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Luneta Rossi Gold Crown 4x32


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O ajuste de paralaxe de uma luneta 4x32 é quase imperceptível. Ajuste para o infinito e depois olhe para uma distancia de 10 metros e ajuste o paralaxe para esta distância. Se ele estiver funcionando a imagem vai ficar nítida. É bem diferente de uma luneta com zoom de 24X que ao mínimo toque no ajuste já embaça.

  • +1 1

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Então, Luc4sfc, tirando o ajuste de paralaxe que não funciona, a luneta está ok!

 

Sobre a objetiva, a impressão que tenho é de que realmente falta algo ali na frente, tanto que fotografei pra vocês verem. Enfim, entrei em contato com o pessoal da Falcon, vamos aguardar e ver o que eles dizem.

 

 

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Ops, só agora que percebi que fui explicar pro jasalmeida como testar se o ajuste de paralaxe está funcionando e ficou parecendo que o meu problema tinha sido resolvido, mas não foi não!

 

 

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Nossa, deu a entender que tinha sido resolvido o problema. Vc fez o que o donni disse e mesmo assim continuou sem foco?

Sobre essa lente da frente eu n sei, mas parece estar estranho tambem.

Fiz a compra na falcon, e agora fiquei preocupado, se a minha for(e deve ser) do mesmo lote que a sua ferrou.

Vamos ver o que o povo vai falar sobre a sua luneta.

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Putz começou a falta de controle da Rossi...sem objetiva frontal

 

Nada a ver, esta sobra de filetes de rosca acima do anel retentor da lente recuada, além de ser uma característica construtiva, permite o uso de um "sunshade" roscável.

 

Para tirar a dúvida, quem tem a Nikko Gold Crown bem que podia postar fotos ....

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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O problema, Alberto, é que ali existe um "anel" que não segura lente alguma. Acho que não ficou muito claro na foto que mandei, quando chegar em casa tiro outra!

 

 

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Opa! falha minha, fui olhar a Hawke 2-7 x 32 e a Leapers 3-9 x 40

 

Esta "folga" entre este anel existe na Hawke. Observe se ao girar o tubo de ajuste de paralax, apenas a "cabeça" se move para a frente e para trás, a lente objetiva não gira, o mecanismo de ajuste de paralaxe deve ser interno.

 

A Hawke tem outro anel mais fino retendo a lente na posição e um anel mais próximo a borda, bem parecido com a sua foto. Dentro do tubo principal dá para ver uma mola helicoidal do outro lado da lente.

 

Já o sistema da Leapers é diferente. Tem os filetes, mas não tem esse anel, ao girar o mecanismo de ajuste de paralax, um tubo interno que segura a lente, se move para frente e para trás. Dentro do tubo principal dá para ver uma mola helicoidal do outro lado da lente.

 

Nas lunetas 4 x 32 sem paralaxe, não há esta mola helicoidal pois não existe mecanismo móvel. Nas lunetas com ajuste de paralaxe lateral também não tem essa mola helicoidal.

 

Obs: use uma lanterna para ver se existe essa mola helicoidal na Rossi Gold Crown.

 

Creio que a melhor maneira de ver se o ajuste de paralaxe está funcionando é posicionar um papel milimetrado, ou com um quadrado desenhado a uma distância conhecida (10 metros por exemplo) e ver quantos mil dots os lados do quadrado ocupam nas diversas posições de ajuste do paralaxe.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


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Para tirar está dúvida, depois se der o jasalmeida posta uma foto da parte da frente da luneta. E alguem que tenha uma nikko gold crown tambem poste.

Alberto vc acha que esta do alisson está normal? O paralaxe ele disse que n funciona.

Espero não ser este o novo ''GR da rossi''.

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Para tirar está dúvida, depois se der o jasalmeida posta uma foto da parte da frente da luneta. E alguem que tenha uma nikko gold crown tambem poste.

Alberto vc acha que esta do alisson está normal? O paralaxe ele disse que n funciona.

Espero não ser este o novo ''GR da rossi''.

 

Creio que o Doni700 matou a charada, lunetas 4 x 32 vai ser difícil notar visualmente. Embora tenha algumas lunetas, não sou expert em seu uso, o que eu sei é que lunetas com ajuste de paralaxe permitem estimar a distância ao alvo quando esta não é conhecida e não se tem em mãos um range finder. Me parece que seria algo assim, consiga a melhor imagem ajustando o paralaxe e leia o valor na escala (não é linear). uma jarda = 0,9144 metros.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Amigos boa noite, conforme prometido, assim que chequei em casa, fui olhar a lente, aparentemente é igual a do Alisson, mas fiz o teste que indicaram, coloquei inicialmente em infinito e focalizei a uma distância mais curta, ficou nítida, mas meio embaçada, depois coloquei em 10 jardas aí ficou super nítida, só não deu para ver melhor, pois chequei em casa já a noitinha, acredito que durante o dia daria para ver melhor.

Espero ter ajudado um pouco aos amigos, abraços,

José Antonio

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Se a escala estiver bem calibrada, a distância ao alvo seria de 9 metros.

 

Com uma lanterna, veja se consegue ver se tem uma mola helicoidal do outro lado da lente da objetiva.

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

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Se a escala estiver bem calibrada, a distância ao alvo seria de 9 metros.

Alberto boa noite, te enviei, por e-mail algumas fotos da frente da lente, se puder colocar no fórum, acho que dá para compararem com a do Alisson, embora a minha acho que seja igual a dele.

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Pois é, amigos... Assim que cheguei em casa fiz o teste novamente e... funcionou! O problema é que a diferença é tão pequena que você só percebe alguma mudança se mudar do 7,5 direto pro infinito.

 

Mais uma vez agradeço e peço desculpas aos amigos pela preocupação causada desnecessariamente.

 

 

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Pois é, amigos... Assim que cheguei em casa fiz o teste novamente e... funcionou! O problema é que a diferença é tão pequena que você só percebe alguma mudança se mudar do 7,5 direto pro infinito.

Mais uma vez agradeço e peço desculpas aos amigos pela preocupação causada desnecessariamente.

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Isso que eu tinha percebido a diferença é pouca, mas que fica mais nítido fica.

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Eu não tenho Nikko "Rossi" nem a Gold Crow original, mas em todas as outras lunetas que eu já peguei e tem este anel na frente com 2 "sulcos", a função do mesmo nada mais é do que impedir que a rosca de ajuste do paralaxe "salte para fora" do tubo ao ser girada, ou seja é como uma trava.

 

Na Nikko 4x32 AO (que eu tenho duas) é muito parecido com isso ai, a diferença é que esse anel fica bem mais fundo e é bem menos saliente (digamos, é mais discreto). Inclusive do lado da ocular também tem um anel destes que serve justamente para quando girar o ajuste do foco da ocular (ou dioptria) o mesmo não pular para fora do tubo.

 

Esse fim de semana inclusive eu tinha que limpar a ocular da minha Nikko 4x32 AO que já tem 2 anos de uso e estava meio embaçada (fugo, umidade, ou simplesmente microparticulas) "por dentro" e após algumas pesquisas na internet aprendi como retirar a ocupar desenrroscando esses anéis. Ainda vou fazer um tutorial sobre isso.

 

Segue abaixo algumas fotos que tirei agora e mostra esses anéis que servem para travar as roscas da ocular e do paralax.

 

L1_zps98096baf.jpg

 

L2_zps5535ea04.jpg

  • +1 2
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Sobre o ajuste do paralaxe, uma forma simples que eu uso para explicar, é que o mesmo tem por objetivo fazer com que o retículo fique "no mesmo plano" do alvo e não apenas ajustar o foco pois isso depende muito do "olho" de cada um (as vezes é necessário corrigir a dioptria ajustando também a ocular).

 

Colocar o retículo no mesmo plano do alvo seria fazer mais ou menos o seguinte. Faça uma cruz com os dedos use como se fosse o retículo para focar algo mais distante. Deixe o seu "dedo-retículo" na mosca do alvo e sem mexer a mão, movimente a cabeça mantendo o olho no alvo. Verá que seu retículo sai fora do alvo com o movimento da cabeça e isso ocorre porque ele não está no mesmo plano do alvo. Estar no mesmo plano é o que você tem se for lá no seu alvo e encostar seu dedo-retículo nele, não importa o quanto você move a cabeça o retículo sempre vai estar travado na mosca.

 

Com a luneta você pode fazer o mesmo teste porém para notar a diferença é melhor colocar o paralaxe abaixo da distancia real. Como exemplo deixe o paralaxe no minimo e foque um alvo a 20 metros (deixe a luneta firme, apoiada). Mova a cabeça suavemente para os lados, se o retículo "sair de cima do alvo" você tem o conhecido "erro de paralaxe" (que causa muitos erros de tiro). Vá aumentando o ajuste do paralaxe até o ponto em que você mexe a cabeça e o reticulo continua travado no alvo e pronto, sua luneta está com o paralaxe calibrado para a distancia.

 

Eu geralmente, em lunetas 4x32 uso paralaxe para 50 jardas e cobre perfeitamente a distancia de 15m até aonde eu precisar atirar (geralmente não mais que 50m).

  • +1 4
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Muito bom mesmo. Parabéns ao Jasalmeida por ajudar a tirar a dúvida, e ao Alisson que levantou uma dúvida de muitos, pelo menos é uma dúvida minha, que sou iniciante no esporte, e é a primeira luneta que adquiro.

Parabéns ao Alberto que como sempre é muito prestativo, e ajuda muito os usuários do forum, possui um otimo conhecimento do assunto.

E ao Ylram claro, parabéns mestre, suas explicações sao nota 1000!! Esse tal ''erro de paralaxe'' vi ontem mesmo em um vídeo do Arquimedes, ele explica muito bem esse fenômeno óptico. E na verdade, como disse o Ylram, o ajuste de paralaxe serve não só para corrigir o foco, mas sim para corrigir esse erro. E também serve para estimar distâncias como o Alberto disse, mas acho que numa luneta 4x32 é mais dificil de se estimar as distâncias tendo por base o paralaxe, ou estou enganado?

Ylram estamos aguardando seu tutorial!!

E acho que em breve podemos concluir que esta luneta é a mesma nikko gold, porém com um mount diferente.

Abraços!

Editado por Luc4sfc
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E também serve para estimar distâncias como o Alberto disse, mas acho que numa luneta 4x32 é mais dificil de se estimar as distâncias tendo por base o paralaxe, ou estou enganado?

É muito mais fácil você estimar a distancia com o mil dot do que com o paralax, em uma luneta 4x32.

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  • 3 weeks later...

A minha chegou sexta, instalei e dei uns tirinhos dentro de casa, choveu o final de semana todo.

 

Bom, eu acho que houve um equívoco aqui, misturaram paralaxe com foco se eu não entendi errado. Foco realmente não muda, mas paralaxe tem diferença sim.

 

De 7,5m para 20; 20 para 30; 30 para 50, assim, sucessivamente, é percepitível o paralaxe. De 10 para 50 se percebe bem mais e pode atrapalhar se o alvo for pequeno. E o ajuste corrige perfeitamente esse fenômeno.

 

Ylran explicou bem.

 

Só que no meu caso, 50 metros para 20 deu um paralaxe que não gostei. Eu acho que devo zerar o paralaxe por volta de uns 30 metros para não ter que ficar toda hora mexendo.

Editado por Oneshot
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Oneshot como sugeri antes, deixe no mínimo e vá aumentando o paralaxe até obter o melhor resultado. Com certeza foco e paralaxe são coisas distintas apesar de trabalharem juntas, você não entendeu errado, houve sim uma confusão em alguns posts. O foco ou dioptria você ajusta na ocular (parte de trás), veja se na rosca tem um pontinho branco no meio do curso a medida que você desenrosca ele aparece. Se sim ele serve para marcar o ponto zero do foco, ou seja onde lhe dá margem para você ajustar para ambos os lados do foco.

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  • 2 weeks later...

Muito boa comparação, alias como sempre faz Alberto. Parabéns.

Porém vale ressaltar, que a luneta da rossi é muito parecida, não é a mesma, porém ambas sao fabricadas na china etc etc

Há sim suas diferenças, porém, por ser uma luneta 4x32 não parece que tais diferenças interfiram tanto(no caso do reticulo, ajuste de paralaxe e torre). O mount sim.

Adquiri uma deste modelo da rossi, por infelicidade dei apenas 15 disparos utilizando a mesma, minha arma foi para a manutenção e la está por 3 semanas. Parece que essa semana chega, ai irei testar e irei ver se a luneta atende ao que promete. A resistencia ela diz ter, é nítida e possui um bom retículo.

Não sao iguais, mas ambas são boas. Porém aconselho comprarem a Nikko, comprei a da rossi pelo preço que encontrei.

Abraços!

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Fim do mistério: :sword:

 

Embora ambas sejam importada pela Amadeo Rossi S/A, as diferenças são:

 

- a Nikko Stirling NGRA432 utiliza um mount único com 3 parafusos laterais de fixação no trilho chave allen de 4mm (a Rossi tem quatro para chave allen 3mm) e 3 parafusos na base (a Rossi tem apenas um), Os parafusos allen dos anéis do mount na Nikko usam chave de 2,5mm (a Rossi 3mm) . A qualidade do mount da Nikko é superior, vem com duas chaves allen (a Rossi vem com apenas uma).

 

- a Nikko Stirling NGRA432 possui a escala de paralaxe de 5M - 200 a infinito. Na Rossi a escala de paralaxe é de 7,5 jardas - 100 a infinito.

 

- o retículo da Nikko Stirling NGRA432 é Half Mil dot, na Rossi o retículo é apenas Mil Dot

 

- as torres de regulagem da Nikko Stirling NGRA432 1/4" click tem graduação de 0-14-0 (0 a 15). Na Rossi 1/4" click com graduação 0 a 8.

 

No se trata da mesma luneta, infelizmente.

+1 pelos esclarecimentos!

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  • 2 months later...

Olá, boa noite.
Minha dúvida está no seguinte. Sabemos que os "Mil Dots" possuem duas opções, os tradicionais, a mil metros uma caixa de madeira de 1m³ ocupa exatamente um traço, e as "Mil Dots" de carabinas a ar, não achei nenhum dado mais especifico de como funcionam as escalas para carabinas a ar.

 

Os "Mil Dots" da Rossi são os tradicionais? Mil metros representa 1m?
A Nikko Stirling também?

 

---

 

Sobre os erros de parallax, aqui tem um site bacana sobre isso:

http://www.arld1.com/images/swfs/parallax.swf

O Alvo está a 22Jardas. Mudando o traço vermelho logo abaixo da figura do alvo, modifica a regulagem da parallax. Mexa no olho dentro da mira.

Para 22Jardas não há mudanças. Para menos ou para mais, o alvo se mexe.

 

 

ABS

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Amigo aqui no fórum tem um tópico que explica como calcular distancia usando como referência o tamanho do alvo e a quantidade (espaço) de dots que ele ocupa. Estou no celular agora por isso não tenho como procurar. É um tópico do mestre Nelson, e basicamente trata do assunto como você colocou porém usando como referência 100 jardas se não me engano, dê uma pesquisada.

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Amigo aqui no fórum tem um tópico que explica como calcular distancia usando como referência o tamanho do alvo e a quantidade (espaço) de dots que ele ocupa. Estou no celular agora por isso não tenho como procurar. É um tópico do mestre Nelson, e basicamente trata do assunto como você colocou porém usando como referência 100 jardas se não me engano, dê uma pesquisada.

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Obrigado!

Não tinha achado nada a respeito porque estava procurando a respeito da Rossi.

Obrigado pela dica.

 

EDIT: Não consegui achar através da pesquisa. Tive que ir por seções. Nessas horas acabo entendendo porque tanta gente desacostumada com fóruns acaba postando coisas repetidas. O sistema de busca as vezes é sacana.

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/1793-mil-dot/

Cá está o tópico citado ;D

ABS

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