Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Imagem Postada

Para acessar os anunciantes, clicar nos banners!

Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada Imagem Postada

Tutorial - Instalação do GR do Kit EliteAirguns na Cometa 220


Posts Recomendados

Com os problemas de vazamento e perda de pressão dos Gás RAM da Rossi SMS e que não foram solucionados pela Rossi SMS, neste caso específico M140 e M150 para a Cometa 220 e com o lançamento do Kit Cometa 220 resolvemos efetuar um teste com este kit.

 

Breve histórico sobre o GR Elite Airguns modelo 7439 45 kgf e a sua instalação pode ser visto no tópico abaixo:

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8206-cometa-220-instalacao-gr-sms-versus-gr-elite-airguns/?hl=%2Bcometa+%2B220

 

Naquel tópico, a instalação do GR Elite Airguns 7439 seguindo as instruções do fabricante, obrigava a "amputação" do pino guia de mola da caixa de gatilho, além da usinagem da haste do GR, diminuindo seu comprimento.

 

O Kit Mola Gás Ram Elite Airguns Cometa 220 45 kgf recém lançado, não exige mais a amputação deste pino guia. Este kit está a venda no patrocinador Dispropil Extreme.

 

https://dispropil.com.br/produtos/kit-mola-gas-ram-elite-airguns-cometa-220-45kg

 

Conteúdo do Kit

Kit_Cometa_220.JPG?lgfp=3000

GR 7439 - 45 kgf com dimensão da haste customizada e arruela centralizadora, centralizador, bucha de PU e pasta G.

 

Manual de Instalação

http://www.4shared.com/office/uo5r2nLsba/Kit_Cometa_220_Elite_Airguns.html

 

 

Neste tutorial, vamos nos limitar apenas a instalação do GR com o centralizador. Para tal, usaremos a carabina Cometa 220 comprada originalmente sem GR de fábrica (graças a Deus !! Rsrsss) e que foi utilizado nos estudos para instalação de GR no tópico citado anteriormente.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8206-cometa-220-instalacao-gr-sms-versus-gr-elite-airguns/?hl=%2Bcometa+%2B220

 

Comparativo entre os Gás Ram

 

Comparativo.JPG?lgfp=3000

De cima para baixo: GR SMS M150 , GR Elite Airguns 7439 e GR Elite Airguns 7439 do Kit Gr 7439 (com haste encurtada - 82,4 mm) e GR 7439 do Kit

 

Comparativo_7439.JPG?lgfp=3000

 

Dimensões

 

Arruela Centralizadora - diâmetro de 20,8mm

Arruela_Centralizadora.JPG?lgfp=3000

 

Comprimento da haste - 76,5mm

GR_-_comprimento_da_haste.JPG?lgfp=3000

 

Centralizador - diâmetro externo 19,5mm

Centralizador__OD.JPG?lgfp=3000

 

Centralizador - diâmetro interno 9,1mm

Centralizador_ID.JPG?lgfp=3000

 

Centralizador - diâmetro do rebaixo 13mm

Centralizador_dimetro_rebaixo.JPG?lgfp=3

 

Centralizador - altura 7mm

Centralizador_Espessura.JPG?lgfp=3000

 

Centralizador e GR

Centralizador.JPG?lgfp=3000

 

Centralizador_e_GR.JPG?lgfp=3000

 

 

Instalação do GR 7439 com o centralizador

 

Material e ferramental necessário.

 

- compressor de molas,

- chave philips

- chave ajustável

- e ... lima miniatura e lixa d'água (280 ou 320). Veremos durante a instalação a razão deste material.

Material_necessrio.JPG?lgfp=3000

 

Após a retirada da coronha, coloque a carabina no compressor de molas.

 

Com a chave ajustável, retire a peça que suporta o parafuso que prende a coronha e que está rosqueado na caixa de gatilho

Compressor_1.JPG?lgfp=3000

 

Com o compressor de molas, comprima a caixa de gatilho. Tenha cuidado para comprimir a trava de gatilho, para não danificá-la.

Compressor_2.JPG?lgfp=3000

 

Retire o pino trava que sustenta a caixa de gatilho

Compressor_3.JPG?lgfp=3000

 

Pronto, agora basta retirar a caixa de gatilho e a mola ou GR que estão instalados.

Compressor_4.JPG?lgfp=3000

 

Ao tentar encaixar o centralizador no pino guia de mola da caixa de gatilho, notamos que o diâmetro da caixa de gatilho, na geratriz horizontal é um pouco maior.

 

Diâmetro na geratriz horizontal - 9,4mm

Caixa_Gatilho_-_pino_94mm.JPG?lgfp=3000

 

Diâmetro na geratriz vertical - 9,1mm

Caixa_Gatilho_-_pino_91mm.JPG?lgfp=3000

 

Solução, uso da lima

Caixa_Gatilho_Lima_e_Centraliz.JPG?lgfp=

 

Caixa_Gatilho_-_pino_limado_1.JPG?lgfp=3

 

Caixa_Gatilho_-_pino_limado_2.JPG?lgfp=3

 

Diâmetro da geratriz horizontal, após uso da lima

Caixa_Gatilho_-_medida_dimetro.JPG?lgfp=

 

Centralizador encaixado no pino da caixa de gatilho

Caixa_Gatilho_-_Centralizador_.JPG?lgfp=

 

Ao tentar introduzir o gás ram dentro do êmbolo, notamos que o diâmetro da arruela centralizador (20,8 mm) "topa" no estrangulamento existente no êmbolo.

 

Arruela_Centralizadora_topada_.JPG?lgfp=

 

Este "estrangulamento" já havia sido descrito no tópico Cometa 220 - Instalação GR SMS versus GR Elite Airguns

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8206-cometa-220-instalacao-gr-sms-versus-gr-elite-airguns/?hl=%2Bcometa+%2B220

 

24_online.jpg?lgfp=3000

 

32_online.jpg?lgfp=3000

 

33_online.jpg?lgfp=3000

 

34_online.jpg?lgfp=3000

 

Solução: uso de lixa d'água para diminuir o diãmetro externo da arruela centralizadora. A fia isolante na haste evita danos que porventura venham a ser causados pela ação da lixa.

Lixa_dgua_fita_isolante.JPG?lgfp=3000

 

Diâmetro da arruela centralizadora retificado - 20,25mm

Arruela_Centralizadora_dimetro.JPG?lgfp=

 

Pronto ! Insira o gás ram dentro do êmbolo e encaixe o centralizador e a caixa de gatilho.

 

Medida da pré-compressão - 7,45mm

Pr-compresso_Kit_220.JPG?lgfp=3000

 

Com o compressor de molas, comprima a caixa de gatilho

Compressor_2.JPG?lgfp=3000

 

Encaixe o pino trava

Compressor_3.JPG?lgfp=3000

 

Com a chave ajustável, instale a peça que suporta o parafuso que prende a coronha, rosqueando-a na caixa de gatilho, não exagere no torque.

Compressor_1.JPG?lgfp=3000

 

Com cuidado :police: , teste o engatilhamento

 

Teste_Engatilhamento_1.JPG?lgfp=3000

 

Teste_Engatilhamento_2.JPG?lgfp=3000

 

Se tudo estiver OK, :thumbsup: monte a coronha e bons tiros :2guns::2guns:

 

Chrony Test COMETA 220 - GR EliteAirguns 7439 -45 kgf "zero bala" (07/09/2014)
Chumbo Snyper 4,5mm 7,45 grains (média das amostras)
Velocidade em m/s
185,3
177,1
183,3
182,6
178,9
189,4 -> Máximo
174,4 -> Mínimo
177,5
183,2
182,7
Média = 181,4 m/s Energia Cinética=7,95 Joules - Spread=14,94 m/s - Desvio Padrão=4,43 m/s
Vale ressaltar que a carabina e principalmente a bucha é a mesma que foi utilizada no tópico Cometa 220 - Determinação da Curva de Compressão e Energia de Mola Helicoidal e Gás RAM :coffee:
Eu cá com meus botões :secret:​ , estou chegando a conclusão que gás ram não é aquela maravilha toda não ... :hope: :no
:welcome::sword:
Editado por Alberto José
  • +1 3

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda vou ter que fazer ajustes?!

VENDO CHUMBOS RWS R10/ H&N EXCITE ECON 4,5MM/ H&N FINALE MATCH/JSB 8,44gr

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5062-vendo-chumbo-rws-r10-match-45mm-hn-excite-econ-45mm/

 

E-MAIL: DOUGLAS.CHITAO@GMAIL.COM

 

TAMBÉM FAÇO ENCOMENDAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda vou ter que fazer ajustes?!

A Cometa 220 tem peças irregulares, cada uma é uma. No pino de alumínio do bloco do gatilho há duas medidas, mas deveria ser apenas uma.... Há uma irregularidade nos êmbolos, isto pode dificultar a introdução da arruela de centralização dianteira. Pequenas irregularidades que podem acontecer em uma carabina, mas em outra pode ser totalmente diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É ...

 

Fico a imaginar o Kit para a Cometa Fenix 400, ajustes muito mais críticos. :pc:

 

Espero que não seja um Kit "plug & pray" ...

Sexta-feira testei o da Cometa 400, e sem ajustes..... mesmo pq este acompanhará pistão aliviado! E se for necessário aumentar alguma tolerância para a Cometa 220 eu aumento. Nas que testei não foi necessário. O que mudou na Elite Airguns é justamente isto, todos os kits "plug-and-play"....Estou trabalhando todos os kits para serem instalados por pessoas com mínimo de experiência.

  • +1 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto

A minha 220 é comprada turnada lá em Carazinho-RS na Elite usa o gas ram de 45 kilos usinado na haste e na média faz 203.5m/s com excite econ 4,5mm...Tbém acho que esse novo kit da Elite não ficou o esperado...segundo os calculos de harmonico de canos da 220 o VO ideal seria na faixa de 212 m/s ...nem na versão antiga chegou-se perto dos 212 m/s...

VO maximo ficou em 207,4m/s e o menor 197m/s .

Sobre a massa de mira de plastico da nova versão já encontraram algo melhor para substituir-la...chego a rodar meia volta a uma sem mexer nada..

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Cometa 220 tem peças irregulares, cada uma é uma. No pino de alumínio do bloco do gatilho há duas medidas, mas deveria ser apenas uma.... Há uma irregularidade nos êmbolos, isto pode dificultar a introdução da arruela de centralização dianteira. Pequenas irregularidades que podem acontecer em uma carabina, mas em outra pode ser totalmente diferente.

 

Creio que no êmbolo a variação do diâmetro nos extremos é de projeto e construção, visando diminuir o atrito entre o êmbolo e a parede do cilindro. O aço utilizado no êmbolo, confesso que até agora não vi em outra carabina.

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a precisão dessa 220 com esse novo kit da Elite...um VO baixo pode ser sinal de maior precisão....um furo dentro do outro?

At 44 long 5,5mm

At 44 5,5mm ferrolho turning by Nico coronha Romão

Evanix Brizzard S10 5,5mm

Walther Dominator 1250 5,5mm

S510 5,5mm

BSA R10 5,5mm coronha Ft-Fabio Artesão

Theoben MKII -USA 5.5mm

  Theoben Rapid MFR Bull Barrel 5.5mm ...

  EV2 Air Arms 4.5mm

Cometa Lynx 5.5 V5

Styer LG110 Hight Power 4,5mm

HW100 calibre 5,5mm e 4,5mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz foi muito bom tanto o tutorial como a presença do Evandro, ainda + por que meu kit ta aqui. To na expectativa de ver como minha carabina chega la da rossi, porque foi pra garantia, mas o remedinho dela ta guardado. Kit_Cometa_220.JPG?lgfp=3000 ja

Armas de pressão e Competição!

Cometa Fusion Premier 4,5

"Si vis pacem, para bellum"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alberto

..

Sobre a massa de mira de plastico da nova versão já encontraram algo melhor para substituir-la...chego a rodar meia volta a uma sem mexer nada..

 

??? !!! :no entendi .

 

Poderia "desenhar" ou melhor, postar fotos ?????

Editado por Alberto José

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Creio que no êmbolo a variação do diâmetro nos extremos é de projeto e construção, visando diminuir o atrito entre o êmbolo e a parede do cilindro. O aço utilizado no êmbolo, confesso que até agora não vi em outra carabina.

 

Como estou fabricando as amostras do êmbolo da Cometa 400 para GR, posso dizer que é pelo processo de fabricação. Eles criaram uma forma de fabricar mais barata, é feito estampado, e depois retificado as extremidades. Desta forma não se pode garantir um diâmetro interno pardrão. E não ha nada de errado com isso, já que o êmbolo original foi projetado para ser utilizado com moa de aço.

 

E a precisão dessa 220 com esse novo kit da Elite...um VO baixo pode ser sinal de maior precisão....um furo dentro do outro?

 

Sim pode sim.

 

Rapaz foi muito bom tanto o tutorial como a presença do Evandro, ainda + por que meu kit ta aqui. To na expectativa de ver como minha carabina chega la da rossi, porque foi pra garantia, mas o remedinho dela ta guardado. Kit_Cometa_220.JPG?lgfp=3000 ja

Esperamos o resultado da sua instalação Hamilton!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fiz a instalação do meu! Tive que lixar o calço do gatilho para o centralizador entrar. E arruela também. Porém a mesma agrupou 4 tiros um dentro do outro com chumbo air arms field 8,4gr e muito bem com finale match rifle e sport 8,18gr; jsb s100 8,26gr.

Editado por DOUGLAS RODRIGUES
  • +1 1

VENDO CHUMBOS RWS R10/ H&N EXCITE ECON 4,5MM/ H&N FINALE MATCH/JSB 8,44gr

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/5062-vendo-chumbo-rws-r10-match-45mm-hn-excite-econ-45mm/

 

E-MAIL: DOUGLAS.CHITAO@GMAIL.COM

 

TAMBÉM FAÇO ENCOMENDAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Cheguei a mesma conclusão a um tempo atras e optei apenas por carabinas de mola.

 

Eduardo Macedo.

 

Minha Fusion 5,5mm e a 220 4,5mm são ambas com mola. O que noto nas Cometas é a "maciez" do conjunto e a mola parece que foi "adoçada"!!

 

A 220 merece um sistema de gatilho melhor e miras decentes. Talvez um kit tuning para ela com estes itens fosse interessante.

 

abcs

 

Fly

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei os primeiros tiros com a minha 220 depois que chegou da garantia e digo uma coisa ela veio mas oxidada do que eu mandei, tinha uma ferrugem que deu vontade de chorar,eu nunca deixaria acontecer aquilo. Muito efeito diesel, sei la nao fiquei muito satisfeito. Sobre a potencia ainda vou ver o que vai dar.

Armas de pressão e Competição!

Cometa Fusion Premier 4,5

"Si vis pacem, para bellum"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a Rossi é campeã em simplesmente detonar as carabinas que colocam as suas porcas mãos, isto é caso de polícia!

 

Os caras não se contentaram em fabricar uma porcaria de GR, e conseguem devolver as armas com marcas na oxidação, coronhas e um diesel daqueles, a Cometa 220 do nosso amigo Hamilton não foi a primeira nem muito menos será a última vítima da Rossi!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao gatilho da Cometa 220, basta trocar as molas, não há necessidade de troca do gatilho ou sistema, a não ser por motivos estéticos.

 

Com a troca das molas, o gatilho fica até mais suave que a B19 com gatilho esportivo.

 

http://carabinasdear.com.br/caforum/index.php/topic/8575-tunning-gatilho-cometa-220-wheeler-trigger-pull-scale-atualizado-em-26052014/?hl=trigger

Mandarim :bling:


" O que faz a boa ciência é a curiosidade e não a fé!"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante