Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Restauração - Rossi 1973


Posts Recomendados

 

Prezados Colegas,

Venho deixar meu relato sobre a restauração de uma carabina Rossi. Como sentimento recorrente aqui no fórum, estou na categoria daqueles em que o saudosismo da infância é logo resgatado ao ver uma carabina de pressão.

A princípio sei que foi comprada em 1973 pelo pai do amigo que gentilmente me doou a arma. Porém, afirmar a data de fabricação creio que será impossível.

De antemão deixo o agradecimento ao AndréCarboni pelas opiniões e ajuda, e aos outros colegas que postaram outras restaurações.

Saudações a todos!

Bom, a carabina estava com a mecânica bem judiada, enferrujada e entupida com 3 chumbos por uns 20 anos...rs

20140511_125600.jpg

Detalhes dos incautos chumbinhos (presos na cápsula do tempo né Persio!)

20140511_123905.jpg

Detalhes da ferrugem na câmara e cano.

20140511_125640.jpg

20140511_125739.jpg
Detalhe da bucha de couro que me rendeu tanta dor de cabeça. Tive de abrir uma furação adequada para as buchas atuais (Agradecimento ao Franco - Alterama, pelas orientações necessárias para fazer a adaptação para as buchas modernas)
20140511_214124.jpg
Tive de furar pois o pino estava travado e empenado.
20140601_163033.jpg
Em seguida, de longe a parte mais trabalhosa: Lixar, Lixar, Lixar, Polir, Polir, Polir (granas de 50 a 1200).
20140620_180524.jpg
20140620_180706.jpg
20140620_180657.jpg
A parte da coronha foi uma terapia.
20140601_165113.jpg
20140601_165555.jpg
Detalhe, como quis dar evidência aos veios, utilizei grana até 1200 em procedimento semelhante aos de visualização dos anéis de crescimento das árvores....muita paciência...rs
20140601_175356.jpg
Na pintura segui o post de AndreCarboni, inclusive utilizei Stain impregnante, porém usei um incolor (olha sua estativa aí Bruno!..rs).
20140928_110920.jpg
Detalhe dos veios da coronha e telha.
20140928_110857.jpg
20140928_110830.jpg
Sinceramente, se cromar fosse mais simples....Como não é, fiz oxidação a frio com Tetra Blue (Agradecimento ao Paul por me trazer de Vix o último frasco da loja!)
Continua...(neste fds posto ela finalizada e alguns agrupamentos)

 

show, isto é oq vale, vc mesmo fazer, parabens+1 pra ti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa! Que obra de arte! Tenho uma urko na casa da minha mãe comprada em 1982. Nunca sofreu nenhum tipo de manutenção e ainda está funcionando perfeitamente. Ela bem que merecia um tapa no visual igual a esse.

Maravilha de trabalho. Parabéns! +1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Rabelo,

primeiramente muito obrigado pela citação em seu post, fico muito contente em poder ter ajudado na sua restauração. Quando restaurei a minha também tive várias dúvidas e o pessoal do fórum me ajudou muito, isso é como uma corrente e sinto muito prazer em poder ajudar quem esta no mesmo caminho. Sem dúvidas você fará a mesma coisa com quem te perguntar como restaurar uma Rossi Dione.

 

Segundo, meus parabéns pelo trabalho, ficou excelente! A carabina ficou linda! A coronha estava em situação muito melhor que a minha e o resultado ficou ótimo! Digo o mesmo para a oxidação.

Tendo em vista o modelo da sua alça de mira, podemos afirar que é uma Rossi Dione I (mesmo modelo que a minha), a primeira carabina de ar lançada no Brasil pela Rossi.

 

Ganhou +1.

Meus sinceros parabéns!

Grande Abraço!

 

André Carboni.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus parabens para ti, uma restauração impressionante. Sou dono de uma dessas também, e pretendo restaurá-la, porem somente o tempo irá dizer se conseguirei. Vida de graduando é barra.

 

 

+1

“Se você deseja controlar os outros, primeiro controla-te a ti mesmo” - Miyamoto Musashi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lucasvaldivia e Aurélio: Muito Obrigado!


vsvillaca: Obrigado, de fato elas são de um tempo em que as coisas eram feitas pra durar. Assim que veio a minha mão eu desentupi e dei algus tiros, ou seja, funcionava...rs fraquinha e bem instável, mas funcionava...rs


AndréCarboni: Sem palavras, vc me socorreu em vários momentos. Inclusive aquele problemao que foi a substituição da bucha. Sem dúvida o fórum é vivo, e mantido pelo compartilhamento de nossas experiências de sucesso e fracasso.

Sem falar que temos apego ao valor histórico dos objetos a nossa volta, neste caso então, muito acentuado pelo saudosismo de nossa infância...rs


Ricardo Köhler: Nem fale, se estiver em fim de semestre então...rs


Luc4sfc: Obrigado amigo. Poste uma foto, tem pessoas muito experientes por aqui, certamente indicariam um período de fabricação para a sua carabina! Anime, é só começar, se precisar dealguma dica terei prazer em ajudar!


Bigboss: Obrigado amigo, acho q é mais curiosidade que talento, mas obrigado assim mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal!!

Fiz uma restauração de aparencia, nem de perto como a sua, mas gostaria de fazer uma geral em todo o mecanismo sabendo que a minha ha mais de 20 anos esta intocada, mas que brinco com ela com frequencia.

Este seu post me animou a resgatala a seus bom tempos!

 

Parabens!

post-4989-0-04899800-1412522221_thumb.jpg

Editado por Danubio wedderhoff
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou show de bola. Recentemente postei sobre uma CBC 345, porém não ficou tão bom quanto a sua principalmente no quesito coronha, a minha coronha não estava em boas condições.

 

Ótimo trabalho realmente está como nova (parece que saiu da loja), parabéns.

HW50S 4.5mm (Mola encamisada)
Bam B26 4.5mm (tunada) + Gatilho HW (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5592-bam-b26-um-breve-review-e-uma-modificao/)
CBC 345 Expresso (Gas Ram 150 + Bucha PU) (http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/10283-restauracao-cbc-345-expresso/)

Nikko Mountmaster 4X32

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Caros colegas,

 

Sou novíssimo aqui no forum e esta é a minha primeira postagem. Sou de outra época e não muito adaptado aos modernismos da internet mas o fato de ver uma Rossi 1973 igual à minha, comprada zero, de fato me trouxe recordações que me incentivaram ao desafio de postar. As opções ficavam entre essa Rossi, as Urko e as Chapinas... nada de miras com fibra ótica, lunetas, etc. Lembro que vivíamos num país de porteira fechada sem produtos importados e tínhamos de nos contentar com a indústria nacional!

 

Parabéns pelo resgate da memória!

 

Abraço, Marco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante