito forte (não em questão de tranco mas sim por ser super-sônica). Imagine um chumbinho daquele amainho, minúsculo perto de um projétil de um rifle, viajando mais rápido que o som... meio impossível de acreditar que ele não se desestabilize rsrs. Não tem nem como saber se ele bate de lado no alvo, pois quando bate, vira pó kkk. Mas meu amigo tem uma Nitro 1000 e já vi vários chumbos Gamo cravados de lado na tábua...

 

Mas há vários modelos que não são diabolô... basta procurar pelos gringos e verá. Na Mundilar tem muitos...

 

No entanto já vi vários testes onde carabinas de potência média-alta (acima de 260-270m/s) quando o chumbo é preenchido toda sua cavidade com estanho a fim de aumentar seu peso, o desempenho é melhor, o stopping power (poder de parada) é maior devido a maior massa, mesmo com menos velocidade (mesmo motivo pelo qual o 5,5mm tem bem mais poder de parada que o 4,5mm mesmo com menor velocidade).

Editado por Spawn*

B19-14 4,5mm + GR 45Kg + Centralizador + Bucha P.U. + Gatilho QUICKshot + Titan 3-9x42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante